Issuu on Google+

CAMPANHA MUNDIAL CÁRITAS Uma família humana – alimento para todos

. Campanha no Brasil: Uma família humana – Pão e justiça para todos/as


MOTIVAÇÃO DA CÁRITAS INTERNACIONAL PARA A REALIZAÇÃO DA CAMPANHA Cerca de um bilhão e trezentos milhões de pessoas continuam passando fome todos os dias. ( ONU) Um terço das mortes entre crianças menores de cinco anos de idade nos países em desenvolvimento está ligada à desnutrição. (UNICEF) E a contradição: 12% da população mundial é considerada obesa. (OMS)

Este cenário relata a absurda desigualdade social que o mundo enfrenta hoje. A Cáritas quer mobilizar a igreja e a sociedade para um diálogo sobre a pobreza e a desigualdade no país, a fim de contribuir para essa mudança.


A DESIGUALDADE NO BRASIL O Brasil tem 16 milhões de pessoas vivendo em condições de pobreza ( IBGE) A desigualdade se faz presente nas pequenas, médias e grandes cidades, e também no campo, independentemente da região ou estado brasileiro. O país tem o terceiro pior índice do mundo em desigualdade entre pobres e ricos.


OBJETIVOS DA CAMPANHA NO BRASIL • Gerar uma sensibilização na igreja e na sociedade sobre a fome, a pobreza e a desigualdade no mundo e no Brasil • Mobilizar a igreja e a sociedade para um diálogo sobre a pobreza e a desigualdade no país a fim de colaborar para uma mudança efetiva da situação. • Evidenciar as ações da igreja no enfrentamento da fome, pobreza e desigualdades socais.


FOCO DA CAMPANHA


Agenda – Período da Campanha


A Caritas é a Carícia da Igreja ao seu povo, A Carícia da Mãe Igreja aos seus filhos. A ternura, A proximidade. Papa Francisco no encontro com Cáritas Internacional em 16/05/2013.


Proposta ao Conselho Permanente CNBB Envolvimento da igreja em todo o processo, especialmente: • Na construção e lançamento da campanha; • no diálogo com a sociedade; • na mobilização das comunidades e pastorais; • no gesto concreto: mobilização e aplicação dos recursos (a definir).


PROJETO SOCIAL DA ARQUIDIOCESE: Constatações: -

-

-

Não há mais a figura do presidente nato nas associações civil desde 2004; A PNAS apresentou a necessidade de reordenamento das entidades de acordo com a tipificação dos serviços sócioassistenciais (2009); A migração dos funcionários das ações sociais paroquiais para a Mitra Metropolitana de Florianópolis; Existe um enfraquecimento das ações sociais nas paróquias, em alguns casos opta-se em não ter mais sua organização jurídica. O encerramento do convênio ASA com Misereor (abril/2014), trará uma nova realidade na atuação das ações da ASA com os fóruns, conselhos, paróquias, ações sociais paroquiais, Cáritas e Pastorais Sociais.


PROJETO SOCIAL DA ARQUIDIOCESE:

• Diante desta realidade a diretoria da ASA fez diversos debates durante o ano de 2013, onde evidenciou-se a necessidade de ter um projeto de atuação junto às paróquias para dinamizar o trabalho social. • A construção deste projeto foi definida numa reunião com Dom Wilson e deverá ser apresentado até o dia 10-12-2013.


TRABALHO EM GRUPO Diante destes dois temas (campanha e projeto para o trabalho social), temos duas ações emergentes para conversar neste encontro:

1)

Que ações propomos para efetivar a Campanha contra a Fome e a Pobreza na Arquidiocese de Florianópolis?

2)

Quais são nossas propostas para incluir no Projeto Social da Arquidiocese.


CRONOGRAMA 2014 DATA

HORÁRIO

EVENTO

LOCAL

26/04

08:30

Assembleia Geral da ASA (Eletiva)

N. Sra do Rosário

08/05

08:30

Encontro com todos os responsáveis pelas entidades sociais da Arquidiocese

Biguaçu

05/07

08:30

Oficina de Elaboração de Projetos (FAS)

Trindade

Semana da Solidariedade

Paróquias e Comunidades

Encontro Arquidiocesano da Dimensão Social

Palhoça

Entrega do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehus

Catedral

15 a 22/11

15/11 25/11

08:00

•Atividades assumidas em comum com o Fórum das Pastorais Sociais para 2014: •Coordenar a Campanha Mundial contra a Fome e a Pobreza na Arquidiocese. •Divulgar os trabalhos sociais da Arquidiocese, numa publicação (jornal ou revista). •Visitas as entidades sociais que não tem muita relação com as pastorais sociais da Arquidiocese. •Realização do Encontro Arquidiocesano da Dimensão Social.


Apresentação: Campanha Mundial CÁRITAS