1 minute read

CASA GEMINADA

Next Article
ESPAÇO CONECTADO

ESPAÇO CONECTADO

Descrição:

O objetivo deste projeto desenvolver uma habitação multifamiliar, formado por 4 casas geminadas que atendam à famílias compostas por até 6 pessoas. No térreo, cada unidade conta com 1 quarto/escritório e 1 Wc acessíveis, sala e cozinha integradas e terraço. No pavimento superior, 2 suítes e uma área de lazer. Além disso, cada unidade tem 1 vaga de estacionamento no semi-subsolo.

Advertisement

Esse conjunto foi projetado para um terreno localizado no Bairro Cabo Branco, em João Pessoa, em um lote localizado em um cruzamento de ruas e tem uma configuração de duas frentes e duas laterais.

O foco dessa edificação é o melhor aproveitamento de área construída do lote, considerando as condicionantes climáticas do local contemplando a sustentabilidade da edificação.

Softwares utilizados:

Condicionantes climáticas:

A carta solar indica maior incidência solar na fachada norte e maior sombreamento na fachada sul durante maior parte do ano No verão, quando a projeção solar está mais ao sul da abóbada celeste, é a única estação que a fachada sul recebe incidência direta dos raios solares. Além disso, na fachada sul, há maior ventilação natural, sobretudo pela localização próxima à orla da cidade.

Setorização:

O estudo de insolação e ventilação norteou a setorização dos ambientes e o partido arquitetônico da edificação.

Seguindo esse contexto, a fachada sul foi dedicada a setores privados e sociais, onde tem maior tempo de permanência dos usuários como quartos e sala. E a fachada norte, de maior incidência solar, foi dedicada aos setores de serviço, cozinha e área de serviço, e circulação.

Legenda: Serviço Social Privado Circulação

Partido arquitetônico:

Para manter o conforto térmico nos ambientes privados e sociais durante o ano inteiro, foi trabalhado amplos beirais com jardineiras na fachada sul e pergolado na fachada leste e oeste. Assim, evitando a incidência direta dos raios solares na estação verão e durante a tarde nas respectivas fachadas.

Esse partido tem intenção de manter o conforto térmico durante todos os dias do ano, evitando o aquecimento desses ambientes e contribuindo com a eficiência energética da edificação de modo sustentável.

A ecolha das esquadrias de madeira com venezianas também é um contribuidor do conforto térmico da edificação onde, é possível controlar a quantidade de ventilação natural do ambiente, além de possibilitar que essa ventilação permaneça a funcionar durante períodos de chuva.

Arquitetura De Interiores

This article is from: