Page 1

Magazine Cultural Escola Secundรกria da Infanta Dona Maria nยบ19. Mar-Maio 2014

ArtistasEscondidos


PALAVRA

S

Comportamentos inocentes, muito light Lá estava eu, sentado na cadeira do autocarro, cansado da persistência da publicidade, das tentativas de persuadir as pessoas que passam. Resumindo, painel, painel, jornal, revista. Até este autocarro onde viajo tem cá dentro a publicidade daquela marca de comida, com imagens tão deliciosas, tentando dizer-me, come, come, experimenta mais esta, e mais esta outra coisa nova qualquer, mas come, come muito se faz favor. Todas as fotografias tentam “comprar” as pessoas, se não é com uma imagem de um gigantesco hambúrguer, é com um meal super happy, mais as grandes, as gigantescas quantidades de batatas fritas, sempre acompanhadas de um belo molho, vá-se lá saber de quê, ou porquê. Claro que este mega extra hambúrguer fica a pedir o quase meio litro de qualquer coisa Cola que está bem lá no fundo da fotografia, qualquer coisa Cola light, muito zero, para disfarçar. E depois metem também mais umas belas fotos de crepes, e uns magníficos gelados com frutas, e outros mais suaves com creme de caramelo, e mais outros tantos carregados com molho de chocolate. - Estou cansado disto tudo. – digo eu. - Mas não nós vamos almoçar um bom hambúrguer? – exclama o Adriano. - Mas depois não vem um grande gelado com tudo e mais alguma coisa? – Explica o Guilherme. - E depois não vai uma ida ao cinema? – pergunta o Gonçalo. - E então, onde está o meu quilo de pipocas? – questiona o Luís. Como se não chegasse, antes do filme, temos de aturar com mais quase duas horas de publicidade a sumos muito polpa, a chocolates muito light, a pipocas muito doces, a cervejas e a refrigerantes muito zeros. Depois, mal o filme começa, atiram com metade do pacote de maxi pipocas do Luís ao chão. - Eu já volto, vou lá fora comprar mais um pacote, ou não? – eis que fica resolvida a questão. - Compra também mais uma qualquer coisa Cola light, muito zero, só para disfarçar. Este é o comportamento, inocente, de um saudável grupo de jovens adolescentes em mais uma bela tarde domingo. DAVID SALGADO nº7 9ºB


Ser ou não ser saudável, eis a questão Tenho um amigo constituído por duas partes: um ser saudável e um ser obeso. Na parte em que é um ser saudável, ele sabe tudo que é preciso saber. Sabe comer alimentos verdes, alimentos com nutrientes, alimentos frescos. Sabe fazer exercício físico e psicológico, pratica desporto e faz exercícios de memória e de velocidade, entre outros. Não é gordo, não é preguiçoso, não tem doenças, não é um rapaz violento e não fomenta a violência. Sabe ser simpático, sabe ser feliz, sabe fazer amizades, sabe não ter vergonha, sabe não ser tímido, sabe ser saudável, sabe quando deve ir ao médico, sabe ajudar os outros e a si próprio, sabe ter cuidado, sabe amar, sabe conversar. Na parte em que é um ser obeso, ele come mal, não tem cuidado com a comida, come alimentos não saudáveis, alimentos gordurosos, alimentos com calorias, é um ser muito preguiçoso, só tem vontade de nada fazer, é uma pessoa infeliz, não pratica desporto coletivo ou individual, é solitário e poucas pessoas o ajudam. Tem vergonha do seu corpo, tenta escondê-lo, tem vergonha de ir ao médico, não ajuda os outros por ser tímido, não se sente amado pelo seu aspeto e quase não comunica com ninguém por ser tão solitário. O meu amigo diz que ser saudável é coisa que não existe muito neste mundo. Mas ser saudável é saber comer. Ser saudável é saber fazer exercício físico e mental. Ter cancro é não saber comer. Ter cancro é não ser feliz. Ter cancro é ser solitário. Ter cancro é não ser amado. Ter vergonha é ter doenças crónicas. Ter vergonha é ser obeso. Ter vergonha é uma violência psicológica. O meu amigo não quer ser tímido por causa do seu corpo. Ser tímido pela sua alimentação. Ser tímido pela sua aparência. Ser obeso é comer mal. Ser obeso é não saber fazer exercício. Ser obeso não dá felicidade. A saúde é não ter doenças. É sermos felizes. É ter amigos. É não sermos violentos para ninguém. Ser saudável é não ter cancro. O meu amigo diz que quer ser feliz e ter bons amigos. Ser feliz é distinguir o mal do bem. O meu amigo sou eu, e tu, és teu amigo também? PEDRO PÓVOA nº26 9ºD


O mundo que nos rodeia Muitas vezes dou por mim a pensar como é que seria a minha vida senão fizesse as escolhas que fiz. A vida é um jogo, de vez em quando aparecem obstáculos e temos de fazer escolhas complicadas que mudam a nossa vida por completo. A vida pode não vir a ser aquilo com que sonhamos. Nem tudo é um conto de fadas, e a maioria das pessoas nem o compreende. Já vos aconteceu falar mal das escolhas e das opiniões de outras pessoas, e, mais tarde, acabarem por fazer o mesmo? É uma sensação muito má, e as pessoas acabam por ficar com uma perspetiva diferente de nós. O estado físico e psicológico de uma pessoa depende das suas escolhas e opções. De um momento para o outro podemos estar entre a vida e a morte, e só aí nos apercebemos que, para bem viver, as escolhas certas é importante fazer. E depois, aparecem aquelas pessoas que querem decidir o que fazer e não fazer por nós. A vida é de cada um, e cada um tem o direito de fazer o que quiser, por mais difícil que isso seja. Mais cedo ou mais tarde nós próprios temos que arcar com as consequências das nossas escolhas. Pensem na vida como uma gigantesca montanha russa. Cada um tem a responsabilidade e o direito de seguir o caminho que pretende. Podem entender este texto como uma história, um desabafo, uma crónica, o que quiserem. O que eu quero é que pensem nas consequências dos vossos atos e aproveitem a vida ao máximo. A qualquer momento pode aparecer um pequeno contratempo, e tudo acabar subitamente.

MARIANA ÂNGELO nº18 – 9º C


Educação Visual 7ºanos e 8º Anos


Educação Visual – Última Aula 9º Ano – turma B


Desenho – A preto e Branco


9ºs anos Projeto RECICLAR – REUTILIZAR – RECRIAR – SAPATOS

TURMA 9 ºC


TURMA 9 ยบC


Joana Dias Nยบ 13 - 9 ยบC


TURMA 9 ยบD


Joana Rosa - 9 ยบD


TURMA 9 ยบD


TURMA 9 ยบB


concurso

“Para Bem Crescer, Bem Terás de Comer” foi o nome atribuído ao I Concurso de Desenho e de Composição sobre Alimentação Saudável que o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRC) promoveu para sensibilizar para a importância da alimentação saudável na prevenção da doença e, particularmente, da doença oncológica.

Os resultados do concurso “Para Bem Crescer, Bem Terás de Comer” promovido pela LPCC-NRC no ano letivo de 2013/2014 foram apresentados no passado sábado, dia 24 de maio de 2014, data em que se assinalou o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra.

A aluna Rita Silveirinho Machado do 9ºB ficou em 2º lugar na área de desenho, tendo ganho um prémio de 100 euros. A escola Infanta Dona Maria foi a grande vencedora, tendo recebido o Prémio de Escola Ativa, num valor de 250 euros. Tal ficou-se a dever à qualidade geral dos trabalhos dos nossos alunos do 9ºano que participaram neste concurso apresentando mais de 70 trabalhos no total, quer na modalidade de Desenho quer na modalidade de Composição. PARABÉNS A TODOS ELES! E PARABÉNS À RITA MACHADO!

Estiveram presentes na cerimónia de entrega de prémios a diretora da escola Secundária Infanta Dona Maria, professora Helena Simões, o professor João Santos, de educação visual, como dinamizador do concurso na escola, e a aluna vencedora do 2º lugar na área do desenho, Rita Silveirinho Machado.


concurso


A preto e Branco

OS EXPRESSIVOS DESENHOS De LUรSA

AMADO

9ยบB


Berlin Domm


RECICLAR REUTILIZAR REAPROVEITAR

g o s t a r d e

art.

G

ost art.


TURMA - 9 ยบB


ARQUITETURA Projeto HOME

José Antunes nº15 10ºD


VÍDEO – II Mostra de Curtíssimas Fotos de Vídeos 9ºAno – Turmas A – B – C – D-


Vテ好EO 9ツコANO


9ยบano Turma B


Última página

DISCO INFERNO

TRABALHO DE JOANA SOUSA – 9ºC

Armazém nº19  

Magazine Cultural

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you