O casal Ricardo Aprígio e Antônia Alencar colhem os frutos do trabalho e dedicação

Page 1

Ano 8 • nº 1985 Setembro/2014 Senador Pompeu Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

O casal Ricardo Aprígio e Antônia Alencar colhem os frutos do trabalho e dedicação

N

a pequena propriedade à margem do Açude Patu, na comunidade Carnaúba, Senador Pompeu (CE), o casal Ricardo Aprígio da Silva e Antônia Alencar da Silva tira o sustento e ainda dá para investir na manutenção das atividades agrícolas.

Uma história que começou no final dos anos noventa com o Projeto Família, que nasceu dos ideais do Pe. Italiano Albino Donatti, que muito contribuiu com a mobilização social em defesa dos direitos dos agricultores e agricultoras da região. Criado a partir da parceria de uma Cooperativa agrícola de Senador Pompeu e a Cooperativa IL CANALE, sediada em Trento na Itália. O Projeto Família proporcionou a formação de unidades produtivas familiares de produção agroecológica, por meio de financiamento, incentivo e da assessoria para agricultura familiar na implantação de sistemas produtivos apropriados ao Semiárido, proporcionando ainda a inserção de produtos da agricultura familiar no mercado. Segundo Antônio Aprígio, que foi um dos primeiros a ser beneficiado pelo projeto, no início a família passou por uma série de cursos e treinamentos que foram importantes para desenvolvimento das atividades, com isso aprenderam o manejo adequado e a produzir de forma orgânica, sem agrotóxico e com uso de pouca água. Acrescenta que o Projeto Família foi fundamental para desenvolver bem as atividades, garantiu também acompanhamento técnico e um empréstimo, que possibilitou a compra de equipamentos e materiais necessários para iniciar a produção. Com o passar dos anos a família foi adquirindo experiência, melhorando a produção e com muito trabalho e dedicação conquistaram a autossuficiência. Hoje, o que produzem na propriedade garante segurança alimentar e renda para a família mesmo em períodos longos de estiagem. “O inverno é muito bom, mas com um projeto desse aqui você não vai se preocupar tanto com o inverno não”, enfatiza Antônio Aprígio. Conta que antes plantava o feijão, o milho e outras culturas dependentes da chuva, com a intervenção do Projeto Família, passou a apostar mais na diversidade, o que fez com que essas atividades passassem a se complementarem, favorecendo a geração de renda para a família e alimentação de qualidade durante todo o ano e não mais apenas no período de inverno.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
O casal Ricardo Aprígio e Antônia Alencar colhem os frutos do trabalho e dedicação by ArticulaçãoSemiárido - Issuu