Edição 173

Page 1


45 ANOS COM

MUITO ORGULHO!

Chegar aos 45 anos é motivo de grande orgulho. Para a Anfamoto, esta trajetória representa mais do que o tempo, representa o compromisso, a evolução e a força de um setor que movimenta o Brasil. Esta edição comemorativa celebra não apenas nossa história, mas também o futuro. Um futuro que já começou, pautado pela tecnologia, pela sustentabilidade, pela profissionalização e pela valorização de toda a indústria nacional de motopeças. Na matéria de capa, retratamos a história da entidade desde sua fundação e algumas de suas muitas atividades desde 2012. Parabéns Anfamoto, que venham mais muitos anos de trabalho e sucesso.

Esse marco para o nosso setor não poderia ser em um momento melhor, até julho deste ano já foram produzidas mais de 1,1 milhão de motocicletas. Esse é o melhor desempenho do setor nos últimos 14 anos e o terceiro maior volume já registrado. Com isso nosso segmento segue aquecido e produzindo muitas novidades.

Durante o mês de julho a Anfamoto participou de dois importantes eventos para discutir a segurança no trânsito e medidas para diminuição do número de sinistros com motocicletas e motociclistas. Acreditamos que a educação e a conscientização são os melhores caminhos para a criação de políticas públicas e uma cultura mais amigável no trânsito.

No caderno “Sua Moto em Detalhes”, damos dicas para você que gosta de curtir viagem de moto, seja sozinho, com seu garupa ou em grupo. Quais são os cuidados fundamentais com a moto, com a bagagem e com seu conforto. No caderno “Duas Rodas”, mostramos as novidades e curiosidades do mercado de duas rodas.

Não peca nada, aproveite muito essa edição comemorativa.

Boa leitura! Um forte abraço

Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças

Presidente

Orlando Cesar Leone

1º Vice Presidente

Divino Jorge da Silva

2º Vice Presidente

Valério Valente

1º Tesoureiro

Amarildo Fernandes

2º Tesoureiro

Alexandre Saba

Conselho Deliberativo - Presidente

Carlos Alberto Fiorotti

Membros do Conselho Deliberativo

Giancarlo Vancini

Mônica Orlando

Hélio Tenório da Silva

Suplentes do Conselho Deliberativo

Renata Maggion

Hélio dos Santos

Sandra Piscinato

Membros do Conselho Fiscal Danilo Miyasato

Bruno Leone

Suplentes do Conselho Fiscal Carlos de Laurentis

Rafaela Guma

Wilson Repeke

Coordenação Editorial

Fabia Helena Allegrini Pereira

Editor Responsável Jacylete Abreu - MTB 825-CE

Editor de Arte

Elton V. R. Moreno

Impressão

Gráfica Maistype

Coordenação de Eventos

Equipe Anfamoto

Anfamoto em Revista

Equipe Anfamoto

Assessora da Presidência

Fabia Helena Allegrini Pereira

SUMÁRIO

Anfamoto 45 anos de história, conquistas e compromisso

CAPA - INMETRO INAUGURA DELEGACIA CIBERNÉTICA

Inmetro inaugura delegacia cibernética

Caixa de direção da moto: Cônica ou esférica?

A MOT TRADE IMPORT, é uma empresa inovadora no segmento de importação, logística e armazenamento de produtos.

Desenvolvida para atender com excelência os serviços de importação, executando as operações de negócios internacionais de nossos clientes, fazendo a interface com empresas de armazenagem, de carga e transporte.

Soluções estratégicas de importação e distribuição de motopeças.

OS AVANÇOS DO SEGMENTO DE MOTOPEÇAS E ACESSÓRIOS NO BRASIL

E O PAPEL DA ANFAMOTO

Nos últimos anos, o setor de motopeças e acessórios no Brasil tem vivenciado um ciclo consistente de modernização, inovação e fortalecimento institucional. Impulsionado pelo aumento da frota de motocicletas, pela digitalização do mercado e pela busca crescente por segurança e qualidade, o segmento alcançou novos patamares de desenvolvimento. Nesse cenário, a ANFAMOTO – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças tem desempenhado um papel fundamental como articuladora, defensora e promotora do crescimento sustentável da cadeia produtiva.

A indústria nacional de motopeças evoluiu significativamente, com empresas investindo em tecnologia, processos produtivos avançados e controle rigoroso de qualidade. A ANFAMOTO tem sido decisiva nesse processo ao promover orientação técnica, suporte regulatório e defesa de políticas públicas que asseguram um ambiente competitivo mais justo. A atuação da entidade junto ao governo e aos órgãos reguladores contribui para alinhar normas, reduzir burocracias e fortalecer a legalidade no setor. Outro avanço relevante está na ampliação da segurança e da certificação de produtos. A ANFAMOTO trabalha ativamente na conscientização sobre a importância das peças dentro dos padrões oficiais, apoiando campanhas contra a informalidade e o comércio ilegal. Esse esforço fortalece empresas comprometidas com a qualidade e protege o consumidor, que passa a ter mais acesso a produtos confiáveis e seguros. A entidade estimula esse avanço ao promover feiras, encontros técnicos, parcerias e integração entre fabricantes e fornecedores, impulsionando um ambiente favorável à inovação.

A digitalização do varejo também transformou a experiência do motociclista.

O comércio eletrônico abriu espaço para novos empreendedores e ampliou o alcance nacional dos fabricantes. A associação tem contribuído com orientação jurídica e mercadológica, ajudando empresas a se adaptarem ao novo comportamento do consumidor e às tendências de comércio digital. Além disso, a ANFAMOTO atua fortemente na valorização profissional das oficinas e dos serviços de manutenção. A entidade apoia iniciativas de capacitação técnica, qualificação de mecânicos e disseminação de boas práticas, reforçando o papel essencial do reparador na segurança e longevidade das motocicletas. Em conjunto, esses fatores mostram que o setor de motopeças e acessórios vive

um período de grande evolução, e essa trajetória é diretamente fortalecida pela nossa atuação, que, ao longo dos 45 anos de existência, consolidou-se como uma liderança indispensável, promovendo diálogo, orientação e desenvolvimento para toda a cadeia produtiva.

Essa é a última edição da Anfamoto em Revista e desejo a todos nossos associados, leitores e parceiros um Natal com muita paz e saúde e que 2026 seja repleto de alegrias, prosperidade e sucesso.

ATÉ O MÊS DE NOVEMBRO A PRODUÇÃO DE MOTOCICLETAS

JÁ SUPERA O TOTAL DE

2024

Fabricantes produziram 1,8 milhão de unidades, alta de 13,9% em relação ao mesmo período do ano passado

Faltando um mês para o encerramento do ano, a indústria de motocicletas superou toda a produção registrada em 2024.

Segundo à Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), os dados mostram que, entre janeiro e novembro, 1.850.829 unidades foram produzidas no Polo Industrial de Manaus (PIM). O volume é 13,9% maior que o contabilizado no mesmo período do ano passado, reforçando o bom desempenho do setor ao longo de 2025. Em novembro, foram produzidas 165.690 motocicletas,

alta de 13,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a outubro, houve uma retração de 12,3%, influenciada pelo menor número de dias úteis no mês. Foram 19 em novembro, contra 23 em outubro.

PRODUÇÃO POR CATEGORIA –

A

Street liderou o ranking de produção por categoria no acumulado do ano, com 935.820 motocicletas e 503,6% do total fabricado. Em segundo lugar, ficou a Trail, com 21%, seguida pela Motoneta, com 13,5%. No levantamento mensal de produção, a liderança é dos modelos

de baixa cilindrada, com 127.339 unidades e 76,9% do volume total fabricado. Na sequência, ficaram as de média cilindrada, com 20,3%, e as de alta cilindrada, com 2,8%. Vale destacar que, em termos percentuais, a produção de modelos de média cilindrada avançou 25,3%.

VAREJO – As vendas de motocicletas bateram recorde. De janeiro a novembro, foram emplacadas 2.004.626 unidades, crescimento de 16,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Assim como a produção, o desempenho do varejo está muito próximo da projeção

Foto: Divulgação

da Abraciclo, que estima encerrar o ano com 2.100.000 unidades comercializadas. Em novembro, os licenciamentos somaram 180.645 motocicletas, alta de 22,8% na comparação anual. Frente a outubro, houve queda de 13,9%, reflexo do menor número de dias úteis no mês,

fator que também afetou a produção. A média diária de vendas foi de 9.508 unidades.

EXPORTAÇÕES

– No acumulado do ano, os fabricantes do Polo Industrial de Manaus (PIM) exportaram 39.622 motocicletas, alta de 39,2% em relação

ao mesmo período de 2024. Em novembro, foram exportadas 4.564 motocicletas, aumento de 178,3% na comparação anual e queda de 18% em relação a outubro.

As posições foram mantidas no ranking de novembro.

Confira os comparativos com os resultados do mês anterior e do mesmo período de 2024:

DE MOTOCICLETAS

Fonte: Associadas Abraciclo.
Foto: Divulgação

CHAPAM MOTOPEÇAS

MELHOR EM MOTOPEÇAS PARA QUEM VIVE A ESTRADA COM INTENSIDADE

AIndústria e Comércio de Motopeças Chapam foi fundada em 1939, na cidade de Urussanga, em Santa Catarina, por João Jorge Meneghel. A empresa teve origem com o objetivo de atender às demandas da comunidade agrícola local, dedicandose inicialmente à fabricação de implementos agrícolas. Com o início da Segunda Guerra Mundial, em 1940, a escassez de matérias-primas, especialmente de aço, agravou-se significativamente. A dificuldade de aquisição desse insumo, que já era limitada, tornou-se ainda maior, pois grande parte do aço consumido no Brasil passou a ser exportada para a Europa, a fim de abastecer a indústria bélica. Diante desse cenário, João Meneghel, juntamente com seus filhos Jaimar e Jucemar, passou a reaproveitar o aço retirado de navios encalhados na costa, principalmente na região de Laguna (SC). Esse período marcou uma fase de grande resiliência e adaptação, levando a empresa a redirecionar suas atividades para a manutenção de máquinas e caminhões. Naquela época, não havia energia elétrica disponível na região e a empresa produzia sua própria energia por meio de uma roda d´água, demonstrando desde cedo um espírito de inovação e autossuficiência. Em 1974, uma grande enchente atingiu a região, destruindo completamente as instalações. Entretanto, em 1975, sob a liderança de Jahir Meneghel, filho do fundador, a empresa foi reconstruída na atual planta industrial. Visionário, Jahir percebeu o potencial de crescimento do mercado de motocicletas, impulsionado pela chegada das montadoras Honda e Yamaha ao Brasil. A partir de então, a Chapam iniciou a produção de peças para motocicletas de baixa cilindrada. Já em 2010, ampliou seu portfólio e passou a fabricar componentes para motos de alta cilindrada, segmento que atualmente representa o carro-chefe da empresa,

reconhecida pela excelência e alta qualidade de seus produtos.

No início da produção não havia funcionários, somente o fundador e seus dois filhos produziam as peças. Atualmente a Chapam conta com 106 colaboradores e cerca de 814 itens no portfólio. Inicialmente, a empresa começou produzindo a base do banco, peça fundamental na estrutura das motocicletas, origem inclusive do nome Chapam, uma referência a “Chapa do Meneghel”. Além desse item principal, também eram fabricados cavaletes laterais e centrais, estribos e pedais de freio, compondo uma linha inicial enxuta, porém essencial para o mercado de motopeças da época. No ano de 2025 foram lançados 70 novos produtos. E o carro-chefe são os protetores de motor e carenagem.

A Chapam tem mais de 28 mil metros quadrados de área construída, com maquinários novos e com capacidade de produção de 30 mil peças/mês. Trabalha com solda robótica, máquinas de corte a laser, viradeiras e também com pintura eletrostática. Como o mercado de motopeças e duas rodas no Brasil tem se destacado como um dos segmentos mais dinâmicos, sólidos e resilientes da indústria nacional. O aumento contínuo no número de motocicletas em circulação, impulsionada tanto pelo uso profissional quanto pelo transporte individual, mantém uma demanda constante por peças de reposição, manutenção e customização. Dessa forma, para os próximos anos, as perspectivas são de crescimento sustentável, com foco em: ampliação do portfólio de produtos, investimentos em tecnologia e automação industrial, fortalecimento da marca, capacitação contínua dos colaboradores e expansão gradual da capacidade produtiva.

Com mais de oito décadas de história, a Chapam mantém seu compromisso com a inovação contínua e o aprimoramento de produtos e processos produtivos, consolidando-se como referência no setor. O que começou com uma pequena oficina voltada ao atendimento da comunidade local transformou-se em uma empresa sólida, moderna e reconhecida nacionalmente pela qualidade de seus produtos e pela confiança conquistada junto a clientes e parceiros. “Com essa base sólida e a experiência acumulada ao longo de mais de oito décadas, a empresa segue confiante em seu propósito: oferecer soluções seguras, duráveis e de alto desempenho, contribuindo para o desenvolvimento do setor e para a satisfação de todos que confiam na marca”, diz Jossie Helena Meneghel, diretora administrativa e comercial.

A ANFAMOTO em Revista apresenta as grandes inovações do mercado, assuntos relevantes, questões de mercado, conjuntura, assuntos tributários e jurídicos e assuntos de interesse geral do segmento, lançamentos e novidades. Informa também sobre as atividades e realizações da Associação.

A ANFAMOTO em revista é respeitada pela seriedade e independência editorial. Traz artigos assinados por renomados especialistas das áreas que envolvem o mercado de motopeças.

Solicite um orçamento ou acesse o mídia kit no site www.anfamoto.org. Associado ANFAMOTO tem descontos especiais.

por que

Anunciar ?

Distribuição

Em todo território

brasileiro e Mercosul.

Periodicidade Bimensal 6 edições/ano

Tira gem

Versão Impressa: 12 mil exemplares

Veículação eletrônica 35 mil nomes

Público

> Empresários, fabricantes, distribuidores e atacadistas de motopeças

> Diretores e Gerentes industriais, de marketing, comercial, de produtos, de compras

> Engenheiros e técnicos do segmento de motopeças.

> Lojistas

> Representantes

> Universidades e escolas técnicas

> Câmaras de comércio

> Entidades de classe

> Sindicados de Motoboys em todos os estados

> Órgãos governamentais

> Concessionárias.

Acompanhe-nos nas redes sociais: /anfamotomotope /anfamoto

INMETRO INAUGURA DELEGACIA CIBERNÉTICA EM SÃO PAULO PARA REFORÇAR A FISCALIZAÇÃO DO COMÉRCIO ON-LINE

Em 28 de novembro, foi inaugurada a Delegacia Cibernética do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), unidade criada para ampliar a fiscalização digital e combater fraudes no comércio on-line.

A cerimônia contou com a presença do vicepresidente da República e ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, (MDIC), Geraldo Alckmin, do presidente do Inmetro, Márcio André Brito, do deputado federal Celso Russomanno, de lideranças do setor produtivo, de dirigentes da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), de parlamentares e

representantes da indústria, marcando o início oficial das operações da nova estrutura.

Fiscalização digital

Durante o evento, o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, detalhou o papel estratégico da Delegacia Cibernética e explicou como vai funcionar, na prática, o novo modelo de fiscalização remota. Segundo Brito, o sistema representa uma mudança estrutural na capacidade de identificar irregularidades no ambiente virtual. “O Inmetro regulamenta mais de 80% de todo o setor produtivo. São cerca de 600 produtos que só podem ser fabricados e comercializados com certificação. Apesar da constante fiscalização presencial, identificamos que, por meio

Foto: Divulgação

de sites e plataformas, muitos itens estavam sendo comercializados sem qualidade e sem certificação. Por isso, criamos uma estrutura dedicada à fiscalização remota, baseada em inteligência artificial”, afirmou.

O Guardião Digital do Inmetro (GDI) rastreia e identifica automaticamente produtos irregulares nos ambientes de comércio digital. “Com a expertise dos técnicos e fiscais do Inmetro junto ao auxílio de inteligência artificial, o sistema cruza dados com base nos produtos certificados”, explicou Márcio André Brito. “Caso o produto não esteja em conformidade com às exigências do Inmetro, a Delegacia Cibernética informa à plataforma de e-commerce e orienta a exclusão do anúncio. O vendedor é notificado imediatamente e, dependendo da gravidade, pode ser multado”. Brito reforçou que, neste primeiro momento, o Instituto atuará de forma pedagógica e que, nos próximos 60 dias, o foco será de caráter orientativo.

A delegacia é composta por uma equipe de 20 fiscais que monitoram ativamente plataformas de e-commerce em busca de anúncios irregulares, especialmente aqueles que não possuem o selo de

qualidade do Inmetro. Além disso, a delegacia faz uso de inteligência artificial para analisar dados, identificar inconformidades e solicitar a remoção de anúncios falsos. Empresas que não cumprirem as normas estabelecidas podem enfrentar multas que chegam a R$ 1 milhão.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou o papel do Inmetro na modernização regulatória, na proteção ao consumidor e no combate às fraudes digitais. “A Delegacia Cibernética do Inmetro é um marco importante para o país. Hoje, grande parte das compras acontece pela internet e o consumidor precisa ter a garantia de que não está adquirindo um produto falso, contrabandeado ou perigoso. Com o uso de robôs de inteligência artificial, essa nova unidade vai fazer uma varredura nas plataformas digitais para identificar anúncios irregulares e proteger as famílias brasileiras. É segurança para quem compra e justiça para a indústria nacional, que sofre com a concorrência desleal.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

É uma iniciativa pioneira no Brasil e chega justamente em um momento como a Black Friday, quando milhões de pessoas estão buscando ofertas. O objetivo é sempre educativo: queremos que as próprias plataformas garantam ao consumidor produtos certificados e seguros.”

Após os atos oficiais, os convidados visitaram as instalações da Delegacia Cibernética, que inicia suas atividades monitorando quatro grupos prioritários: fios e cabos elétricos, balanças comerciais, pastilhas de freio e cadeiras plásticas monobloco. Outros segmentos regulados pelo Inmetro serão incorporados ao longo das próximas etapas, conforme a expansão da capacidade operacional da Delegacia.

Além da inauguração da Delegacia, a cerimônia também foi marcada pela assinatura da portaria de criação da Universidade Corporativa do Inmetro (UnInmetro) e pela formalização de novos convênios com a Rede Metrológica de São Paulo (Remesp), o Instituto Combustível Legal (ICL) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

A Anfamoto esteve presente na solenidade, e o presidente da Anfamoto, Orlando Cesar Leone, destaca que essa iniciativa do Inmetro é fundamental

para combater o crime cibernético. “Com o crescimento expressivo das compras feitas em plataformas digitais, é fundamental uma ferramenta que possa dar segurança ao consumidor no momento da compra. O Guardião Digital, chega em excelente momento para reforçar essa segurança aos nossos consumidores”, comenta Leone.

O segmento de motopeças e acessórios já está em contato com o Inmetro para ingressar com nossos produtos no Guardião Digital. Desejamos sucesso ao Inmetro nessa iniciativa.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

ASSOCIADOS QUE FIZERAM ANIVERSÁRIO EM SETEMBRO,

OUTUBRO E NOVEMBRO

EMPRESA

COMERCIAL MOTOCICLO LTDA

PROMOTOS COM. DE PEÇAS E MOTOS LTDA

PLASMOTO IND. COM. E REPRES. LTDA

NEXPART MOTO COMPONENTES

RCL PEÇAS LTDA

FML CONFECÇÃO COM. IMP. - TUTTO MOTO

NACAR COM. IMPORT E EXPORT LTDA

BORILLI

NAKATA AUTOMOTIVA LTDA

R1 MOTOPARTS COM DE PEÇAS E ACESS PARA MOTOC.

EBRAM METALURGICA IMP. EXP. LTDA

MATEUS MORENO REPRESENTAÇÕES

DANIDREA INDUSTRIA E COMERCIO LTDA

FISCHER PASTILHAS E FREIOS ESPECIAIS

GVS SPORT IND. E COM. DE PEÇAS LTDA

IMPACTO PEÇAS PARA AUTOMOTORES LTDA (MOTOBOR +)

MGO MOLAS IND. DE MOTOPEÇAS

FUNDAÇÃO IDADE

ANFAMOTO CELEBRA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO

AAssociação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças (Anfamoto) celebrou, na noite de 2 de setembro, seus 45 anos de fundação em um jantar comemorativo que reuniu associados, empresários, representantes da cadeia produtiva, autoridades e parceiros da entidade. O evento ocorreu no charmoso restaurante Lvtetia, e destacou a trajetória da associação desde sua criação, em 1980, até os desafios e conquistas atuais do mercado de motopeças no Brasil.

A celebração teve início com a recepção dos convidados feita pelo presidente da entidade Orlando Cesar Leone e a exposição de um vídeo institucional com registros das últimas quatro décadas e meia, apresentando momentos marcantes da atuação da Anfamoto, campanhas institucionais e avanços obtidos em defesa dos fabricantes nacionais. A mostra despertou nostalgia entre os veteranos do setor e curiosidade nos novos integrantes.

Durante o jantar, o presidente da Anfamoto, Orlando Leone, ressaltou a importância do trabalho colaborativo que consolidou a entidade como uma das principais referências do segmento. “A Anfamoto nasceu da união de empresários que acreditavam na força do setor. Hoje, 45 anos depois, seguimos defendendo os interesses da indústria, promovendo a inovação

e fortalecendo nossa representatividade em nível nacional”, afirmou. Em seu discurso Leone ressaltou a importância de não esquecermos da história: “45 anos de uma associação, é muito tempo e hoje gostaria de fazer uma homenagem aos fundadores da Anfamoto, pois a história tem uma importância muito grande. A vida passa muito rápido e as vezes esquecemos como tudo se iniciou. Os 21 guerreiros que fundaram a associação, tiveram uma percepção muito grande, pois o mercado de motopeças em 1980 ainda era muito novo. A Honda montou a primeira motocicleta no Brasil em 1976. Eram muito poucos empresários no ramo. Eu tive o privilégio de estar presente no dia da reunião de fundação, junto com meu padrasto Ivo Vancini, representando a Italpeças. O universo daquela época era muito restrito. Então imagino que eles não pensavam que 45 anos depois estaríamos aqui. Desses 21 empresários, atualmente apenas cinco estão por aqui, os demais estão festejando lá em cima a nossa história. Há muitas pessoas novas que não conhecem a história da Anfamoto e como começou tudo. Tenho um legado, todos nós aqui temos um legado, temos nossos filhos, nossos netos, então amanhã nós nos vamos ou esquecemos o que passamos e não temos

André Beltran - Gerente nacional de vendas - Comollati e Orlando Leone - Presidente da Anfamoto

ESPAÇO ANFAMOTO

mais história para contar. Temos que fazer um livro para deixar essa história da Anfamoto e das motopeças no Brasil. A Anfamoto é a única associação que representa e defende nacionalmente o segmento, em todas as esferas governamentais. O mercado é muito grande, representamos 0,21% do PIB, é muito representativo e forte. Temos que dar mais atenção ao nosso segmento. Quero homenagear a todos os nossos fundadores, ex-presidentes, diretores e conselheiros. Agradecer aos nossos associados e a todos que trabalham pelo segmento, pois todos nós temos os nossos negócios e nos focamos neles. Mas precisamos olhar para o segmento, somos concorrentes sim, somos, mas precisamos de mais união para o fortalecimento do mercado e da nossa associação. Insistimos em pedir informações do mercado pois precisamos de informações para representar adequadamente o setor. Agradeço a presença de todos e que a associação tenha vida longa”, disse o presidente.

Orlando também destacou conquistas recentes, especialmente nas áreas de regulamentação, segurança e política industrial. Segundo ele, os últimos anos foram marcados pela ampliação do diálogo com

Orlando Leone - Presidente da Anfamoto e Fabia Helena - Assessora da Presidência da Anfamoto
Jorge Wilson - Deputado Estadual e Orlando Leone - Presidente da Anfamoto
Waldemar Medeiros - Delta Capas e Orlando Leone - Presidente da Anfamoto

órgãos governamentais e pela modernização de processos internos da associação. “Avançamos muito na qualificação técnica, na relação com o mercado e no ambiente regulatório. Mas há ainda grandes desafios, como a competitividade internacional e a necessidade de estímulos à produção nacional”, completou.

O evento também prestou homenagem a expresidentes, dirigentes e empresas associadas que contribuíram para a trajetória da instituição. Foi entregue uma placa comemorativa ao Sr. Divino Jorge da Silva, 1º vice-presidente da Anfamoto. Além disso a assessora da presidência da Anfamoto, Fabia Helena Pereira, prestou uma homenagem ao presidente Orlando Cesar Leone, com a entrega de uma placa pelos trabalhos prestados ao segmento.

Ao final da noite, os convidados brindaram à história e ao futuro da associação, reafirmando o compromisso com o crescimento sustentável do setor e com a continuidade de um trabalho que, há quase meio século, impulsiona a indústria de motopeças no país. Que venham mais 45 anos!!!

Orlando Leone - Presidente da Anfamoto e Divino Jorge da Silva - 1ª Vice-presidente da Anfamoto

REFORMA TRIBUTÁRIA: SAIBA COMO SERÁ A TRANSIÇÃO A

PARTIR DE 2026

Estamos a poucos meses do início do período de transição da Reforma Tributária, que começa em 2026, com a fase de testes, e termina em 2032, com a aplicação integral da nova legislação a partir de 2033. Entretanto, muitas empresas ainda têm dúvidas sobre o que vai acontecer em cada etapa do processo. Pensando nisso, preparamos um resumo do que deve ocorrer a cada ano no período de transição.

2026: Fase Piloto da CBS e IBS

Em 2026, terá início a fase de transição para o novo modelo tributário, com a implementação experimental da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), com alíquotas simbólicas:

CBS: 0,9% e IBS: 0,1%

Essa fase tem caráter preparatório, sem reconhecimento definitivo dos tributos, com foco em:

• Testes operacionais e tecnológicos;

• Emissão de novos documentos fiscais eletrônicos;

• Adaptação dos sistemas das empresas e da administração tributária.

Apesar de não haver recolhimento definitivo, para as empresas cumprirem com suas obrigações acessórias, os contribuintes estarão obrigados a realizar as adaptações na EFD (ICMS/IPI), em especial nos Registros C100 e C190. Os valores pagos a título de CBS e IBS em 2026 poderão ser compensados com débitos de PIS e COFINS, inclusive em operações de importação. Caso haja saldo credor, será possível a compensação com outros tributos federais ou a solicitação de ressarcimento, observando o prazo de até 60 dias, conforme previsto na proposta de regulamentação. Empresas optantes pelo Simples Nacional, MEIs e outros regimes diferenciados, como o regime monofásico, estão dispensados da apuração e do cumprimento das obrigações dessa fase piloto.

Foto: Divulgação

2027

A partir de2027, começa uma nova etapa da Reforma Tributária com mudanças substanciais na tributação sobre o consumo.

Serão extintos definitivamente os seguintes tributos: PIS, PIS-Importação, COFINS, COFINS-Importação. E, em seu lugar, inicia-se a cobrança efetiva da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência federal, com alíquota uniforme definida por resolução do Senado Federal. A alíquota estimada da CBS é de 8,7%, mas o valor está sujeito a confirmação pela regulamentação final e vai depender dos testes realizados em 2026.

O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência estadual e municipal, permanece com alíquota simbólica de 0,1% em 2027. Essa etapa ainda tem fins operacionais e de adaptação, como parte da transição gradual da Reforma Tributária até 2032, quando o IBS substituirá o ICMS e o ISS por completo. Também em 2027, começa a ser instituído o Imposto Seletivo (IS), de competência federal, com foco em produtos e serviços prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, tais como bebidas alcoólicas, cigarros, combustíveis fósseis etc. O IS substituirá parcialmente o IPI, mantendo-se a alíquota zero do IPI exclusivamente para produtos industrializados na Zona Franca de Manaus, conforme proteção constitucional.

2028

O ano de 2028 marca o início da consolidação do novo modelo tributário, com a continuidade da transição da Reforma Tributária e foco na análise de impacto sobre a arrecadação dos entes federativos.

As alíquotas da CBS e do IBS:

CBS: cobrança efetiva com alíquota federal estimada em 8,7%;

IBS: ainda com alíquota simbólica de 0,1%, sem efeitos relevantes sobre preços ou arrecadação.

É importante ressaltar que, em 2028, o IBS ainda não substitui integralmente o ICMS (estadual) e o ISS (municipal), que continuam vigentes em paralelo. A eliminação definitiva desses tributos será realizada de forma gradual e progressiva, a partir de 2029 até 2032. Durante 2028, o governo federal realizará uma avaliação de impacto da arrecadação tributária, com base nos dados consolidados do ano anterior (2027). O objetivo é verificar se houve ou não perdas para os entes federados (União, Estados e municípios) e se o novo sistema mantém a neutralidade da arrecadação — ou seja, sem aumentar a carga tributária total.

Caso a arrecadação seja inferior ao projetado, ajustes nas alíquotas da CBS e do IBS poderão ser feitos em 2029 para garantir a neutralidade fiscal.

Foto: Divulgação

NOTÍCIAS

2029 a 2032

Este período representa uma nova fase na transição real do sistema tributário com a Reforma Tributária, com substituição progressiva do ICMS (estadual) e do ISS (municipal) pelo novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Entre 2029 e 2032, as alíquotas de ICMS e ISS serão gradualmente reduzidas, ao passo que a alíquota do IBS aumentará na mesma proporção, garantindo neutralidade na carga tributária. A substituição é parcial e progressiva, em 4 etapas anuais, conforme a seguinte proporção:

2029: 90% da alíquota atual, IBS avança para 10%;

2030: 80% de ICMS/ISS, IBS chega a 20%;

2031: 70% de ICMS/ISS, IBS atinge 30%;

2032: 60% de ICMS/ISS, IBS sobe para 40%

Exemplo: Se hoje a alíquota total do ICMS sobre circulação de mercadorias for de 18%, em 2029 ela será reduzida a 16,20%, e o IBS passará será reduzido em 90%.

A Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência federal, já estará totalmente implantada, com a extinção do PIS e da Cofins.

Essa fase de transição de 2029 a 2032 visa permitir a adaptação de contribuintes e entes federativos ao novo modelo, o monitoramento de impactos econômicos e fiscais e, se necessário, correções técnicas, operacionais e legais antes da migração completa para o IBS em 2033.

2033

O ano de 2033 marca a migração definitiva para o novo modelo de tributação sobre o consumo, com a plena implantação do IVA Dual, encerrando-se o sistema anterior de tributos federativos fragmentados. A partir de 1º de janeiro de 2033, deixam de existir o ICMS (estadual) e o ISS (municipal), encerrando sua aplicação jurídica e operacional. Com isso, toda a tributação sobre bens e serviços será feita exclusivamente por meio do novo sistema IVA dual: CBS (federal) e IBS (estadual e municipal).

O modelo dual significa CBS arrecadada pela União (Receita Federal), com alíquota definida em resolução do Senado, IBS arrecadado e repartido entre Estados e Municípios, com base em regras fixadas por lei complementar e monitoradas pelo Comitê Gestor do IBS, com representantes estaduais e municipais, e rateio fiscalizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A arrecadação do IBS será distribuída conforme o destino do consumo, favorecendo entes onde há maior demanda, e não necessariamente onde está localizada a sede do fornecedor.

A Constituição prevê que, se a soma das alíquotas efetivas da CBS + IBS ultrapassar o teto de referência estimado (26,5%), o governo federal será obrigado a propor ajustes por meio de projeto de lei complementar, fundamentado em análise técnica e transparência pública. O objetivo é garantir a neutralidade da carga tributária e evitar aumento real de tributos sobre o consumo.

Neste contexto, é fundamental que as empresas conheçam em profundidade a nova legislação, avaliem seu modelo de negócios e comecem a se preparar desde já para a Reforma Tributária. É possível que fatores como política de preços, pagamento de fornecedores e formas de recebimento, entre outros, tenham que ser reavaliados. Além disso, será necessário investir na capacitação das equipes financeiras, contábeis, jurídicas e administrativas para implementar os novos processos.

Foto: Divulgação

A CIDADE DE SÃO PAULO TEM

PRAZO DE 30 DIAS PARA REGULAMENTAR

SERVIÇO DE MOTOTÁXI

APrefeitura de São Paulo tem trinta dias para regulamentar o serviço de mototáxi na cidade.

Esse prazo termina em 10 de dezembro, conforme determinou a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que em setembro deste ano considerou inconstitucional o decreto municipal que suspendia o serviço e determinou que o município apresentasse uma regulamentação em até 90 dias. Com isso, no dia 11 de dezembro, o serviço de mototáxi já pode funcionar na cidade de São Paulo. Até lá, as empresas seguem proibidas de operar o transporte de passageiros com motos na capital. Em 10 de novembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional, a lei estadual que dava aos municípios paulistas o poder de autorizar ou não o transporte de passageiros em motos. O STF ratificou a decisão do TJ de setembro. O plenário do Supremo formou maioria para derrubar a lei sancionada em junho pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Para os ministros, cabe apenas à União legislar sobre o trânsito e transportes, e não aos estados ou municípios.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo afirmou que “lamenta a falta de sensibilidade do STF com um assunto que envolve acidentes de trânsito e a preservação da vida”. Durante um evento realizado recentemente, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse

que respeita a decisão do STF, mas que pretende continuar discutindo o tema, pois envolve vidas. Já o governo do estado de São Paulo, informou que não vai comentar o caso, já que ainda não foi notificado da decisão. A Amobitec, associação que representa as empresas que operam mototáxis, afirmou que o julgamento do STF “traz segurança jurídica para São Paulo e para uma atividade privada legal, que já é regida pela Política Nacional de Mobilidade Urbana”.

O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, acatou o argumento da Confederação Nacional de Serviços de que a lei do Estado invadia a competência da União em legislar sobre transportes e trânsito no país. O voto de Moraes foi acompanhado na íntegra pelos ministros Dias Toffoli, Edson Fachin e Cármen Lúcia. Flávio Dino e Cristiano Zanin, também acompanharam o relator, embora com ressalvas. Em setembro, Moraes já havia suspendido a norma m caráter liminar. Na época, o ministro entendeu que a regra violava princípios da livre iniciativa e da livre concorrência. Na decisão, o ministro observou que o STF já fixou, no Tema 967 da repercussão geral, que proibir ou restringir o transporte por motorista de aplicativo é inconstitucional, e regulamentar a atividade não é tarefa dos municípios ou dos estados, porque contraria a legislação federal.

Foto: Divulgação

CAIXA DE DIREÇÃO DA MOTO: CÔNICA OU ESFÉRICA?

Acaixa de direção é crucial para a segurança, controle e dirigibilidade da moto, pois conecta o guidão à roda dianteira, permitindo que o piloto a controle com precisão e estabilidade. Sua função é transmitir os movimentos do guidão para a roda, garantindo uma pilotagem suave, absorvendo impactos e transferindo forças. Uma caixa em mau estado pode causar folgas, “travamentos” e resultar em acidentes graves.

Importância para a pilotagem e segurança:

• Controle e precisão: Permite que o piloto direcione a moto com precisão durante curvas e manobras.

• Estabilidade: Garante que a moto se mantenha estável, especialmente em diferentes tipos de terreno.

• Conexão entre componentes: Funciona como o elo de conexão entre o chassi e a suspensão dianteira, absorvendo a energia e os esforços da estrada.

• Pilotagem suave: Rolamentos (esféricos ou cônicos) permitem que o guidão gire de forma suave, especialmente em curvas.

Sinais de problemas e manutenção:

• Folgas: Ruídos tipo “cloc cloc” ao frear, ou sensação de folga

ao manobrar a moto.

• Rigidez ou “travamento”: Dificuldade para girar o guidão ou sensação de “travamento” em alguma posição.

• Deformação: O guidão parece “flutuar” em certas posições.

Cuidados e manutenção:

• Verificação: Faça o teste da caixa de direção com a moto no cavalete, levantando a roda dianteira e girando o guidão. Ele deve se mover livremente, sem “travamentos” ou folgas.

• Manutenção preventiva: Siga o período de regulagem indicado pelas montadoras.

• Substituição: Em caso de desgaste, a troca dos rolamentos e pistas (kit) é recomendada para evitar acidentes e danos a outras peças.

Os principais tipos de caixa de direção de moto são a cônica (com roletes/cilindros) e a esférica (com esferas), que se diferenciam pelo tipo de rolamento. A cônica é mais resistente e ideal para uso off-road, enquanto a esférica é mais suave e indicada para o uso urbano. Algumas motos utilizam a versão combinada, com roletes na parte inferior e esferas na superior, unindo as vantagens de ambas.

Foto: Divulgação

Tipos de caixa de direção

• CÔNICA:

• Possui roletes ou cilindros em formato cônico.

• Proporciona maior área de contato e resistência.

• É ideal para motos que enfrentam terrenos irregulares, impactos e alta velocidade, como modelos off-road e big trails.

• Geralmente é mais fácil de instalar, pois pode vir pré-montada, necessitando apenas de engraxamento.

• COMBINADA:

• É uma solução que une os dois tipos, com roletes cônicos na parte inferior e esferas na parte superior.

• Combina a resistência da caixa cônica com a suavidade da caixa esférica.

• É usada em modelos específicos de motocicletas que precisam dessas duas características em diferentes partes do sistema de direção.

Você deve trocar a caixa de direção da sua moto quando notar sinais de desgaste, como ruídos, travamento ao esterçar o guidão, folga na roda dianteira ou dificuldade em manobrar. A troca é necessária para garantir a segurança e o desempenho da direção, pois o ajuste pode não ser suficiente se os componentes internos, como esferas e cones, estiverem desgastados ou quebrados.

Sinais que indicam a necessidade de troca

• Ruídos e barulhos: Ouça por estalos ou rangidos ao virar o guidão ou ao passar por buracos.

• Guidão travado ou com “trancos”: Se o guidão travar em

• ESFÉRICA:

• Utiliza esferas em um colar.

• Oferece uma direção mais suave e macia.

• É mais indicada para o uso na cidade, onde o conforto é prioridade.

um ponto específico ou parecer duro para manobrar, isso indica que os rolamentos estão desgastados.

• Folga na direção: Com a moto no cavalete, segure a roda dianteira e tente movê-la para frente e para trás. Se houver folga, ela será sentida na direção.

• Dificuldade de manobra: Se a direção estiver dura ou pesada, mesmo após o reaperto, a troca é a única solução.

• Desgaste visível: Após desmontar, a verificação visual das pistas (onde as esferas ou roletes correm) mostrará se há marcas ou danos que indicam a necessidade de substituição.

• Identifique o problema: Faça os testes de folga e de “travamento” com a moto no cavalete.

• Verifique a folga após o ajuste: Tente apertar a caixa de direção. Se a folga voltar ou a direção ficar dura, é hora de trocar.

• Procure um profissional: Se você não se sentir confortável para realizar a manutenção, leve a moto a um mecânico qualificado para uma avaliação segura e profissional

HONDA CB750 HORNET É LANÇADA

NO BRASIL

Anova Honda CB 750 Hornet acaba de chegar ao Brasil. A nova Hornet é uma moto que convida à pilotagem e se tornou uma revolução estratégica da Honda. Com peso reduzido e novo chassi Diamond, é a combinação perfeita para tornar a moto muito mais ágil. A Honda seguiu o conceito de que “potência se

diverte, mas leveza domina”. A moto tem um chassi compacto, projetado para agilidade. A eletrônica é seu grande diferencial. O acelerador Ride-by-Wire e os quatro modos de pilotagem permitem adaptar a moto às condições da pista. Acima de tudo, a Hornet é uma moto fácil de pilotar, excelente opção para quem

busca uma Naked de média alta cilindrada. A lenda não apenas renasceu, ficou mais moderna e inteligente. A Hornet se destaca pelo equilíbrio e racionalidade.

A nova Hornet chega às lojas a partir da segunda quinzena de novembro nas cores branco perolizado e preto metálico.

YAMAHA HOMENAGEIA O TRICAMPEÃO KENNY ROBERTS

Foi revelada a aguardada Yamaha XSR900 GP 2026, edição especial que leva ao topo da linha Sport Heritage. A XSR900 GP 2026, não é apenas um novo modelo, mas uma homenagem especial a uma das maiores lendas da história do Mundial de Motovelocidade Kenny Roberts. Conhecido como “King Kenny”, o norte-americano foi um pioneiro, conquistando três títulos consecutivos na categoria 500 (1978 a 1980) e marcando a transição para uma nova era nas pistas. A XSR900 GP presta também um tributo à lendária YZR500 que Roberts pilotou rumo à glória. A moto é baseada na tecnológica XSR900, mas recebeu uma carenagem completa inspirada nas máquinas de Grande Prêmio dos anos 70 e 80. O destaque visual é a decoração Legend Yellow, um tributo direto às cores icônicas

da Yamaha dessa época, apresentando o característico padrão de blocos preto sobre o fundo amarelo. A Yamaha XSR900 GP 2026, é a combinação perfeita entre a alma inconfundível do passado glorioso da Yamaha e a excelência tecnológica do presente, ideal para colecionadores e entusiastas do desempenho.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

LINHA 2026 DA MV AUGUSTA BRUTALE É ATUALIZADA

AMV Augusta Brutale 800 recebeu atualizações para a temporada 2026, visando seguir no posto de modelo de entrada entre as nakeds da fabricante que há alguns meses rompeu definitivamente com a KTM. Com motor tricilíndrico, visual inigualável e eletrônica de última geração, a Brutale 800 2026 reúne atributos que a consolidam como uma das motos mais desejadas do mundo. A moto traz um pacote eletrônico completo, controlado por uma IMU de 6 eixos, que gerencia o controle de tração, o ABS em curvas e o anti-wheelie. E tem quatro modos de pilotagem – Rain, Sport, Race e Custom, todos configuráveis por meio do acelerador eletrônico ride-by-wire. O painel TFT de 5,5 polegadas oferece conectividade Wi-Fi e Bluetooh, controle de cruzeiro e integração com o app MV Ride. O sistema de conectividade avançada inclui antifurto integrado, geolocalização e função de SMS

o escapamento triplo reforçam seu DNA característico. Como novidade, a moto estreia a nova pintura fosca Rosso Ago Opaco. Ela chega às lojas MV Augusta em breve, com cinco anos de garantia. Ainda sem prazo para chegar ao Brasil.

PAPA LEÃO XIV LEILOA SUA BMW R 18 TRANSCONTINENTAl EM AÇÃO SOLIDÁRIA

Em setembro de 2025, durante um evento cerimonial no Vaticano, uma BMW R 18 Transcontinental exclusiva foi entregue ao Papa Leão XIV, um momento que uniu fé, solidariedade e paixão por motocicletas. O modelo, especialmente personalizado com motivos religiosos, recebeu a bênção e a assinatura do Pontífice, tornando-se uma peça única na história da marca alemã. Poucas semanas depois, em meados de outubro, a moto foi leiloada pela Missio Áustria através da renomada casa Sotheby´s, durante o evento Motorworld, em Munique. O resultado superou as expectativas: o exemplar da BMW R 18 Transcontinental assinado pelo Papa Leão XIV alcançou 130

de emergência. O conjunto óptico em LED com DRL e iluminação em curvas reforça o visual marcante da moto. A Brutale 800 mantém o design icônico que a consagrou, mesclando força e elegância. O farol em formato de gota, a traseira minimalista e mil euros, valor integralmente destinado a projetos de assistência a crianças em Madagascar.

Mais do que um ícone sobre duas rodas, esta R 18 Transcontinental se tornou símbolo de generosidade e união, mostrando que a paixão por motocicletas também pode acelerar boas ações pelo mundo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

DUCATI CONVOCA RECALL PARA PANIGALE V4 E STREETFIGHTER V4

ADucati Brasil anunciou um recall para as Panigale V4 e a Streetfighter V4. Isso ocorreu devido a um possível problema no eixo da roda traseira da balança monobraço. Segundo a Ducati, o componente pode apresentar perda de integridade estrutural. Em casos extremos, pode resultar em fissura ou ruptura completa, comprometendo a segurança durante a pilotagem. O defeito pode aumentar o risco de acidentes, com possíveis danos materiais e físicos ao

piloto, ao garupa e a terceiros.

A solução proposta pela Ducati envolve a substituição do eixo da roda traseira e do rolamento de esferas do cubo excêntrico (lado direito) por componentes mais robustos e atualizados. O serviço é gratuito e o tempo estimado de reparo é de aproximadamente 90 minutos. O atendimento começará em 27 de outubro, e seguirá por tempo indeterminado, até que todas as unidades afetadas

recebam o reparo.

Os proprietários devem agendar o serviço em uma das concessionárias ou oficinas autorizada Ducati. Que pode ser feito pelo site www.ducati.com, onde também é possível localizar o ponto de atendimento mais próximo. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 0800 772 1033 ou diretamente com a concessionária.

Motocicleta

Veja abaixo os chassis envolvidos nesta convocação:

Intervalo (não sequencial)

Início do Chassi ZDMDA02AAJB004067 95V1F00AAMM000001

Final do Chassi 95V3D00AARM000291 95V4F00AAPM000056

Data de Fabricação

Início 21/09/2018 10/05/2021 Final 25/10/2024 06/05/2024

SAIBA O QUE MUDA NA LINHA 2026

DA TRIUMPH BONNEVILLE

ATriumph revelou as novidades da linha 2026 da linha Bonneville, que chega com foco em conforto e tecnologia. Segundo a marca, os modelos que mais evoluíram com as atualizações são a Scrambler 900, a Bonneville Bobber e a Bonneville Speedmaster, todas atualizadas para oferecer uma pilotagem mais suave e moderna. A renovação faz parte do grande plano da Triumph, que prevê o lançamento de 29 motos em apenas seis meses. No exterior, as novas Bonneville 2026 chegam às concessionárias em dezembro, enquanto o mercado brasileiro deve recebê-las ao longo do próximo ano.

A Scrambler 900 2026 ganhou um chassi mais refinado, novas suspensões Showa recalibradas e freios modificados, elevando o conforto e a precisão em estradas e trajetos urbanos. Já as Bonneville Bobber e Speedmaster receberam tanque de combustível ampliado para 14 litros, nas versões anteriores era de 12 litros. A mudança aumenta a autonomia e reforça o visual robusto. A Bobber agora conta com assento flutuante mais largo e com novo acolchoamento, enquanto a Speedmaster ganhou assentos redesenhados e guidão reto, priorizando o conforto em longas viagens.

Os modelos T100, T120 e T120 Black receberam novos esquemas de pintura com acabamento manual e grafismos laterais exclusivos que destacam o icônico logotipo Bonneville. Toda a gama 2026 agora vem equipada com ABS otimizado para curvas e Controle de Tração com sensibilidade à inclinação, alimentados por uma IMU de alto desempenho. Além disso, todos os modelos trazem piloto automático, iluminação full LED com DRL e tomada USB-C de série.

LISTA DE ASSOCIADOS

FABRICANTES

Alba Industrial Impermeáveis Ltda

R. Fernão Pompeu de Camargo, 835

Jd. Trevo - 13041-025 - Campinas -SP

Tel.: (19) 3272-9821 / Fax: (19) 3272-9795

Site: www.albaindustrial.com.br

Fabricante de conjuntos impermeáveis, capas p/ motos, sobre botas, luvas, casacos, blusões e mochilas.

Alumitech Indústria de Moldes, Matrizes e Peças Via Prefeito Jurandyr Paixão - Itaipu 13481-149 - Limeira / SP

Tel/Fax (19) 3441-9686

E-mail: vendas@unibreq.com.br

Site: www.unibreq.com.br

Arbyn Favaro Tecnometal

R. Eng. Guilherme Cristiano Frender, 1.114 Aricanduva

03477-000 São Paulo- SP

Tel.: (11) 2727-3777 / Fax: (11) 2722-1444

E-mail: arbyn@arbyn.com.br www.arbyn.com.br

AWA Motos

R. Lavineo de Arruda Falcão, 1272 14808-390 – Araraquara – SP (16) 3301-1890

E-mail: marina.murari@awamotos.com.br Site: www.awamotos.com.br

Baterias Heliar

Av. Antonio Carlos Cômitre, 540 - 6º andar Campolim - CEP 18047-620 Sorocaba-SP

Tel.: (11) 3416-8125

Site: www.heliar.com.br

Borilli Racing Pneumáticos Ltda. Rod. Rs 463 - KM 03 - Pavilhão 02

99.950-000 – Tapejara - RS

Tel (54) 3344-2257

Site: www.borilliracing.com.br

E-mail: borilli@borilliracing.com

Brandy Indústria e Comércio Ltda.

R. Caconde 660 - Salgado Filho 14079-016 Ribeirão Preto - SP

(Ref.: Marginal da Rod.Anhanguera Km 317) Tel (16) 3995-9955 / Fax (16) 3995-9953

e-mail: brandy@brandy.com.br

Site: www.brandy.com.br Fabricante de Coxim, pastilhas, guia, tensor, filtros, reparador, lubrificantes e linha de óleos.

Brake Shoes Ind. e Com. de Materiais de Atrito Eireli – EPP

R. Eng. Frederico Fischer Junior,95 09411-080 – Ribeirão Pires – SP

Tel.: (11) 4822-7171

E-mail: adm@fischerfreios.com.br

BRAZ ACESSÓRIOS - VICTOR HUGO IND. E COM. DE ACESSÓRIOS LTDA

R. Antonio Pereira Magaldi, 53 14093-040 - Ribeirão Preto - SP

Tel.: (16) 3917-1673

E-mail: comercial@brazacessorios.com.br

Site: www.brazacessorios.com.br

Capas Pioneira

Rua Niteroi, 145 - Bairro Jd. Viaduto 93120-030 São Leopoldo/RS

Tel.: (51) 3588-2008

E-mail: financeiro@capas.com.br Site: www.capaspioneira.com.br

Chiptronic Eletrônica do Brasil Ltda. Av. Humberto Martgnoni, 738 Vila Campos 18803-151 Piraju /SP

Tel: (14) 3352-6060

E-mail: juliana@chiptronic.com.br Site: www.chiptronic.com.br

Cia Magnetron Ind. E Com. de Componentes Alameda Arpo, 750 – E 83210-290 – São José dos Pinhais – PR – 41 - 3381-8800 www.magnetron.com.br

Cometa Ind. e Com. de Moto Peças Ltda. R. Sitha, 301 Jd. Inamar - 09981-070 Diadema – SP Tel (11) 4099-9900/Fax (11) 4091-6006 Site: www.cometamoto.com.br Fabricante de manetes, manicotos e pedais.

Controlflex - Ind. Cabos Comando Ltda. R. Carmelina Garcia, 790 – Altos da Fortaleza 18113.010 - Votorantim - SP

PABX: 15 3353.9000 – SAC 0800 10 6969 Site: www.controlflex.com.br

Control Seals Ind. Com. de Motopeças Ltda. Rua São Paulo, 262 – Bairro Fazendinha 06530-075 - Santana do Parnaíba/SP Tel: (11) 4193 8932

E-mail: vendas@controlseals.com.br

Site: www.controlseals.com.br

Dagostin / Maximo Fabr. De Peças p/ Motocicletas - Máximo

Rod. SC 443, Km 17,9 B. Graziela 88830-000 Morro da Fumaça – SC.

Tel (48) 3434-4711

Site: www.exijamaximo.com.br Fabricante de retrovisores para motocicleta.

Danidrea Ind. e Com. Ltda.

R. Aristides Crivellaro, 474 Morro das Pedras 13279-813 Valinhos – SP - Tel (019) 2136-0888

E-mail: danidrea@danidrea.com.br Site: www.danidrea.com.br

Fabricante de caixa de direção, reparos para freios, buchas para suspensão e travas para coroa.

Deltacapas Comercial e Industrial Ltda Av.: Das Industrias, 750 – prédio: 02 – modulos: 04 e 05 Dstrito Industrial - 94930-230 - Cachoeirinha-RS tel.: (51) 3238-4000 fax: (51) 3238-4004

Demtec Artefatos de Borracha Ltda.

R. Maria Rosa de Jesus, 200 V. Sto. Antonio 08534-030 Ferraz de Vasconcelos – SP

Tel.: (11) 2280-3661/4674.5435

Call free- 0800.707.3661

e-mail: vendas@demtec.com.br site: www.demtec.com.br

Fabricante de coletores de admissão, bucha da coroa e coxim.

EBF Ind. e Com. de Artefatos Plásticos Ltda

Rod. Eng. Ermênio de Oliveira Penteado, km 54,5 13340-600 – Indaiatuba – SP- Tel.: 19-3825-4460

E-mail: sac@ebfcapacetes.com.br

Site: www.ebfcapacetes.net.br

Fabricante de capacetes.

Ebram Metalurgica Imp. Exp. Ltda

R. da Primavera, 194

09980-040 Diadema – SP

F. (11) 4051-2066 Fax: (11) 4051-2066

E-mail: ebramvendas@yahoo.com

Site: www.aronipmotos.com.br

Fabricante de aros e raios.

EGK Motoparts Ind. e Com. Ltda

R. Iolando Ribeiro Boaventura, 394 - Jd.Maringá 03525-120 São Paulo – SP

Tel/Fax: (11) 2021-2491

www.egkmotoparts.com.br

E-mail:vendas@egkmotoparts.com.br

Fabricante de correntes de comando, filtro de ar, filtro de óleo e caixas de direção.

Eninco Eng. Ind. e Com. Ltda.

Tel (43) 3571-8640

Site: www.eninco.com.br

Fabricante de raios e aros em alumínio e aço para motos e bicicletas.

Fabritech Indústria e Comércio de Capacetes Ltda.

Rua Henrique Jacobs, 2100 Pq Egisto Ragazzo 13485-321 Limeira / SP

Tel: (19) 3445-8550

E-mail: financeiro@fabritech.ind.br

Site: www.asxcapacete.com.br

FCC do Brasil Ltda.

Rua Mogno, 11 Distrito Industrial - Manaus/AM CEP 69.075-170

Tel: (92) 99347-4644

E-mail: contato.comercial@fccbr.com.br

Fabricante de sistema de embreagem para duas rodas

Fischer Pastilhas e Freios Especiais

Rua Eng. Frederico Fischer Jr., 75 09411-080 – Ribeirão Pires – SP

Tel.: (11) 4822-7171 - Fax: (11) 4822-7193

Vendas: (DDR) (11) 4822-7181

E-mail: vendas@fischerfreios.com.br Site: www.fischerfreios.com.br

Fabricante de pastilhas de freio, patins e discos de embreagem.

FX Comércio de Motocicletas e Acessórios Ltda.

Rua José Zgoda, 532 – Bairro Alto - Curitiba/PR CEP 82.820-440

Tel: (41) 3013-4780

E-mail: kissana.vaz@mxfgroup.com.br

Site: https://motobatt.com.br

Givi do Brasil LTDA

Av. Alexandrina das Chagas Moreira, 603 –Pindamonhangaba/SP – CEP 12412-800 –Telefone: 12-3644-8025 www.givi.com.br

Gow Helmets Indústria e Comércio Ltda

Av. Riachuelo, 73 76970-000 Pimenta Bueno – RO F. (69) 3451-2550

E-mail: gow@gowcapacetes.com.br Fabricante de capacetes.

Grua Ind. e Com. Ltda.

R. Prof. João Machado, 325 - Freguesia do Ó 02927-000 - São Paulo - SP Tel (11) 3931-0891/Fax (11) 3931-5744

Site: www.grua.com.br

Fabricante de cabos de comando, bucha da coroa e da balança, ferramentas especiais.

GSW Importação e Distribuição de Peças e Acessórios para Veículos Recreativos Ltda. Rua 7 de Setembro, 104 Santa Rita 88352-000 Brusque/SC

Tel: (47) 3350-6498 (47) 98407-9550

Site: www.gswimports.com.br

GVS SPORT Ind. e Com. de Peças Ltda

Estrada Arão Sahm, 1840 - Jundiazinho 07600-000 Terra Preta Mairiporã - SP

Tel: (11) 4486-2611

Fax: (11) 4343-5012

Site: www.gvssport.com.br Fabricante e retrovisores.

ICBRAS Indústria e Comércio Ltda

Rua Colon, 750 - Glória - Joinville/SC

CEP 89.216-401

Tel: (47) 98407-9550 / (47) 3461-4034

E-mail: roberson@icbras.com.br

Site: www.icbras.com.br

Impacto Peças para Automotores Ltda (Motobor+)

R. Dom João V, 266 05075-050 - São Paulo-SP

Tel.: (11) 2365-5006

Site: www.motobormais.com.br

Ind. e Com. de Motopeças Chapam

Av. Longarone, 1329 - Bairro De Villa 88840-000 - Urussanga - SC

Tel/Fax (48) 3465-1453/3465-3290

Email: chapam@terra.com.br

Site: www.chapam.com.br

Fabricante de alças, antenas, bagageiros, cavaletes, guidões, pedai de freio, protetores, suportes diversos, etc.

J3 METALURGICA E SERVIÇOS LTDA –AURORENSE

R. Abel Ribeiro, 507 – Parangaba

CEP: 60721-055 – Fortaleza/CE

Tel.: (85) 3484.6533

https://aurorense.com.br/

Maggion Ind. de Pneus Máquinas Ltda

R. José Campanella, 467

07112-100 – Guarulhos – SP

Tel.: 11-2229-9200

Site: www.maggion.com.br

Marelli Cofap do Brasil

Av. Manoel da Nóbrega, 196 09380-120 - Mauá - SP - tel: 0800 019 4054 www.mmcofap.com.br

Melc Ind. e Com. Ltda.

Av. Armando Giassetti, 501 Torres S. José 13214-525 Jundiaí – SP

Tel.: (11) 4815-9200/9202

Site: www.melc.com.br

Fabricante de peças plásticas em geral.

Mercúrio Indústria e Com. de Motopeças Ltda.

Av. Dr. José de Paula Eduardo, 590 15910-000 – Monte Alto - SP - Tel (16) 2242-0090

Site: www.mercuriomotopecas.com.br

Fabricante de artefatos de borracha e material plástico de motopeças.5

Metalúrgica Fortuna Ltda.

Rodovia Marechal Rondon, KM 517 (600 mts) 16204-104 - Birigüi - SP

Tel (18) 3642-3846 / Fax (18) 3641-1052

E-mail: vendas@fortunaescapamentos.com.br Fabricante de escapamentos p/ motocicletas.

MGO Molas Ind. De Motopeças

Estrada Vovó Carolina, 2931 08473-370 – São Paulo – SP

Tel: (11) 2731-5608 / (11) 2731-5724 contato@mgomolas.com.br

MEGA MOTO BRASIL IND. E COM. DE PEÇAS E ACESS. LTDA

R. Ester Bielenki, 33 – Poá/SP – CEP 08561-120 Tel: (11) 4342-2252

E-mail: contato@megamotobrasil.com.br Site: http://www.megamotobrasil.com.br/

MT ACESSÓRIOS

R. Conego Agostinho, 1856 62900-000 – Russas – Ce Tel.: (88) 3411-2305

E-mail: mt.acessorios@hotmail.com Site: www.mtacessorios.com.br

Musashi do Brasil Ltda.

Av. Antonio Vicente Novelino, 111 53.630-667 – Pancó – Igarassu/PE

Tel.: (81) 3543-6000/ 3543-6195

E-mail: daniel.oliveirajr@musashi.com.br

Nachi Brasil Ltda

Av. João XXIII, 2330

08830-000 Mogi das Cruzes – SP

Tel.: (11) 3284-9844 Fax (11) 3284-1751

Site: www.nachi.com.br

Fab. de: Rolamento de rodas, transmissão e virabrequim p/ motocicletas e p/ aplicações auto-elétrico e industrial.

Nakata Automotiva

Av. Fukuichi Nakata – Pavilhão C, 451/539 09950-400 - Diadema - SP 11 3602 8015

Site: www.nakata.com.br

NEXTPART MOTO COMPONENTES LTDA

R. MATEUS JOSÉ, 1233

CEP: 02166-000 – SÃO PAULO/SP contato@nexpart.com.br http://nexpart.com.br/

Niterra do Brasil

Estrada Mogi - Salesopolis, Km 9 - Cocuera 08701-970 – Mogi das Cruzes - SP

Tel (11) 4793-8000

Site: www.ngkntk.com.br

Fabricante de Velas de ignição, cabos de ignição, terminais supressivos e sensores de oxigênio.

Pantaneiro Ind. E Com. De Capas Eireli

R. Visconde de São Leopoldo, 795 93025-400 – São Leopoldo – RS

Tel.: (51) 3590-4217

Site: www.pantaneirocapas.com.br

LISTA DE ASSOCIADOS

Plasmoto Ind. Com. e Represent. Ltda-ME

Av. Professora Rosemary Cardoso Figueira, 350 11345-500 - Bairro Samarita /São Vicente – SP

Tel: (13) 3566-6385

Site: www.plasmoto.com.br

E-mail: plasmoto@uol.com.br

Fabricante de peças de plásticos em geral.

Piracapas Capas e Bancos p/ Motoc. Ltda. R. Augusto de Lello, 1.000 13414-132 - Piracicaba - SP

Tel (19) 3421-7800/Fax (19) 3421-6455

Site: www.piracapas.com.br

E-mail: piracapa@terra.com.br

Fabricante de capas para bancos.

Polivisor - Ind. e Com. de Viseiras Ltda-EPP

Av. Dr. Comendador Santoro Mirone, 970 13347-300 - Indaiatuba - SP

Tel (19) 3935-7352 Fax (19) 3935-1327

Site: www.polivisor.com.br

e-mail: polivisor@polivisor.com.br

Fabricante de viseiras e acessórios para capacetes.

Polimet Ind. Met. Ltda

Av Industrial, 797 - Campo de Boituva 18550-000 Boituva - SP - Tel.: (15) 3363-8633

e-mail: polimet@polimet.com.br

Fabricante de barras estabilizadoras, bagageiro, escapamento, guidão, protetor, estribo pedais de freio e alças.

Protercapas Ltda

Av. Pref. Nicolau Fauchetto, 16 – Loja 1 Bananeiras 29375-000 Venda Nova do Imigrantes - ES Tel.: (28) 3546-8500 / (28) 99908-7468

Site: www.protercapas.com.br

E-mail: protercapas@protercapas.com.br

Fabricante de capas e acessórios

Pro-Tork Ind. Com. Equip. P/ Motoc. R. Odilon Leite Rodrigues, 1479 Sala 1 Parque Industrial III 84940-000 - Siqueira de Campos - PR Tel.: (43) 3571-8500

E-mail: marketing@protork.com

Site: www.protork.com

Fabricante de escapamentos, bagageiros, guidãos, protetores, tanques de combustível, espelhos.

RIFFEL MOTO PEÇAS LTDA

R. 7 de setembro, 1760 - 4º andar – Blumenau/SC CEP 89010-204 - Tel: (47) 3231-0500

E-mail: sac@riffel.com.br

Site: https://www.riffel.com.br/

Rinaldi S/A Ind. de Pneumáticos

R. Luiz Alegretti, 193 - Licorsul 95700-000 - Bento Gonçalves - RS Tel (54) 3455-7500 / Fax (54) 3455-7575

E-mail: rinaldi@rinaldi.com.br

Site: www.rinaldi.com.br

Fabricante de Pneus e câmaras de ar.

ROBUST INDÚSTRIA E COM. DE PNEUS LTDA

R. Eugênio Lange, 287 - Bloco 2 85818-577 - Cascavel - PR

Tel.: (45) 3040-3320

E-mail: faturamento@robustpneus.com.br

Site: www.robustpneus.com.br

Roncar Ind. e Com. Ltda

R. Amparo, 1250 - V. Mariana CEP 14075-120 - Ribeirão Preto-SP

Tel (16) 2101-0021

Site: www.roncar.com.br

Fabricante de escapamentos, alças de selim, protetores e guidões.

RTO - Ind. e Com. de Artefatos de Borracha Ltda.

Av. Itaberaba, 1286

02734-000 - São Paulo - SP

Tel (11) 3975-4437

E-mail:rtoretentores@ig.com.br

Fabricante de artefatos de borracha, retentores e diafragmas.

Soretto Fáb. de Cabos Automotivos Ltda

R. Arthur Rodrigues de Castro, 352 135570-410 São Carlos – SP

Tel.: (16) 3411-6688

E-mail: eduardo.hehl@soretto.com.br

Site: www.soretto.com.br

Slyck Ind e Com. de Retrovisores Ltda

R. José Del Roio, 316 12908-844 - Bragança Paulista - SP

Tel /Fax (11) 4603-1331

E-mail: slyckretrovisores@terra.com.br Fabricante retrovisores.

Sportive Ind. E Com. de Peças p/ Motoc. Eireli Estrada Geraldo Costa Camargo, 472 galpões 63 e 97/98/99 - CEP 13187-115 – Hortolândia – SP Tel.: 19-3965-8864

Email: Sportive.plasticos@terra.com.br Fabricante de plásticos para motocicletas.

Stoned do Brasil Ltda.

Rua dos Sorocabanos, 623 04202-001 - Ipiranga – São Paulo/SP Tel (11)2915-8805

e-mail: ferrazimports9.com

Starplast Indústria e Comércio Ltda.

Av. Benedito Franco de Campos, 100 13.498-242 - Distrito Industrial – Iracemapolis/SP Tel (19) 3456-9000

e-mail: contabilidade@starplast.com.br site: http://starplast.com.br

Taurus Helmets

AV. Taurus, 10 83.800-000 - Mandirituba – PR tel. (41)3626-8005 www.taurushelmets.com

Technic do Brasil Ltda

R. Vereador José Nanci, 335 09290-415 Santo André – SP

F. (11) 4977-8838 Fax: (11) 4977-8877

E-mail: marketing@pneustechnic.com.br

Site: www.pneustechnic.com.br Fabricante de Pneus para motocicleta.

TMD Friction do Brasil S/A (Cobreq) Rua das Nações Unidas, 2687 - Olaria 13329-350 - Salto/SP - Tel.: 0800 011 1992 Site: www.cobreq.com.br Fabricante de pastilhas e lonas de freios.

TOP Light

Av. Armando Giassetti, 501 Torre S.José 13214-525 Jundiaí- SP - Tel.: (11) 4815-9202

e-mail: comercial@toplight.ind.br site: www.toplight.ind.br

Fabricante de lentes e lanternas traseiras completas.

Torbal |Ind. e Com. de Escapamentos LTDA

R. Niterói, 499 - 08573-270 – Itaquaquecetuba – SP 11-4640-1853 www.torbal .com.br compras@torbal.com.br

Valflex Juntas e Filtros Ind. Com. Ltda.

R. Artur Pereira, 11/13 - JD Iguatemi 08381-580 - São Paulo - SP

Tel/Fax (11) 2317-3388 FAX (11) 2917-2595

Site: www.valflex.com.br

E-mail: valflex@valflex.com.br

Fabricante de Juntas p/ Motos e peças em geral.

Valplas Ind. e Com. Motopeças Ltda

R. José Del Roio, 501 - JD. São Lourenço 12908-844 Bragança Paulista - SP

Tel.: (11) 4603-1331

e-mail: valplas@valplas.com.br site: www.valplas.com.br

Fabricante de: Piscas, lentes e lanternas.

Vedamotors Ind. e Com. de Juntas Ltda

Rod. BR-470, 2795, KM 129 - Bairro Salto Pilão CEP: 89182-000 Lontras (SC) Brasil

Tel.: (47) 3411-0500

E-mail: vedamotors@vedamotors.com.br

Site: www.vedamotors.com.br

Fabricante de juntas e jogo de juntas, anéis de escape, peças em borrachas, coxim, buchas, filtros de ar, óleo e combustível, biela, kit cilindro, kit pistão, válvula, disco de embreagem, vareta válvula, guarnições, reparo do carburador e injeção, componentes eletroeletrônicos.

Volt do Brasil LTDA

R. Estrada Geral Retiro - Lote 08 - Área Industrial CEP 88715-000 - SC

Tel.: (48) 3624-2484

E-mail: administrativa@bateriasvolt.com.br

Site: www.bateriasvolt.com.br

Wabtec Brasil Fab. e Man. de Equipamentos Ltda

R. 19 de novembro, 305 - São Cristovão 15910-000 - Monte Alto - SP

Tel (16) 3244-5000 / Fax (16) 3243-2046

E-mail: comercial@diafrag.com.br

Site: www.diafrag.com.br

Fabricante de coletores, patins, pastilhas de freio, mesas, cubos, flange e mesas.

Wester Ind. e Com Ltda

R. Gustavo Zimmermann, 8463 - Bloco A Itoupava Central - CEP 89063-002 Blumenau - SC

Tel.: /FAX: (47) 3337-5054 - site: www.wester.com.br

E-mail: wester@wester.com.br

Fabricante de peças e acessórios para moto.

WGK Indústria Mecânica LTDA

R. Mario Junqueira da Silva, 1530 Jd. Eulina - Campinas - SP CEP 13063-000 - Tel.: (19) 3241-9343

E-mail: felipe@wgkindustria.com.br Site: www.wgkindustria.com.br

ATACADISTAS

Alfa Motos

Av. Diogo Naves, 251 – Qd. 8 – Lote 9 74370-695 – Goiânia – GO E-mail: alfamotos.adm@gmail.com

Black Morgan Moto Peças Eireli (Stallion Moto Peças)

R. Prof. Sebastiana Silva Minhoto, 232 Tatuapé - São Paulo/SP - CEP 03316-030 TEL.: (11) 2936-3663/2936-1110 SITE: www.stallionmoto.com.br

BR Motorsport Com. Import. E Export Ltda Alameda Tocantins, 764 – Alphaville Industrial –Barueri/SP – CEP 06455-020 11-2666-2999 - www.brms.com.br

Bravic Motopeças e Acessórios Ltda. Rua Luxemburgo, 410 - Granjas Rurais /Pre. Vargas CEP 41230130 - Salvador/BA - Tel.: 71- 3022 5678

e-mail: contato@bravicmotopecas.com.br site: www.bravicmotopecas.com.br

CDG Componentes Automotivos Ltda

Rod. BR 116 Contorno Leste, 17101 Barracão A4 83.020-712 Braga - São José dos Pinhais/PR Tel.: (41) 3552 6080

e-mail: financeiro@cdglogistica.com.br

Com. de Motos Matsuo Ltda.

R. Guaycurus, 532 / 05033-001 - São Paulo - SP Tel (11) 3864-2711

Site:www.motomatsuo.com.br

Ciclo Cairu Ltda.

R. Cairu, 601 Setor Industrial

76970-000 Pimenta Bueno – RO

Tel.: (69) 3451-0500 Fax: (69) 3451-2367

e-mail: vendas@ciclocairu.com.br

Site: www.ciclocairu.com.br

Comercial Automotiva Ltda. - DPK

R. Edmundo Navarro Andrade, 1700 - Pq. Indl. 13031-695 Campinas – SP

Tel.: (19) 3772-8649 Fax.: (19) 3772-8655

Site: www.dpk.com.br

Comercial Motociclo S/A.

R. Francisco Souza dos Santos, 731 1º andar - Jd Limoeiro - 29164-153 - Serra - ES

DISQUE-PEÇAS: 0800-979 1055

Site: www.motociclo.com.br

Companhia Brasileira de Distribuição Automotiva S.A.

R. Ernesto de Castro, 37 - 3º andar/sala 302 - Brás 03042-010 - São Paulo - SP (11) 3155-7571 / (11) 2155-7118 Site: www.comolatti.com.br

GRAMOTOS COMÉRCIO DE MOTOPEÇAS LTDA

BR 364, Lote 12J Gleba D Jaru-000 76916-000 - Presidente Médici - RO

Tel.: (69) 3471-2909

E-mail: recepcaogra@gmail.com / suportegramotos@gmail.com Site: www.gramotos.com.br

GV1 IMP. E EXP. LTDA

Av. Nove de Julho, 3229, Sala 503 Jardim Paulista - São Paulo - SP 01407-000

Imotopeças Digital de Varejo de Motopeças, Acessórios e Duas Rodas Ltda

Av. Nove de Julho, 3229 sls. 506 à 509 01407-000 – São Paulo – SP Tel.: 11-3539-6811

Email: imotopecas@imotopecas.com.br Site: www.imotopecas.com.br

INTERNACIONAL FORTUNE BUSINESS

R. Urbano Santos, 547. 07182-320 – Guarulhos - SP 11- 2087-7755 www.ifbimport.com.br comercial@ifbimport.com.br

Iron Distribuidora Ltda.

Av. João Lima da Silveira, 2084 B

CEP: 49.200-000 - Centro - Estância/SE Tel.: (79) 3522-1531

e-mail: eraldo@mcmotociclo.com

Leone Motoparts Solutions

R. General Osório, 691 01213-003 - Santa Ifigênia - SP wleoneoriginalparts@gmail.com

Láquila Peças Ltda.

R. Riciere Bernardi, 283 Campo Fundo 83430-000 Campina Grande do Sul – PR

Tel (41) 3012-6333

Site: www.laquila.com.br

Montanna Distribuidora de Motopeças Ltda. R. Ásea, 97 - Vl. Monteiro Lobato 07190-020 - Guarulhos - SP Pabx (11) 2475-7000

Site: www.montanna.com.br

Melo Distribuidora de Peças Ltda

R. Tefé, 487 – praça 14 - 69020-090 Manaus – AM

Tel.: (92) 2121-4000

Site: www.melopecas.com.br

Mundopeças do Brasil Ltda.

R. Edgar Linhares, 499 - Nova Esperança 88336-210 - Balneário Camboriú - SC Tel.: (47) 3366-1728 / (47) 3366-0449

e-mail: mundopecas@mundopecas.com.br Site: www.vmg-far.com.ar / www.amortiguadoresfar.com.ar

Motospirit

R. Urbano Santos, 151. 07182-320 – Guarulhos - SP Tel.: 11- 2087-7750

Nacar Comercial Impor. e Exportadora LTDA

R. Guaipá, 925 – São Paulo/SP CEP 05089-001 www.nacar.com.br

Orleon Motopeças

R. General Osório, 521 Santa Efigênia 01213-001– São Paulo – SP. Tel.: (11) 3225-2233

e-mail: orleonmotos@terra.com.br

PERIMETRAL COMERCIO DE ACESSORIOS PARA MOTOCICLETAS LTDA (GP TECH)

Praça Dr. Adhemar de Barros, 68 - Santo André/SP CEP 09020-020 - Tel: (11) 4432-1430 comercial@gptech.com.br https://www.gptech.com.br/

Quality e Winner Motors Importacao e Exportacao Eireli

R. Bahia, 383 cep. 06465-110 - Barueri - SP Tel.: 11 2134 3400 site: winner-motors.com.br

LISTA DE ASSOCIADOS

R1 Motoparts Com.de Peças e Acessórios para Motocicletas

Alameda Bom Pastor, 91 Bloco Módulo 5 CEP 83.015-140 - São José dos Pinhais/ PR Tel.: (41) 3134 2800

E-mail: nfe@r1motoparts.com.br

RCL Peças Ltda

Rodovia RN 117, nº 450 Dr. Sebastião Maltez 59780-000 Caraubas – RN

Tel.: (84) 99138-6334 / Fax.:(84) 3337-2924

E-mail: contato@rclpecas.com.br site: www.rclpecas.com.br

R. Damásio o (Ceará) Imp. de Peças e Aces. Ltda

R. Felix Pacheco, 866 Centro 64001-160 Teresina – PI

Tel.: (86) 3131-8300 - Fax: (86) 3131-8444 rdamasio@rdamasio.com.br

Sammar Comércio de Peças e Acessórios para Motos LTDA

Av. Melchert, 748 - Chácara 6 de Outubro - SP CEP 03508-000 -Tel.: (11) 99412-4898

E-mail: danilomonteiro@sammaracessorios.com.br

SBS Com. de Veículos Ltda.

R. Visconde do Rio Branco, 320 14015-000 Ribeirão Preto – SP

Tel (16) 3977-2777

E-mail: sbs@convex.com.br

Sportsco Comércio de Artigos Esportivos S.A.

Av. Francisco Rodrigues Filho, 4740 08810-100 Mogi das Cruzes – SP Tel.: (11) 4736-7700

e-mail:persio@sportsco.com.br Site: www.sportsco.com.br

STYLU IND. E COM. DE AR. PLÁSTICOS LTDA

Av. Eldorado, 1010 – Itaquaquecetuba/SP CEP 08577-020 Tel: (11) 2785-0022/2723-2340

Tmac Comércio de Autopeças Ltda

Rua Emilia Marengo , 682 - Tatuapé 03336-000 – São Paulo – SP - Tel.: (11) 3542-1738

E-mail: alex@tmacimport.com.br

T - Red Com. de Motopeças Ltda Rua Vergueiro , 3153 - sala 123 - Vila Mariana 04101-300 – São Paulo – SP

Tel.: (11) 4193-1955

E-mail: marisa.reddragon@terra.com.br

Wing Com. Moto Peças Ltda

R. General Osório, 495 - 01213-000 São Paulo - SP - Tel: 0800 772 22 02 - (11) 3223-1107

Fax: (11) 3223-6613

vendaswing@wingmotos.com.br www.wingmotos.com.br

Zouil Comércio de Peças para Máquinas Ltda.

Rua Francisco Derosso, 2986

CEP: 81.720-000 - Xaxim - Curitiba/PR

Tel: (41) 3091 6500 - www.zouil.com.br

E-mail: marli@zouil.com.br / aline@zouil.com.br

LOJISTAS

Casa do Capacete Eireli

Avenida Pacaembu 1089 01234-001 - São Paulo - SP www.casadocapacete.com.br

Promotos Com. de Peças e Motos Ltda Av. XV de Novembro, 300 Centro 86300-000 Cornélio Procópio – PR

Tel.: (43) 3524-2040

Fax: (43) 3523-2002

Site: www.promotos.com.br

E-mail:falecom@promotos.com.br

REPRESENTANTES

A.V. Lopes Representações Ltda

Rua Mario Agostinelli, 50 - Bloco 2 - Apto 212

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - 22775-0462

Tel.: (21) 96461-9166

e-mail: avlopesrep@gmail.com

Cabral e Araujo Representações Ltda

Av. Maria Lacerda Montenegro, 3490

Sl. 101/102 - CEP 59152-600 - Parnamiriam – RN

Tel.: (84) 4009-9250

e-mail: comercial@cabralearaujo.com site: www.cabralearaujo.com

Curaçao do Brasil Ltda

R. Felix de Sousa, 247 Vila Congonhas 04612-080 São Paulo- SP

Tel (11) 2145-4700

Fax(11) 2145-4747

Site: www.curacaodobrasil.com.br

E-mail: info@curacaodobrasil.com.br

Deatik Com. e Representações Ltda

R. Marcos Macedo, 1333 s/ 2212 Aldeota 60150-190 Fortaleza - CE

Tel.: (85) 3264-6000

Fax: (85) 3261-3322

E-mail: deatik@deatik.com.br

Site: www.deatik.com.br

Jaime Zapellini Representações Ltda

R. Lorival Zocatelli, 41 Vila Lenzi 89252-540 Jaraguá do Sul - SC

Tel/Fax (47) 3275-1921

E-mail: zape@netuno.com.br

Martins Representações Ltda

Rua Alves Martins 21 A - Bairro Calafate 30411-510 - Belo Horizonte – MG

Tel.: (31) 3377-9452

e-mail:martinsrep@martinsrep.com.br

Mateus Moreno Representações Coms. – EPP

Av. Santos Dumont, 371 – Sl. 23

Tel: (11) 4453-3530

E-mail: mateus@motoemarcas.com.br

Site: www.motoemarcas.com.br

ENTIDADES DE CLASSE

Motorcycle Industry Council, Inc. (Mic) 2 Jenner Street, Suite 150 Irvine, CA 92618-3812 - USA Fone (1) (714) 727-4211 - extension 3028 Fax (1) (714) 727.4217

SERVIÇOS

TABELA DE SUGESTÃO DE PREÇOS

PARA MÃO DE OBRA NO ESTADO DE SÃO PAULO - 2022/2023 (VALORES EM REAIS R$)

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.