1 minute read

LENTES COR-DE-ROSA?

O porto imperial — hoje chamado Porto Maravilha — era o principal local de desembarque de africanos escravizados no Brasil. Com o passar dos anos a região foi se modificando e suas microrregiões passaram a receber diferentes níveis de atenção pelo poder público.

Onde havia a Praça da Prainha hoje existe a Praça Mauá com seus famosos museus — uma área mais privilegiada, vista sob “lentes cor-de-rosa” pelo poder público e “maqueada” com relação ao seu passado histórico.

Advertisement

Onde havia o Cais do Valongo e o Cemitério dos Pretos Novos, hoje existe um memorial e o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos — áreas que relembram mais o passado, porém praticamente abandonadas pelo poder público.

Todo o Porto é tratado como Maravilha?

Todo o Porto é tratado como Maravilha?

A renúncia do termo ‘Valongo’ em favor de outro termo valorizativo para nomear a região do Cais, é um ato de resistência.

A palavra foi ressignificada após nomear os locais de desembarque de negros escravizados, recebendo um caráter negativo.

Valongo: do Latim, ‘Vale longo’.

VALONGO?

Júlia Oliveira

Assim que a gente desceu pro Cais, eu senti um -am biente pesado. Não me deu vontade de ficar ali por muito tempo. Por um momento, vieram umas imagens na minha mente e eu só queria de alguma forma -impe dir o passado de acontecer.

Pedra do sal

Largo da prainha também seria um grande atrativo turístico, afinal, ele tem muita história para contar.

Pequena África, o IPN Pretos Novos, o MUHCAB... Com certeza se o governo olhasse para cá como olha para o outro lado do ‘Porto Maravilha’, esse lugar

É esquisito pensar que essa região também faz -par te do Porto Maravilha. Não entendo porque um lado realmente é tratado pelo governo como “maravilha”, enquanto essa região não parece ser tão maravilhosa assim. Aqui também tem museus! O Centro Cultural esembarqueD escravos no eituraFreP

This article is from: