Page 1

1986 - 2011

Boletim Informativo - Edição nº 100 - Junho/2012

100 edições de Jornalzinho Abaixo o hitórico primeiro exemplar do Jornalzinho, editado em 15 de Fevereiro de 1994, estampando a capa desta edição de nº 100. Decorridos 21 anos e 100 edições, já poderia ser chamado de Jornalzão. Pág. 05

Saiba tudo sobre a PEC 555 Pág. 03

Processos Judiciais Acompanhe o andamento. Pág. 04

Passeios e Viagens Confira a programação na contracapa. Pág. 08

Associados levando a vida Acompanhe todas as viagens e eventos da ASA-4. Pág. 06


Página 02

ASA- 4

EDITORIAL Escrevo este editorial num momento muito importante para este jornal. Ocorre que este exemplar circula com o nº 100, isto é, sua centésima edição. Não é pouca coisa se considerarmos que não é fácil montar um jornal, matérias, diagramações, gráficas, fotos, reportagens, sempre atento a tudo que acontece na Associação, mas enfim, chegamos até aqui, tomara nosso jornal ainda sobreviva por muitos e muitos anos. Parabéns ao precursor que iniciou a divulgação dos acontecimentos da Associação através deste veículo que sempre é esperado por todos. Aliado a este canal, presente que o mundo anda para a frente, estamos ingressando na Web, sim, isto mesmo, a ASA-4 tem agora uma página no Facebook, uma rede social através da qual poderemos divulgar o nosso trabalho, nossas atividades, nossas viagens, nossas comemorações, etc. Assim que for cumprida a meta estabelecida pela empresa, número de pessoas que visitaram e curtiram a página, ela vai sendo melhorada, com direito a outras informações. Um canal de comunicação fácil de ser alimentado e também fácil para as pessoas visualizarem, então acredito que teremos sucesso também nesta empreitada, pois muitos aposentados já possuem uma página naquela rede, conforme pude constatar e se for o caso, agregar muitos outros que serão bem recebidos. Assim, considerando que o TRT da 4ª Região e o SINTRAJUFE também fazem parte da rede Facebook, acredito que estamos no mesmo compasso de dois órgãos aos quais temos estreita ligação, mas cada um no âmbito de seus objetivos. Liris Maria Harres Braga Presidente.

RAPIDINHAS UNIMED Para distribuição aos associados com plano de saúde da UNIMED, a ASA-4 ainda dispõe de alguns exemplares da última edição do GUIA MÉDICO UNIMAX 2009/2010, presente que muitos não têm acesso a internet para pesquisa aos serviços contratados. Aqueles que desejarem receber o exemplar, poderão solicitar através do endereço eletrônico ou pelos telefones constantes no EXPEDIENTE (abaixo) e os receberão pelo correio.

Expediente Aline Fernandes da Silva, Estagiária de Ensino Médio, foi admitida através do Programa do CIEE/RS – Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul, é a nossa nova colaboradora, em regime de 40 horas semanais. Presente o aumento dos trabalhos desenvolvidos, tornou-se necessária a admissão de uma secretária que, na medida do possível, atenderá não somente a ASA-4, mas também poderá auxiliar os associados em trabalhos que necessitem intervenção através da Internet, como agendamento para pleitear documentos (identidade TRT, RG, passaporte, títulos, requerimentos ao TRT, Extranet e outros), porém todos no exclusivo âmbito da própria sede. À Aline desejamos sucesso em seu trabalho. Seja bem-vinda!

Horário da Secretaria Presente a admissão da secretária, informamos o novo horário de expediente da ASA-4: Segundas, quartas e quintas-feiras, das 13:30 horas às 17:30 horas / Terças-feiras, das 11:30 horas às 17:30 horas / Sextas-feiras, das 13:30 horas às 15:30 horas.

Cadastramento Solicitamos aos nossos associados a presteza na informação de qualquer troca de endereço e/ou telefone. Ocorre que para o envio de mensagens através de endereço eletrônico e/ou torpedo, necessitamos do cadastro atualizado, os quais poderão simplesmente ser informados à Secretaria.

Agora a ASA-4 também está no Facebook. Curta a nossa página e fique por dentro de tudo que acontece na nossa querida associação.

http://www.facebook.com/asa4rs

Novos Sócios Bem vindos à nossa Associação: Clênio Borges; Lúcia Terezinha Maia Trajano; Maria Helena Martins da Rosa; Maria Otilia do Canto Carvalho; Paulo Roberto Martins da Rosa; Rosa Beatriz Foresti

Almoço das terças-feiras Associado, não deixe de participar de nossa reunião semanal, às terças-feiras, ao meio dia, para saborear delicioso almoço em nossa sede. Chegue mais cedo para os aperitivos...


Página 03

ASA-4

ESPAÇO JURÍDICO COBRANÇA PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS – PEC 555 “Originalmente de autoria do ex-deputado Carlos Mota, a PEC 555/2006, revoga o art. 4º da Emenda Constitucional 41/2003, extinguindo gradativamente a cobrança de contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas. Trata-se de uma cobrança que viola um direito adquirido do trabalhador, que já contribuiu para o sistema previdenciário durante toda a vida para receber a aposentadoria e segue sendo taxado depois de aposentado, uma vez que a nova contribuição não se reverte em novo benefício. A contribuição previdenciária incidente sobre os proventos da própria aposentadoria é uma anomalia e uma imoralidade. A PEC 555, por meio da redução na alíquota de contribuição em 2% ao ano, até sua completa extinção aos 65 anos de idade, ameniza os efeitos dessa verdadeira afronta ao ato jurídico perfeito. Podemos afirmar que, em média, o valor arrecadado com a cobrança de contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas não corresponde a 10% do que espontaneamente deixa de ser cobrado pelas renúncias previdenciárias referendadas pelo Governo. Além das receitas superarem as despesas e dos bilhões que deixam de ser arrecadados por conta dessas renúncias, há ainda o desvio de recursos da Seguridade Social. Por meio da Desvinculação das Receitas da União (DRU), mecanismo adotado como provisório em 1994 e vigorando até os dias atuais, são retirados da verba de Seguridade Social mais de 45 bilhões ao ano, ou seja, as contribuições que deveriam ter uma destinação específica – a saúde, a assistência social e a previdência – são desviadas e “alocadas” onde o governo bem entender. Esses dados, ao contrário dos amplamente divulgados na mídia, foram levantados com base em estudos técnicos das entidades de servidores públicos e podem ser comprovados. Os números revelam o descompromisso dos sucessivos governos com os servidores públicos e com os aposentados e pensionistas e demonstram que a cobrança de contribuição previdenciária de inativos e a redução nos proventos dos aposentados por invalidez não têm justificativa financeira que as sustente.” Esta é a real situação quanto a PEC 555. Ocorre que sem que nos mobilizemos em torno de sua aprovação, nós que somos diretamente interessados no assunto, nada acontecerá e parece este aspecto foi ressaltado no sentido de que “não estaríamos interessados” face a desmobiliza-

ção em torno do assunto. Então, as entidades que congregam aposentados, como a nossa estão se engajando num movimento visando a aprovação da referida PEC. No dia 07 de agosto próximo, haverá no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados em Brasília, o ENCONTRO NACIONAL DAS ENTIDADES DE SERVIDORES PÚBLICOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS E ATIVOS, evento este que prevê a mobilização destas entidades, com vista a aprovação da PEC 555. Paralelamente, por orientação do MOSAP – MOVIMENTO DOS SERVIDORES APOSENTADOS E PENSIONISTAS, a fim de que ninguém deixe de participar ativamente de tão importante processo de votação, qual seja do PROJETO DE EMENDA CONSTITUCIONAL 555, oportunamente, será disponibilizado aos associados modelo de correspondência a ser enviadas a deputados federais, com vista a que requeiram ao Presidente da Câmara dos Deputados, a urgente inclusão da matéria na Ordem do Dia daquela Câmara.

GREVE DO JUDICIÁRIO FEDERAL Permitimo-nos transcrever aqui, CARTA DE APOIO lavrada pelo Núcleo dos Aposentados do SINTRAJUFE, por entender perfeitamente cabível, eis que foi incansável a luta de nossos colegas ativos em prol da aprovação do PCS4. “O NAF/RS aprovou, em reunião ordinária ocorrida no dia 1º de Março de 2012, voto de apoio a todos os grevistas, Comando de Greve, diretoria do SINTRAJUFE e aposentados que se mobilizaram pelo emprenho e pelo entusiasmo na luta heróica em prol da aprovação dos PLS 6.613/09 e 6.697/09, ainda não aprovados pelo governo federal e sua maioria congressual. A categoria deve muito aos sacrificados colegas, pelo destemor e pelo enfrentamento pessoal na batalha travada durante todo o período, desde a propositura do projeto até o final de 2011, no Congresso Nacional. Apesar do insucesso, a categoria marcou posição firme, a ser trabalhada no decorrer deste ano, para obter-se o merecido PCS4. Continuamos na luta!”(Publicada no T-LIGA da Primeira Quinzena de Março de 2012, pág. 6)


Página 04 Em 12/06/2007 a ASA-4 promoveu Assembléia (Ata nº 042), através da qual foi autorizado pelos associados a participação em três processos judiciais visando o resgate de direitos funcionais, patrocinados pelo Dr.Ibaneis Rocha Barros Junior. Os processos estão ainda em andamento, conforme poderá ser constatado através do site da Justiça Federal e que seguem abaixo discriminados: Processo nº 2007.34.00.041824-5 – Procedimento Ordinário Nova Numeração : 004155655.2007.4.01.3400 Objeto: Declarar direito dos substituídos ao reajuste correspondente a diferença de 14,23% e o percentual efetivamente pago pela Lei nº 10.698/2003 Órgão : 9ª Vara Federal do TRF da 1ª região Último Andamento: 23/Jun/2009 Concluso para sentença.

ASA-4

ESPAÇO JURÍDICO Processo nº 2008.34.00.005168-9 – Procedimento Ordinário Novo Número: 000512925.2008.4.01.3400 Objeto: reajuste da VPNI (Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada) por decorrência dos percentuais de reajuste que a Lei nº 11.416 aplicou aos CJ-1 a CJ-04. Órgão : 5ª Vara Federal do TRF da 1ª região Últimos Andamentos: 27/01/2011 Sentença : JULGADO EXTINTO O PROCESSO SEM SOLUÇÃO DO MÉRITO, na forma do art. 267, VI, do CPC, por ausência de interesse de agir. 23/08/2011 – Apelação – Concluso para Relatório e Voto da Desembargadora Federal Neuza Maria Alves das Neves – Segunda Turma.

Processo nº 2007.34.00.023268-3 – Procedimento Ordinário Novo Número: 002316115.2007.4.01.3400 Órgão: 15ª vara Federal do TRF da 1ª Região Objeto: Receber a diferença entre o percentual de reajuste de vencimento básico concedido pela Lei nº 10.475/2002 por classe a padrão 1 e o percentual de reajuste que receberam. Últimos Andamentos: 16/06/2010 : Sentença com exame do mérito julgando improcedente o pedido. 31/08/2010: Apelação – Distribuído Desembargadora Federal Neuza Maria Alves da Silva – Segunda Turma.

CIPATIVO, sobre questões relativas ao assunto, já visando a elaboração do programa acima mencionado. Vamos lá!

cialista em acupuntura com curso no Rio de Janeiro e Pequim – China, graciosamente palestrou aos associados sobre Acupuntura e Saúde, trazendo informações importantes sobre saúde para as pessoas, que lotaram o salão curtindo seus ensinamentos. Após, para comemorar o aniversário da Maria Pachaly Goltz, foi servido estiloso almoço elaborado por Bufê Gladis Comemorações, coroado com deliciosa torta saboreada ao som de Parabéns cantados para a aniversariante. Obrigado ao Dr. Silvio e a Maricota.

ACONTECEU... RECADASTRAMENTO A ASA-4 reiniciou suas atividades no dia 13 de março e muitos já estavam ligando para saber dos almoços, pois estavam com saudades. Então foi providenciado um almoço de boas vindas, paella marineira e campeira, muito elogiada por todos. O calor não foi convidado, mas fez-se presente, sendo insuficientes os aparelhos frente a demanda. Neste dia recebemos a visita gentil do Mauro Baltar Grillo, Diretor da SEGESP – Secretaria de Gestão de Pessoas, acompanhado de Gelson da Silveira e Célia Regina Biz, que vieram fazer o recadastramento dos associados, ao que a ASA-4 ficou muito agradecida. A servidora Patrícia Rael, presente que o TRT tem intenção de retomar os PPA – Programa de Preparação à Aposentadoria, distribuiu aos associados um QUESTIONÁRIO PARTI-

PALESTRA Um dos projetos da Presidência tomou corpo no dia 17 de abril, data em que o Presidente da Federação Iberolatinoamericana de Acupuntura, Médico Dr. Silvio Siqueira Harres (irmão da Presidente), espe-


Página 05

100ª EDIÇÃO DO JORNALZINHO Esta é a histórica edição do nosso veículo de informações distribuído periodicamente aos associados, há 21 anos, eis que o JORNALZINHO nasceu em 1991, tendo seu primeiro exemplar circulado em 15 de fevereiro daquele ano, e, cuja cópia, está reproduzida nesta edição. Primeiramente foi denominado de JORNALZINHO, num segundo momento, em 2005, passou a chamar-se de INFORMATIVO e em 2008, assumiu o título de BOLETIM INFORMATIVO.

Lembrança do Jornalzinho Jair Teixeira Quando se vêem edições digitadas, repletas de belas fotos coloridas, irrepreensivelmente impressas, valorizando os textos impecáveis, do Boletim Informativo da nossa ASA-4, vale lembrar-se de que, não obstante a sua pompa, ele é o sucessor do humilde “Jornalzinho” do qual, agradável, discreta e pacificamente, permitiu-se prosseguir sua numeração. O “Jornalzinho”, como se sabe, desapareceu, há tempo, e, com ele, a UAC - primitiva denominação da nossa muito querida e atual ASA-4. Mas, nosso primitivo boletim, não sucumbiu de todo. Ele, não somente faz parte da história da nossa associação como, ainda, persiste, tanto na numeração ordenada do nosso atual informativo, como na memória de antigos associados que, ainda hoje, vez por outra, perguntam, carinhosamente, pelo “Jornalzinho” , quando, verdadeiramente, o que procuram é o nosso muito bem elaborado “Boletim Informativo” que, não perde, em nada, para nenhum dos congêneres que, hoje, são editados em todo o País.

ASA-4


Página 06

ASA-4

CORREIO DO LEITOR SOBRE O ANIVERSÁRIO DA ASA-4

No dia 15 de maio, data da fundação da associação, ocorreu a comemoração dos 26 anos de existência, no salão de festas, ao sabor de iguarias do Bufê Gladis Comemorações, regados a espumante. Na ocasião, a Presidente, depois de sua fala destacando a importância da associação na vida dos sócios, lembrou que nos 25 anos presenteou os associados com um vídeo histórico, relativo a trajetória da ASA-4, neste ano, preparou um Memorial, com objetos, fotos e documentos arrecadados nos arquivos e foi montado uma exposição com os mesmos no mezanino. Por outro lado, ressaltando a modernidade nas comunicações, informou o lançamento da página no FACEBOOK, da Associação, ingressando assim em rede social, a exemplo do TRT e do SINTRAJUFE.

“À Presidente Líris e toda equipe da ASA -4, Parabéns pelos 26 anos da Associação dos Servidores Aposentados do TRT da 4ª Região!! É um previlégio e um enorme orgulho estarmos juntas nesta gestão, e quem sabe nas próximas , como parceiras de viagens, e participar dessa equipe tão brilhante, tão companheira, tão carinhosa... Desejamos que esse brilho todo se prolongue por muitos anos, com o grupo sempre unido, confraternizando, trabalhando e tendo orgulho cada vez mais de tudo de bom que conseguiram e vão conseguir para a ASA-4 Obrigada pela confiança em nosso trabalho, pela oportunidade de conviver com vocês. Desejamos muito mais Sucesso e que esta data se multiplique inúmeras vezes. Nosso carinho, nosso abraço, Magda Ceratti/Claudete Back” “Querida Liris, Parabéns para todos, especialmente para ti, querida amiga, que elevaste nossa Associação a níveis muito, muito altos! Beijos. Jussara Maria Nodari Lucena” “Querida Líris e amigos da ASA-4: Parabenizo a todos vocês pelo trabalho fantástico realizado ao longo destes 25 anos, sobre o qual sempre recebo notícias maravilhosas! Aproveito a oportunidade para agradecer o convívio que tive oportunidade de ter com alguns de vocês por um período e desejar que continuem aproveitando muito a nova sede, sempre construindo novos desafios e conquistando novos horizontes! O bom de determinadas áreas profissionais é conhecer pessoas diferentes que sempre acrescentam uma nova perspectiva na nossa visão de mundo!! Um abraço carinhoso a todos Rosane Bauer” “Parabéns para todos nós que fazemos parte desta Associação, onde passamos tantos momentos agradáveis, convivendo com uma “tchurma” prá lá de legal ...Melania Lenz” “Parabéns ASA-4 pelos teus 26 anos de atividades, sempre promovendo a socialização e solidariedade entre teus associados, proporcionando viagens, excursões, palestras e os famosos almoços de terças-feiras. Inês Elizabeth Hafner Dallago” SOBRE O LANÇAMENTO DA PÁGINA NO FACEBOOK “Estas mulheres fazem a ASA-4 voar acima da imaginação. Parabéns! Clênio Borges” “Parabéns Liris e a Associação pelo belo grupo e obra que desenvolvem. Ivonei Sponchiado” “Gostei muito de visitar a nossa página. Abraços, Gladis Bica Laydner” “Essa turma é de uma dedicação sem igual! Maria Otília Carvalho” “Estamos todos de parabéns! Graças a essa linda e talentosa Presidente, mais um ano de vida. Beijos de luz a você Liris, de gratidão, por mais esta iniciativa. Estarei sempre por aqui! Beijos de luz a toda Diretoria. Noeli Viana Abs da Cruz”


Página 07

ASA-4

ASSOCIADOS LEVANDO A VIDA...

“Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo faz enrugar a alma.” Albert Schweitzer

GRAMADO

PUNTA DEL ESTE

Em 22 de Março, os associados realizaram passeio a Gramado para curtir a Chocofest. O passeio estava ótimo, apesar do frio característico daquela cidade.

Para uma viagem mais longa, foi escolhida uma viagem a Punta Del Este de quatro dias e depois mais um no Chuí, para umas comprinhas. O excelente guia, Márcio Teixeira, divertiu a todos, sempre atencioso, providenciando inclusive jantar a luz de velas em ds restaurantes da cidade, além de tour por diversas praias. A Cerimônia do Sol, na Casa Pueblo encantou a todos, eis que o maravilhoso por do sol estava perfeito.

NOVA PETRÓPOLIS

GUAÍBA - CATAMARÃ Para conhecer o novo meio de transporte Porto Alegre – Guaíba, acompanhando os colegas do SINTRAJUFE – NAF, viajaram ao outro lado do Guaíba, num dia esplendoroso, e, depois de um almoço à beira d´água, e, circular pela cidade, retornaram ao fim da tarde.

Para mais comprinhas, uma visita a Festimalhas, em Nova Petrópolis. À tarde, um café colonial na localidade alemã de Walachai, onde os associados foram saudados com um coral cantando em alemão, de surpresa (encomendada...).

AGENDE-SE O nosso já tradicional Chá Beneficente, será realizado na sede, no dia 25 de Outubro.

HOTEL PLAZA CALDAS DA IMPERATRIZ Ao final do mês de maio, durante quatro dias, os associados aproveitaram as delícias do Hotel Spa e Resort Plaza Caldas da Imperatriz, em Santo Amaro da Imperatriz, na Santa e Bela Catarina. Tour em Santo Amaro, Florianópolis e em outro dia, visita ao mercado público da capital catarinense. Contamos também neste passeio com Márcio Teixeira que guiou com maestria a turma toda.


Página 08

VIAGENS E PASSEIOS Julho DIA 26/JULHO/2012 (QUINTA-FEIRA) PASSEIO AO VILAVENTURA Passeio ao VILA VENTURA, localizado a 25 minutos de Porto Alegre, em Viamão/RS, um local que combina espaços inteligentes e multifuncionais com ambientes aconchegantes e harmônicos, pautados pela elegância e comodidade, onde passaremos o dia. Consulte: VILA VENTURA HOTÉIS LTDA. Rua Manoel Santana nº 625 - Viamão / RS Telefone: (51) 30459000 Website: www.vilaventura.com.br

ASA-4

Setembro DIA 05/SETEMBRO/2012 (QUARTA-FEIRA) TRAVESSIA PORTO ALEGRE - GUAÍBA Passeio – Travessia Porto Alegre – Guaíba, com almoço no Restaurante Caisinho, à beira do Guaíba. Consulte: CatSul – Catamarãs do Sul - Armazém B3 do Cais Mauá Website: www.travessiapoaguaiba.com.br Caisinho – Choperia e Restaurante Av. João Pessoa nº 1.240 - Centro – Guaíba/RS Website: www.caisinho.com.br DIA 19/SETEMBRO/2012 (QUARTA-FEIRA) PASSEIO IBERÊ CAMARGO Visita a Fundação Museu Iberê Camargo. Consulte: Fundação Iberê Camargo Av. Padre Cacique nº 2.000 – Porto Alegre/RS Telefone: (51) 32478000 Website: www.iberecamargo.org.br

Agosto

Novembro

VIAGEM A BUENOS AIRES - ARGENTINA

VIAGEM A RIVERA

Os Associados interessados deverão entrar em contato com a Secretaria da Associação para maiores informações sobre os Passeios e Viagens.

Boletim Informativo da Associação dos Servidores Aposentados do TRT da 4ª Região – ASA-4 Rua Afonso Pena nº 179 - Bairro Azenha CEP nº 90160020 - Porto Alegre / RS Fone/fax: (51) 32192466 - Celular: (51) 85242466 E-mail: asa4rs@hotmail.com Facebook: http://www.facebook.com/asa4rs Redação: Liris Maria Harres Braga e Ivete Froner Diagramação: colaboração de Luciano Harres Braga Impressão: VT Propaganda

PRESIDENTE DE HONRA

JAIR TEIXEIRA DIRETORIA Presidente: Liris Maria Harres Braga Vice-Presidente: Ivete Froner Secretária: Jussara Maria Leal Ayres Secretária Suplente: Anna Maria Brust Tesoureira: Ignês Tamar Brugnara Moraes Tesoureira Suplente: Terezinha Izabel Barcelos Pheula

Informativo #100  

Informativo ASA-4 número 100.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you