Canteiros econômicos: família agricultora inova com economia de água

Page 1

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 6 | nº 108 | março | 2012 Massapê - Piauí

Canteiros econômicos: família agricultora inova com economia de água Chegando à comunidade Baixio do Deca, localizada a 18km do município de Massapê/PI, percebemos logo as mudanças provocadas pelo período chuvoso, alterando as cores, a vegetação e trazendo alegria para as famílias agricultoras. Uma dessas famílias beneficiadas é a de José Bernardino da Silva Neto, conhecido como Zé Filho, casado com Antonieta e pai de três filhos (Gilvan, Jaiane e Jaine). Ele mudou-se para a comunidade ainda em 1976, aos seis anos de idade. Zé Filho ajudou o pai na construção da casa e da comunidade, juntamente com os quatro irmãos, pois foram umas das primeiras famílias a mudar-se para o Baixio do Deca, recebendo esse nome em homenagem ao seu pai, José dos Santos Filho, conhecido como Deca.

A felicidade de Antonieta, Zé Filho e o sobrinho com a nova realidade

Atualmente, 18 famílias moram na comunidade, e sobrevivem da agricultura familiar através do plantio de feijão, milho, caju, hortaliças e algodão. O cultivo dos produtos é facilitado pela proximidade com a barragem ingazeira, mas em períodos de estiagem, a barragem seca, dificultando a vida das famílias que tinham que buscar outras alternativas de sobrevivência. Uma das possibilidades encontradas pela maioria dos homens da comunidade, por muito tempo, foi viajar para São Paulo/SP. Na cidade, as possibilidades de trabalho foram o corte de cana, fábricas e indústrias, e postos de gasolina. Zé Filho conta que viajou em busca de trabalho durante quatro anos (1988, 1990, 1997 e 2000), mas com a chegada dos programas da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), esse quadro começou a mudar. Ele explica que, através da ASA, foi beneficiado, primeiramente pela cisterna de beber, com capacidade para armazenamento de 16 mil litros de água para consumo humano, no ano de 2004. Desde então, o reservatório é cheio durante o período de chuvas, abastecendo a família durante os sete meses de estiagem. Cuidados com a cisterna para garantir água de qualidade

Piauí


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Canteiros econômicos: família agricultora inova com economia de água by ArticulaçãoSemiárido - Issuu