14 minute read

NOTAS

FEITAS À MÃO

Desde 1980, Rina Menardi tem desenvolvido sua investigação no domínio da cerâmica, personalizando técnicas de trabalho, explorando esquemas de cores e buscando a nitidez da forma. Suas coleções são a fusão de arte, design e artesanato, onde o cromatismo, estética e funcionalidade convergem na síntese de intuições, criando atmosferas que inspiram serenidade e prazer. www.rinamenardi.com

Advertisement

DESIGN PREMIADO

A Bubble é uma luminária de mesa desenvolvida para ser interativa com o usuário. Executada com uma esfera esculpida a partir de um bloco de mármore branco ou preto, ela possui uma haste de latão ou aço Inox escovado com uma lâmpada de LED dentro. O ajuste é feito ao rotacionar a esfera sobre o anel de latão da base. Este sistema de apoio simples permite inúmeras posições do conjunto, conferindo um caráter dinâmico e personalizável à peça. Design de Tiago Curioni.

ZANINI DE ZANINI PARA SOLARIUM REVESTIMENTOS

D A linha Cobogó V é a nova criação do designer Zanini de Zanine para a Solarium Revestimentos. Originária dos ensaios geométricos realizados no atelier do artista, os planos, os traços e os encaixes funcionam como pontos para explorar as especificidades físicas e sensoriais dos múltiplos, brincando com as paginações possíveis: a simplicidade e a contemporaneidade se misturam na concepção da linha. www.solariumrevestimentos.com.br

COR NO DÉCOR

O sofá Carbono 113 de Marcus Ferreira possui estrutura interna de madeira cedro com espumas de densidades variadas e manta acrílica. Seus pés são de aço carbono com pintura eletrostática ou aço inox.

ERGONOMIA EM PROJETOS CORPORATIVOS

O projeto corporativo da clínica Saúde Center Jardins, assinado pela profissional Patrícia Aguiar, imprimiu funcionalidade e conforto aos ambientes, a profissional contou com a expertise do departamento corporativo da Home Design, HD CONTRACT, ao escolher para o ambiente da recepção os assentos do modelo Up, design by Scagnellato | Ferrarese, vencedora dos prêmios Good Design e Interior Innovation Award 2014, associando beleza e funcionalidade ao projeto. Para os demais ambientes, foram escolhidas cadeiras giratórias, que atendem a NR17 com todas as regulagens necessárias para garantir conforto aos usuários. O resultado desta parceria foi este projeto lindo e muito funcional, garantindo assim além do conforto citado, a segurança física e a prevenção de doenças ocasionadas por assentos inadequados.

A FLORA COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO

A flora é a fonte de inspiração do designer Sergio Matos para a criação da cadeira Morototó, nome da árvore que verdeja imponente na Floresta Amazônica brasileira. Do desenho elíptico da semente foi colhido o traço reproduzido em tríade na robusta estrutura de aço. Traduz a conexão dos frutos que pendem em cachos das copas e que roçam o céu em um movimento suave. A trama artesanal – que reveste a peça – revela o vaivém hipnótico da corda naval, compõe texturas, destaca a volumetria e guarda o calor de mãos hábeis em atar poesia. www.sergiojmatos.com

A 5ª Edição do Circuito Décor prima pelo desenvolvimento da arte e do entretenimento conciliado ao lifestyle da sociedade sergipana. O evento contará com talks de relevantes assuntos, além de uma programação com temas como ‘Etiqueta à Mesa’, ‘Feng Shui’, ‘Produção de Ambientes’, ‘Tendências Internacionais’, ‘Mercado Imobiliário’, ‘Redes Sociais’, ‘Imagem Pessoal’, entre outros. Todos, aberto ao público em geral. A mostra acontecerá na Praça de Eventos do Shopping Rio Mar e o acesso é livre. Ao todo, o Circuito conta com espaços assinados por 15 escritórios sergipanos, além de dezenas de empresas patrocinadoras.

CADEIRA IAIÁ

A cadeira Iaiá assinada pelo carioca Gustavo Bittencourt possui formas orgânicas, versatilidade e uso bem democrático. www.gustavo-bittencourt.com

Conceição Prado

“Naturalidade” pode ser o atributo que melhor define a profissional Conceição Prado, seja pela maneira simples e particular com que conduz conduz sua carreira profissional, ou seja pelas influências que regem o seu trabalho, como o uso abundante da luz natural valorizando os ambientes que compõe cujas concepções estética e funcional não discriminam espaços externos de internos.

Conceição é natural de Itabaianinha, cidade do interior sergipano, e formada Arquiteta e Urbanista com grande contribuição para o Estado a despeito do prédio do NUPEG/SE - Núcleo Regional de Competência em Tecnologia de Petróleo Gás e Biocombustível - situado no Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe, considerado um dos seus projetos mais desafiadores. Ao lado da filha e sócia, Maíra Prado, a arquiteta desenvolve projetos residenciais e comerciais com precisão técnica e requinte visual, fundamentando suas criações em bases sólidas de respeito ao cliente e ao meio ambiente, traduzindo a sustentabilidade em necessidade quando muitos a vêem como tendência. “O profissional da arquitetura tem um papel importante quando se trata de sustentabilidade. O nosso mundo não suporta mais um desenvolvimento que não seja em comunhão com a natureza. Pensando dessa forma, casas já são projetadas utilizando material reciclado e reciclável, projetos de edifícios já são pensados para interagir com a beleza natural de uma paisagem e até mesmo construções antigas começam a ser adaptadas para esse novo modelo”, dispara Conceição Prado.

Tendo grandes nomes como Oscar Niemeyer e Ruy Ohtake entre seus ícones, Conceição pensa a arquitetura num viés onde

profissionais da área têm e terão papel de destaque entre os tantos designados para melhorar a qualidade de vida nos grandes centros urbanos. Em particular para a nossa Aracaju, a arquiteta é assertiva em dizer: “Atualmente ando me questionando quanto à atuação e ao posicionamento de nós, arquitetos sergipanos, frente ao que vem ocorrendo no que diz respeito ao crescimento acelerado da cidade de Aracaju. Será que este crescimento está se dando de forma a contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade? Será que este crescimento está se dando atendendo aos anseios da comunidade? Será que este crescimento está se dando em conformidade com os princípios da arquitetura e do urbanismo? Para que estas questões sejam respondidas entendo que o caminho se dá através do fortalecimento dos órgãos de classe como IAB e CAU e a participação dos arquitetos nas discussões que trata da nossa cidade”.

Exemplo da aliança entre precisão técnica e requinte visual, a mesa de pedra apresentada na Mostra Aracaju 2017 no disputado ambiente Home Office, exala o aroma da excelência natural que é identidade do trabalho assinado por Conceição Prado. “Todos os holofotes se voltaram para a peça escultural e exclusiva que projetamos (eu e Maíra Prado, minha sócia). Elegemos o verde-esmeralda para dar personalidade à peça, executada em mármore, com formas arredondadas e orgânicas. Queríamos um material único para a execução da mesa e que, visualmente, fosse leve e seguisse a tendência do momento, o mármore verde. Foi assim, unindo arte, funcionalidade e estética que a nossa mesa escultural foi concebida”, pontua Conceição, finaliza a artista.

Peça exclusiva projetada pela profissional com a sócia Maíra Prado para o ambiente Home Office na Mostra Aracaju 2017

CONCEIÇÃO PRADO

CAU A4496-2 (79) 98103-6370

Cida Teixeira

Cida Teixeira é gaúcha, mas adotou Aracaju como sua cidade, para bem viver. Formada em Direito, mas seu sonho profissional começou a se realizar quando morando em Florianópolis, fez o Curso de Decoração de Interiores e começou a dar os primeiros passos na profissão de “realizar sonhos”. Em Aracaju fez a graduação em Design de Interiores na Universidade Tiradentes, concluída em 2006. Buscou mais conhecimentos para seu processo criativo com a Pós-Graduação em Design de Interiores e Light Designer, pelo IPOG, em Salvador. Entende como necessária uma dose de equilíbrio, dedicação, disciplina, foco e prudência de não ir além do permitido, para exercer a sua profissão, ampliados pela vivência e busca de conhecimentos através de cursos, workshop, feiras, congressos e mostras de decoração nacionais e internacionais, que inclusive lhe valeram a vivência e a responsabilidade de procurar ser o mais ambientalmente consciente e sustentável.

“Todos os que nos procuram têm algum sonho, sentimentos, desejos e isso é fascinante em nossa profissão. Mas temos que ter consciência da responsabilidade de saber aliar o nosso conhecimento técnico e a criatividade para atender as necessidades desse cliente e transformarmos em algo palpável e que trará benefícios emocionais e físicos, com um projeto de interiores que atenda estética, funcionalidade, proporção e equilíbrio transformando o desejo em um espaço personalizado e único”, explica, dizendo que cada projeto tem sua importância e que se envolve profundamente, com cada nova missão. Pontua também, que o Designer de Interiores tem suas convicções, mas o importante é este saber entender e captar as expectativas do cliente traduzindo isso para um projeto criativo, bom e que atenda os sonhos, aliado ao orçamento desejado.

Seus conceitos não são pré-estabelecidos e seu estilo não é definido. Embora se identifique com o contemporâneo e com a modernidade, pensa e reconhece que o bom produto de design deve falar por três diretrizes: estética, funcionalidade e atemporalidade. Com esse pensamento é uma admiradora do trabalho dos Designers Brasileiros de Móveis, Bruno Faucz e Guto Índio da Costa.

Cida Teixeira acredita que a decoração da casa do futuro continuará contando a história da família e dos seus moradores, mas será uma linha tênue entre o sonho, a tecnologia, o design com responsabilidade e sustentabilidade e a busca de trazer o exterior para o interior, sem deixar de lado o compromisso com o bem-estar.

FOTO: FILIPPE ARAÚJO

Ode ao design moderno e arrojado executado em materiais nobres, assim como o blend sinônimo de sucesso da carreira profissional de Cida Teixeira

@lojaaquarelaaju lojaaquarelaaju

EXPO REVESTIR 2019 NEGÓCIOS + TENDÊNCIAS EM EDIÇÃO HISTÓRICA

Maior evento focado em soluções em revestimentos e acabamentos para a arquitetura e a construção civil da América Latina, a 17ª Expo Revestir contou com um público altamente qualificado de 61.785 mil profissionais e apresentou performances surpreendentes em lançamentos e negócios. Diretamente ligada às tendências, ao design e à inovação, a feira manteve o formato experimentado e aprovado: Business Days e Creative Day, com programação focada em diferentes interesses. Foi nesse ambiente estimulante e focado em experiências únicas, que os mais de 240 expositores apresentaram suas coleções, apontaram as novidades e traçaram os novos caminhos da tecnologia. O Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção, recebeu mais de 3 mil profissionais que assistiram atentamente às palestras de grandes nomes nacionais e internacionais como Ferruccio Laviani, Elizabeth Portzamparc, Sou Fujimoto e Ricardo Amorim

1. J NUNES - Com superfície acetinada o revestimento Trevo Beton da Ceusa pode ser utilizado em parede interna como banheiros, cozinhas, quartos e painéis de tv, e externa como fachadas e muros. Possui diferentes desenhos claramente distinguíveis em uma mesma referência. 2. REVESTIQUE - O Bone White da Portinari combina com ambientes minimalistas, ressalta a luminosidade e transmite calma e tranquilidade para o movimento do dia a dia contemporâneo. Com um toque quente às nuances de branco, desperta suavidade e traz harmonia aos ambientes. A Revestique é revenda Concept Portinari com produtos exclusivos e dedicados a arte de bem viver. 3. GLOBO DESIGN - As peças da linha Calacata Light da Roca Brasil reproduzem de forma sublime e fiel o mármore natural, com todas as nuances de cor, variação de veios e amplitude de formato. Uma verdadeira inspiração para seus projetos.

2

1. CASA VIP - Produzido com matérias-primas nobres, a coleção Ônix da Eliane Revestimentos conta com uma camada de esmalte aplicada em sua superfície, nos acabamentos acetinado e polido, sendo que sua tecnologia de alta definição imprime a reprodução fiel dos materiais naturais. Na foto a versão Ônix Dark. 2. J NUNES - A coleção de cubas da Roca Brasil assinadas pelo arquiteto brasileiro Ruy Ohtake possui linhas orgânicas e design atemporal. Suas formas foram inspiradas em elementos da natureza. A coleção é composta por 4 modelos e 5 cores com acabamento brilhante e matte. 3. CASA VIP - A Ceusa Revestimentos Cerâmicos trouxe muita criatividade no lançamento da linha Boteco que reproduz as portas de enrolar de aço, muito utilizadas até hoje para o fechamento de estabelecimentos comerciais. Nas versões Ford, Lapa (foto) e Branco, podem ser utilizadas em áreas internas e externas.

3

1. REVESTIQUE - A paleta vem composta por tons imponentes, contrastantes e muito marcantes. O preto pode ser até dramático, dependendo da forma e quantidade que for utilizado. Um tom perfeito para acentuar detalhes, criar uma atmosfera elegante e sóbria, essa é a linha Essential Black da Portinari que faz parte do conceito chamado de Color Connection, que mostra a possibilidade de combinação entre todas as coleções. 2. J NUNES - Mais que uma cuba, um objeto de desejo! As novas cubas da linha Primaccore proporcionam um novo significado ao ato de lavar. Lançamentos nas cores Rose Gold (foto) e Black Matte, além do acabamento em aço inox escovado. Esses modelos, além do tradicional sistema de fixação, podem ser instalados no sistema semi-top mount, onde parte da cuba (25mm) fica aparente por cima da bancada. 3. CASA VIP - Para criar composições sofisticadas, o Marble Nouveau da Roca Cerâmica é a escolha certa. As peças contam com variações de texturas naturalmente refinadas e elegantes

3

1. GLOBO DESIGN - Lançamento da Decortiles, o Soft Shape da base cerâmica sugere um design sensorial. Relevos finos e contínuos são delineados em toda a extensão da peça, texturizando o material de tonalidade única e toque mate. As madeiras também ganham releitura mais contemporânea e luxuosa com o detalhamento ripado, permitindo a construção de painéis aconchegantes. 2. REVESTIQUE - A linha Urban Brown traz o natural e o quente para decorações urbanas. Os tons terrosos

desta paleta evidenciam conforto e ajudam a reconectar com a natureza. Possibilitam combinações que podem direcionar a ambientes mais nobres, rústicos ou urbanos. 3. GLOBO DESIGN - Por incrível que pareça, não é um tecido! O efeito aveludado do Velvet é um acabamento exclusivo da Dune que proporciona à superfície dos revestimentos onde se aplica, além do efeito decorativo, uma redução do brilho, condensação, ruído e vibração, dando uma sensação suave e cálida na superfície da cerâmica. O revestimento Velvet possui uma variação de cores e pode ser utilizado em áreas externa e molhada.

3

Tel. (79) 3211-5121 casavipaju

Tel. (79) 3042-9191 Tel. (79) 98122-6516 globodesign

Tel.: (79) 3221-3203 jnunes.mc

Tel. (79) 3194-2826 revestique

Showroom amplo e atrativo, loja setorizada e excelência no atendimento pontuam a qualidade Dautore Móveis e

Complementos

az f GENTE que

Bianca Machado

Como é manter-se no mercado de arquitetura e decoração como umas das referências? Sempre estamos atualizados nas tendências do mercado, buscando o que há de novo para oferecer aos nossos clientes, sempre com excelência no atendimento.

Qual o diferencial da Dautore Móveis e Complementos? Acredito que ao longo desses quatro anos conseguimos fazer uma leitura do mercado onde precisávamos atender conceito e valores.

Qual o maior desafio da empresa hoje? Manter-se resiliente diante de um cenário tão incerto que estamos vivenciando.

Uma lição que considera valiosa no mundo dos negócios? Acreditar no que se propõe a fazer e ser persistente diante os obstáculos.

Quais as metas da Dautore Móveis e Complementos a curto prazo? Com a chegada da Finger Planejados que nosso cliente saia da Dautore com a casa projetada, do móvel convencional ao planejado.

duna_beach_aju