Ano 7 • nº1112 Agosto/2013 Imaculada
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas
A Terra dos sonhos da família de Nerci e Francisco Nerci Xebarro e Francisco de Assis residem na comunidade Caboré, no município de Imaculada, sertão da Paraíba. O casal tem quatro filhos, Wberlan, Ueliton, Fagna e Clarice.
Nerci e Francisco
Durante muito tempo a família de Nerci e Francisco trabalhou na propriedade de familiares, mas sonhava em possuir uma terra.“Nós não tínhamos terra, trabalhávamos na propriedade do meu sogro. O nosso sonho era ter terra própria, para plantar e criar aonde a gente quisesse!” Enfatiza Nerci. Outras famílias da comunidade também não tinham terra e juntamente com Nerci resolveram fundar a Associação dos Produtores Rurais do Sítio São Pedro. No ano de 2001, depois de muita luta, conseguiram adquirir a terra e foram assentadas.
“Foi muito difícil porque o INTERPA (Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba) não aceitava uma associação com quatro famílias. Colocamos na justiça, e a audiência foi favorável, ganhamos por 7 a 0. Nesta época as coisas eram muito difíceis, eu não tinha dinheiro nem para comprar um cartão de orelhão para ligar pro INTERPA, pedia ajuda a um e a outro, principalmente a vereadores. Mas graças à Deus com muita luta conseguimos comprar a terra pelo crédito fundiário”, lembra Nerci. A terra foi dividida em lotes individuais, em cada lote foi feito uma casa e uma cisterna para captação e armazenamento de água de chuva para o consumo humano. Também construíram um açude comunitário e um poço artesiano. Daí em diante, novas oportunidades surgiram para as famílias conseguirem outros financiamentos junto ao banco. Elas cercaram suas terras, fizeram açudes, compraram animais e plantaram capim. Logo assim que a família de Nerci e Francisco foi assentada, começou a tirar da terra o sustento que precisava, produzia 2.500 tijolos por dia. Na produção o empenho maior era de Nerci e seus dois filhos homens, porque Francisco também dividia seu tempo trabalhando com o seu pai em outra propriedade. Já as meninas cuidavam da casa e preparavam a alimentação. Tempos depois, a família decidiu investir num trabalho que toda vida desenvolveu: plantar hortas e fruteiras.
Produção Orgânica