3 minute read

Movimento de Associados Parabéns

NOVEMBRO

AÇORCARGAS - AGÊNCIA DE NAVEGAÇÃO E CARGAS, LDA. CITYMOVER, LDA. DESLOW FORWARDER, LDA. DÉTRANA - DESPACHOS, TRÂNSITOS E NAVEGAÇÃO, LDA. DIMENSÃO TRIUNFAL - UNIPESSOAL, LDA. ETE LOGÍSTICA, S.A. EXTRA - TRANSPORTES INTERNACIONAIS, LDA. GARLAND TRANSPORT SOLUTIONS, LDA. GLOBALOG PREMIUM CARGO COMPANY - TRANSITÁRIOS, S.A. IBERFASHION - TRANSITÁRIOS E LOGÍSTICA, LDA. INSULARTRÁFEGO - AGÊNCIA DE TRANSPORTES E TRÂNSITOS DOS AÇORES, LDA. J. MARQUES DOS SANTOS, LDA. JOSÉ JOAQUIM ROCHA, LDA. LOGISLINK - TERMINAL LOGÍSTICA LDA. MarCA - TRANSITÁRIOS, S.A. MAURICE WARD UNIPESSOAL, LDA. NVOXPRESS - TRANSITÁRIOS, LDA. OK CARGO - SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA. S. H. TRANSNATUR, S.A. SANTA FE INTERDEAN INTERNATIONAL RELOCATION, S.A. SPEEDLIS - AGENTES TRANSITÁRIOS, LDA. TMIP - TRANSPORTES E LOGÍSTICA, LDA. TRANSVELAS - NAVEGAÇÃO E TRÂNSITOS, LDA. WHEELS LOGISTICA E TRANSPORTES, S.A.

Advertisement

DEZEMBRO

A.M.F. TRANSITÁRIOS, LDA. AGÊNCIA DE NAVEGAÇÃO E COMÉRCIO OCEÂNICA, LDA. ARNAUD LOGIS, SOLUÇÕES LOGISTICAS INTEGRADAS, S.A. BOLLORÉ LOGISTICS PORTUGAL, LDA. BRAGA ALVES, LDA. DOMINGOS D’OLIVEIRA - COMÉRCIO GERAL E TRÂNSITOS, LDA. J.C.P. - TRANSITÁRIOS, LDA. KIT TRANSITÁRIOS, LDA. NTC - NAVEGAÇÃO, TRANSPORTES E COMÉRCIO, LDA. QST- QUALITY SERVICE TRANSPORTES, LDA. REPNUNMAR - LOGÍSTICA E TRÂNSITOS, LDA. RHENUS - TRANSITÁRIOS E LOGÍSITCA, LDA. SALGADO & LINO - TRÂNSITO E NAVEGAÇÃO, LDA. (ALSHIP - NAVEGAÇÃO) SETESHIPPING - TRANSPORTES INTERNACIONAIS, S.A. SPEDYCARGO, TRANSITÁRIOS, S. A. TRANSNAUTICA - GLOBAL LOGISTICS, S.A. UPS SUPPLY CHAIN SOLUTIONS (PORTUGAL), LDA. VELLTRANS - TRÂNSITOS E TRANSPORTES, LDA.

O saber - onde e como

Vivemos hoje muito agitados e em ritmo acelerado. Tudo é urgente, tudo é para ontem. Somos multifunções, estamos assoberbados de metas, do cumprimento rigoroso de planos e de objetivos. Até no conhecimento, na ânsia do saber, andamos a velocidades supersónicas. Anos atrás, o conhecimento era feito por formação, em sala de aula com um especialista na matéria, com alguém sabedor do assunto e que por explicação nos ia passando o seu conhecimento. Ainda hoje, muita dessa formação é feita em sala de aula, com especialistas, mas com a particularidade de termos tecnologia à nossa disposição que nos permite à distância de uma busca encontrar documentação que pode alavancar o conhecimento que nos é facultado pelo dito especialista. Ontem tínhamos os dicionários, os manuais especializados, as bibliotecas. Temos hoje tudo isto e ainda o “sabe-tudo” virtual escondido num tal motor de busca. Os motores de busca ajudam-nos sem dúvida a estar a um clique da informação, mas não do saber. Poderão até auxiliar-nos a chegar mais perto dos detentores do conhecimento e aos expertos em determinada matéria. A vasta panóplia de informação que nos é apresentada sobre as nossas buscas, requer uma redobrada atenção sobre a elegibilidade da informação disponibilizada. Compete-nos a responsabilidade desse escrutínio, para que

António Marques IT Consultant and DG Office Expert DGM Portugal

Os motores de busca ajudamnos sem dúvida a estar a um clique da informação, mas não do saber. Poderão até auxiliar-nos a chegar mais perto dos detentores do conhecimento e aos expertos em determinada matéria. A vasta panóplia de informação que nos é apresentada sobre as nossas buscas, requer uma redobrada atenção sobre a elegibilidade da informação disponibilizada. Competenos a responsabilidade desse escrutínio...

o saber que daí advenha seja saudável para o intelecto, um pouco em analogia aos cuidados recomendáveis a uma alimentação sã e equilibrada. Vejamos estes motores como uma vasta biblioteca virtual com infotecas especializadas onde a qualidade da leitura reside na escolha informada e criteriosa do leitor, para consumo imediato e sem delongas. Por vezes, a ferramenta permite-nos aceder de forma instantânea a um leque de manuais alusivos ao tema. Contudo, a assimilação auto-didática dos conteúdos resultará parca e meramente empírica, se não acompanhada por um educador, formador ou especialista na matéria que, para além de passar esse saber, também possa solidificar o conhecimento, esclarecendo as inerentes dúvidas e interrogações a respeito. A propósito de interrogações, surge com maior frequência do que se possa julgar, a seguinte pergunta no que respeita ao manuseamento e tratamento de mercadorias perigosas: “Posso adquirir esse conhecimento na internet?” A resposta é SIM, apenas no que concerne à recolha virtual de informação geral, regulamentação vigente, entidades formadoras certificadas, etc.. Quanto ao resto, tratar-se-á de um conhecimento empírico, presumindo um aparente domínio sobre o assunto, repleto de vicissitudes e falhas, cuja falível execução certamente conduzirá a consequências irreparáveis. Como é sabido, as cargas restritas estão sujeitas a certificações e regulamentação própria e como tal, deveremos tratá-las como tratamos do conhecimento: com seriedade e segurança, rigor e por quem sabe. E, felizmente, há quem saiba... E muito!

This article is from: