Issuu on Google+

INFORMATIVO

I N S T I T U T O

AGIR

2ª Edição Recife, 2013

Cuidando da criança, construindo o cidadão.

Sandra Bernardo DIRETORIA Dois grandes sentimentos marcaram o encerramento do ano de 2012 para nós que fazemos o Instituto AGIR. O primeiro é o de realização, que, com a graça de Deus, chegamos onde nem imaginávamos. Os obstáculos foram muitos, porém, infinitamente menores que as conquistas. Outro sentimento é o de esperança. Queremos muito chegar aonde nossos corações sonham, e estamos cientes dos desafios que nos rodeiam, mas com perseverança e fé alcançaremos cada um deles. Essa realização da qual falamos é fruto de intensa dedicação e amor ao nosso querido Instituto. Funcionários, voluntários, conselho, administração, todos trabalharam arduamente em 2012 e os frutos são visíveis. Neste ano, mudamos o Projeto Cria para a sede do Instituto, e agora nossas crianças estão bem alojadas e contando com uma estrutura mais aconchegante e significativa para o desenvolvimento delas. Agora, temos duas áreas de recreação e lazer (uma para as crianças menores de oito anos e outra para as maiores), com playground, totó, tênis de mesa, dama, dominó, entre outros. Incrementamos um laboratório de informática e criamos um programa de inclusão digital. Além disso, contamos com uma psicóloga que presta atendi-

‘‘

mento às crianças e suas famílias. Para ajudar no sustento do Instituto, implantamos um telemarketing que funciona atualmente com dez funcionários, objetivando atrair pessoas solidárias dispostas a contribuir para a melhor estruturação e o crescimento do Instituto AGIR. Vislumbrar tudo isso nos inspira e nos motiva a continuar lutando, pois acreditamos que ainda há muito para ser feito e para conquistar. Nossas metas para 2013 são tão grandes e desafiadoras como as do ano passado. Pretendemos construir e equipar: mais três salas para acomodação das crianças, um local para atendimento odontológico e ainda construir a cobertura da área de lazer para tornar o ambiente fresco e agradável. Pretendemos também contratar mais educadores para suprir o grande déficit na alfabetização dessas crianças e mais dois oficineiros de esportes. Nosso sonho é chegar ao início de 2014 com 400 crianças assistidas e impactar de forma positiva a vida de cada uma delas, criando oportunidades para um futuro digno. Venha você também! Contribua, seja um doador, um voluntário, torne-se uma oportunidade real de um futuro melhor para essas crianças, é apenas uma questão de AGIR!

Queremos muito chegar onde nossos corações sonham

‘‘

A Associação KYRIOS de cara nova! Depois de pesquisa realizada, observouse que algumas ins tuições e projetos sociais em outras regiões do Brasil u lizavam a palavra KYRIOS como nome principal de suas ações, isso em médio prazo pode gerar desconforto aos colaboradores da KYRIOS. Nesse sen do, surge a necessidade de criar um novo nome fantasia, nasce então o “INSTITUTO AGIR”, um nome forte para uma ação forte, com vistas à transformação da realidade vivencial dessas crianças e suas famílias. Essa é a nova cara da KYRIOS em Recife. A (amar), G (guiar), I (instruir), R (restaurar). AGIR é o nosso grande desafio para a cidade.

Ins tuto AGIR com nova direção.

Em janeiro de 2013, o Ins tuto AGIR passou a ser dirigido por Sandra Maria B. d e O l i v e i r a . Tr a b a l h a n d o c o m o coordenadora da Ins tuição desde 2011, é responsável pela nova filosofia de trabalho, que tem como caracterís cas principais a ousadia e a excelência em cada ação, do funcionário ao voluntário, contribuindo diretamente para um tempo de crescimento e consolidação do Ins tuto AGIR.

Douglas Carvalho - Monitor

AÇÕES DO INSTITUTO AGIR:

Venha você também! Contribua, colabore, seja um voluntário, proporcione um futuro melhor para essas crianças.


Cuidando da criança, construindo o cidadao.

I N S T I T U T O

AGIR

Uma atividade que visa as necessidades básicas no âmbito material e espiritual daqueles que estão no momento residindo no Bairro dos Coelhos. Esta estratégia consiste em promover um relacionamento pessoal através de visitas periódicas às famílias, na expectativa de que, na continuidade do trabalho, elas possam sentir que não estão sós e que podem contar com o INSTITUTO AGIR em todos os momentos. Uma das ferramentas

Cuidando da

criança, construindo o

cidadão.

é buscar parcerias para solucionar as necessidades mais urgentes, como alimento, higiene e limpeza, vestuário, medicamentos, material de construção etc., além de apoio espiritual por meio de breves reflexões bíblicas e palavras de encorajamento. Nesse contexto, também concretizamos parcerias que desenvolvem capacitação profissional para os pais, tais como: Operação de Telemarketing, Atendente de Farmácia, Confeitaria, Informática, dentre outros.

Amaro Roberto - Coordenador do Projeto Primeira Ação

Video Institucional Agradecemos à Trieto Comunicação, em especial a Anderson Martins e Arthur Lopes, pela produção do nosso Vídeo Institucional. Foi feito um excelente trabalho, fruto da dedicação, atenção, profissionalismo e amor. Este ato de cuidado e de servir ao próximo criam momentos importantes na vida dos pequenos. Que esta experiência tenha sido para eles tão encantadora como o sorriso deixado no rosto de cada criança. Ficam os nossos sinceros agradecimentos!

Oportunidade... No ano de 2012, a Associação KYRIOS através da COMPASSION do Brasil, firmou uma parceria com a MICROLINS. A parceria tem como objetivo principal assistir não apenas as crianças envolvidas, mas também alcançar os pais dessas crianças, proporcionando assim a oportunidade de contribuir diretamente na transformação da realidade da vida da família como um todo. “Pra mim, esse curso foi uma oportunidade maravilhosa que tive de me capacitar e me preparar para concorrer a uma vaga nessa área. E sei que tenho boas condições para ser aprovada, porque fiz um curso muito bom de operadora de telemarketing.” Daniele, mãe de duas crianças assistidas pela KYRIOS através do Projeto CRIA, concluiu o curso em fevereiro de 2013, depois de 07 meses de capacitação, e já está procurando emprego em sua área profissional, bastante motivada pela certeza de ter feito um curso que lhe dará condições de assumir o seu lugar no mercado de trabalho.


Aos olhos de um Visitante

Pr. Jasiel Rego

‘‘

Uma tarde no Instituto Agir

‘‘

Semana passada, tive o privilégio de conhecer um projeto social chamado INSTITUTO AGIR. Foram momentos agradáveis e de muita emoção. Confesso, sinceramente, que ainda não havia visitado o projeto. Agradeço ao pastor Joésio Gomes e a sua querida esposa Sandra administradora do AGIR a atenção e o carinho com que fui recebido, mostrando-me com detalhes todo o funcionamento daquela instituição, que há cinco anos trabalha com crianças carentes nas Comunidades dos Coelhos, Coque, Papelão e Rock 1,2 e 3. Você não pode ficar indiferente ao ver meninos e meninas, já na faixa escolar, sendo cercados de todo carinho e afeto por parte daqueles que os assistem. Ver o sorriso nos lábios, os olhos vivos e curiosos por conhecimento, a alegria e o rebuliço sadio na hora do lanche é contagiante! Saber, por exemplo, que muitas delas vêm de lares disfuncionais, de ambientes onde há extrema pobreza, carência material e espiritual. Isso sem contar com o constante atrativo das forças do mal, enveredando adolescentes, até mesmo crianças, no caminho das drogas e da prostituição. O INSTITUTO AGIR é, na verdade, um verdadeiro oásis, em meio ao deserto da indiferença, e dos relacionamentos interpessoais desumanizados; uma verdadeira ilha de amor e compaixão. Ouvir, por exemplo, o testemunho sobre aquele adolescente rebelde que não se adaptou a nenhuma escola pública da redondeza, encontrando ali um ninho de ternura e aceitação, foi gratificante. Saber daquela mãe já acostumada no submundo da contravenção, que abre seu coração diante do pastor, e chora por causa da filha adolescente envolvida na prostituição, numa clara sinalização de que o Reino de Deus está ali, é confortante. Acima de tudo, reveste a cada parceiro do AGIR da grande responsabilidade diante do Rei que um dia responderá: "Em verdade vos digo que, quando o fizeste a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes". (Mateus 25.40).

Aos olhos do MONITOR

Douglas Carvalho Diariamente, me pego na expectativa de qual situação inusitada irei me deparar quando receber as crianças no Projeto. A faixa etária com a qual trabalho é entre 10 e 12 anos. Essa é a fase das descobertas sobre desenvolvimento físico, sexualidade, emoções etc. Nesse processo, elas experimentam a transição da infância para a adolescência. Diante de tantas mudanças, elas evidenciam o desejo de se posicionarem socialmente. O programa de inclusão digital tem sido um meio de auxiliar essas crianças a encontrarem os seus próprios caminhos. Vê-las executando as tarefas nas aulas de informática me faz perceber como elas são talentosas e como podemos contribuir para canalizar suas potencialidades. É muito gratificante observar o desenvolvimento delas e isso nos motiva e nos faz a cada dia acreditar que todo o trabalho realizado vale muito a pena.

Fonte: http://villarego.blogspot.com.br/2013/02/uma-tarde-na-associacao-kyrios.html

DIRETORA:

Sandra Maria Bernado Contato: 81 8759.1054 CAPELÃO: Pr. Joésio Gomes Contato: 81 9606.7985 INFORMAÇÕES: 81 3034.1054 DOAÇÕES: Bradesco: Ag. 0286 C/C 14.2889-6 Banco do Brasil: Ag. 697-1 C/C 57548-8


I N S T I T U T O

Transformar vidas através do amor.

AGIR

O Projeto Formando o amanhã foi criado há quatro anos, na comunidade dos Coelhos, e tem como objetivo utilizar atividades físicas, esportivas e culturais, no intuito de socializar crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade, usando o futebol como estratégia de inclusão social. No inicio de 2012, começamos a perceber de forma concreta os frutos desse trabalho. Ganhamos três bolsas de estudos em colégios renomados do Recife: duas no Colégio Anglo e outra no BJ – Colégio e Curso, nesta com a possibilidade de se estender até a entrada na Universidade Maurício de Nassau. Essas conquistas nos trazem imensa alegria, pois, definitivamente, não estamos proporcionando apenas atividades físicas, mas uma oportunidade de futuro digno, estruturado e promissor através da educação.

Cuidando da

criança, construindo o

cidadão.

Um dos nossos atletas foi convocado para a Seleção Pernambucana de Futsal e pôde disputar o Campeonato Brasileiro de Seleções realizado em Marabá (PA), onde se sagrou Campeão Brasileiro SUB15, com apenas 13 anos de idade. Hoje ele defende as cores do Sport Clube do Recife na equipe principal de futsal. Em breve, estará a caminho de Minas Gerais, onde disputará o Campeonato Brasileiro Escolar. Você que contribui, direta ou indiretamente com o Instituto AGIR, também está de parabéns, pois, com sua ajuda, estamos caminhando rumo a conquistas ainda maiores. Que Deus continue nos abençoando.

Tadeu Leonardo - Coordenador do Projeto Formando o Amanhã

Nosso alvo para Cria - 2012

Editora: Elvira Lins (Voluntária) Correção Textual: Carlysangela Falcão (Voluntária) Fotografia: Maria Eugênia / Robertson Alves (Voluntários) Projeto Gráfico: Robertson Alves (Voluntário)


Agir