Uma história de experiências na comunidade Santo Antônio do Tará

Page 1

Ano 8 nº1931 Janeiro/2015 Pedra

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Uma história de experiências na comunidade Santo Antônio do Tará

A família de Djenal

José Djenal, conhecido como Dje, de 53 anos, é agricultor familiar e liderança comunitária em Santo Antônio do Tará, no município de Pedra. É casado há 24 anos com Dona Ilma Freire de 47 anos, com quem tem três filhos: Francisco de Assis, 22 anos, Maria Eduarda, 20 anos e a caçula Maria Isabel de 9 anos. Destaca que seu filho Assis é seu grande parceiro na administração da propriedade e que sua filha “Bel'' já o ajuda nos afazeres da propriedade. “Maria Eduarda é a única que não trabalha aqui. Passou no vestibular e estuda fonoaudiologia em João Pessoa na Paraíba”, diz o pai orgulhoso. A propriedade de seu Dje tem 130 hectares e foi herdada de seu pai. “Meu pai já tem 86 anos, então eu e meus irmãos nos reunimos e decidimos fazer a divisão das terras. Dois dos meus cinco irmãos abriram mão da herança e então a propriedade foi

dividida por três”, contou o agricultor. Atualmente ele se divide entre a agricultura familiar, sendo uma referência na comunidade pela criação de cabras e a liderança comunitária como presidente da Associação Comunitária do Povoado Santo Antônio do Tará. Tudo começou no ano de 1993. Incentivado por um programa do Governo do Estado, onde ele conseguiu 5 cabras e 1 reprodutor. Com o trabalho organizado, Djenal aumentou sua criação para mais de 20 cabras e hoje sua produção semanal de leite é em torno de 120 litros. Todo leite produzido é entregue em um ponto de coleta em Venturosa-PE e depois destinado ao município de Buíque onde é preparado para o consumo.

Cabras no aprisco

Criação de cabras


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.