Seu José Rodrigues, um agricultor dedicado

Page 1

Ano 8 • nº 1569 Junho /2014 Tapiramutá

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Seu José Rodrigues, um agricultor dedicado Seu José Rodrigues é natural da cidade de Serra Talhada, em Pernambuco, mas tem aproximadamente 30 anos que vive na comunidade de Carrasco, município de Tapiramutá, na Bahia. Aqui, ele casou com dona Maura e possui 2 filhos.

Ele ainda possui uma pequena horta caseira com coentro, cebolinha, alface, tomate... cenoura.O plantio é feito de forma suspensa para dificultar o ataque das formigas. A área produz muito bem o maracujá por ser uma planta que se adapta as condições da região, pois não necessita de grande quantidade de água, além de possuir uma boa aceitação pelos consumidores. Seu José vende os maracujás à atravessadores, na comunidade de Volta Grande e na feira de Tapiramutá. Utiliza o esterco dos seus próprios animais para adubar as plantações “Pego o esterco do currar ponho debaixo de uma árvore para curtir por uns 15 dias depois coloco nas plantas tanto na horta como na roça”, fala seu José.

Sua propriedade Baixa do Alecrim não possui energia e a água, utilizada para os trabalhos domésticos como lavar prato, roupa e para tomar banho, é salobra e imprópria para o consumo porque não é tratada. Essas condições tornaram seu José um agricultor muito mais trabalhador e dedicado. Na sua, área possui culturas de subsistência e uma área de palma para os animais. Seu José planta a palma de forma adensada para melhor aproveitar o espaço de sua propriedade. As culturas são mandioca, abacaxi, cana de açúcar, batata doce, aipim, banana e maracujá, sendo a principal fonte de renda da família. Já a palma é para o consumo dos animais.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.