Superação e conquistas marcam o grupo de mulheres da cooperativa de agricultoras de janauba

Page 1

Ano 7 • nº1279 Outubro/2013

Janaúba Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Superação e conquistas marcam o grupo de mulheres da cooperativa de agricultoras de Janaúba

Começar seu próprio negócio é o sonho de muita gente, mas a maioria dessas pessoas não têm coragem de arriscar. Para o grupo de mulheres agricultoras do município de Janaúba/MG motivação para lutar não falta. Elas demonstram que é possível criar no Semiárido Mineiro uma mudança de vida, com união e organização. A partir do pequeno cultivo de hortas agroecológicas com frutas, verduras e hortaliças, elas comercializavam na feira da cidade, somente aos finais de semana. Ao analisar as perdas devido à baixa comercialização, avaliaram a necessidade de uma mudança para o melhor aproveitamento dos produtos e resolveram procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Juntos, criaram a Feira de Agricultura Familiar com funcionamento às terças e quintas-feiras. As agricultoras contam que a experiência foi um sucesso. No final de maio de 2010, o grupo, após adquirir vivência no mercado, realizou reuniões e discussões com o sindicato e decidiram criar a “Cooperativa dos Agricultores Familiares do Vale do Gorutuba – COOPERVALE”. As cooperadas relatam que com a formação do grupo de mulheres o objetivo foi trabalhar com o processamento de conservas. A agricultora familiar, Jaciléia de Souza Santos, explica que o grupo é formado por 10 mulheres e está se fortalecendo cada vez mais. Para ela é gratificante poder fazer parte desta equipe, produzir de maneira sustentável os produtos agroecológicos e ter a oportunidade de gerar renda.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Superação e conquistas marcam o grupo de mulheres da cooperativa de agricultoras de janauba by ArticulaçãoSemiárido - Issuu