1 minute read

Projeto da Terra

Associação de Desenvolvimento dos Trabalhadores, Trabalhadoras Rurais do Assentamento Doze de Outubro

Crixás

Advertisement

N

o meio do Cerrado, a 57km do centro de Cri

Nxás, o Projeto da Terra se dedica a produzir farinha de mandioca de forma orgânica. Ao todo, sete famílias participam das atividades de plantar, cuidar, colher e processar a mandioca. Graças ao apoio do Parcerias Sustentáveis recebido em 2019, o projeto conseguiu adequar o espaço para armazenamento e embalagem da farinha, de acordo com as normas da vigilância sanitária. Além disso, outros utensílios foram adquiridos para a preparação da mandioca in natura.

Com a consultoria oferecida pelo Programa, foi possível planejar e organizar a produção e melhorar os controles de gastos. Resultado: as vendas do ano passado melhoraram, bem como a renda das famílias.

“Por dois anos, até 2019, fui presidente da Associação de Moradores do Assentamento e, com o apoio do Parcerias Sustentáveis, começamos a plantar mandioca nas nossas terras. Aqui, as famílias realizam o trabalho de transformar a mandioca em farinha. Produto bom, torrado, daqueles que nossas avós faziam antigamente. Vendemos farinha e mandioca in natura para mercados e escolas das cidades de Crixás e Mozarlândia.

O Parcerias Sustentáveis nos ajudou demais. A gente precisava de muita ajuda na parte administrativa. Antes, só vendíamos. Não sabíamos se tínhamos ganhado ou perdido dinheiro. Agora, depois da consultoria nessa área, tudo mudou, fazemos as contas de tudo.

Fico muito feliz quando vejo as pessoas comprando nosso produto, uma farinha de boa qualidade. Aprendemos muito, e o nosso objetivo é caminharmos com as nossas pernas e de forma sustentável. O sentimento é de orgulho!”

Sueide Gomes Morais, produtora rural

R$ 40.000,00

Investimento total