
1 minute read
ÁFRICA
O Cais do Valongo era o principal ponto de desembarque e compra e venda de negros escravizados no Brasil. Ao longo do tempo, foi aterrado duas vezes na tentativa de encobrir o passado vergonhoso do país.

Advertisement
Durante as obras de revitalização do Porto Maravilha, o Cais foi redescoberto. Além dele, foram encontrados também outros resquícios do Brasil escravagista, que haviam sido soterrados durante os processos anteriores de “progressismo” da cidade. Hoje o Valongo é considerado sítio arqueológico, nomeado Patrimônio da humanidade pela UNESCO. Devido à história, a região portuária recebeu o nome de Pequena África.
PreFeitura

É esquisito pensar que essa região também faz parte do Porto Maravilha. Não entendo porque um lado realmente é tratado pelo governo como “maravilha”, enquanto essa região não parece ser tão maravilhosa assim. Aqui também tem museus! O Centro Cultural Pequena África, o IPN Pretos Novos, o MUHCAB... Com certeza se o governo olhasse para cá como olha para o outro lado do ‘Porto Maravilha’, esse lugar também seria um grande atrativo turístico, afinal, ele tem muita história para contar.

Assim que a gente desceu pro Cais, eu senti um ambiente pesado. Não me deu vontade de ficar ali por muito tempo. Por um momento, vieram umas imagens na minha mente e eu só queria de alguma forma impedir o passado de acontecer. — Júlia Oliveira
