
1 minute read
2022/2023 Reflexões Finais BS-Candidatura 366
Dar valor á Ribeira
Conhecer a Ribeira da Torregela tem sido uma experiência, verdadeiramente, interessante. De algumas das atividades em que participei existe uma que me cativou bastante, “Candeias à Ribeira –Um conto iluminado ao longo da Ribeira”.
Advertisement
Considero que esta atividade tenha sido bastante simbólica, foi gratificante observar indivíduos que até então não tinham contacto, aderirem a esta iniciativa, juntamente com os seus filhos, netos ou outros familiares e começarem a criar interações em prol da ribeira.
Para além da atenção dada ao conto, os olhares dos caminhantes estavam também direcionados para a ribeira, as árvores, os pássaros, o jardim, estava gerado um clima de tranquilidade e alegria.
Foi aqui que consegui perceber a importância que esta ribeira tem, com isto surgiu cada vez mais a vontade de trabalhar para que seja atribuído à Ribeira da Torregela o seu devido valor.
Dezembro de 2022, Maria do Carmo Mira
Ribeira da Torregela - Um processo para continuar
Projeto de intervenção para monitorizar, recuperar e manter, um dos bens mais valiosos que possuímos, a bacia da Torregela e todo o seu ecossistema. Concretamente, realizou-se muito trabalho na envolvente junto das linhas de água que dão origem à Ribeira e que atravessa os quatro bairros, Malagueira, Torregela, Vila Lusitano e Casinha. Contudo, para ter continuidade assegurada tem que haver, envolvimento, atitude do querer e vontade de transformar, acima de tudo pela comunidade. Esse esforço tem de se continuar a fazer.
O desafio inicial foi materializado pelo grupo “Rede de Custódia”, que se formou propondo-se seguir com os Propósitos e com a Missão do projeto que deu origem à candidatura 366 dos Bairros Saudáveis. Valorizar e proteger a Ribeira e a sua envolvente é uma prioridade essencial para o nosso bem-estar, para a nossa saúde, é assegurar um futuro saudável para as gerações vindouras. É uma obrigação garantir o direito à qualidade e um dever contribuir para uma vida saudável no seio da comunidade, alterando os comportamentos em relação à natureza e ao espaço que adoramos.
Deixamos aqui o nosso apelo à comunidade para nos acompanharem neste desafio e participarmos, em conjunto e em estreita colaboração, na recuperação e manutenção da Ribeira da Torregela.
Dezembro de 2022, Maria Soledade