Page 1

1

BOLETIM INFORMATIVO

ADEL – CD Agencia de Desenvolvimento Económico Local de Cabo Delgado

Período 2010-2011

Página 1


2

Período 2010-2011

Página 2


3 ADEL – Cabo Delgado – e uma pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica, virada para a reflexão e formulação de acções conjuntas entre os promotores do Desenvolvimento, com vista ao bem estar das comunidades.

II. Visão Comunidades e agentes de desenvolvimento de Cabo Delgado, usando os recursos locais de forma sustentável para o desenvolvimento socio-económico

III. Missão Potenciar as comunidades e outros agentes de desenvolvimento económico local para promover a produção e auto-emprego IV. Objectivos‫׃‬ Geral – contribuir para o desenvolvimento socio-económico sustentável da Província, com base no processo participativo das comunidades e outros agentes de desenvolvimento económico local Específicos:  Promover e divulgar as potencialidades económicas dos Distritos da Província de Cabo Delgado  Promover e capacitar as associações de modo a contribuírem para o desenvolvimento socio-económico das comunidades locais  Diversificar as fontes de rendimento no seio das comunidades locais V. Estrutura Orgânica comporta dois níveis ‫׃‬ Nível de tomada de decisão  Assembleia Geral -FOCADE  Conselho de Direcção -CCM  Conselho Fiscal -AMA

Reunião do Conselho de Direcção da ADEL CD

Período 2010-2011

Acto da escritura publica da ADEL CD pelo Pe.Fenias Primeiro Presidente do Conselho de Direcção

Página 3


4

Nível operativo Direcção Executiva e Staff – parte contratada (Director Executivo, Oficial de Projectos e Gestão de Negócios, Oficial de projectos de planificação e Marketing Territorial, Assistente de escritório)

Staff da ADEL CD

As Instituições do Governo fazem parte do Comité Consultivo  Quem pode fazer parte? Podem ser membros da ADEL – Cabo Delgado todas pessoas jurídicas, singulares e colectivas, tais como: Organizações Comunitárias de Base, Conselhos Municipais, representantes do sector privado, organizações da Sociedade Civil (associações/ ONG’s) e Instituições académicas, que devem fazer o Pagamento de jóias e quotas .  MEMBROS:

AMA- Associação Moçambicana do Meio Ambiente Adesca- Associação Progresso- Associação Conselho Cristão de Moçambique Forum Terra- Associação Focade- Fórum das Organizações da sociedade civil de Cabo Delgado Período 2010-2011

Página 4


5 Concelho Municipal da Cidade de Pemba Associação Chama da Unidade Associação Umulikungo Umokazi- Associação IDPPE- Instituto de desenvolvimento de pesca de pequena escala  Grupo Alvo:

Governo local (provincial, distrital e municipal) Comunidades rural e urbano da Província de Cabo Delgado, famílias desfavorecidas, o envolvimento das mulheres é uma das nossas prioridades.  Distritos abrangidos pela ADEL CD Pemba, Mecufi , Metuge , Quissanga, Montepuez, Balama e Namuno  Actividades realizadas no âmbito do convénio DPPF/DPDR Art papdel 

Nível provincial: criação do grupo de trabalho DEL; participação na feira económica e participação activa no observatório do desenvolvimento Foi criado o grupo de trabalho Provincial (criação e promoção de Meras, inserção da abordagem DEL nos PEDDs, promoção do marketing territorial e assistência técnica aos empresários locais) em articulação com a DPPF/DPDR representando o sector público, privado e sociedade civil. No âmbito da divulgação do plano estratégico da Província de Cabo Delgado 2010-2014, foi realizada uma feira económica de divulgação das potencialidades da Província, participaram diversos expositores representando os distritos da província, bem como diversas instituições públicas e privadas.

Encontro do GTP DEL

Período 2010-2011

Visita S.Excia Governador Eliseu Machava ao Stand da ADEL CD durante a Feira

Página 5


6

Participação no observatório do desenvolvimento da Província de Cabo Delgado 2011 para planificação, monitoria e avaliação do PES, fazendo parte do pilar de desenvolvimento económico.

Participantes do Observatório

Idem

Nível distrital -Inserção da abordagem do desenvolvimento económico local nos pedd (planos estratégicos distritais de desenvolvimento nos distritos de Metuge, Mecufi e Quissanga; criação dos grupos de trabalho DEL, identificação das potencialidades, seu dimensionamento, desenho das cadeias de valor e as oportunidades de negócios que estas oferecem e o marketing territorial.

Finalização da abordagem DEL no distrito de Quissanga com a equipa técnica

Entrega do documento final a administradora de Metuge

Administrador do distrito de Mecufi apreciando o documento final

Foram financiados e m articulação com DPPF/DPDR empreendedores dos projectos de impacto (3) (Câmara frigorifica de Mecufi, padaria de Metuge, construção civil de Quissanga) e capacitados em planos de negócios e gestão de negócios e construção com material local e de baixo custo.

Câmara Frigorifica da Associação Whizoluane-Murrebue

Período 2010-2011

Interior da padaria durante o processo de fabrico do pão

Bombas de combustível construída pela Associação

Página 6


7  Criação de Meras Foram criadas sete (7) meras, Cinco(5) de construção civil, uma(1) de pescadores, e uma(1) panificação, assim distribuídas: 2 em Mecufi, 4 em Metuge, 1 em Quissanga .

Legalização de artesãos de MecufiContrução Civil

Idem-Metuge

 Assistência Técnica Assistidos tecnicamente mais de 100 empreendedores locais em planos de negócio e gestão de negócios, construção civil com material local e de baixo custo, empreendedorismo e constituição de PME, nos distritos de Pemba, Mecufi , Metuge , Quissanga, Montepuez, Balama e Namuno. .

Treinamento em Construção CivilMetuge

Treinamento em Gestão e planos de Negocio Quissanga

Idem-Mecufi

 Nossos serviços /áreas de intervenção  Ao nível provincial: Assessoria ao governo da província em análise da economia local, participação activa no observatório de desenvolvimento e organização de feiras económicas  Gestão de fundos de responsabilidade social dos megas projectos através do desenho das cadeias de valor a volta dos empreendimentos  Ao nível distrital e municipal: oferece se a assessoria na integração da abordagem de desenvolvimento económico local “DEL” nos seus processos de planificação Período 2010-2011

Página 7


8 estratégica (pedd-pdm) e operativa (pesod-poa) através de processos de capacitação em “DEL”, capacitação aos beneficiários dos 7 milhões ou FDD  Alianças estratégicas com instituições públicas, privadas e ong’s, com a finalidade de implementação de programas e projectos na sua vertente do “DEL”  Ao empresariado e empreendedores emergentes: capacitação em plano de negócios e gestão de negócios, constituição de micro, pequenas e medias empresas.

Parceiros: Governo Provincial de Cabo Delgado DPPF/DPDR ART-PAPDEL

AGENCIA ESPANHOLA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO

Contactos: ADEL CD Rua Jerónimo Romero n°46 Pemba Telefax: 272 21 869 adelcd@tdm.co.mz Adel_cd@yahoo.com.br

Período 2010-2011

Página 8


MOÇAMBIQUE - Boletim Informativo - ADEL-CD  

Incentivando o Desenvolvimento Economico Sustentavel de Cabo Delgado Período 2010-2011

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you