5 minute read

Alinhamento a laser para máquinas

A Prüftechnik, uma divisão da Fluke Reliability, que tem escritório brasileiro em São Paulo (SP), desenvolveu o sistema de alinhamento a laser ShaftAlign Touch, uma ferramenta digital que permite alinhar máquinas-ferramentas com rapidez e precisão, reduzindo o tempo de parada para ajustes. O alinhamento preciso é essencial ao bom desempenho de operações como furação e usinagem de blocos de motores, por exemplo.

O equipamento combina as tecnologias de alinhamento adaptativo e armazenamento em nuvem com um sistema a laser que melhora os níveis de precisão e velocidade, com interface intuitiva semelhante a um tablet.

O alinhamento adaptativo é uma combinação de software e hardware que permite que as equipes de manutenção se ajustem aos desafios de alinhamento horizontal, angular ou vertical.

O software proprietário ARC 4.0 é compatível com armazenamento em nuvem dos dados de medição, os quais podem ser compartilhados com todos os profissionais envolvidos em uma operação fabril.

www.pruftechnik.com/pt-BR

Acordo amplia a distribuição de itens para automação industrial

– equipamentos que podem ser usados em operações que envolvam a manipulação de peças usinadas, entre outros. A área de manufatura aditiva (impressão 3D) é um dos segmentos que poderão se beneficiar com esta parceria, tendo em vista que alguns equipamentos das linhas que serão fornecidas pela THK e Yaskawa são indicados para aplicações nestas áreas.

As empresas THK Brasil (São Paulo, SP) e Yaskawa Elétrico do Brasil (Diadema, SP), ambas com matriz global no Japão, estabeleceram um acordo que tem como premissa atender a demanda por equipamentos para automatização de linhas de produção na indústria metalmecânica, o que abrange o setor de usinagem. As companhias também pretendem fortalecer o desenvolvimento de sistemas automatizados para áreas ligadas a este setor no País e no mundo.

No caso do ramo metalmecânico, o consórcio pode beneficiar as ferramentarias e os prestadores de serviços de usinagem para terceiros, por exemplo. O acordo também visa ao aumento da rede de distribuição de equipamentos comercializados pelas partes envolvidas, tais como guias lineares, fusos de esferas, atuadores lineares, acessórios para máquinas, inversores de frequência e sistemas de servoacionamento

O diretor-presidente da THK Brasil, Nilton Martins Gimenes, comentou que “o mercado está carente de informação técnica. Nesse sentido, o trabalho conjunto tem o intuito de prestar consultoria, desde a idealização até o desenvolvimento do projeto, oferecendo uma solução única e integrada ao cliente, de forma a fidelizá-lo”. O diretor técnico da Yaskawa Elétrico do Brasil, Anderson Sato, salientou que “a sinergia de ambas as empresas, o compartilhamento e a troca de informações resultarão na entrega da melhor solução para o cliente”.

As partes envolvidas no consórcio também visam atender a demanda por sistemas automatizados em setores que prestam serviços para a indústria dos plásticos, no segmento de corte e conformação de metais e na indústria metalmecânica em geral, assim como no ramo da eletrônica, que pode usar sistemas automatizados para a montagem e inserção de componentes, e departamentos que atuam no controle da qualidade, por exemplo. O contato com as companhias que formam o consórcio pode ser feito pelos telefones (11) 37670100 e (11) 3585-1100. www.thk.com www.yaskawa.com.br

Equipamentos para fixação de peças usinadas chegam ao Brasil

pode ser realizada manualmente em cerca de 6 segundos, dependendo do tipo de operação.

A companhia também passou a comercializar no País um sistema modular de placas que podem ser fixadas diretamente na mesa de centros de usinagem, pertencente à série de produtos “Zero-Point” da Lang Technik, as quais contam com dispositivo de ajuste. As placas (imagem à esquerda, em baixo) podem ser posicionadas de diversas formas e são recomendadas para a fabricação de moldes e matrizes, eixos, blocos para motores, entre outros tipos de aplicação.

A imprecisão na estimativa de tempo para a usinagem de peças pode comprometer todo o planejamento de produção das indústrias do setor metalmecânico que utilizam o processo para dar forma a componentes metálicos. Este problema foi percebido por uma equipe de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Manufatura Auxiliada por Computador (GPCAM), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenado pelo professor Adriano Fagali de Souza.

A MSB Technology (São Bernardo do Campo, SP), representante brasileira da alemã Lang Technik, empresa com atuação no setor de sistemas de fixação para centros de usinagem de três, quatro e cinco eixos, trouxe para o mercado brasileiro novos equipamentos para fixação de blocos, placas e barras metálicas, por exemplo, que serão submetidos à usinagem.

Um desses equipamentos é o sistema de morsa modular Makro Grip Ultra (imagem acima, topo), que conta com mordentes intercambiáveis cuja posição pode ser invertida e que podem ser usados para a fixação de peças com comprimento de 420 mm até 810 mm. A troca de posição dos mordentes, de acordo com a MSB Technology,

Os equipamentos que passaram recentemente a integrar o portfólio de produtos são compatíveis com outras tecnologias de fixação fornecidas pela companhia alemã. Os clientes podem consultar a representante brasileira a respeito das possibilidades de configuração desses e de outros equipamentos de fixação, bem como sobre a possibilidade de uso em diferentes tipos de máquinasferramentas. Também podem contar com assistência técnica local. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2374-2447 e pelo e-mail vendas@msbtechnology.com.br.

Composto por Henrique Maiochi, Felipe Marin, que atuam respectivamente na Universidade Técnica da Renânia do Norte (Alemanha) e no Centro de Manufatura Avançada da Aeronáutica do País Basco, e pelo professor Fagali, o grupo analisou essa importante questão e desenvolveu um trabalho acadêmico que resultou na criação de um novo algoritmo capaz de prever o tempo real de usinagem de formas complexas, adaptável a qualquer configuração de máquinas CNC.

Denominado CAM Estimator, o algoritmo foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e implementado no sistema CAD/CAM NX da Siemens. A pesquisa foi concluída no ano passado, partindo da premissa de que, embora os sistemas de manufatura auxiliada por computador (CAM, de computer aided manufacturing) forneçam uma estimativa de tempo de fresamento, os erros desta estimativa podem ser superiores em até 1.000%, comprometendo muito a previsibilidade das operações.

No trabalho, a equipe identificou a origem desses erros e, após sua avaliação, implementou o módulo CAM Estimator no programa da Siemens, utilizando-o na usinagem de uma cavidade de molde para injeção de um produto plástico (foto na página anterior). A conclusão foi que o sistema computacional desenvolvido foi capaz de prever com elevada precisão o tempo real de usinagem, com erro inferior a 6%, contra 240% dos CAMs comerciais. www.gpcam.ufsc.br

O módulo ainda não está disponível comercialmente nos sistemas da Siemens, mas pode ser solicitado para testes, podendo inclusive ser instalado em outros sistemas comerciais.

O trabalho completo pode ser conferido na edição de janeiro/23 da revista Máquinas e Metais.

Chamada de trabalhos na área de metalurgia

Pesquisadores do setor de materiais metálicos têm até o dia 16 de abril para apresentar propostas de trabalhos para a 7ª edição da ABM Week, 76º congresso anual da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), que este ano acontecerá entre os dias 1 e 3 de agosto, no Centro Pro Magno, Em São Paulo (SP).

Podem ser inscritas contribuições em áreas como conformação de produtos metálicos, gestão, energia, fundamentos de processos metalúrgicos, logística, manutenção, moldes, matrizes e ferramentas, entre outros temas.

As orientações para a inscrição de trabalhos podem ser obtidas aqui.

www.abmbrasil.com.br