Page 1

REBÚPLICA DE MOÇAMBIQUE PROVINCIA DE NAMPULA GOVERNO DO DISTRITO DE ERÁTI

3. Contexto Histórico Segundo a história desta região, o nome Eráti provém do nome duma montanha, que se situa no Posto Administrativo de Namirôa. O Monte constitui património cultural do Distrito pois é neste lugar onde foi enterrado o primeiro régulo da região, de nome Komala, que deu a sua vida pela resistência contra a penetração colonial portuguesa no distrito.

Não tendo sido desenhadas as cadeias de valor de algumas das potencialidades locais, que podem ser de interesse dos investidores, os Serviços Distritais de Actividades Económicas de Eráti poderão elaborar tais cadeias conforme a demanda do mercado.

a. Milho É consumido de várias maneiras como chima (massa feita de farinha), bolos, verde (massaroca), etc., é 1. Preâmbulo 4. Religião bastante consumido a nível do Distrito de Eráti e muito Eráti, conhecido como “Monte São praticados cultos de diversas naturezas e as religiões comercializado dentro e forra do distrito. Sagrado”, apresenta este mais professadas são a Católica, Muçulmana, como folheto de Marketing também a (religião natural e ou tradicional de Eráti). Produção actual: 19.150 Ton O Milho Eráti: O mais Produção potencial: 38.300 Ton Territorial com foco principal saboroso de Nampula! Oportunidade de Negócio: 19.150 Ton nos seus vectores de 5. Economia do Distrito desenvolvimento económico Eráti dispõe de uma vasta extensão de terras aráveis local com vista a divulgar as para o plantio de ervas medicinais, produção de culturas Descrição de Oportunidades Dra. Maria A. Benesse, Aumentar a produção em 19.150 Ton (com vista atingir o suas oportunidades de negócio, milho, mandioca, mapira, castanha de cajú, algodão, Administradora Distrital nosso potencial); de modo a convidar e atrair gergelim, tabaco, arroz, feijões, batata-doce, amendoim. Rentabilizar a produção de 1 para 4 Ton por hectare, com uma diversidade de investidores interessados em possibilidade de integração de produtores médios com explorar, de forma sustentável, um manancial de É atravessado pelo Rio Lúrio e por alguns outros rios produção média acima das 3 Ton por hectare; recursos existentes neste território. Fornecimento de 5.745 Ton de fertilizantes (NPK 12-24-12 e periódicos, cujas bermas se pratica actividade agrícola Ureia); em todas épocas do ano. Venda de 574,5 toneladas de sementes melhoradas; 2. Localização Venda de tractores e suas alfaias; A nível nacional, o distrito é o O Distrito de Eráti localiza-se à Introdução da tracção animal em melhor na prática da medicina 250Km da cidade de Nampula, 10 juntas e respectivas alfaias; natural sendo que visitantes de através duma estrada Instalação de sistemas de regadio para uma produção numa área de vários pontos do mundo chegam alcatroada e em excelentes 7.670 ha; frequentemente a Eráti para condições de transitabilidade, Reforçar com 21 técnicos Venha curar toda contacto com os antepassados bem com uma superfície de Mulheres de Eráti Enfermidades na base extensionistas devidamente como o curativo de várias preparando chima de 5.671km², limitado por: da medicina natural. equipados com meios; Quer manter o Milho Norte: Província de Cabo enfermidades. Construção de armazéns contacto com os seus Delgado, através do Rio Lúrio, Sul: Distrito de Nacarôa através do rio Mecuburi Este: Distrito de Memba Oeste: Distritos de Mecuburi e Muecate

antepassados? Deseja beber água sagrada com puder de cura de várias doenças?

5.1 Ambiente de Negócios A demanda do mercado combinada com a dimensão das Visite o Monte Eráti! nossas potencialidades determinou a identificação de (Dista 75km da Vila Sede) quatro (4) vectores DEL’s, nomeadamente: a. Milho; O distrito adquiriu a sua actual designação à 25 de b. Mandioca; Agosto de 1994 (data em que se realizam actividades c. Medicina Natural; e culturais que atraem numerosos turistas), sendo antes d. Turismo Antropológico e Cultural. desta chamado por Distrito de Namapa.

1

melhorados com capacidade para armazenar 10 – 20 Ton; Venda de 9.575 Tn de insecticidas (Actellic); 8 Novas unidades de processamento, com capacidade para processar e ensacar cerca 90% da produção de milho por dia; 2 Microcrédito com condições acessíveis (Bancos, Instituições de micro finanças, Fundos de fomento), para instalação de linhas de produção de sacaria para ensacagem do milho; Comercialização de 90% da produção de milho nos distritos de Nacala Porto, Ilha de Moçambique e Cidade de Nampula; Comercialização de 90% da produção processada e ensacada; 2 Microempresas para manutenção de 250 km de estradas.


A nível nacional, uma das agremiações mais credível e Plexus, que fomenta a cultura de algodão no Distrito b. Mandioca com domínio apurado da medicina natural, é a assim como em alguns distritos de Cabo Delgado. Tal como o milho, a mandioca é consumida de várias AMETRAMO (Associação de Médicos Tradicionais de maneiras, nomeadamente, karakata (massa feita de Moçambique) de Eráti. 6.2 Energia farinha de mandioca), bolos, crua, etc., as suas folhas O distrito possui a energia conhecidas como matapa são bastante nutritivas e d. Turismo Antropológico e Cultural eléctrica da rede de Cahora Bassa geralmente servidas como caril básico nas zonas do Eráti é potencialmente rico em que pode alimentar indústrias de interior de Eráti. A Cerveja de Moçambique é o maior potencialidades turísticas como grande dimensão, uma bomba de comprador da mandioca a nível regional para a produção as cascatas do Rio Lúrio, o Monte combustível mesmo ao lado da EPC de Namapa-Sede da “Cerveja Impala”. Eráti bem como o Riane. estrada que liga entre as cidades construída com material local pela Oteca MERA. Convidamos os visitantes de Cabo de Nampula e Pemba. Todos Produção actual: 267.400 Ton Delgado à Nampula, vice-versa, transportadores que viajam nesse Produção potencial: 382.0000 Ton visitar essas potencialidades troço têm uma paragem em Eráti para abastecer as suas Mandioca fresca Oportunidade de negócio: 114.600 Ton turísticas, por isso aconselhamos viaturas. de Eráti! Descubra os Mistérios a todos outros turistas a fazerem Descrição de Oportunidades do Monte Riane! reservas nos complexos Folha e 6.3 Educação e Saúde (80km da Sede Distrital) Produzir 114.600 Ton (com vista a atingir o nosso potencial); Cahora Bassa é nossa. A rede escolar no distrito compreende 122 escolas sendo Rentabilizar os 38.200 hectares, para produção de 10 ton/ há; 98 do EP1, 22 EPC (1ª - 7ª classe) e 2 do Ensino Rentabilizar a produção de 7 para 10 toneladas por hectar; Secundário geral sendo uma em Namapa que lecciona até Produção de 95.500.000 hastes da mandioca doce e resistente a podridão radicular; a 12ª classe e a de e Mirrote que lecciona até a 10ª classe. Produção de 95.500.000 hastes da mandioca doce e resistente a podridão radicular; Venda de 7.640 ton de adubo inorgânico (NTK 12-24-12); Venda de tractores e suas alfaias, bem como para introdução da tracção animal em 10 juntas e respectivas alfaias; Instalação de sistemas de regadio para uma produção numa área de 15.280 há; 21 Técnicos extensionistas devidamente equipados com meios; 2 Instituições de microcrédito; 16 Armazéns melhorados com capacidade para armazenar 10 – 20 Ton; 8 Unidades de processamento com capacidade para processar e ensacar cerca de 60% da produção de milho por dia; 1 (Uma) transportadora para escoar milho aos mercados de Nacala Porto, Ilha de Moçambique, na Cidade de Nampula.

O distrito conta com 1 Hospital Rural de referência no norte da província de Nampula com apoio do Programa de Saúde Eráti apoiado pela Generalitat Valenciana. Possui ainda 1 Hospital Distrital, 5 Centros de Saúde, 2 Complexo Folha, Complexo Cahora bassa é nossa, Postos de Saúde e 1 Centro de formação de parteiras Contacto: 824193938 Contacto: 826858500 básicas. O distrito se beneficia de três redes de comunicação que _______________________________ permitem o contacto a partir da sede distrital com outros Conheça o 7. Contactos: historial dos pontos do País e do Mundo. São eles, as Governo Distrital: 842943160 Montes Telecomunicações de Moçambique (TDM), rede fixa, e as SDAE: 828554722 Sagrados! Oteca Eráti MERA: 829952784 redes móveis da Vodacom e Mcel. ____________________________ Na Vila sede, existe uma cabine pública assim como Com apoio da: Direcção Provincial do Plano e Finanças, através do algumas ligações a uma ONG e a um privado que operam Programa de Apoio ao Processo de Desenvolvimento Económico no Distrito que permite a ligação com o resto do mundo Local (ART-PAPDEL) e c. Medicina Natural Não há registo de turistas, mas existe informações de que através do fax e Internet. Agência de Desenvolvimento Económico Local de Nampula há pessoas que desde Maputo e até fora do país que ADELNA 6. Outros recursos de Eráti visitam o monte Eráti para prática de cultos pela sua Em parceria com: 6.1 Indústria dimensão nacional. Actualmente, através dos serviços Distritais de Para além das pequenas indústrias como 25 moageiras Actividades Económicas, está em curso o estudo sobre as e 32 carpintarias, o distrito conta apenas com uma fábrica de descaroçamento de algodão propriedade da oportunidades de negócio da medicina tradicional.

2

Folheto de Marketing Territorial Eráti  

REBÚPLICA DE MOÇAMBIQUE PROVINCIA DE NAMPULA GOVERNO DO DISTRITO DE ERATÍ Generalitat Valenciana, AECID, UNDP-ART

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you