As Mulheres Produtoras de Mel: O Ouro do Sertão

Page 1

Ano 8 . nº 1476

Janeiro/2014

Apodi

As Mulheres Produtoras de Mel: O Ouro do Sertão

O Mel em Sachê produzido pelas mulheres do Assentamento Laje do Meio já foi apresentado em várias feiras de agroecologia em diversos lugares do Brasil. A apicultura é uma das atividades capazes de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes. A cadeia produtiva da apicultura propicia a geração de inúmeros postos de trabalho, empregos e fluxo de renda, principalmente no ambiente da agricultura familiar, sendo, dessa forma, determinante na melhoria da qualidade de vida e fixação do homem e da mulher no meio rural. E é com esse pensamento que vivem as mulheres apiculturas do Assentamento Laje do Meio no Município de Apodi no Rio Grande do Norte.

O Assentamento Laje do Meio, foi criado no ano de 1998, e fica localizado 30km da sede do município, bem no meio da Chapada do Apodi, local de vegetação propícia a atividades apícolas. A comunidade reúne hoje mais de 30 famílias que agregam a suas atividades econômicas a produção do mel de abelha, considerada pelas famílias o "ouro do sertão". No início da construção do Assentamento, a renda das famílias limitavase apenas às culturas predominantes da região, como a produção do milho e do feijão em épocas de chuvas. Nos outros meses sem chuvas as famílias ficavam sem muitas atividades. Foi aí que as mulheres resolveram se organizar e montaram um grupo produtivo, onde a atividade principal era a produção do mel de abelha.

[ Produção do Mel em Sachê ]


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.