Luca e Verônica: pequenas atitudes que ampliam a resistência e fortalecem e con

Page 1

Ano 8 • nº 1640 Setembro/2014 Candido Sales

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Luca e Verônica: pequenas atitudes que ampliam a resistência e fortalecem a convivência Luca Buehler e Verônica Buehler moram na Comunidade do Marimbo, região de Lagoa Grande no Município de Cândido Sales – BA, e destacamse pelo amor ao cultivo da terra e pela história de vida, de como se deu a chegada desse casal nessa comunidade. Verônica é de origem Pernambucana da cidade de Caetés, no ano 2000 foi 'pras terras suíças', onde um ano depois casou-se com Luca que é natural da Suíça, eles moraram durante oito anos por lá e o destino acabou trazendo eles para a comunidade do Marimbo, onde já moram há seis anos. Aqui fortaleceram esse amor ao cultivo da terra e seus frutos, que vem desde quando eles moraram na Suíça, onde Verônica ajudava o Padre de sua cidade a cuidar das plantas e hortas da Paróquia. Além de pequenos agricultores, Luca trabalha com fotos e faz instalações elétricas ali mesmo na comunidade e Verônica é professora no ensino infantil e fundamental na Escola José Soares Silva, localizada na própria comunidade, onde ela de forma criativa e dinâmica trabalha com as crianças ensinando a importância em amar a natureza e de forma especial, mostrar aos/as pequeninos/as de sua turma, um Semiárido viável, produtivo e cheio de vida.

Verônica e Luca, comunidade do Marimbo

“Quando chegamos aqui na comunidade do Marimbo, haviam poucas variedades de plantas frutíferas, nos começamos a plantar todos os tipo de planta que conseguimos encontrar, com isso o pessoal começou a ter mais interesse para plantar outras espécies .”, afirma Verônica contando como era a realidade quando eles chegaram na região. Segundo ela, as pessoas da localidade não acreditavam mais que a nossa terra poderia chegar a ter uma plantação tão diversificada e produtiva, pois a consideravam muito fraca. Devido a falta de interesse demonstrada pelos antigos proprietários. Toda hortaliça, frutas e verduras eram compradas no distrito de Lagoa Grande ou até mesmo na cidade de Cândido Sales, que fica a trinta e cinco quilômetros do Marimbo. A vida da maioria das pessoas da comunidade se resumia a essa imagem de um semiárido inviável e de terras improdutivas, sem qualquer perspectiva de vida ou possibilidade de convivência com a realidade que se 'mostrava seca'. É nesse contexto que Luca e Verônica chamaram a atenção dos vizinhos de comunidade mostrando na prática, um Semiárido viável e produtivo, ampliando as possibilidades de enxergar uma terra, que quando trabalhada com amor e dedicação produz muitos frutos. “Alguns disseram pra gente: vocês vão perder é tempo, essas terras aqui é fraca”, se expressa Luca lembrando-se do que alguns moradores da localidade disseram quando eles chegaram para morar na região. Entre a variedade de espécies é possível encontrar Jabuti e Açaí


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.