2 minute read

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

Retranca:

Título:

Advertisement

NOMEAÇÃO DE MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

Assinatura:

AIgreja afirma que a Eucaristia é a fonte e centro de toda a vida cristã (cf. Lumen Gentium, 11) e, assim sendo, pode-se afirmar que “a Igreja vive da Eucaristia” (cf. Ecclesia de Eucharistia, 1).

Alencar de Andrade e Ir. M. Carmen Andréia Angst

Texto:

A Igreja afirma que a Eucaristia é “fonte e centro de toda a vida cristã” (cf. Lumen Gentium, 11) e, assim sendo, pode-se afirmar que “a Igreja vive da Eucaristia” (cf. Ecclesia de Eucharistia, 1). Dom Leomar Antônio Brustolin , nosso Arcebispo, cita: “Cabe em primeiro lugar aos ministros ordenados, o sacerdote e o diácono levar a Sagrada Comunhão. Mas, as necessidades pastorais levam-nos a poder contar com a preciosa ajuda dos ministros instituídos, os Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística” (cf. Rito Ordinário da Comunhão aos Enfermos, p.5).

Dom Leomar Antônio Brustolin, nosso Arcebispo, cita: “Cabe em primeiro lugar aos ministros ordenados, o sacerdote e o diácono levar a Sagrada Comunhão. Mas, as necessidades pastorais levam-nos a poder contar com a preciosa ajuda dos ministros instituídos, os Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística” (cf. Rito Ordinário da Comunhão aos Enfermos, p. 5).

Gratos e confiantes na graça de Deus que nos envolve, seguimos a caminhada e o serviço neste ministério sagrado. Para o ano de 2023 temos uma proposta de formação a todos que estão atuantes nas comunidades, bem como para candidatos novos ao Ministério.

Gratos e confiantes na graça de Deus que nos envolve, seguimos a caminhada e o serviço neste ministério sagrado. Para o ano de 2023 temos uma proposta de formação a todos que estão atuantes nas comunidades, bem como para candidatos novos ao Ministério

FORMAÇÃO PARA MESCES INICIANTES

DATA HORÁRIO LOCAL VALOR DE INSCRIÇÃO OBSERVAÇÃO

04, 11 e 18 de março

Das 13h às 17h Faculdade Palotina de Santa MariaFAPAS

Taxa única R$ 30,00 (trinta reais) – pagar no primeiro dia da formação.

FORMAÇÃO E ENVIO DE TODOS OS MINISTROS (para os novos e os veteranos) Orientações para a celebração Eucarística

Total do curso são 16 horas/aula. Os novos ministros devem participar em tempo integral.

LOCAL de março Das 13h às 17h Na Basílica da Medianeira

FORMAÇÃO DOS MESCE NAS FORANIAS Identidade e missão dos MESCE de abril e 7 de outubro

A escolha dos candidatos para Ministros Extraordinários acontece por indicação da comunidade e aprovação do Pároco. Para realizar esse serviço deverão ser fiéis católicos participantes da vida da Igreja, com idade mínima de 25 anos, capacitados intelectualmente, íntegros, responsáveis, e bem aceitos pela comunidade. O mandato será concedido no período de um ano, com possibilidade de renovação anual.

Poderá haver suspensão ou revogação do mandato em casos de: alcoolismo; infidelidade matrimonial pública que provoque um escândalo aos fiéis; corrupção ativa e/ou passiva e candidatura a cargos eletivos públicos.

14h às 18h

ASSEMBLEIA GERAL DOS MESCE

17h

A Igreja alimenta e fortalece o ser humano, capacita e confere a graça do Espírito Santo, animando o espaço vital da família, comunidade e sociedade. Cada cristão é chamado a colaborar na sustentação dos mais variados serviços.

This article is from: