REBÚPLICA DE MOÇAMBIQUE PROVINCIA DE NAMPULA GOVERNO DO DISTRITO DE ERÁTI
3. Contexto Histórico Segundo a história desta região, o nome Eráti provém do nome duma montanha, que se situa no Posto Administrativo de Namirôa. O Monte constitui património cultural do Distrito pois é neste lugar onde foi enterrado o primeiro régulo da região, de nome Komala, que deu a sua vida pela resistência contra a penetração colonial portuguesa no distrito.
Não tendo sido desenhadas as cadeias de valor de algumas das potencialidades locais, que podem ser de interesse dos investidores, os Serviços Distritais de Actividades Económicas de Eráti poderão elaborar tais cadeias conforme a demanda do mercado.
a. Milho É consumido de várias maneiras como chima (massa feita de farinha), bolos, verde (massaroca), etc., é 1. Preâmbulo 4. Religião bastante consumido a nível do Distrito de Eráti e muito Eráti, conhecido como “Monte São praticados cultos de diversas naturezas e as religiões comercializado dentro e forra do distrito. Sagrado”, apresenta este mais professadas são a Católica, Muçulmana, como folheto de Marketing também a (religião natural e ou tradicional de Eráti). Produção actual: 19.150 Ton O Milho Eráti: O mais Produção potencial: 38.300 Ton Territorial com foco principal saboroso de Nampula! Oportunidade de Negócio: 19.150 Ton nos seus vectores de 5. Economia do Distrito desenvolvimento económico Eráti dispõe de uma vasta extensão de terras aráveis local com vista a divulgar as para o plantio de ervas medicinais, produção de culturas Descrição de Oportunidades Dra. Maria A. Benesse, Aumentar a produção em 19.150 Ton (com vista atingir o suas oportunidades de negócio, milho, mandioca, mapira, castanha de cajú, algodão, Administradora Distrital nosso potencial); de modo a convidar e atrair gergelim, tabaco, arroz, feijões, batata-doce, amendoim. Rentabilizar a produção de 1 para 4 Ton por hectare, com uma diversidade de investidores interessados em possibilidade de integração de produtores médios com explorar, de forma sustentável, um manancial de É atravessado pelo Rio Lúrio e por alguns outros rios produção média acima das 3 Ton por hectare; recursos existentes neste território. Fornecimento de 5.745 Ton de fertilizantes (NPK 12-24-12 e periódicos, cujas bermas se pratica actividade agrícola Ureia); em todas épocas do ano. Venda de 574,5 toneladas de sementes melhoradas; 2. Localização Venda de tractores e suas alfaias; A nível nacional, o distrito é o O Distrito de Eráti localiza-se à Introdução da tracção animal em melhor na prática da medicina 250Km da cidade de Nampula, 10 juntas e respectivas alfaias; natural sendo que visitantes de através duma estrada Instalação de sistemas de regadio para uma produção numa área de vários pontos do mundo chegam alcatroada e em excelentes 7.670 ha; frequentemente a Eráti para condições de transitabilidade, Reforçar com 21 técnicos Venha curar toda contacto com os antepassados bem com uma superfície de Mulheres de Eráti Enfermidades na base extensionistas devidamente como o curativo de várias preparando chima de 5.671km², limitado por: da medicina natural. equipados com meios; Quer manter o Milho Norte: Província de Cabo enfermidades. Construção de armazéns contacto com os seus Delgado, através do Rio Lúrio, Sul: Distrito de Nacarôa através do rio Mecuburi Este: Distrito de Memba Oeste: Distritos de Mecuburi e Muecate
antepassados? Deseja beber água sagrada com puder de cura de várias doenças?
5.1 Ambiente de Negócios A demanda do mercado combinada com a dimensão das Visite o Monte Eráti! nossas potencialidades determinou a identificação de (Dista 75km da Vila Sede) quatro (4) vectores DEL’s, nomeadamente: a. Milho; O distrito adquiriu a sua actual designação à 25 de b. Mandioca; Agosto de 1994 (data em que se realizam actividades c. Medicina Natural; e culturais que atraem numerosos turistas), sendo antes d. Turismo Antropológico e Cultural. desta chamado por Distrito de Namapa.
1
melhorados com capacidade para armazenar 10 – 20 Ton; Venda de 9.575 Tn de insecticidas (Actellic); 8 Novas unidades de processamento, com capacidade para processar e ensacar cerca 90% da produção de milho por dia; 2 Microcrédito com condições acessíveis (Bancos, Instituições de micro finanças, Fundos de fomento), para instalação de linhas de produção de sacaria para ensacagem do milho; Comercialização de 90% da produção de milho nos distritos de Nacala Porto, Ilha de Moçambique e Cidade de Nampula; Comercialização de 90% da produção processada e ensacada; 2 Microempresas para manutenção de 250 km de estradas.