
1 minute read
“O meu Imaculado Coração triunfará!”
Ir. Maria da Graça Sales Henriques, IMS
Se tem valência universal a promessa transmitida pelos pastorinhos, é igualmente universal a condição para que ela se realize: Todos nós somos convidados pela Senhora de Fátima à oração e à penitência pela conversão dos pecadores, à reparação pelas ofensas dos corações de Jesus e Maria.
Advertisement
Mas o que significa, afinal, o triunfo do Imaculado Coração? Significa, afirma ainda Ratzinger na mesma ocasião, que este Coração é mais forte que “armas de qualquer espécie”. O fiat de Maria, a palavra do seu Coração, mudou a história do mundo porque introduziu neste mundo o Salvador: graças àquele “Sim”, Deus pôde fazer-se homem no nosso meio e tal permanece para sempre.
Que o maligno tem poder neste mundo, vemo-lo e experimentamo-lo continuamente; tem poder, porque a nossa liberdade se deixa continuamente desviar de Deus. Mas, desde que Deus passou a ter um coração humano e deste modo orientou a liberdade do homem para o bem, para Deus, a liberdade para o mal deixou de ter a última palavra. O que vale desde então, está expresso nesta frase: “No mundo tereis aflições, mas tende confiança! Eu venci o mundo” (Jo 16, 33). A mensagem de Fátima convida a confiar nesta promessa.
Perguntemo-nos, pois, de novo, não deveremos também fazer a nossa parte para o Imaculado Coração de Maria poder triunfar neste mundo tão violentamente dilacerado por forças contrárias? Juntos, no coração da Mãe, triunfaremos.