O amor incondicional pela arte

Page 1

Ano 8 • nº 1936 Novembro/2014

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

São João da Fronteira

O amor incondicional pela arte de produzir Aos 68 anos, dona Expedita Alves Pessoa faz algo impressionante com as mãos. Ela produz há 60 anos rede da palha do tucum. Casada com o seu José Pereira há 50 anos e pais de 7 filhos. Dona Expedita não para a produção que é feita em casa. Na família, a maioria são artesãos e produzem além das redes artesanais a esteira normal, vassoura de palha e a esteira de animal (usada para forrar o animal para uso da cela).

Dona Expedita tecendo a rede com a palha do tucum e tiras de pano coloridas

Seu José é cearense e dona expedita piauiense. Vivem desde que se casaram na comunidade Mutirão, no município de São João da Fronteira. Dona Expedita pratica a arte artesanal há muitos anos e diz que não consegue parar. “Eu amo fazer minhas redes, não consigo parar”. Dona Expedita e seu esposo José Pereira A família vive do artesanato e da agricultura. Com a idade avançada a artesã consegue fazer três redes por mês, pois é uma grande obra que dá muito trabalho. Mas ela fica muito feliz cada vez que termina uma. Dona Expedita exibe a palha do tucum

Dona Expedita mostra os fios de corar utilizados na fabricação de vassoura e esteira de animais


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.