Nº 771 19/04/2021 A APEOESP celebra o Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril, anunciando a inauguração de uma livraria dedicada às mulheres. A “Gato sem Rabo” reúne um rico acervo de livros escritos por mulheres na Rua Amaral Gurgel, 338. O nome foi inspirado no livro “Um Teto Todo Seu”, de Virginia Woolf. Outro destaque do acervo, o recém-lançado “O Ano da Cólera”, da jornalista Sylvia Colombo, contextualiza a pandemia da Covid-19 na América do Sul.
Livros para ricos e pobres Em um documento sobre a reforma tributária, a Receita Federal afirma que pessoas mais pobres não consomem livros não didáticos, para justificar a tributação destas obras. Por isso, os leitores foram convidados pela Folha de S. Paulo para contar sua relação com a Literatura. Os depoimentos podem ser enviados ao whatsapp do jornal: (11) 9 9486 0293.
Corais premiados Os corais Rouxinóis, da Secretaria de Aposentados da APEOESP, e Cravos & Rosas, da Subsede da Baixada Santista, foram premiados na mais recente edição do Encontro Internacional da Feliz Idade, que aconteceu em formato remoto no último dia 13. Uma versão de ‘Dance Queen’, do Abba, garantiu o primeiro lugar aos Rouxinóis. Veja no Canal da TBE Eventos no YouTube.
Compartilhe com a APEOESP Atuando remotamente desde o início da pandemia, a APEOESP aprimorou seu site e suas redes sociais, para garantir informação qualificada em tempo real para os professores da rede pública. Entre os destaques recentes, a história da professora Daniele Jacome, contada à Revista Marie Claire. Acesse o Canal do Sindicato no YouTube e também no Instagram (@apeoesp imprensa), Twitter (@apeoesp) e Facebook (@imprensadaapeoesp).
Olimpíada de Matemática Termina no dia 23 de abril o período de Inscrições para a terceira edição da Olimpíada Digital de Matemática no Brasil, que este ano será realizada dentro da Plataforma Matific. O historiador Leandro Karnal e o apresentador Marcelo Tas são os apoiadores da Olimpíada, que tem inscrições gratuitas através do site www.matific. com/bra/pt-br/home/matific-olympiad/
Melhores Filmes A 93ª edição do Oscar acontece na noite do próximo domingo, em Los Angeles, destacando filmes sintonizados com reivindicações dos movimentos sociais, como os “Os 7 de Chicago”, que conta a história de ativistas condenados pela participação nos protestos contra a Guerra do Vietnã. Destaque ainda para “A Voz Suprema do Blues”, que pode garantir ao ator Chadwick Boseman um prêmio póstumo. Os dois filmes estão na Netflix. Começou o 47º Festival Sesc de Melhores Filmes, com as produções eleitas pela crítica especializada e pelo público em 2020. Um dos destaques da programação é “Abraço - A Única Saída é Lutar”, o premiado filme sobre uma mobilização de professores. Veja a programação completa no Blog do Festival: https://melhoresfilmes.sescsp. org.br/
Abril Vermelho O massacre de 19 trabalhadores rurais em Eldorado dos Carajás, n o Su l do Pará, acaba de completar 25 anos. O MST está realizando uma série de mobilizações para celebrar a memória dos camponeses assassinados no dia 17 de abril de 1996, por policiais militares. Esta Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária é um protesto contra a violência no campo e as violações dos direitos dos trabalhadores rurais, indígenas e quilombolas no País.