Tertúlia Açoriana - 93 anos de Eduíno de Jesus

Page 1

93 anos de Eduíno de Jesus 18 de Janeiro de 2021

Não conheço à face da terra homem mais cuidadoso com as palavras que o nosso Mestre de Literatura Eduíno de Jesus. Este grande Poeta tem o culto pela beleza das palavras, como confessa na abertura do seu livro “Os Silos do Silêncio” que selecciona os seus poemas “... Mas... é a Beleza que procuro / em cada verso em cada palavra / e que não logro alcançar / é isso é isso o que me faz chorar”. Nas conversas dá valor às palavras faladas, e mesmo se elas parecem baralhadas, contêm sempre lições de experiência de vida. Partilhar com o Mestre um jantar a dois, é entrar num outro espaço temporal, onde o sabor das palavras trocadas nos transcende. Assistir a uma palestra sua, é compreender a grandeza da sua verve. Sempre modesto e afável, sem deixar de ser contundente quando entende, emana de um espírito muito sabedor e profundo.

Eduíno de Jesus, nascido a 18 de Janeiro de 1928, poeta, ensaísta e crítico literário. Conhecido como o Professor, o Mestre, Decano dos Açores, ou simplesmente o Eduíno. Reunimos neste “postal” saudações pelo seu 93º aniversário. PARABÉNS!

Nas conversas e na escrita utiliza as palavras pensando nelas, como esclarece no seu poema “Artesania Poética”: “Macerar as palavras / até fazerem sentido. / Depois macerar o sentido / até fazer palavras”. Quando lhe telefono, está sempre entregue a algo da escrita. É esta a fonte que lhe alimenta a vida. Neste dia de seu aniversário natalício, venho dizer-lhe: Muito obrigado Mestre Eduíno de Jesus. Ser seu amigo e beneficiar da sua amizade é meu imenso privilégio. Paulo Enes da Silveira


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.