
2 minute read
9 Luís Simões da Silva Recebe o Grau de Doutor Honoris Causa
Professor Luís Simões da Silva Doutor Honoris Causa
O Prof. Luís Simões da Silva, professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC (DEC), recebeu, no passado dia 24 de março, o grau de Doutor Honoris Causa pela prestigiada Universidade de Liège, na Bélgica.
Advertisement
Foi sob proposta da Faculdade de Ciências Aplicadas, que a Universidade de Liège decidiu atribuir o título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Luís Simões da Silva, como reconhecimento da excecional qualidade do seu trabalho científico. O início da colaboração do Prof. Luís Simões da Silva com a Universidade de Liège data já de 1993, no âmbito do projeto COST-C1 (Control of the semirigid behaviour of civil engineering structural connections). A colaboração tem-se mantido sem interrupções, em vários domínios, nomeadamente através da participação conjunta em vários projetos europeus na área da construção metálica e mista. O Prof. Luís Simões da Silva é Coordenador da área de Mecânica Estrutural do DEC, diretor do ISISE – Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering, unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que foi classificada como EXCELLENT na última avaliação (2014), e ainda presidente da CMM (Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista). É também membro efetivo da Academia da Engenharia desde 2015.
A Universidade de Liège não tem uma história "longa", comparativamente com outras universidades europeias. Foi fundada apenas em 1817, por iniciativa do rei Guillermo I da Holanda, como o culminar de uma longa tradição intelectual que remonta às origens do Principado de Liège. A reputação das escolas medievais que deram origem à Universidade, deram a Liège o apelido da "Atenas do Norte" ou "Nova Atenas”.

A Universidade de Liège , tem atribuído o título de doutor honoris causa a diversas personalidades como reconhecimento da excelência da qualidade do trabalho e contributo fundamental para o progresso da sociedade. Desde a sua fundação, a Universidade de Liège concedeu o prêmio de doutor honoris causa a mais de 550 figuras públicas, entre os quais Louis Pasteur, Ilya Prigogine, Umberto Eco, Rei Baudouin, Frederico Mayor, François Mitterrand, Nelson Mandela, Yasser Arafat e Shimon Peres, Helmut Kohl, Robert Badinter, SM King Albert II, Nancy Huston, Pierre Alechinsky Agnès Varda, Abdou Diouf, Frank De Winne, Matthieu Ricard, Pierre Rabhi e Erik Orsenna. O título também foi concedido a associações como a Amnistia Internacional, Médicos Sem Fronteiras, e o Fundo Mundial para a Natureza.







