Learn in Museums, Erasmus+, Istambul

Page 1

CURSO ERASMUS+

LEARN IN MUSEUMS

Istambul, 20 a 25 junho de 2022 Projeto Erasmus+ KA1 “Bridging the Gap -Boas Práticas para uma Gestão Integrada do Currículo” , EduFor


A EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO NO CURSO “LEARN IN MUSEUMS”

Hagia Sophia

Decorreu entre os dias 20 e 24 de junho, em Istambul (Turquia), o curso “Learn in Museums”, dinamizado pela Anatolia Education. A participação neste curso efetuou-se no âmbito do projeto Erasmus+ KA1 “Bridging the Gap -Boas Práticas para uma Gestão Integrada do Currículo”, coordenado pelo Centro de Formação EduFor. Estiveram presentes apenas cinco formandos portugueses dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim, Nelas e Sátão. Neste curso, pretendiase demonstrar a importância dos museus como ambientes de aprendizagem social, cultural e histórica. Durante a semana, fomos acompanhados pela coordenadora do curso e por uma guia especializada em história e cultura turcas. No primeiro dia, realizámos uma atividade de apresentação dos participantes e de introdução ao programa do curso. O programa de visitas de estudo iniciou-se na mesquita Ayasofya-i Kebir Cami-i Şerifi ou Hagia Sophia (Santa Sofia). Este monumento, inicialmente uma basílica, foi construída no século IV pelo filho do imperador Constantino e depois da conquista de Constantinopla no século XV, pelo sultão Mehmet II, a basílica de Santa Sofia foi convertida em mesquita. Conhecemos, também, logo em frente à Hagia Sophia, a Mesquita Azul, mandada construir no século XVII pelo sultão Ahmed.


No segundo dia, conhecemos o museu Sakıp Sabancı, um museu privado de Belas-Artes, de pintura e escultura, pertencente à Universidade Sabancı de Istambul, fundada pelo empresário Sakip Sabancı, um importante mecenas turco. Fica situado num palácio em Emirgan, um dos povoados mais antigos do Bósforo. Nos jardins envolventes, encontram-se diversas esculturas de autores famosos como Rodin. Também nestes jardins, podemos encontrar uma grande diversidade de árvores e arbustos devidamente identificados, com o respetivo nome científico.

BUSTOS DA FAMÍLIA SABANCI


No terceiro dia, foi-nos apresentado o museu de Arqueologia de Istambul, estabelecido em finais do século XIX, pelo pintor e arqueólogo Osman Hamdi Bey. Este foi o primeiro museu do império Otomano e da Turquia. Contém cerca de um milhão de peças e é constituído por três secções: o museu de Arqueologia, o museu do Oriente Antigo e o quiosque dos azulejos. O museu de Arqueologia apresenta peças desde a idade do Bronze até ao império Otomano. Particularmente impressionante é a coleção de sarcófagos, oriundos da necrópole de Sídon, destacando-se pela decoração o sarcófago de Alexandre, o grande.


No quarto dia, foi tempo para conhecer o museu Naval de Istambul, situado no bairro Beşiktaş. Neste museu, podemos contemplar embarcações de diversas épocas e a história da marinha de guerra da Turquia, assim como o papel da marinha no controlo do estreito do Bósforo.


No último dia, visitámos o museu de Pintura e Escultura (Resim Heykel Müzesi), que exibe uma das maiores e mais abrangentes coleções de pintura e escultura moderna do mundo, com 3600 obras que datam do final do século XIX até ao presente, destacando-se artistas e movimentos da década de 1890, com obras como The Bather, de Paul Cézanne, e The Starry Night, de Vincent van Gogh.


Nos tempos livres, tivemos oportunidade de experienciar a cidade de Istambul, onde o Ocidente encontra o Oriente, conhecer os mercados tradicionais com as suas especiarias, degustar a gastronomia e ver danças tradicionais. Atravessámos de barco, na carreira regular, o estreito do Bósforo e visitámos uma parte do lado asiático da cidade de Istambul Neste curso, aprofundámos o conhecimento acerca da história e cultura turcas, através da visita guiada a alguns museus, um exemplo de como os museus podem ser um recurso educativo rico e diversificado Agradeço ao Centro de Formação EduFor pela oportunidade de participar neste curso.

António Casal, Agrupamento de Escolas de Sátão


MOMENTOS VISUAIS DE ISTAMBUL