1 minute read

Catequistas do Batismo

AArquidiocese de Santa Maria, a partir de 2023, intensificará a preparação dos catequisas do Batismo para que estejam aptos para realizar os encontros com as famílias das crianças que buscam o Batismo. O primeiro encontro formativo deu-se em dezembro de 2022 onde participaram mais de 280 catequistas vindos de todas as Paróquias. A continuidade se dará por meio de três encontros realizados nas Foranias durante o ano.

Esses catequistas que, em sua maioria, já realizam esse serviço na comunidade, estão agregando mais experiências.

Advertisement

A proposta é oportunizar aos pais e padrinhos, encontros formativos mais personalizados superando o estilo de curso.

Os encontros se darão na casa e na comunidade, favorecendo o estabelecimento de vínculos e uma experiência de fé entre pessoas que pertencem a uma comunidade e buscam inserir seus filhos(as) nesta mesma fé comunitária.

Ir. Élida Debastiani, ICM

“A alegria do evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (Eg, 1)

O que muda?

A adesão a esse processo de Iniciação à Vida Cristã (IVC) confirma o caráter comunitário da fé cristã para os que participam e, oportuniza uma redescoberta desta dimensão naquelas famílias que estão um tanto afastadas da comunidade.

O Batismo não é negado para ninguém, a Igreja orienta mediante critérios preestabelecidos, levando em conta a realidade hodierna das famílias, sem jamais descuidar das orientações comuns asseguradas pelo Código do Direito Canônico e pelas normas pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em seu itinerário formativo, pede que haja garantia da parte dos pais e padrinhos para que a criança seja educada e possa crescer no itinerário da fé.

This article is from: