Uma história de organização e luta pela terra: a experiência do Assentamento Menino Jesus

Page 1

Uma história de organização e luta pela terra: a experiência do Assentamento Menino Jesus O ASSENTAMENTO MENINO JESUS é uma experiência de organização e luta das famílias agricultoras de diversos municípios do Semiárido baiano que nasceu da luta pela terra. Situado no município de Água Fria, acolhe famílias vindas de outras regiões do estado, que se organizararam a partir do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e conquistaram o direito à terra, à educação, ao transporte e hoje produzem seu próprio alimento. Mas a batalha pela água para produzir e para beber ainda precisa ser vencida, como conta alguns moradores que conhecem essa história desde o princípio.

“ Esse assentamento iniciou dia 20 de dezembro de 1998, por isso se chama Menino Jesus. Tudo aconteceu quando chegou a Serrinha um grupo de militantes de Santo Amaro que recebeu apoio na cidade, foram para a Comunidade Bela Vista. Na época eu era dirigente do grupo de jovens. A minha intenção era só ajudar, mas quando teve o dia da ocupação, a gente veio junto por que ninguém sabia onde era. Quando a gente viu a terra, a forma como era organizado resolveu ficar. Quando eu retornei em casa foi só para pegar as coisas e voltar para morar, construir os barracos, dividir as famílias por setores. Nós tínhamos diversas crianças que vieram na ocupação, descobriram que eu era o único formado em magistério e me pediram para fazer as turmas. Junto com Eliana, que veio de Salvador, começamos a luta pela educação. A educação é contextualizada do campo, mais ainda não tá da maneira que a gente queria, pois temos um sistema que trava as coisas, por mais que a gente lute. A gente vem com muita dificuldade buscando se organizar, mas também já tem muitas conquistas. Quando encontramos essa fazenda aqui eram 13 mil hectares de terra, somente com as árvores, quatro vaqueiros e algumas casas abandonadas. Depois disso a gente começou a conquistar as coisas através da luta com prefeitura, com o Estado. Aí fomos atrás da questão da energia, estrada, posto de saúde, escola, através das machas, ocupações no INCRA, órgãos públicos e não para por aqui, tem muito que conquistar, a luta continua”, segundo conta Vangilson Ferreira Bispo, natural de Serrinha e professor no assentamento.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.