Uma família de agricultores que experimenta jeitos de conviver com o Semiárido

Page 1

Ano 7 • nº1109 Novembro/2013 Aracatu

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Uma família de agricultores que experimenta jeitos de conviver com o Semiárido José Reinaldo dos Santos é popularmente conhecido como Zequinha, residente na Comunidade Caetano no município de Aracatu-Ba, casado com Olívia de Silva Costa, pai de três filhos: Mateus, Letícia e Marina Paixão. O agricultor pode ser considerado um modelo de agricultor experimentador, por estar sempre inovando e inventando através de suas experiências adquiridas ao logo do tempo, além de se organizar e participar das mobilizações, cursos e eventos. A história da família está ligada a muitas lutas, conhecimentos, dedicação e experiências que vêm se multiplicando até os dias atuais na produção agrícola, agropecuária, hortaliças e apicultura, superando as dificuldades nos períodos de estiagem, devido à falta de água.

Dedicação na produção agrícola

O agricultor experimentador, motivado pelo interesse de trabalhar com irrigação, expande cada vez mais na produção agrícola, cultivando feijão, milho, gandu, fava, aipim, abóbora e melancia. Ao redor da casa é fácil encontrar algumas árvores frutíferas como pés de laranja, limão, goiaba, mamão, seriguela, uva e caju. Além disso, o agricultor planta capim napier e palma forrageira que servem para alimentação animal. Na propriedade, ainda podem ser vistos bovinos, equinos, porcos e galinhas. Dona Olívia mostra sua força sertaneja cultivando coentro, alface, cebolinha, couve, rúculas, pimentão, espinafre, beterraba, cenoura, tomate cereja e plantas medicinais. A agricultora destacou a importância de consumir alimentos fresquinhos. O agricultor Zequinha, na sua propriedade, conquista sua independência alimentar, de forma que a agroecologia é que enriquece sua mesa, porém sua dedicação é voltada para a produção de milho junto com abóbora, irrigada com água de um açude, através de fita gotejadora. Essa técnica vem ajudando a reduzir o consumo de água e aumentando a qualidade e o rendimento da s a f r a . To d o c u l t i v o d a f a m í l i a é comercializado na própria comunidade, no comércio local através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e no CEASA em Vitória da Conquista - BA. Letícia, Dona Olívia e Marina Paixão


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.