Armando, um amante da natureza

Page 1

Ano 7 • nº1069 Setembro/2013

O Rio Pimenteira segue seu curso protegido por essa mata exuberante e de dentro da mata é possível ouvir o canto de gratidão dessas águas, numa perfeita sinfonia, completada pelo canto dos pássaros, e o som vindo do bailado dos galhos das árvores que compõem esse belíssimo cenário natural. O Rio Pimenteira segue seu curso distribuindo fartamente vida, alegria e confiança aos que necessitam de suas águas. Mostrar isso é como exibir um troféu depois de vencer uma difícil batalha! Armando toca as águas desse rio, mostra o entrelaçamento das raízes das árvores em suas margens, com uma proximidade quase familiar.

Realização

Apoio

São Benedito

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Armando, um amante da natureza Lá vem ele, saindo do meio do mato, com uma espécie de capuz protegendo a cabeça, coberta por um chapéu de couro à semelhança de um apicultor, um amante da natureza! Esse homem sereno e repleto das doçuras e encantos da mata é Armando Freire de Paiva, casado, 50 anos de idade, natural de Xique Xique, comunidade rural de São Benedito. Uma pessoa encantadora, cativante! Um homem dedicado à recuperação da mata ciliar do Rio Pimenteira e comprometido com a conscientização ecológica das pessoas que vivem em sua comunidade e no seu município. Ele diz: “Meu objetivo é mostrar que ser agricultor vale a pena e que a agroecologia é viável”. Armando possui uma visão integral do mundo onde vive, afirma que toda queimada, que todo desmatamento interfere no equilíbrio global dos seres mais distantes, como os ursos polares, citado por ele. Imagine, dedica-se a plantar certas espécies campestres, apenas para atrair as abelhas? Aliás, ele é um apaixonado por elas! Observa atentamente os processos que ocorrem na natureza e conclui: “A terra também entra em stress”, precisa de revitalização, de cuidados especiais, por isso ele está sempre preparando os compostos orgânicos, tratando e alimentando a terra. Realiza frequentemente a capina seletiva, para garantir que a cobertura do solo favoreça uma maior umidade da terra e reduza a intensidade da evaporação. Armando já plantou cerca de oito mil árvores nas margens do Rio Pimenteira, envolvendo as comunidades de Xique Xique, Salgado, Pedra de Coco e Pimenteira, onde está a nascente do rio.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Armando, um amante da natureza by ArticulaçãoSemiárido - Issuu