3 minute read

Voluntariado

Internacional, Nacional e Local

Celebramos mais de 20 anos de voluntariado e de atividade voluntária nos nossos projetos e ações comunitárias e internacionais, a todos os voluntários que connosco tem partilhado este caminho, a nossa gratidão. Be You, Be Happy, Be Free.

Advertisement

ações

Do It, EU.Motion e Cultural Seeds são projetos de voluntariado do Erasmus+;

Cultural tour of the Arrábida Natural Park;

PLM - Voluntariado no CCQC;

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.

Do It, EU.Motion e Cultural Seeds foram projetos de voluntariado do programa Erasmus+ que se viram obrigados a mudar as suas rotinas e planos de trabalho por completo, dada a situação de contingência em que vivemos em 2020, ainda assim, os voluntários e a nossa equipa estiveram disponíveis para apoiar a comunidade da Quinta do Conde, nomeadamente os mais idosos e aqueles que mais necessitaram.

Balanço do primeiro ano de European Solidary Corps no PEV: os voluntários Parcours Le Monde, David e Estelle ajudaram em grande medida, nos trabalhos de manutenção das infraestruturas importantes à atividade do Parque Ecológico da Várzea. Desde a limpeza da estufa de germinação, manutenção do talhão-escola, plantação de sebe de Alfazema e colocação de ninhos, monitorização de fauna e flora, foram algumas das tarefas definidas. 18

“I learned from Portuguese people that you needn’t always hurry up for doing something, everything takes its time, they showed me more unstressful way of life.”

Marina (Ucrânia)

“I learned how to work in social environment and with youngster.” Marius (França)

“I would like to develop my knowledge n biodiversity wich I discovered during the project and maybe I find job on this field”

Estelle (França)

Aatividade de voluntariado jovem, decorreu de uma candidatura, aprovada e apoiada financeiramente pelo IPDJ, através da atribuição de uma bolsa a cada um dos oito jovens participantes, que desenvolveram diferentes atividades:

O Parque Ecológico recebeu voluntários Jovens para a Natureza e Florestas com o enquadramento no terreno na ANIME.PAF, através do projeto que desenvolvemos neste espaço e no Corredor Ecológico da Quinta do Conde em parceria e com o apoio da C.M. de Sesimbra.

Os voluntários JVNF efetuaram operações de rearranjo de equipamentos (bancada de trabalho e viveiro de autóctones) que se encontravam danificados e que são de grande importância para o desenvolvimento das práticas diárias, tais como a limpeza e manutenção de árvores juvenis (Quercus). Estes exemplares foram preparados com destino à campanha de reflorestação que teve lugar em novembro.

Desta vez com uma visita guiada ao Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena na Lagoa de Albufeira. Sendo este um dos lugares protegidos do nosso concelho e rico em Biodiversidade, sobretudo avifauna, permitiu-nos este passeio que também serviu de sensibilização para esta geração e alertar estes jovens para a importância que este tipo de ecossistemas tem para nós enquanto seres vivos. Pela visita guiada fica um agradecimento à Catarina Carvalho, em representação da Câmara Municipal de Sesimbra, que teve a amabilidade de nos receber.

Apoio à manutenção do Centro Agrícola e Ambiental da Várzea nomeadamente na gestão da estufa de germinação e viveiro de espécies autóctones;

Apoio nas ações da Oferta Educativa (acompanhamento das visitas de estudo das Escolas da Freguesia e grupos visitantes);

Ações de monitorização de fauna e flora nos percursos pedestres da Ribeira de Coina e percursos interpretativos com vigilância de incêndios;

Identificação e marcação de espécies exóticas/ Invasoras, manutenção dos trilhos e áreas de lazer (limpeza de carreiros e remoção de lixo), rega semanal de árvores por zonas.