



Chegar aos 45 anos é motivo de grande orgulho. Para a Anfamoto, esta trajetória representa mais do que o tempo, representa o compromisso, a evolução e a força de um setor que movimenta o Brasil. Esta edição comemorativa celebra não apenas nossa história, mas também o futuro. Um futuro que já começou, pautado pela tecnologia, pela sustentabilidade, pela profissionalização e pela valorização de toda a indústria nacional de motopeças. Na matéria de capa, retratamos a história da entidade desde sua fundação e algumas de suas muitas atividades desde 2012. Parabéns Anfamoto, que venham mais muitos anos de trabalho e sucesso.
Esse marco para o nosso setor não poderia ser em um momento melhor, até julho deste ano já foram produzidas mais de 1,1 milhão de motocicletas. Esse é o melhor desempenho do setor nos últimos 14 anos e o terceiro maior volume já registrado. Com isso nosso segmento segue aquecido e produzindo muitas novidades.
Durante o mês de julho a Anfamoto participou de dois importantes eventos para discutir a segurança no trânsito e medidas para diminuição do número de sinistros com motocicletas e motociclistas. Acreditamos que a educação e a conscientização são os melhores caminhos para a criação de políticas públicas e uma cultura mais amigável no trânsito.
No caderno “Sua Moto em Detalhes”, damos dicas para você que gosta de curtir viagem de moto, seja sozinho, com seu garupa ou em grupo. Quais são os cuidados fundamentais com a moto, com a bagagem e com seu conforto. No caderno “Duas Rodas”, mostramos as novidades e curiosidades do mercado de duas rodas.
Não peca nada, aproveite muito essa edição comemorativa.
Boa leitura! Um forte abraço
Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças
Presidente
Orlando Cesar Leone
1º Vice Presidente
Divino Jorge da Silva
2º Vice Presidente
Valério Valente
1º Tesoureiro
Amarildo Fernandes
2º Tesoureiro
Alexandre Saba
Conselho Deliberativo - Presidente
Carlos Alberto Fiorotti
Membros do Conselho Deliberativo
Giancarlo Vancini
Mônica Orlando Hélio Tenório da Silva
Suplentes do Conselho Deliberativo
Renata Maggion
Hélio dos Santos
Sandra Piscinato
Membros do Conselho Fiscal Danilo Miyasato
Bruno Leone
Suplentes do Conselho Fiscal Carlos de Laurentis
Rafaela Guma
Wilson Repeke
Coordenação Editorial
Fabia Helena Allegrini Pereira
Editor Responsável Jacylete Abreu - MTB 825-CE
Editor de Arte
Elton V. R. Moreno
Impressão
Gráfica Maistype
Coordenação de Eventos
Equipe Anfamoto
Anfamoto em Revista
Equipe Anfamoto
Assessora da Presidência
Fabia Helena Allegrini Pereira
CAPA 45 ANOS ANFAMOTO
Anfamoto 45 anos de história , conquistas e compromisso
ESPAÇO ANFAMOTO
SUA MOTO EM DETALHES
ASSOCIADOS
anos Anfamto
Como se preparar para uma viagem de motocicleta
A MOT TRADE IMPORT, é uma empresa inovadora no segmento de importação, logística e armazenamento de produtos.
Desenvolvida para atender com excelência os serviços de importação, executando as operações de negócios internacionais de nossos clientes, fazendo a interface com empresas de armazenagem, de carga e transporte.
Soluções estratégicas de importação e distribuição de motopeças.
OEm 2025, a ANFAMOTO – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças –comemora 45 anos de atuação no Brasil. São mais de quatro décadas de trabalho sério, representando e fortalecendo o setor de motopeças, promovendo o desenvolvimento da indústria nacional e defendendo os interesses dos empresários e profissionais que movem o mercado de duas rodas. Desde 1980, a ANFAMOTO vem construindo uma trajetória marcada por luta, inovação e união. Ao lado de seus associados, a entidade enfrentou desafios, conquistou avanços importantes em políticas públicas, fomentou a profissionalização do setor e incentivou boas práticas empresariais em todo o país.
Hoje, com orgulho, olhamos para trás e reconhecemos cada passo dado e, ao mesmo tempo, olhamos para o futuro com a certeza de que nossa missão continua mais viva do que nunca: representar, integrar, fortalecer e promover o crescimento sustentável do setor de motopeças brasileiro.
Nossa atuação sempre esteve ligada ao desenvolvimento do Brasil. Ao longo dessas mais de quatro décadas, enfrentamos inúmeros desafios – econômicos, sociais, regulatórios e políticos – mas seguimos firmes, representando com seriedade e responsabilidade o setor de motopeças. Vivemos hoje um momento de profunda
instabilidade política e econômica no país, que exige atenção redobrada das entidades representativas, das lideranças e da sociedade como um todo. A ANFAMOTO acredita que o diálogo institucional, o respeito às regras democráticas e a previsibilidade econômica são pilares fundamentais para que o Brasil possa crescer com responsabilidade, gerando emprego, renda e inovação.
Seguiremos trabalhando com independência, defendendo os interesses
dos nossos associados e promovendo um setor forte, produtivo e preparado para o futuro.
Agradeço a todos que fizeram e fazem parte dessa história: associados, parceiros, colaboradores, lideranças do setor, entidades e cada profissional que acredita no potencial do segmento de motopeças e acessórios. Que venham mais 45 anos!!!
Orlando Cesar Leone Presidente da Anfamoto
No acumulado, mais de 1,1 milhão de unidades saíram das fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus
De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares –Abraciclo, a produção de motocicletas cresceu 12,4% nos primeiros sete meses do ano, totalizando 1.141.011 unidades fabricadas. Esse é o melhor desempenho para o período nos últimos 14 anos e o terceiro maior volume já registrado. Em julho, foram produzidas 140.262 motocicletas, retração de 4,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado e de 9% em relação a junho. O recuo, já previsto, ocorreu devido às férias coletivas programadas pelas fabricantes desde o início do ano. O período de parada também é tradicionalmente utilizado para manutenções nas linhas de produção.
50,9% do volume total fabricado, a Street foi a categoria mais produzida no acumulado do ano. A Trail ficou em segundo lugar, com 20,9% da produção, seguida pela Motoneta com 13,6%. As posições foram mantidas no levantamento mensal. Na análise por faixa de cilindradas, os modelos de baixa cilindrada lideraram a produção em julho, com 106.600 unidades e 76% do total fabricado. Em seguida, vieram as motocicletas de média cilindrada, com 29.061 unidades (20,7% da produção), seguidas pelas de alta cilindrada, que somaram 4.601 unidades (3,3%).
VAREJO – As vendas no varejo também mantêm a tendência de alta. De janeiro a julho foram licenciadas 1.222.758 motocicletas, volume 12,2% superior ao registrado no mesmo período de 2024. Esse foi o melhor
resultado para o segmento. Em julho, os emplacamentos totalizaram 193.212 unidades, alta de 23,1% na comparação com julho de 2024 e de 7,7% em relação a junho. Esse foi o melhor mês de julho na história. Com 23 dias úteis, a média diária de licenciamento foi de 8.401 unidades.
– No acumulado do ano, as exportações de motocicletas apresentaram crescimento. De janeiro a julho, foram embarcadas 21.290 unidades, o que representa um aumento de 13,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. No resultado mensal, houve retração. Em julho, as exportações totalizaram 2.679 unidade, queda de 14,1% na comparação com o mesmo período do ano passado e de 12,6% em relação a junho.
Veja a classificação e os comparativos em relação ao mês e ano anteriores:
Em 02 de setembro, a Anfamoto – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças, completa 45 anos de fundação. Desde 1980, a entidade enfrentou inúmeros desafios e adversidades, passando por diversos planos econômicos que fracassaram, além de crises econômicas severas nacionais e internacionais. Especialmente o ano de 1980 foi muito difícil, com uma forte recessão econômica, falta de investimentos e uma inflação descontrolada. O segmento de motopeças sofria também com a falta de recursos e de união na época, o setor era muito novo ainda e não havia o entendimento, consciência e a compreensão de todos, quanto a importância de se formar uma associação. Foi quando em 02 de setembro de 1980, um grupo de empresários ligados ao ramo de fabricação de motopeças, reuniuse na sede distrital da Associação Comercial de São Paulo, na Rua Madre de Deus, 222. Essa reunião tinha como objetivo organizar e fundar a Anfamoto. Na ocasião foi formada
a primeira diretoria e foi criado o estatuto que regeria as atividades da entidade. Participaram dessa reunião 22 empresas, que seriam as primeiras associadas da Anfamoto. Constituída a entidade, faltava ainda uma sede para dar andamento as atividades. Como não havia recursos para locar uma sala ou imóvel, o Sr. Vito Fasanella, que dispunha de um local o cedeu para a associação por um valor simbólico. E assim nasceu a Anfamoto, cujo nome foi sugerido por um de seus fundadores o Sr. Carlos Ernesto Pina Lozaldo.
Após a formação da primeira diretoria da Anfamoto, o estabelecimento de sua primeira sede, cumprimento dos compromissos legais, era hora de arregaçar as mangas e trabalhar pelo setor e pelos interesses em comum. Ivelson Salotto foi o primeiro presidente da Anfamoto. Permaneceu por um ano à frente da entidade e foi o responsável por reunir os empresários que fundaram a associação e compuseram a primeira diretoria. Com apenas 22 associados
a Anfamoto não tinha muitos recursos, mas tinha empresários com vontade de trabalhar e fortalecer um setor novo que precisava se profissionalizar e ter diretrizes para crescer.
Em meados de 1981, foi formada uma nova diretoria para a condução da Anfamoto que era presidida por Arthur Mario Lopes até 1987. Lopes esteve à frente da entidade por três mandatos, que foram de muito trabalho e avanços para o segmento. Assumiu em seguida à presidência Vito Fasanella que em 1990, passou o cargo para Valdenir dos Santos Galvão, que ficou no cargo até 1994, quando Valério Valente assumiu a presidência, passando-a Orlando Cesar Leone em 2002. Em 2005, voltou a assumir a presidência Valdenir Galvão, que permaneceu no cargo até 2011, quando voltou ao cargo Orlando Leone, que preside a entidade até os dias de hoje. E assim são 45 anos de conquistas e desafios. As atividades detalhadas de cada gestão estão no livro “Anfamoto 35 anos: Uma história de lutas e conquistas”.
ANFAMOTO EM REVISTA
Em circulação há quase 30 anos e com 172 edições publicadas, a ANFAMOTO EM REVISTA tem um papel muito importante nesses 45 anos da associação. Nesse período foram feitas mais de duas centenas de matérias sobre o setor de motopeças, acessórios e duas rodas. E sobre os trabalhos desenvolvidos pela entidade junto ao setor ao longo de quatro décadas e meia. Atualmente a ANFAMOTO EM REVISTA é o principal veículo do setor de motopeças.
DAS MOTOPEÇAS – Um capítulo fundamental na história
Em fevereiro de 1991, em coquetel realizado na sede da entidade, a Anfamoto oficializou seu apoio ao Salão de Motos, Ciclomotores e Bicicletas. O Salão de Motos foi realizado no Anhembi, em São Paulo. Na época a associação resolveu conceder o apoio por acreditar que muitos seriam os benefícios ao setor, sendo que a mostra traria o que havia de mais moderno na produção de motopeças e acessórios, além dos lançamentos de motocicletas. Alguns associados participaram da primeira edição e a Anfamoto teve um estande na mostra para poder se apresentar ao público e com isso ter a possibilidade de ganhar novos associados, inclusive para divulgar a associação foi produzido o Anfamoto News que foi distribuído no Salão. Mais de 220 mil pessoas visitaram o evento durante os seis dias de realização. O presidente em 1991, era Valdenir Galvão, que apostava na realização sistemática desse Salão.
O lançamento do 2º Salão de Motos,
Ciclomotores e Bicicletas aconteceu em São Paulo, que foi realizado em 1993, durante o debate internacional “Veículos de Duas Rodas”. Os expositores que participaram da primeira edição acolheram muito bem a ideia e confirmaram presença para a 2ª edição, além de mais 18 empresas que aderiram. A 3ª edição do Salão, que aconteceria em 1995 era muito aguardada, seria uma edição diferente pois a abertura das importações era recente e sem dúvida a quantidade de peças importadas seria grande. Novidades e lançamentos do mercado de motopeças seriam apresentados naquela que era a grande vitrine para o mercado alcançar o Mercosul. Mais uma vez, nossos associados aderiram em grande número. A 4ª edição do Salão estava prevista para o fim de 1997 com expectativas de uma exposição que mostraria uma indústria mais madura, atuante, com empresas e profissionais mais bem preparados para o crescimento do segmento. Essa edição esperava mais de 300 mil visitantes. A participação do setor de motopeças foi recorde, ocupando a maior parte da mostra. A feira aumentou em 50% as oportunidades
de negócios para 1998.
Ainda no ano de 1998, Valério Valente, presidente da Anfamoto na época, foi procurado pelo Grupo Advanstar Communications, na 30ª Dealer Expo realizada em Indiana nos EUA. Na ocasião Michel L. Webster, da Advanstar e Carlos Gonçalves representante da empresa no Brasil, manifestaram a Valente, o desejo de realizar no Brasil o SIM – Salão Internacional da Motocicleta, com o apoio da Anfamoto e da Anfic – Associação Nacional dos Fabricantes e Importadores de Capacetes para Ocupantes de Veículos. Valente trouxe a proposta para a diretoria da Anfamoto que aprovou a iniciativa, assim foi feita uma grande festa de lançamento do “SIM”, que foi um sucesso de vendas e seria realizado em 1999. O SIM foi um sucesso de público e realização de negócios, tanto que sua organizadora já programava a realização da 2ª edição para o ano 2000.
Em 2000 quando assumiu a presidência da Anfamoto, Orlando Leone, que já tinha atuado como 2º
vice-presidente e diretor social na gestão de Valério Valente, percebeu o grande potencial do mercado para a realização de uma feira organizada e promovida exclusivamente pela Anfamoto.
Leone assumiu o desafio e a responsabilidade e apostou na realização do I Salão Nacional e Internacional das Motopeças, que contou com o apoio maciço de todas as empresas associadas, tanto fabricantes quanto atacadistas, que já vinham há tempos solicitando um evento exclusivo do segmento. Sendo assim, em setembro de 2000, no Pavilhão Amarelo, do Expo Center Norte, foi realizado o evento que se tornaria o mais importante do setor de motopeças. Foi um evento para jamais ser esquecido, com sucesso absoluto, recebendo cerca de 5 mil visitantes durante os quatro dias de feira. O Salão das Motopeças já se posicionava como uma feira totalmente voltada à negócios e os visitantes em sua maioria lojistas de outras estados, puderam ver as novidades e lançamentos que os fabricantes e atacadistas trouxeram para a feira. Outro ponto importante foi a visão e ousadia do presidente Orlando Leone, que apostou em
subsidiar o evento para garantir a participação de todos com baixo investimento e bons resultados. “O objetivo da Anfamoto na época, não era o lucro e sim o fortalecimento e a união do setor”, destaca Orlando Leone, Presidente da Anfamoto.
Com esse cenário já se desenhava a realização do II Salão das Motopeças em 2002. A ideia era realizar o evento a cada dois anos, alternando com a realização do Salão das Duas Rodas. Entretanto com o sucesso da 1ª edição os associados foram consultados e a 2ª edição ficou marcada para 2001. O lançamento do II Salão das Motopeças, foi feito em grande estilo, contou com a presença de mais de 150 associados em um coquetel realizado em São Paulo. Com ampla adesão e o esforço de toda a diretoria a 2ª edição da feira rumava para o sucesso absoluto. O setor contava com a realização do evento, para ampliar as vendas e mostrar o potencial do segmento. O saldo do evento foi muito positivo, principalmente levando em conta o momento político-econômico que o Brasil atravessava na época. Foram 6,5 mil visitantes, sendo a maioria absoluta formada por empresários do segmento, interessados em fechar negócios e acompanhar
de perto a evolução do mercado de motopeças. Uma novidade nessa edição foi a participação de visitantes do Mercosul, EUA, Itália e Panamá, o que mostrava a evolução e representatividade do segmento no exterior. Leone já preocupado com a próxima edição abriu espaço para que os expositores fizessem sugestões. E dessas sugestões veio uma muito importante, a realização do Salão em outras capitais ou cidades do interior onde o comércio de motopeças era mais intenso.
Dessa sugestão nasceu o Salão Itinerante das Motopeças, Orlando Leone, com seu espírito empreendedor, não teve dúvidas, apostou na ideia, fez uma pesquisa junto aos associados para identificar o local de realização do I Salão Itinerante das Motopeças. Os associados optaram pela capital Cearense. Fortaleza contava com uma grande frota de motocicletas, e os serviços de mototáxi e de motofrete estavam em plena expansão, assim como as lojas de motopeças já despontavam na cidade. O objetivo do Salão Itinerante é aproximar a Anfamoto dos associados de outros estados e ainda permitir que seus associados fiquem mais perto de seus clientes e representantes. Além disso, esse evento nos ajuda a conhecer o comportamento do mercado em outras regiões. Até aqui foram realizadas nove edições do Salão Itinerante das Motopeças. Fiel a sua concepção o Salão Itinerante segue cumprindo seu papel de levar as empresas do segmento a diferentes regiões do Brasil, possibilitando assim que todos os estados recebam o evento e faz com que o segmento seja cada vez mais difundido e conhecido em todo o país. As nove edições ocorreram respectivamente em Fortaleza – CE, Florianópolis – SC, Cuiabá – MT, Belo Horizonte – MG, Goiânia – GO, Campo Grande – MS, Araraquara – SP, Fortaleza – CE e Campina Grande – PB.
O Salão Nacional de Internacional das Motopeças está em sua XIV edição. Em 2025 comemorou 25 anos de realização. O evento, que marcaria os 40 anos da Anfamoto, aconteceria em agosto de 2020, mas por conta da pandemia da Covid-19 foi adiado para abril de 2021. Devido ao grande sucesso da edição realizada em 2022, expositores e associados pediram que o Salão passasse a ser realizado anualmente. Dessa forma a partir de 2023 o evento passou a ser realizado anualmente e cresceu, mudou do pavilhão amarelo para o pavilhão vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo. A última edição recebeu cerca de onze mil pessoas, mais de 120 expositores e o volume de negócios realizados superou os R$ 300 milhões.
A mostra é considerada a maior do segmento em toda a América Latina. É o ambiente ideal para comprar, ver lançamentos, novidades e tendências. O mundo das motopeças em um só lugar.
Veja aqui as principais ações dos últimos doze anos na Anfamoto:
2013
• A Anfamoto intensificou o relacionamento com o Inmetro, Ipem, Fiesp/Ciesp, ABNT, ABIT, Detran.sp, Suframa, Câmara dos Deputados, Governo do Estado de São Paulo em âmbito estadual e municipal.
• Participamos do Fórum Metropolitano para Regulamentação do Motofrete. Fomos inseridos no cadastro do Governo Paulista como entidade colaboradora do segmento de motopeças. Especialmente nas Secretarias de Planejamento, Trabalho, Saúde e Transportes.
• Realização do 1º Fórum de Gestão Tributária, que promoveu a discussão de temas relevantes que impactam no dia a dia das empresas, tais como substituição tributária, ICMS interestadual e a alíquota de 4%, SPED Bancário e Lucro Presumido x Lucro Real. O evento contou com a presença de mais de 50 empresas.
• Foi realizado o 6º Salão Itinerante das Motopeças, em Campo Grande
(MS), o evento abriu a comemoração dos 10 anos da realização do Itinerante, como é conhecido.
• Foi realizado o 7º Salão Itinerante das Motopeças em Araraquara, interior de São Paulo.
• Participamos do Salão das Duas Rodas. O stand da ANFAMOTO foi um sucesso, deu apoio aos associados e divulgou o trabalho da entidade.
• O Presidente Orlando Leone, representou a ANFAMOTO na 71ª edição do Salão Motociclismo de Milão – Esposizione Internazionale Del Motociclo (Eicma), um reconhecimento internacional para a entidade que foi convidada pela organização do evento.
• Participamos do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, evento realizado através de uma parceria entre a Ação Solidária Contra o Câncer Infantil (ASCCI), o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI) e a Polícia Militar do Estado de São Paulo - 2º Batalhão de Policiamento
de Choque. Esse evento contou com a presença do piloto de motovelocidade Alan Douglas, Nick Iatauro e Renato Andreghetto e dos Doutores Palhaços. Empresas do segmento de motopeças patrocinaram o evento.
• Demos um importante passo na comunicação com nossos associados e com o mercado. Encaminhamos diariamente clipping com as principais notícias sobre o segmento de motopeças, duas rodas, economia e notícias de interesse geral. E para ampliarmos ainda mais a interação com o leitor o link da ANFAMOTO em Revista passou a ser encaminhado ao nosso mailing a cada edição. A ANFAMOTO também se reafirmou como fonte de consulta para revistas e sites do segmento, jornais de grande circulação e outras mídias especializadas.
• Participamos de reunião no Inmetro - RJ para discutir as minutas dos requisitos para certificação compulsória de cora, corrente, pinhão e escapamentos para motocicletas.
• Participamos, na FIESP, de evento
que tratou sobre o detalhamento brasileiro da nomenclatura que deverá entrar em vigor a partir do segundo semestre de 2014. Esse assunto é de extrema importância para o segmento e nossos associados, pois o novo detalhamento vai permitir a especificação mais ampla, uma vez que as NCM´s que compõem nosso setor estão, em mais de 50%, especificadas em outros.
• Participamos no Palácio dos Bandeirantes da solenidade de abertura da Semana Nacional do Trânsito que foi de 18 a 25 de setembro. O evento contou com a presença do presidente do Detran, Daniel Annemberg; do Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella; e outras autoridades. Diversas atividades durante a semana trataram sobre álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas. Esses temas foram debatidos em um seminário e em outras ações realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo.
• A ANFAMOTO conquistou junto ao
Inmetro a prorrogação do prazo de comercialização dos capacetes com o selo de certificação com base nas regras anteriores. Tendo em vista as dificuldades apresentadas no mercado, em 2013, alguns dos fabricantes e importadores não tiveram oportunidade de comercializar todos os produtos que tinham em estoque dentro do prazo estabelecido pela Portaria N° 456. Entre esses estavam em sua grande parte os associados da ANFAMOTO que trouxeram o pleito à entidade para que solicitasse ao Inmetro a prorrogação dos prazos.
• Foi realizada reunião com deputado federal Severino Ninho (PSB/PE), criador da Frente Parlamentar em Defesa dos Proprietários e Condutores de Veículos sobre Duas Rodas. A ANFAMOTO vai integrar a frente e trabalhar com a finalidade de colaborar na implementação de uma legislação justa, políticas públicas que atendam e assegurem a diminuição de acidentes e a preservação da vida, através de medidas efetivas e adequadas.
2014
• Participamos da assinatura do Projeto de Lei que dispõe sobre a destinação de veículos terrestres em fim de vida útil, que ficou conhecida como “Lei dos Desmanches”. O governador Geraldo Alckmin assinou o Projeto em 02/01, no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo.
• Participamos na sede do Inmetro no Rio de Janeiro – RJ, da reunião que apresentou a consolidação dos Requisitos de Avaliação da Conformidade – RAC e dos Regulamentos Técnicos da Qualidade – RTQ que resultaram nas:
• Portaria INMETRO No 123, de 19 de março de 2014 – RAC - Requisitos de Avaliação da Conformidade para Componentes Automotivos de Motocicletas, Motonetas,
Ciclomotores, Triciclos e Quadriciclos e seus anexos específicos
• Portaria INMETRO No 44, de 27 de janeiro de 2014 – RTQ –Regulamento Técnico da Qualidade para Corrente de Transmissão de Motocicletas, Motonetas, Ciclomotores, Triciclos e Quadriciclos.
• Portaria INMETRO No 45, de 27 de janeiro de 2014 – RTQ – Regulamento Técnico da Qualidade para Coroa de Motocicletas, Motonetas, Ciclomotores, Triciclos e Quadriciclos.
• A ANFAMOTO foi recebida pelo Banco do Povo para celebrar o convênio com o Banco que é uma entidade que visa o fomento de pequenos negócios e que oferece também crédito aos motofretistas do estado de São Paulo.
• Participamos do Fórum de Temas
Nacionais, promovido pela ADVB –Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, na palestra do então governador Geraldo Alckmin
• Participamos na Alfândega do Porto de Santos, do evento Diálogo com Autoridades Públicas, realizado pela FIESP. O evento é voltado aos servidores públicos da Receita Federal do Brasil, com o objetivo principal de fornecer informações que colaborem para a identificação de produtos piratas e de práticas ilegais que prejudicam o comércio. Na ocasião mostramos aos fiscais como identificar um capacete contrafeito e como identificar o selo falso do INMETRO
• Realizamos o 1º Ponto de Encontro ANFAMOTO, que promoveu a discussão sobre o eSocial,
sistema do Governo Federal que unificará informações por meio da escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. A palestra contou com empresas associadas que puderam esclarecer suas dúvidas.
• Realizamos o VIII Salão Nacional e Internacional das Motopeças, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte em São Paulo – SP. Essa edição contou com cerca de 10 mil visitantes de todo o Brasil e de outros países. O evento é o único do segmento voltado especificamente para negócios. São mais de 100 expositores, representando cerca de 250 marcas.
• Fomos convidados para solenidade de abertura do 28º Salão do Automóvel, com a presença de diversas autoridades: governador do Estado de São Paulo – Geraldo Alckimin e do prefeito de São Paulo –Fernado Haddad.
• Foi reformulado o site da Anfamoto com novo visual mais dinâmico e interativo com informações atualizadas sobre as atividades da Associação, seus associados, notícias do segmento, agenda, legislação, entre outros assuntos de relevância para o segmento.
2015
• A Anfamoto liderou a confecção da
Norma Técnica de Coroa, Corrente e Pinhão. Coordenamos e sediamos as reuniões do CB-05 para a confecção da NBR.
• Foi realizada a 1ª Visita Técnica ao Instituto Mauá de Tecnologia para o acompanhamento dos ensaios voluntários dos kits de Coroa, Corrente e Pinhão.
• Conquistamos junto ao Inmetro a ampliação do prazo para comercialização dos capacetes que conforme previsto na Portaria Inmetro No 392/2010.
• Realizamos a 8ª Edição do Salão Itinerante da Anfamoto em Fortaleza. A capital cearense recebeu pela segunda vez o Salão Itinerante das Motopeças.
• Comemoramos os 35 anos de fundação da Anfamoto com uma festa no Buffet Torres para os associados, convidados do setor e imprensa especializada. O evento marcou o lançamento do livro “Anfamoto 35 anos de lutas e conquistas”. E ainda o lançamento do IX Salão Nacional e Internacional das Motopeças.
• Fizemos parceria com o Serasa para oferecer consultas diferenciadas aos nossos associados.
• Participamos na FIESP do lançamento da Campanha “NÃO VOU PAGAR O PATO”, que tem por objetivo combater o aumento de impostos e consiste em um manifesto público que pretende conscientizar a sociedade da alta carga tributária que temos nos produtos que consumimos.
• Elegemos a diretoria da Anfamoto para o triênio 2015-2018, Orlando Leone comandará a entidade pelos próximos três anos, levando à frente os projetos para os associados e para o setor.
• Celebramos acordo de cooperação entre o Salão Nacional e Internacional das Motopeças e a Intermot – Feira de Colônia de 2016.
• Participamos da 13ª Edição do Salão das Duas Rodas, com estande institucional para dar apoio aos associados presentes na feira e os não presente, para que pudessem realizar reuniões ou utilizar o estande como ponto de encontro. Bem como divulgar o trabalho da entidade ao mercado.
• Modernizamos a Anfamoto em Revista, modificamos visual e a pauta para tornar o veículo mais dinâmico para o segmento.
• Conquistamos junto ao Inmetro, em um esforço conjunto com as entidades do setor, a prorrogação de prazo para a certificação de coroa, corrente, pinhão e escapamentos.
2016
• Realizamos reunião com os associados da Anfamoto para discutir temas relevantes para o setor. O encontro teve como objetivo apresentar aos associados as atividades realizadas nos últimos anos.
• Realizamos o IX Salão Nacional e Internacional das Motopeças, que foi um sucesso de público e crítica.
• Apoiamos o Movimento Maio Amarelo: Atenção pela Vida, que tem por objetivo chamar a atenção das autoridades para o crescente número de acidentes de trânsito. O Movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade.
• Trabalhamos em conjunto com a Abraciclo, a Abimoto e o Simefre, para a publicação da Portaria Inmetro No 248, de 03/06/2016, que aprovou os novos requisitos para certificação de Coroa, Corrente, Pinhão e Escapamentos.
• O Presidente Orlando Leone, conquistou pessoalmente o lançamento da Frente Parlamentar dos Veículos sobre Duas Rodas. Presidida pelo Deputado Estadual Jorge Wilson – Xerife do Consumidor, a Frente tratou de assuntos como: duas rodas, motopeças, segurança no trânsito e cidadania, legislação e tributação, sustentabilidade, segurança pública e varejo.
• Participamos das reuniões da Comissão de Estudos de Baterias da ABNT, no Senai de Bauru.
• Participamos no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, do lançamento da
ferramenta INFOMAPA SP, que mostra no mapa do estado de São Paulo o exato local dos acidentes de trânsito.
• O Presidente da Anfamoto participou da solenidade de doação de 50 capacetes e capas de chuva à GCM de Guarulhos. Os equipamentos foram entregues ao Prefeito Guti.
• Fizemos o lançamento da Bolsa de Empregos da Anfamoto, um portal onde as empresas do setor podem oferecer vagas e os interessados cadastrarem seus currículos.
• Instalamos a Regional Nordeste, sediada em Natal – RN, o coordenador da Regional é Eduardo Cabral, da Cabral e Araújo Representações. O objetivo da Regional Nordeste é aproximar mais as empresas da região e conhecer seus desafios e anseios.
• Apoiamos a Feira de Duas Rodas na Colômbia que cada vez mais conquista as empresas brasileiras do setor a participarem do evento.
• Participamos do 31º Encontro da Motomagazine, em Gravatá – PE, com estande institucional, para levar informações sobre a Anfamoto e suas atividades para empresas da região Nordeste.
• Retomamos as reuniões dos setoriais da Anfamoto para discutir assuntos e projetos para o setor.
• Elegemos a diretoria da Anfamoto para o triênio 2018-2020. É o terceiro mandato consecutivo de Orlando Leone à frente da entidade.
• Realizamos a 9ª edição do Salão Itinerante das Motopeças, em Campina Grande – PB. O evento contou com a ampla adesão das empresas associadas e empresas da região.
• Aumentamos nosso quadro de associados através da campanha “Entidade Forte, É entidade Unida”.
• Realizamos o X Salão Nacional e Internacional das Motopeças, que foi sucesso de público e de realização de negócios.
• Coordenamos os ajustes junto ao Inmetro do processo de certificação de Coroa, Corrente. Pinhão e escapamentos.
• Participamos da premiação Moto de Ouro 2018, a premiação foi realizada no Sambódromo do Anhembi, junto com o AutoShow Collection
• Criamos o setorial de representantes para poder entender os problemas e desafios que esses profissionais enfrentam e para auxiliarmos a categoria em algumas questões.
• Coordenamos a Comissão de Estudos da ABNT de Terminologia e especificação técnica de Classificação de Veículos, especificamente da Categoria L.
• Elaboramos com o Setorial de Capacetes da Anfamoto, a Consulta Pública, para ajustes na Portaria Inmetro No 456, de 01/12/2010.
• Participamos de reunião com o Inmetro, Anip, Abracilco, Simefre entre outras entidades, para discutir sobre a reforma de pneus de motocicleta. A Anfamoto reforçou sua posição contrária à reforma de pneus.
2019
• Firmamos parceria com o IQA –Instituto da Qualidade Automotiva, para oferecer descontos aos associados nos serviços de certificação de componentes automotivos.
• Participamos da Automec, o presidente Orlando Leone, visitou os estandes dos associados na feira.
• Realizamos reunião com o presidente do Inmetro para cobrar providências no andamento do processo de certificação de coroa, corrente, pinhão e escapamentos.
• O presidente da Anfamoto realizou reunião com o então secretário executivo de segurança pública coronel Camilo, para tratar de assuntos do setor.
• Participamos de reunião no Denatran em Brasília, sobre a classificação de veículos da Categoria L, para discutir a proposta sobre a regulamentação do Grupo de Mercado Comum do Mercosul.
• Participamos do seminário da Folha de São Paulo sobre segurança no trânsito, mobilidade e inovação.
• Participamos no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, do evento de lançamento do Programa Respeito à Vida, para educação e prevenção de acidentes de trânsito.
• Participamos de palestra do Inmetro sobre o Novo Marco Regulatório.
• Participamos da audiência pública sobre pneus remoldados na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados em Brasília.
• Participamos da cerimônia de lançamento do conjunto de medidas para promoção da competitividade, empreendedorismo e proteção do consumidor, realizada pelo Inmetro e a Sepec – Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.
• Lançamos a Frente Parlamentar dos Veículos Sobre Duas Rodas, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o evento contou com a presença de vários associados, presidentes de entidades e deputados estaduais.
• Participamos da 15ª edição do Salão das Duas Rodas, na ocasião fizemos o coquetel de
lançamento do XI Salão Nacional e Internacional das Motopeças.
• O presidente da Anfamoto fez a entrega do Prêmio Moto de Ouro 2019 para a Honda, agraciada com o prêmio na categoria Touring com a moto GL 1800 Goldwing e entregue a Odair Dedicação Júnior.
• Participamos da reunião com a Procomex – Aliança PróModernização Logística do Comércio Exterior, com o Portal Único de Comércio Exterior e a Receita Federal do Brasil, e demais entidades do setor, para definir os atributos que deverão constar nos novos módulos da DUIMP (Declaração Única de Importação), LPCO (Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos) e Catálogo de Produtos do Novo Processo de Importação.
• Coordenamos a Comissão de Estudos de Coroa, Corrente e Pinhão, durante o pedido de revisão da Norma Técnica NBR 16427.
• Com a chegada da Pandemia a Anfamoto tomou uma série de medidas em benefício e defesa do setor:
• Alteramos a data de realização do XI Salão Nacional e Internacional das Motopeças, para abril de 2021.
• Encaminhamos ofícios ao Ministério da Economia com solicitações de medidas para o setor
• Encaminhamos ofícios aos estados solicitando medidas para o comércio
• Solicitamos a harmonização de medidas entre os estados e municípios para que não houvesse sobreposição de medidas
• Orientamos os associados e setor quanto as medidas adotas no Estado de São Paulo e nas demais regiões.
• Disponibilizamos na íntegra o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego para o enfrentamento dos efeitos econômicos da Covid-19.
• Disponibilizamos na íntegra as medidas tributárias adotadas pelo governo federal.
• Distribuímos gratuitamente aos lojistas da grande São Paulo, cartazes para serem fixados nas lojas para auxiliar na orientação do cumprimento dos protocolos de prevenção da Covid-19, instituídos na cidade de São Paulo
• Mantivemos reuniões online com os setoriais de fabricantes, capacetes, representantes e de lojistas, para discutir medidas para o enfrentamento da pandemia.
• Celebramos os 40 anos da fundação da Anfamoto.
• Participamos do encontro com o presidente do Inmetro na FIESP –Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, para tratar do Novo Marco Regulatório do organismo e para que os diversos setores pudessem colocar suas demandas.
• Conquistamos após um longo e intenso trabalho junto ao INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnológica, bem como em consenso com as empresas participantes do Setorial de Capacetes da Anfamoto, Laboratórios e OCP´s, conseguimos a prorrogação da Portaria Inmetro No 456, de 14 de outubro de 2019, que promove ajustes e esclarecimentos aos Requisitos de Avaliação da Conformidade para Capacetes para Condutores e Passageiros de Motocicletas e Similares.
• Elegemos a diretoria da Anfamoto para o triênio 2021-2023, é o quarto mandato consecutivo de Orlando Leone à frente da entidade.
2021
Ainda em meio a pandemia o ano começou desafiador e incerto, com as atividades limitadas por conta das medidas restritivas.
• Iniciamos a revisão da NBR 7471:2015 - Capacetes
• Nos tornamos mantenedores do CB05 – Comitê Brasileiro Automotivo
• Participamos ativamente da modernização do Marco Regulatório do Inmetro
• Realizamos reuniões com o Inmetro acerca da elaboração da Portaria 422/21 e 231/21.
• Realizamos estudos junto aos associados e ao setor para avaliarmos o mercado frente aos desafios gerados pela Covid-19 e seus impactos.
• Participamos do evento de lançamento da Consulta Pública sobre os atributos do Novo Processo de Importação.
• Participamos das discussões para redução das Tarifas de Importação até 31/12/2022. Os produtos do nosso setor foram beneficiados com redução de 16% para 14,5%.
• Passamos a integrar a Câmara Temática de Motocicleta, do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes de São Paulo.
• Assinamos Termos de Cooperação com o Banco do Povo para financiamentos.
• Participamos do evento promovido pela FIESP – Diálogos com Autoridades Públicas com a 7ª Região Fiscal e a CORAD para falar sobre capacetes falsificados.
2022
• Realizamos reunião com a SUFRAMA sobre a medida cautelar que suspendeu os efeitos do IPI sobre produtos do PPB.
• Realizamos o XI Salão das Motopeças, o primeiro após a pandemia da Covid-19.
• Demos continuidade ao projeto de definição de atributos do Portal Único do Siscomex
• Nos tornamos parceiros do Programa Motofretista Seguro e Bolsa Empreendedor do Detran.Sp
• Realizamos lives com associados para tratar de temas relevantes do setor.
• Realizamos parceria institucional
com o Salão das Duas Rodas.
2023
• Realizamos o XII Salão das Motopeças que se tornou anual.
• Participamos da Comissão de Estudo de Inspeção de Segurança Veicular de Motocicletas e Assemelhados da ABNT.
• Participamos da reunião de apresentação do projeto “Custo São Paulo” em parceria com o Movimento Brasil Competitivo –MBC da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.
• Participamos como palestrantes no encontro Diálogos com Autoridades Públicas, da FIESP, na Alfandega do Porto de Santos para falar sobre capacetes, coroa, corrente e pinhão contrafeitos.
• Foram realizadas reuniões com os setoriais da Anfamoto.
• Participamos do Movimento Maio Amarelo e lançamos a Cartilha “Quanto Vale Sua Vida?”
• Fizemos o lançamento do XIII Salão das Motopeças
• Lançamos a Frente Parlamentar dos Veículos sobre Duas Rodas no Estado de São Paulo.
• Realizamos reunião com a APEX para apresentação institucional do setor.
2024
• Realizamos reunião com o Inmetro e a Casa da Moeda sobre o Projeto Inmetro 4.0.
• Participamos como Conselheiros da Câmara Temática de Motocicletas discutindo a proposta para regulamentação do motofrete em São Paulo.
• Realizamos reunião com o presidente do Inmetro na Fiesp para tratarmos sobre pneus remold.
• Participamos das reuniões do Procomex
• Foi eleita diretoria para o triênio 2024-2026.
• Promovemos a revisão da NBR 16427 de coroa, corrente e pinhão.
• Realizamos o XIV Salão das Motopeças.
• Instalamos a Frente Parlamentar dos Veículos sobre Duas Rodas, na Câmara dos Vereadores de São Paulo.
• Participamos do lançamento da Faixa Azul.
• Participamos do projeto de requalificação arquitetônica e urbanística da Rua das Motos.
• Realizamos campanha financeira e humanitária para socorrer os associados do Rio Grande do Sul em decorrência das enchentes ocorridas no estado.
• Participamos do lançamento da Semana Nacional do Trânsito no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo.
• Realizamos parceria Secretária de Turismo de São Paulo, para divulgação do Salão das Motopeças, como evento de interesse para a cidade de São Paulo.
• Coordenamos a revisão final da NBR 16427- Correntes, coroas e pinhões de motocicletas.
• Participamos da Comissão de estudos de Inspeção de Segurança Veicular, que revisará ao longo do ano de 2025 a ABNT NBR 14180-1
- Inspeção de segurança veicular –Motocicletas e assemelhados – Parte 1: Diretrizes básicas; e suas 11 partes.
• Realizamos reunião com o Inmetro e Casa da Moeda, sobre o projeto Inmetro na Palma da Mão.
• Participamos da reunião com o Inmetro e demais entidades interessadas sobre pneus remold.
• Realizamos o XIV Salão das Motopeças, edição comemorativa dos 25 anos.
• Concluímos a confecção da ABNT NBR 7471 Capacetes e viseiras para condutores e passageiros de motocicletas.
• Participamos da reunião da CMTT – Câmara Temática de Motocicletas, da Prefeitura de São Paulo, da qual somos conselheiros.
• Realizamos reunião com a Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito, com o Secretário Nacional de Trânsito - Adrualdo de Lima Catão, para tratarmos sobre regulamentação sobre reforma de pneus de motocicletas (Resolução Contran nº 912/22).
• Participamos do evento de apresentação da campanha Maio Amarelo de 2025.
• Participamos na sede da FIESP do evento Reforma Tributária E Agora? com a presença do Ministro da Fazenda Fernando Hadadd e do VicePresidente da República Geraldo Alckimin.
• Participamos na FIESP do Fórum Barreiras Técnicas do Inmetro, que reuniu entidades e sindicatos para tratar dos regulamentos vigentes com o Inmetro.
• Participamos do evento comemorativo dos 30 anos do IQA –Instituto da Qualidade Automotiva
• Participamos da reunião do Procomex sobre a formulação de políticas públicas voltadas ao aprimoramento e à melhoria contínua do comércio exterior brasileiro.
• Participamos de evento no Detran.SP para o lançamento da Campanha Maio Amarelo, onde fizemos colocações importantes para o presidente do Detran sobre a segurança com motociclistas e especialmente sobre o cerol.
• Participamos de reunião com o Presidente do INMETRO na sede da FIESP, para tratar sobre pneus remold, capacetes e coroa, corrente e pinhão.
• Participamos do Prêmio Destaques um momento de reconhecimento e valorização das iniciativas e ações
realizadas durante o Maio Amarelo — Movimento internacional de conscientização para a redução de sinistros de trânsito.
• Participamos como palestrantes convidados no seminário Mobilidade Sobre Duas Rodas: Desafios, Comportamentos e Soluções, organizado pelo Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional, Divisão Técnica de Mobilidade e Logística Urbana e Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenha de São Paulo. Falamos sobre equipamentos de proteção pessoal e discutimos com autoridades presentes, propostas para diminuição de sinistros no trânsito.
• Participamos em Brasília da Conferência Nacional de Segurança no Trânsito “Protegendo Vidas Sobre Duas Rodas”. Promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), o evento teve como objetivo discutir e propor soluções para a segurança de motociclistas no trânsito brasileiro.
• Participamos da Cerimônia de Abertura Oficial – Fórum E-Commerce Brasil 2025.
• Participamos como convidados do evento “Desbravando caminhos para o comércio de bens e serviços sem fraudes”, realizado na FIESP, com representantes de diversos setores para falar sobre descaminho. Na ocasião fomos convidados a integrar e encabeçar um grupo dentro da FIESP para tratar do assunto.
• Realizamos as lives da Anfamoto, com os associados dos setoriais de pneus e freios.
• Além de todos os meses rotineiramente termos reuniões de associados, setoriais, fazermos o envio de boletins, informes, caderno econômico mensal e a revista. Participamos mensalmente com coluna da revista Motociclismo. Além de atender a solicitações pontuais dos associados. Bem como a realização de campanha permanente para novos associados.
Alguns associados da Anfamoto, deixaram seus depoimentos sobre os 45 anos da entidade:
“O Grupo Montanna é associado a Anfamoto desde 1989, tive o prazer de participar das reuniões desde o começo, mas fundei a Montanna em abril de 1988, aprendi logo a reconhecer a importância da associação para o desenvolvimento do setor, dos profissionais e na defesa dos interesses dos associados. Nesses 45 anos a Anfamoto teve seus altos e baixos, mas nunca perdeu sua essência, a de unir o mercado e tornálo cada vez mais forte. São 45 anos de muita luta, tenacidade e conquistas, para tornar o mercado de motopeças representativo e reconhecido como um importante nicho econômico. A Anfamoto é uma entidade madura e respeitada, trabalha incansavelmente carregando a bandeira do setor. Ao congregar as mais importantes empresas em sua base de associados a Anfamoto se legitima como representante do setor. Se hoje temos uma associação que funciona dentro dos princípios da integridade e transparência e somos respeitados pelo competitivo mercado onde atuamos, temos muito a agradecer ao pequeno grupo de empresários, que em 1980 tiveram a coragem de fundar uma associação ainda com um mercado desconhecido. Esses desbravadores nos trouxeram até aqui, com muita determinação. Quero aproveitar esta data para agradecer a dedicação de toda a minha diretoria, e das que já
passaram e dos nossos associados que estão sempre nos apoiando. Vamos continuar trabalhando e construindo um futuro melhor para as gerações que virão para levar esse legado a diante. Parabéns, Anfamoto e que venham mais 45 anos!”
Orlando Cesar Leone – Presidente do Grupo Montanna – Presidente da Anfamoto. Foi Presidente da Anfamoto em 2000/2002, 2003/2005, 2012/2014, 2015/2017, 2018/2020, 2021/2023 e 2024/2026
essa energia e compromisso com o mercado. Vale destacar a importância dos eventos e feiras apoiados pela Anfamoto, eles fazem toda a diferença para quem quer mostrar novidades, trocar ideias e fazer bons negócios. Via longa à associação!” - Diogo Olivo, Diretor Comercial da Robust Pneus
“A Robust Pneus é associada a Anfamoto há dois anos, entretanto já participa há muito tempo do Salão das Motopeças promovido pela entidade. A Anfamoto é uma parceira essencial para quem vive o mercado de motopeças. Ela dá voz às nossas demandas, conecta o setor, promove conhecimento e ainda abre portas para oportunidades que, muitas vezes, sozinhos não alcançaríamos. Nesses 45 anos o mercado mudou (e muito!). Evoluímos em tecnologia, processos e mentalidade. A chegada de novas marcas, o crescimento da frota de motos no Brasil, as exigências dos consumidores e os altos e baixos da economia trouxeram desafios – mas também muitas chances de crescer. É um setor que exige jogo de cintura, inovação e paixão pelo que faz. Parabéns, Anfamoto! São 45 anos reunindo, fortalecendo e representando esse setor com tanta competência. Que venham muitos outros aniversários, sempre com
“A A.V.Lopes Representações é associada à Anfamoto desde 1998. Associações como a Anfamoto fornecem suporte, informações de mercado e representação para que as empresas possam prosperar em ambientes complexos como o Rio de Janeiro, por exemplo como fabricantes como a Danidrea, presente no Rio de Janeiro, cidade em que atuo. Apesar dos desafios, o mercado de motopeças no Rio de Janeiro segue como um setor dinâmico e essencial para a mobilidade e a economia do estado, impulsionado pela crescente utilização da motocicleta como meio de transporte e trabalho. Vida longa para nossa associação.” Ricardo C. Lopes –Sócio-Proprietário da A.V.Lopes Representações.
“A Motociclo é associada à Anfamoto há mais de 30 anos. A associação
exerce um papel fundamental no fortalecimento e na organização do setor de motopeças no Brasil. Através de sua representatividade, promove o diálogo com órgãos reguladores, cria oportunidades de negócios e contribui para o desenvolvimento sustentável do mercado, beneficiando empresas, lojistas e consumidores. Nas últimas décadas o mercado de motopeças evoluiu de forma expressiva, acompanhando o crescimento da frota de motocicletas no país e as mudanças no perfil do consumidor. A tecnologia trouxe novas demandas de produtos, serviços e logística. Entre os principais desafios, estão a necessidade de inovação constante, a competitividade acirrada e a adaptação rápida às mudanças econômicas e regulatórias. Parabenizamos a Anfamoto pelo trabalho incansável em prol do setor e pelos resultados alcançados ao longo desses anos. A dedicação e a visão estratégica da associação são fundamentais para manter o mercado de motopeças unido, representado e preparado para o futuro. A Motociclo se orgulha de fazer parte dessa história. Destacamos a importância da união entre fabricantes, distribuidores, lojistas e a Anfamoto. Essa integração é essencial para garantir qualidade, segurança e inovação ao consumidor final. Além da entidade ter um papel muito importante junto ao combate da informalidade praticada no mercado. Por isso, nós da Motociclo, acreditamos que, juntos, podemos continuar impulsionando o mercado de motopeças brasileiro para um nível mais sério e comprometido de organização do setor.” Cícero Moro – Diretor de Compras e Marketing da Comercial Motociclo.
“A Riffel é associada à Anfamoto desde 2022. Durante esse período, pudemos acompanhar as importantes conquistas e avanços promovidos pela entidade no setor de motopeças, além de participarmos de todas as edições do Salão Nacional e Internacional das Motopeças. A Anfamoto tem um papel essencial na representatividade do setor, unindo empresas com interesses comuns, fortalecendo a cadeia produtiva e defendendo políticas que impulsionam o desenvolvimento da indústria nacional de motopeças. Além disso, a associação promove a inovação, a ética nos negócios e o networking entre as empresas, contribuindo para um mercado mais profissional, seguro e competitivo. Um excelente exemplo dessa atuação é o Salão das Motopeças, maior evento exclusivamente voltado a negócios no setor e que fomenta negócios relevantes, fortalece a visibilidade das marcas e consolida relacionamentos estratégicos. Ao longo das últimas quatro décadas e meia, o mercado de motopeças passou por grandes transformações. A evolução tecnológica, as mudanças nas exigências de qualidade, a entrada de novos players e a globalização impactaram diretamente a dinâmica da indústria. Nos últimos anos, o crescimento do uso da motocicleta como meio de transporte e ferramenta de trabalho trouxe oportunidades e desafios – como a necessidade de oferecer produtos mais duráveis, com melhor performance e segurança. Parabenizamos a Anfamoto pelos seus 45 anos de história, dedicação
e compromisso com o setor de motopeças no Brasil. Que este marco celebre todas as conquistas até aqui e inspire novos caminhos para o fortalecimento da nossa indústria. A Riffel se orgulha de fazer parte dessa trajetória.” Charles Koschnik - Diretor Geral da Riffel Moto Peças.
“A Grua é associada a Anfamoto desde sua fundação. É com grande satisfação que celebramos os 45 anos da ANFAMOTO – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças. Quatro décadas e meia de dedicação e trabalho incansável em prol de um setor tão vital para a economia e para a mobilidade brasileira. Ao longo desses anos, a ANFAMOTO se consolidou como um pilar essencial para o mercado de motopeças, representando e defendendo os interesses de fabricantes e atacadistas. Sua atuação foi e continua sendo fundamental para o desenvolvimento, a regulamentação e a inovação do segmento, garantindo a qualidade e a segurança dos produtos que chegam aos consumidores. A associação tem sido uma voz potente e articulada, promovendo um ambiente de negócios mais justo e competitivo. Parabéns à ANFAMOTO por esta marcante jornada de sucesso e por sua contribuição inestimável para o progresso do setor. Que venham muitos outros anos de realizações e prosperidade, e dedicando-se e prestigiando mais a indústria nacional!” Carlos Roberto B. Pontes – Diretor Presidente da Grua Ind. e Comércio.
“A GSW é associada a Anfamoto, há dois anos, e tem um papel crucial e uma grande responsabilidade em ajudar na disseminação de conhecimento e defender os interesses dos participantes da cadeia de fornecimento. O mercado de duas rodas e de peças para reposição cresceu de forma muito acelerada especialmente de 15 anos para cá, sem necessariamente um amadurecimento cultural acompanhando esse desenvolvimento. Ainda observamos bastante informalidade e muitas vezes falta de informação, fatores que acreditamos que se adequarão nos próximos anos. Congratulações a Anfamoto pelos seus 45 anos e o nosso agradecimento pelo suporte ao setor de motopeças no Brasil.” Sandro Barg – Diretor comercial da GSW.
“A Soretto é associada a entidade há dez anos. A Anfamoto reúne um grupo de empresas, sejam elas fabricantes ou comerciantes de motopeças, para que apresentem e discutam propostas visando a organização e proporcionando maior competitividade para as empresas
nacionais. Hoje podemos observar empresas importadoras e até mesmo multinacionais, nem sempre atuando de forma legal, tomando a frente nos negócios de empresas realmente brasileiras que prezam pelo trabalho da mão-de-obra nacional, utilizando em praticamente toda sua cadeia de suprimentos, materiais de empresas nacionais. Atualmente, a frota circulante de motocicletas e similares, ultrapassa os 30 milhões de veículos, representando cerca de 30% do total de veículos circulando no Brasil. Nos últimos 20 anos o crescimento foi de quase seis vezes. Os fatores que levaram a esse crescimento marcante, foram o uso da moto como instrumento de trabalho e o baixo custo quando comparado com outros meios de transporte. O aumento no número de acidentes envolvendo motocicletas associado à falta de habilitação para a maioria dos condutores, exige uma melhoria na infraestrutura para o trânsito e um aumento na fiscalização para garantir a segurança de condutores e pedestres. É nesse cenário que governos e entidades, como a Anfamoto, devem se unir para que em breve o trânsito não se torne caótico como podemos observar em grandes centros urbanos pelo mundo todo. Parabenizamos a Anfamoto por esses 45 anos junto aos fabricantes de comerciantes do setor de motopeças. São 45 anos promovendo eventos e ações exclusivamente para esse mercado nacional. Somente com uma organização focada é possível trazer resultados que beneficiem as empresas associadas. Que venham outros tantos anos!” Eduardo Hehl – Gerente Comercial da Soretto Ind. e Comércio.
“A Alba é associada a mais de 20 anos. Vemos a Anfamoto como um elo de ligação e comunicação com o nosso mercado em todos os níveis, fortalecendo o setor e promovendo seu crescimento. O setor enfrenta forte concorrência com produtos importados gerando a necessidade de novas tecnologias e inovação. Parabéns a Anfamoto pelos 45 anos de trabalho em prol do desenvolvimento de nosso segmento.” Luis Antonio Orlando – Diretor da Alba.
“A Sportive é associada a 40 anos. A ANFAMOTO desempenha um papel fundamental no mercado de motopeças e acessórios, promovendo pesquisas e divulgando estatísticas que acompanham a evolução do setor. Essas informações são essenciais para a tomada de decisões estratégicas pelos associados. Além disso, atua na defesa dos interesses do setor perante órgãos públicos, entidades reguladoras e instâncias governamentais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da indústria. Promove eventos que oferecem a oportunidade aos seus associados de expor seus produtos, lançamentos e investimentos, fortalecendo a
visibilidade e o networking no setor de motopeças. Nosso setor passou por grandes transformações nas últimas quatro décadas, com indústrias cada vez mais modernas, tecnológicas e competitivas. O aumento da frota de motocicletas no Brasil, trouxe a necessidade de inovação, padronização e profissionalização. A motocicleta passou a ser uma ferramenta de trabalho primordial para a mobilidade urbana, determinante para o aquecimento do segmento. Atualmente nosso setor é um dos mais importantes da indústria nacional, com centenas de fabricantes, distribuidores e lojistas, gerando inúmeros empregos e movimentando a economia de nosso país. Parabéns a Anfamoto pelos 45 anos de fundação. Compartilhamos com orgulho grande parte de sua trajetória e, é uma honra celebrar esta data marcada por conquistas, dedicação e contribuição para o crescimento do setor de motopeças. Que simbolize um passado de sucesso e um futuro ainda mais promissor repleto de novas realizações para toda a indústria.” Maria Azevedo –Gerente de vendas da Sportive.
e cria espaços de networking e inteligência de mercado. A empresa se preparou por anos para chegar ao nível de excelência atual, com grande contribuição das reuniões setoriais da Anfamoto. Hoje vivemos um mercado mais digital e transparente: o motociclista tem informação na palma da mão, o que nos tirou da zona de conforto e acelera nossa adaptação a novos canais, atendimento omnichannel e padrões de qualidade cada vez mais exigentes – um aprendizado contínuo. Parabéns, Anfamoto pelos 45 anos! Obrigado por representar o setor com seriedade, em prol de um mercado mais forte e da segurança dos motociclistas. Que venham muitos anos de conquistas juntos nessa longa estrada.” Lucas Pena Mantovani – Gerente Comercial e de Marketing da Polivisor.
“Associada há cerca de 20 anos a Polivisor considera que a Anfamoto protege e fortalece o setor aos nos representar junto aos órgãos públicos, articular pautas regulatórias, reunir fabricantes para mapear desafios comuns e levar essas demandas adiante. Também promove boas práticas, combate à informalidade
“Somos associados desde 2011. A associação exerce papel fundamental no fortalecimento do mercado de motopeças. Por meio da representação ativa dos interesses do setor, promove a representatividade institucional, a articulação de pautas estratégicas e o desenvolvimento de iniciativas que garantem competitividade e desenvolvimento contínuo. A atuação associativa também facilita o acesso a informações, estimula a inovação e contribui para a qualificação dos profissionais, elementos essenciais para a evolução do segmento. Esta união reforça o compromisso coletivo com o desenvolvimento
do setor, beneficiando empresas, profissionais e consumidores. Por meio do associativismo, conseguimos promover pautas relevantes, incentivar a atualização tecnológica, oferecer acesso a informações estratégicas e fomentar a qualificação de profissionais. Além de articular o mercado diante de mudanças regulatórias ou econômicas, contribui diretamente para o crescimento do setor e para o fortalecimento da economia nacional. Temos convicção de que, juntos, podemos construir um mercado mais inovador, preparado para os desafios do futuro e com atuação relevante no cenário nacional. Parabenizo a Anfamoto por sua trajetória exemplar e pela dedicação contínua ao desenvolvimento do mercado de motopeças no Brasil. A atuação da entidade, com foco na representação setorial, incentivo à inovação e promoção do associativismo, tem sido essencial para o fortalecimento das empresas e para a evolução das práticas do mercado. Desejo que os próximos anos sejam ainda mais prósperos e repletos de conquistas marcantes, reafirmando a importância da Anfamoto como referência nacional e parceria estratégica do setor da reposição automotiva.” Randal Bevilacqua – Diretor Comercial do Grupo Comolatti.
“A Wabtec Dia-Frag é associada a Anfamoto há cerca de 34 anos. A entidade tem sido uma força essencial na consolidação e no fortalecimento do setor de motopeças no Brasil.
Ao longo de seus 45 anos de história, a associação não apenas representou os interesses dos fabricantes e atacadistas, mas também trabalhou para melhorar a segurança no trânsito e a qualidade dos produtos fabricados e importados pelo segmento. Graças à atuação da Anfamoto, o mercado ganhou mais organização, credibilidade e visibilidade, criando um ambiente mais seguro e competitivo para todos os envolvidos desde os empresários até os consumidores finais. Seu papel na articulação com órgãos públicos, na promoção de eventos e na defesa de políticas que favoreçam o setor é absolutamente estratégico. Como profissional do segmento, reconheço e valorizo profundamente o trabalho da Anfamoto. Desde os anos 1980, o mercado de motopeças passou por uma profunda transformação, como a expansão da frota de motocicletas. Em pouco mais de uma década, a frota cresceu 44%, passando de 24,3 milhões em 2015 para cerca de 35 milhões em 2025. Esse crescimento impulsionou diretamente a demanda por peças de reposição e acessórios. O setor evoluiu com a adoção de tecnologias, melhoria na logística e maior profissionalização dos distribuidores e fabricantes. É com grande respeito e admiração que parabenizo a Anfamoto pelos seus 45 anos de história. Ao longo de mais de quatro décadas, a associação tem sido um verdadeiro alicerce para o setor de motopeças, promovendo o desenvolvimento da indústria, defendendo os interesses do mercado e contribuindo para a profissionalização de toda a cadeia produtiva. A Anfamoto representa muito mais que uma entidade de classe, é símbolo de união, inovação e compromisso com o futuro do setor. Que esta trajetória de
sucesso continue inspirando novas conquistas e fortalecendo ainda mais o mercado de duas rodas no Brasil. Parabéns a todos que fazem parte dessa história!” Wendel de Santana – Gerente comercial da Wabtec DiaFrag.
“A JVA é associada a associação há 25 anos. A Anfamoto é a caixa de reverberação do nosso setor, onde as partes se encontram, dialogam e pavimentam ideias e soluções. De um início em que o amadorismo era regra até os dias de hoje, em que o profissionalismo de todas as partes se tornou norma, estamos crescendo juntos. Estou neste mercado desde julho de 1985. Faz um bom tempo, são 40 anos. O mercado de duas rodas é dinâmico e crescente, em harmonia com o crescimento da renda do brasileiro de média e baixa renda. Nosso setor é um termômetro fiel, ao longo destes anos do crescimento do setor de serviços, autoatendimento, tele-entrega, mototáxi, todos os setores desenvolvidos para atender à classe média e baixa, que são a faixa de renda predominante em nossa economia. Tecnologias diversas na produção, nos veículos de duas rodas e nos serviços foram adicionadas ao longo desses anos. E as transformações são vistas com a chegada de novas tecnologias, como o mercado de motos elétricas, que chegou e ganhou bastante espaço. Deixo aqui meus agradecimentos à Anfamoto pelo acolhimento que proporciona a todos do setor, que seja por meio de seus eventos anuais,
revistas, grupos de WhatsApp e palestras. O fortalecimento dessa entidade sempre ajudará a todos nós deste setor.” José Meireles Teixeira Ponte – CEO e fundador da JVA Motos.
“A Cabral e Araújo está no setor de motopeças desde 1985, como associado da Anfamoto tenho portas abertas em nosso segmento e em outros que atuamos. Fazer parte da Anfamoto, é um marco em nossa atividade como representante comercial. Crescemos juntos quando só existia duas grandes montadoras de motocicleta em solo brasileiro –Honda e Yamaha. Parabenizo todos que fazem parte da nossa associação. O terceiro setor da economia –serviços e a representação comercial, tem e faz parte da grandeza de nossa economia, afinal quem move o mundo econômico será aquele que prestar o melhor serviço.” Eduardo Cabral – Proprietário da Cabral e Araújo Representações Ltda.
Participaram da reunião que fundou a Anfamoto:
Alfredo Durazzo
Luciflex Importação Ind. E Com.
Alipio Faustino Costa Peel´s
Antonio Vallinoti
Metalúrgica Espelhauto
Arthur Mario Lopes
Lopes Importação e Com. de Peças
Bruno Vechi
Grua Indústria e Comércio
Carlos Ernesto Pina Lozaldo Super Esportes Ltda e Etimpres Ind. E Com.
Celso Luiz Guerra GCG Indústria e Comércio
Guido de Lucca Neto De Lucca Moto Peças
Ivelson Salotto Comercial Motopeças Salotto
Ivo Vancini Italpeças
Luigi de Filippi
Dami Moto Peças
Manoel M. de Melo
Felipe Carmona Filho
Miguel Leiva
Kich Representações Ltda
Nilton, Pedro e Flávio Megioto Moto Meg Peças e Acessórios
Olympio Bernardes Ferreira Neto Fundição Araraquara
Paulo N. Saruwataki Moto Matsuo
Shosaburo Ashitani Moto Saburo Comércio e Importação
Sra. Sizuka
Onotec Com. Serviços
Vicenzzo Zezze
Indústria Mecânica Vaz
Vito Fasanella Victor Moto Peças
Wagner Vicentini Gossn
Moldados em Fiberglass Elmo
Ata de fundação 02/09/1980
Foi realizado nos dias 23 e 24 de julho, aconteceu o seminário Mobilidade Sobre Duas Rodas: Desafios, Comportamentos e Soluções, organizado pelo Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional, Divisão Técnica de Mobilidade e Logística Urbana e Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia de São Paulo. O objetivo do evento, que reuniu dezenas de especialistas, associações e sindicatos, representantes de órgãos públicos, aplicativos de entregas, empresas, usuários e outros interessados, foi o de aprofundar as discussões e buscar soluções para minimizar o número de sinistros com motocicletas e para um trânsito mais seguro. Entre os assuntos
abordados foram discutidos os dados alarmantes relacionados aos acidentes, formação de condutores, equipamentos de segurança, mobilidade, infraestrutura viária, fiscalização, impactos econômicos e sociais da motocicleta como meio de transporte.
No painel “Fator proteção pessoal”, Fabia Helena Allegrini Pereira, assessora da presidência da Anfamoto, falou sobre “Sua Vida em Duas Rodas: Equipamentos que Salvam Vidas”. Fabia falou sobre a importância da utilização de equipamentos adequados e de boa procedência ao pilotar. Enfatizou o uso dos capacetes e mostrou aos presentes e ao público que estava online, um
capacete contrafeito comprado em uma loja de ferragens no centro de São Paulo, que foi submetido ao teste de acordo com a ABNT NBR 7471 e RAC do Inmetro. O capacete foi reprovado já no primeiro impacto. Ela alertou que equipamentos de procedência duvidosa colocam em risco a segurança e a vida do condutor. Falou sobre a importância da utilização das antenas corta-pipa nas motos, e chamou a atenção das autoridades sobre a importância em coibir e inibir o uso das linhas com cerol. Concluiu dizendo que é necessário a soma de esforços das entidades, do poder público e dos motociclistas, para que consigamos atingir o mesmo objetivo.
Aconteceu de 28 a 30 de julho de 2025 a Conferência Nacional de Segurança no Trânsito “Protegendo Vidas Sobre Duas Rodas”. Promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), o evento teve como objetivo discutir e propor soluções para a segurança de motociclistas no trânsito brasileiro — um dos grupos mais vulneráveis e com altos índices de mortalidade e lesões em sinistros no país. O evento reuniu especialistas, gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil que debateram soluções concretas para a redução dos sinistros de trânsito envolvendo motociclistas, com foco em infraestrutura, comportamento, tecnologia e atendimento às vítimas.
Os diversos painéis abordaram: A contextualização do cenário atual da segurança para motociclistas; os desafios no atendimento às vítimas; a realidade da segurança dos motociclistas profissionais; a comunicação e a mudança de comportamento no trânsito; as inovações na engenharia viária e segurança veicular, com destaque para a experiência da Faixa Azul.
O evento contou com palestras, mesas redondas, apresentações de boas práticas e momentos de interação, visando à construção de um trânsito mais seguro, inclusivo e humano. Encerrando a programação, foi realizada a ação educativa especial aberta ao público: o
Pit Stop “Protegendo Vidas Sobre Duas Rodas”. Com foco nos motociclistas, foram oferecidas atividades direcionadas, orientações de segurança, distribuição de materiais educativos, check-up das motocicletas e muito mais!
A Anfamoto esteve presente no evento e discutiu diversas pautas com os presentes.
NACHI BRASIL LTDA
ARNALDO FORTUNA EIRELI - METALURGICA FORTUNA
VALFLEX JUNTAS E FILTROS IND. COM. LTDA
CONTROLFLEX IND. DE CABOS DE COMANDO LTDA
DEMTEC ARTEFATOS DE BORRACHA LTDA
PIRACAPAS CAPAS BANCOS P/MOTC. LTDA
WESTER INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA
MUNDOPEÇAS DO BRASIL LTDA
TAURUS HELMETS IND. DE CAPACETES LTDA
J3 METALURGICA - AURORENSE
PANTANEIRO IND. E COM. DE CAPAS EIRELI
IND. E COM. DE MOTOPEÇAS CHAPAM
T- RED COM. DE MOTOPEÇAS LTDA (RED DRAGON)
SAMMAR COMERCIO DE PEÇAS E ACESSORIOS
MUSASHI DO BRASIL TODA
A.V. LOPES REPRESENTAÇÕES
EGK MOTOPARTS
BRANDY INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA
MAGGION IND. DE PNEUS MÁQUINAS LTDA
MARELLI COFAP DO BRASIL LTDA - DIVISÃO AFTERMARKET
SK AUTOMOTIVE DISTRIBUIDORA DE AUTOPEÇAS LTDA
COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA
CERAMICA E VELAS DE IGNIÇÃO NGK DO BRASIL
GRUA IND. E COM
TMD FRICTION DO BRASIL (COBREQ)
CURAÇAO DO BRASIL
RINALDI S/A IND. DE PNEUMATICOS
VEDAMOTORS IND. COM
PROTERCAPAS LTDA
QUALITY & WINNER MOTOS
CEARÁ IMP. DE PEÇAS (DAMASIO)
TORBAL IND. E COM. DE ESCAPAMENTOS LTDA
BR MOTORSPORT COM. IMPORT. E EXPORT LTDA
FABRITECH INDUSTRIA E COMERCIO DE CAPACETES LTDA
MEGA MOTO BRASIL INDUSTRIA E COM. DE MOTOPEÇAS
STLU IND E COM DE ARTEFATOS PLASTICOS
A ANFAMOTO em Revista apresenta as grandes inovações do mercado, assuntos relevantes, questões de mercado, conjuntura, assuntos tributários e jurídicos e assuntos de interesse geral do segmento, lançamentos e novidades. Informa também sobre as atividades e realizações da Associação.
A ANFAMOTO em revista é respeitada pela seriedade e independência editorial. Traz artigos assinados por renomados especialistas das áreas que envolvem o mercado de motopeças.
Distribuição
Em todo território
Solicite um orçamento ou acesse o mídia kit no site www.anfamoto.org. Associado ANFAMOTO tem descontos especiais.
brasileiro e Mercosul.
Periodicidade Bimensal 6 edições/ano
Tira gem
Versão Impressa: 12 mil exemplares
Veículação eletrônica
35 mil nomes
Público
> Empresários, fabricantes, distribuidores e atacadistas de motopeças
> Diretores e Gerentes industriais, de marketing, comercial, de produtos, de compras
> Engenheiros e técnicos do segmento de motopeças.
> Lojistas
> Representantes
> Universidades e escolas técnicas
> Câmaras de comércio
> Entidades de classe
> Sindicados de Motoboys em todos os estados
> Órgãos governamentais
> Concessionárias.
Acompanhe-nos nas redes sociais: /anfamotomotope /anfamoto
Viajar é um dos maiores prazeres da vida, ainda mais de moto.... Pegamos a estrada, conhecemos lugares novos, desfrutamos da paisagem, e acima de tudo, pilotar uma moto na estrada traz uma sensação de adrenalina e aventura.
Entretanto para viajar de moto com segurança e tranquilidade, é fundamental um bom planejamento e atenção a alguns detalhes importantes. Antes de tudo, revise a moto, planeje o roteiro, organize a bagagem e verifique os documentos necessários. Considere também as condições climáticas e tenha equipamentos de segurança adequados.
Planejar o roteiro é fundamental, você precisa saber para onde vai e quanto
tempo ficará na estrada. Tenha um destino em mente e planeje o roteiro com antecedência, considerando a autonomia da moto e a distância a ser percorrida. Pesquise rotas, estradas, postos de gasolina e pontos de parada. Se for possível, evite estradas muito sinuosas e com muitas curvas, que exigem mais atenção e esforço do piloto. Também é muito importante fazer paradas regulares para descanso e alongamento, a cada duas horas ou conforme a necessidade.
É sempre muito importante antes de pegar a estrada verificar as condições da motocicleta. Leve a moto a um mecânico de confiança para uma revisão completa, verificando freios, pneus, suspensão, motor, kit relação, luzes, óleo e outros
componentes. Troque o óleo do motor e os filtros antes da viagem para garantir o bom funcionamento da moto. Mantenha a corrente da moto lubrificada para evitar desgastes e problemas durante a viagem. Ver e ser visto é essencial, teste faróis, lanternas, piscas e luz de freio antes de sair. A suspensão em más condições compromete a estabilidade e o conforto da pilotagem, especialmente em estradas com buracos ou terrenos irregulares. Um pneu em bom estado vai proporcionar mais segurança ao piloto durante todo o percurso. Se o pneu estiver careca, por exemplo, a aderência com o solo é perdida, isso afeta o tempo de frenagem e a motocicleta acaba percorrendo uma distância maior antes de conseguir parar por completo. Além de ter seu desempenho comprometido
em curvas. Vale ressaltar que quem pilotar com os pneus carecas está sujeito a multa. A calibragem dos pneus deve ser realizada de acordo com o manual do fabricante de sua motocicleta.
Outros itens importantes são os equipamentos de segurança. Use um capacete adequado, certificado, que proteja a cabeça e o rosto, e com viseira para proteger os olhos de poeira e chuva. As roupas de proteção também devem ser adequadas, jaquetas e calças com proteções para o corpo em caso de quedas. As luvas de couro também devem ser utilizadas para proteger as mãos e garantir uma boa aderência ao guidão. Use botas para proteger os pés e tornozelos. Leve também uma capa de chuva impermeável.
Prepare a bagagem que vai levar muito bem. Leve apenas o essencial, evite excesso de peso na moto. Um bagageiro bem reforçado deve ser sua melhor escolha, preste atenção no excesso de carga no baú, nas malas e nas mochilas. Para equilibrar bem o peso, os alforges devem estar posicionados nas laterais e
organizados de uma maneira que o peso esteja bem equilibrado e distribuído, principalmente no baú. Se o baú estiver mal fixado, balançando ou meio solto pode até trincar a base de fixação. Uma dica é verificar a cada parada se está bem fixado. Proteja seus pertences, utilize sacos impermeáveis para protegê-los da chuva e umidade. Em viagens mais curtas, diminua ao máximo seus itens pessoais. No caso de viajar com familiares e amigos, se alguém for de carro e couber, peça para levar sua mala com itens pessoais, mas deixe os item essenciais junto com você.
Esteja atento ao clima, verifique a previsão do tempo esteja preparado para variações climáticas. Tenha um kit de ferramentas básico e algumas peças de reposição, caso precise fazer pequenos reparos na estrada. Veja os itens que não podem faltar: elástico extra para bagagem, lanterna pequena, chave reserva, spray selante, uma troca de roupa impermeável, capa de chuva, pequeno frasco tipo dosador com óleo de motor para lubrificar a corrente, garrafa de água térmica, trava da moto e uma viseira reserva.
Leve também todos os documentos obrigatórios e, se for cruzar fronteiras, confira o que é exigido em cada país. Isso evita imprevistos legais. Veja também se é necessário tirar a permissão legal para dirigir em outros países. É indispensável contar com um seguro-viagem adequado, pois imprevistos podem acontecer e podem sair caro. Desde desde despesas médicas até reboque e assistência emergencial, o seguro garante que você tenha apoio quando mais precisar.
Evite rodar a noite. Viajar de moto à noite não é recomendado, principalmente se for sua primeira viagem. Mas caso isso ocorra, é necessário e recomendado que conheça bem o percurso e que a iluminação da moto esteja em bom estado assim como a viseira do capacete. Opte por parar e dormir, descanse para encarar um longo dia de pilotagem. Esteja atento aos sinais de cansado e faça paradas regulares. Evite pilotar cansaço. Divirta-se, aproveite a viagem, a paisagem, a companhia, sempre com segurança e responsabilidade.
Na EICMA de 2024, a BMW Motorrad deu uma amostrinha do futuro com o Concept F 450 GS, uma prévia da aventureira que promete preencher a lacuna entre a G 310 GS e a F 800/900 GS. O que era mistério ganhou contornos definitivos. Registros de design divulgados recentemente pela BMW mostram mais claramente o que será o novo modelo da F 450 GS, revelando uma série de mudanças cruciais.
Uma das alterações que mais chamaram a atenção é a troca das rodas de raios por rodas de liga leve de cinco raios. A carenagem também sofreu ajustes. O parabrisa foi remodelado, e o acabamento acima do logotipo da BMW ficou mais compacto. A parte traseira também foi significativamente modificada para acomodar o garupa, com o escapamento redirecionado para a lateral da roda traseira, liberando espaço para as pedaleiras e um
ponto de montagem de bagagem. Apesar das significativas mudanças estéticas, a parte mecânica não sofreu alterações.
As especificações e o design agora revelados mostram que a BMW está pronta para o desafio, oferecendo uma opção premium, moderna e versátil. É provável que a BMW anuncie oficialmente a versão de produção, durante a próxima EICMA, onde o modelo final será apresentado.
Araríssima Honda CBR1000RR Fireblade SC59 que foi especialmente preparada para Michael Schumacher e usada em track days, foi vendida por incríveis € 64.800 que dá aproximadamente R$ 413.200,00 no leilão internacional da RM Sotheby´s, superando em quase 100% a estimativa máxima. O modelo foi destaque da coleção “The Champions – Schumacher and F1 Legends”, encerrada oficialmente em 30 de julho de 2025.
Apesar dos lances ocorrerem entre 23 e 30 de julho, a venda foi finalizada no dia 30, com a moto sendo um dos lotes mais disputados da coleção. A estimativa inicial
variava entre € 25.000 e € 35.000, mas o interesse global por memórias ligadas a Schumacher levou o preço final a quase o dobro do esperado.
Preparada pela alemã Holzhauer Racing Performance, a Fireblade de 2010 de Schumacher foi transformada para uso exclusivo em pista, apresentando: suspensão Öhlins, escapamento Akrapovic em titânio, carenagens e subquadro em carbono, Quickshifter e eletrônica de corrida com controles de tração e anti-empinada, rodas forjadas, airbox modificado e radiador de óleo otimizado. Com o número 77 na carenagem e apenas 3.752 km rodados em circuito, a moto tem
peso seco estimado em 172 kg e potência de 22 cv.
Durante sua pausa na F1, Schumacher dedicou-se às duas rodas, chegando ao pódio no Campeonato IDM Superbike em 2008. A CBR1000RR personalizada simboliza esse capítulo alternativo do piloto alemão, agora eternizado na história da motocicleta esportiva. Além de Schumacher outro ícone da F1 que tem laços com o motociclismo é Ayrton Senna, que tem esportivas de Ducati e MV Augusta produzidas com dicas do piloto. Além de Senna, o inglês Lewis Hamilton também é um apaixonado por duas rodas e tem modelos bem interessantes em sua garagem.
NA moto trail mais vendida no Brasil, a Honda NXR 160 Bros, teve sua linha 2026 oficialmente revelada. De acordo com a Honda, entre julho de 2024 e junho de 2025, foram produzidas 180 mil unidades da moto, um número que reforça sua popularidade no mercado. A nova cor azul é a principal novidade para a temporada na versão CBS, que se junta às já conhecidas cores vermelho e cinza. A nova paleta de cores traz ainda mais opções para os consumidores. A versão CBS está disponível em azul e vermelho, enquanto a versão ABS mantém a exclusividade do cinza, além de também ter a opção vermelha. A Honda NXR Bros 160 2026 chega às concessionárias a partir da segunda quinzena de agosto, com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem.
O motor da Bros 160 continua o mesmo monociclíndrico, com injeção eletrônica e tecnologia FlexOne. E para se adequar ao Promot5, a Honda adotou um novo cânister, reduzindo as emissões. Se abastecido com etanol, entre 14,3 cv de potência e 1,45
kgf.m de torque. Com gasolina, os números são de 14,2 cv e 1,44 kgf.m. Outra alteração técnica é o novo filtro de combustível que agora fica separado da bomba. Os freios estão disponíveis em duas versões: ABS e CBS. O ABS (anti-travamento) atua somente na roda dianteira. O CBS (combinado) distribui a força de frenagem entre as duas rodas, oferecendo mais segurança em diversas condições. O chassi é do tipo berço semiduplo e, a suspensão dianteira foi recalibrada.
A Bros 160 recebeu uma reformulação visual, inspirada nas novas Sahara e Tornado. Farol e lanterna de LED, alinhado a estética da Bros com a identidade visual da família de traisl da Honda. Tem também um novo painel digital em formato retangular, com tela blackout, que exibe informações como indicador de marcha, consumo médio e hodômetro. Um item que merece destaque é o carregador USB-C, posicionado abaixo do painel.
AHonda anunciou em 30 de julho, uma convocação de recall para o modelo NC 750X nas versões com câmbio convencional e DCT. O chamado envolve 2.241 unidades de ano/ modelo 2025. Os proprietários devem agendar uma inspeção para verificação e, se necessário, substituição do pneu dianteiro. Confira abaixo a relação dos chassis das motos envolvidas nesta convocação:
O agendamento do serviço começouem 31 de julho, enquanto sua realização terá início na segunda-feira, dia 4 de agosto. Em comunicado, a Honda diz que algumas unidades da NC 750X podem estar equipadas com um pneu dianteiro com a durabilidade comprometida. Embora não apresente risco imediato à segurança, caso o pneu seja utilizado além de sua indicação de desgaste TWI (Indicador de desgaste
da banda de rodagem), deformações poderão surgir, provocando desconforto durante a pilotagem. A inspeção e, se necessário substituição do pneu dianteiro será realizada de forma gratuita nas concessionárias autorizadas Honda.
O agendamento para inspeção e substituição do pneu dianteiro neste recall da Honda NC 750X pode ser efetuado pelo site www.honda.com.br/ recall ou pela Central de Atendimento no 0800-701-3432 (de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h – horário de Brasília). Para conferir os endereços das concessionárias Honda, acesse www.honda.com.br/concessionarias.
AO “Dieselpunk” é um scooter com visual retro com um surpreendente motor V4, foi criado em São Petersburgo no atelier Biker´s World, em parceria com o grupo Saint Peter´s Builds. O mentor por trás dessa ideia ousada é Kirill, um construtor russo conhecido por seus projetos únicos, que flertam com o surrealismo e o design alternativo. Desta vez, a ambição foi além, instalar o motor de um carro em uma estrutura de scooter. E não é qualquer motor, é um V4 de 1.200 cm3 com refrigeração a ar, oriundo de um ZAZ 968, que é um pequeno carro soviético das décadas de 70 a 90, famoso por sua robustez e simplicidade.
Por enquanto, a impressionante estrutura do “Dieselpunk” existe
principalmente no mundo digital. Seu corpo, que evoca uma mistura fascinante de linhas de Vespa, Lambretta e automóveis dos anos 50, foi meticulosamente modelado em computador. O resultado é um visual compacto, arredondado e, ao mesmo tempo, imponente, que abraça o estilo dieselpunk: um retrofuturismo que cruza nostalgia, ficção científica e um certo exagero mecânico. Mas o projeto não é só estética. O motor está passando por uma renovação completa e já foi testado com um escape downpipe feito sob medida. A antiga caixa manual de quatro velocidades do ZAZ será substituída por uma transmissão CVT automática,
adaptada de uma moto de neve de potência equivalente. A potência será transferida para a roda traseira através de um eixo e uma corrente, que redireciona o movimento em um ângulo de 90 graus.
Atualmente, o único elemento real e em funcionamento é o motor, que aparece em um vídeo do canal Saint Peter’s Builds, soltando o característico som grave desses antigos V4. O resto permanece como um projeto digital, aguardando para ganhar vida fora do computador. O “Dieselpunk” é, sem dúvida, um exemplo audacioso da criatividade e engenharia russa no universo das duas rodas.
Alba Industrial Impermeáveis Ltda
R. Fernão Pompeu de Camargo, 835
Jd. Trevo - 13041-025 - Campinas -SP
Tel.: (19) 3272-9821 / Fax: (19) 3272-9795
Site: www.albaindustrial.com.br
Fabricante de conjuntos impermeáveis, capas p/ motos, sobre botas, luvas, casacos, blusões e mochilas.
Alumitech Indústria de Moldes, Matrizes e Peças
Via Prefeito Jurandyr Paixão - Itaipu 13481-149 - Limeira / SP
Tel/Fax (19) 3441-9686
E-mail: vendas@unibreq.com.br
Site: www.unibreq.com.br
Arbyn Favaro Tecnometal
R. Eng. Guilherme Cristiano Frender, 1.114 Aricanduva
03477-000 São Paulo- SP
Tel.: (11) 2727-3777 / Fax: (11) 2722-1444
E-mail: arbyn@arbyn.com.br www.arbyn.com.br
AWA Motos
R. Lavineo de Arruda Falcão, 1272 14808-390 – Araraquara – SP (16) 3301-1890
E-mail: marina.murari@awamotos.com.br Site: www.awamotos.com.br
Baterias Heliar
Av. Antonio Carlos Cômitre, 540 - 6º andar Campolim - CEP 18047-620 Sorocaba-SP
Tel.: (11) 3416-8125
Site: www.heliar.com.br
Borilli Racing Pneumáticos Ltda. Rod. Rs 463 - KM 03 - Pavilhão 02
99.950-000 – Tapejara - RS
Tel (54) 3344-2257
Site: www.borilliracing.com.br
E-mail: borilli@borilliracing.com
Brandy Indústria e Comércio Ltda.
R. Caconde 660 - Salgado Filho 14079-016 Ribeirão Preto - SP
(Ref.: Marginal da Rod.Anhanguera Km 317) Tel (16) 3995-9955 / Fax (16) 3995-9953
e-mail: brandy@brandy.com.br
Site: www.brandy.com.br Fabricante de Coxim, pastilhas, guia, tensor, filtros, reparador, lubrificantes e linha de óleos.
Brake Shoes Ind. e Com. de Materiais de Atrito Eireli – EPP
R. Eng. Frederico Fischer Junior,95 09411-080 – Ribeirão Pires – SP
Tel.: (11) 4822-7171
E-mail: adm@fischerfreios.com.br
BRAZ ACESSÓRIOS - VICTOR HUGO IND. E COM. DE ACESSÓRIOS LTDA
R. Antonio Pereira Magaldi, 53 14093-040 - Ribeirão Preto - SP
Tel.: (16) 3917-1673
E-mail: comercial@brazacessorios.com.br Site: www.brazacessorios.com.br
Capas Pioneira
Rua Niteroi, 145 - Bairro Jd. Viaduto 93120-030 São Leopoldo/RS
Tel.: (51) 3588-2008
E-mail: financeiro@capas.com.br Site: www.capaspioneira.com.br
Chiptronic Eletrônica do Brasil Ltda. Av. Humberto Martgnoni, 738 Vila Campos 18803-151 Piraju /SP
Tel: (14) 3352-6060
E-mail: juliana@chiptronic.com.br Site: www.chiptronic.com.br
Cia Magnetron Ind. E Com. de Componentes Alameda Arpo, 750 – E 83210-290 – São José dos Pinhais – PR – 41 - 3381-8800 www.magnetron.com.br
Cometa Ind. e Com. de Moto Peças Ltda. R. Sitha, 301 Jd. Inamar - 09981-070 Diadema – SP Tel (11) 4099-9900/Fax (11) 4091-6006 Site: www.cometamoto.com.br Fabricante de manetes, manicotos e pedais.
Controlflex - Ind. Cabos Comando Ltda. R. Carmelina Garcia, 790 – Altos da Fortaleza 18113.010 - Votorantim - SP
PABX: 15 3353.9000 – SAC 0800 10 6969 Site: www.controlflex.com.br
Control Seals Ind. Com. de Motopeças Ltda. Rua São Paulo, 262 – Bairro Fazendinha 06530-075 - Santana do Parnaíba/SP Tel: (11) 4193 8932
E-mail: vendas@controlseals.com.br
Site: www.controlseals.com.br
Dagostin / Maximo Fabr. De Peças p/ Motocicletas - Máximo
Rod. SC 443, Km 17,9 B. Graziela 88830-000 Morro da Fumaça – SC.
Tel (48) 3434-4711
Site: www.exijamaximo.com.br Fabricante de retrovisores para motocicleta.
Danidrea Ind. e Com. Ltda.
R. Aristides Crivellaro, 474 Morro das Pedras 13279-813 Valinhos – SP - Tel (019) 2136-0888
E-mail: danidrea@danidrea.com.br Site: www.danidrea.com.br
Fabricante de caixa de direção, reparos para freios, buchas para suspensão e travas para coroa.
Deltacapas Comercial e Industrial Ltda Av.: Das Industrias, 750 – prédio: 02 – modulos: 04 e 05 Dstrito Industrial - 94930-230 - Cachoeirinha-RS tel.: (51) 3238-4000 fax: (51) 3238-4004
Demtec Artefatos de Borracha Ltda.
R. Maria Rosa de Jesus, 200 V. Sto. Antonio 08534-030 Ferraz de Vasconcelos – SP
Tel.: (11) 2280-3661/4674.5435
Call free- 0800.707.3661
e-mail: vendas@demtec.com.br site: www.demtec.com.br
Fabricante de coletores de admissão, bucha da coroa e coxim.
EBF Ind. e Com. de Artefatos Plásticos Ltda
Rod. Eng. Ermênio de Oliveira Penteado, km 54,5 13340-600 – Indaiatuba – SP- Tel.: 19-3825-4460
E-mail: sac@ebfcapacetes.com.br
Site: www.ebfcapacetes.net.br
Fabricante de capacetes.
Ebram Metalurgica Imp. Exp. Ltda
R. da Primavera, 194
09980-040 Diadema – SP
F. (11) 4051-2066 Fax: (11) 4051-2066
E-mail: ebramvendas@yahoo.com
Site: www.aronipmotos.com.br
Fabricante de aros e raios.
EGK Motoparts Ind. e Com. Ltda
R. Iolando Ribeiro Boaventura, 394 - Jd.Maringá 03525-120 São Paulo – SP
Tel/Fax: (11) 2021-2491
www.egkmotoparts.com.br
E-mail:vendas@egkmotoparts.com.br
Fabricante de correntes de comando, filtro de ar, filtro de óleo e caixas de direção.
Eninco Eng. Ind. e Com. Ltda.
Tel (43) 3571-8640
Site: www.eninco.com.br
Fabricante de raios e aros em alumínio e aço para motos e bicicletas.
Fabritech Indústria e Comércio de Capacetes Ltda.
Rua Henrique Jacobs, 2100 Pq Egisto Ragazzo 13485-321 Limeira / SP
Tel: (19) 3445-8550
E-mail: financeiro@fabritech.ind.br
Site: www.asxcapacete.com.br
FCC do Brasil Ltda.
Rua Mogno, 11 Distrito Industrial - Manaus/AM CEP 69.075-170
Tel: (92) 99347-4644
E-mail: contato.comercial@fccbr.com.br
Fabricante de sistema de embreagem para duas rodas
Fischer Pastilhas e Freios Especiais
Rua Eng. Frederico Fischer Jr., 75 09411-080 – Ribeirão Pires – SP
Tel.: (11) 4822-7171 - Fax: (11) 4822-7193
Vendas: (DDR) (11) 4822-7181
E-mail: vendas@fischerfreios.com.br Site: www.fischerfreios.com.br
Fabricante de pastilhas de freio, patins e discos de embreagem.
FX Comércio de Motocicletas e Acessórios Ltda.
Rua José Zgoda, 532 – Bairro Alto - Curitiba/PR CEP 82.820-440
Tel: (41) 3013-4780
E-mail: kissana.vaz@mxfgroup.com.br
Site: https://motobatt.com.br
Givi do Brasil LTDA
Av. Alexandrina das Chagas Moreira, 603 –Pindamonhangaba/SP – CEP 12412-800 –Telefone: 12-3644-8025 www.givi.com.br
Gow Helmets Indústria e Comércio Ltda
Av. Riachuelo, 73 76970-000 Pimenta Bueno – RO F. (69) 3451-2550
E-mail: gow@gowcapacetes.com.br Fabricante de capacetes.
Grua Ind. e Com. Ltda.
R. Prof. João Machado, 325 - Freguesia do Ó 02927-000 - São Paulo - SP Tel (11) 3931-0891/Fax (11) 3931-5744
Site: www.grua.com.br Fabricante de cabos de comando, bucha da coroa e da balança, ferramentas especiais.
GSW Importação e Distribuição de Peças e Acessórios para Veículos Recreativos Ltda. Rua 7 de Setembro, 104 Santa Rita 88352-000 Brusque/SC
Tel: (47) 3350-6498 (47) 98407-9550
Site: www.gswimports.com.br
GVS SPORT Ind. e Com. de Peças Ltda
Estrada Arão Sahm, 1840 - Jundiazinho 07600-000 Terra Preta Mairiporã - SP
Tel: (11) 4486-2611
Fax: (11) 4343-5012
Site: www.gvssport.com.br Fabricante e retrovisores.
ICBRAS Indústria e Comércio Ltda
Rua Colon, 750 - Glória - Joinville/SC
CEP 89.216-401
Tel: (47) 98407-9550 / (47) 3461-4034
E-mail: roberson@icbras.com.br
Site: www.icbras.com.br
Impacto Peças para Automotores Ltda (Motobor+)
R. Dom João V, 266 05075-050 - São Paulo-SP
Tel.: (11) 2365-5006
Site: www.motobormais.com.br
Ind. e Com. de Motopeças Chapam
Av. Longarone, 1329 - Bairro De Villa 88840-000 - Urussanga - SC
Tel/Fax (48) 3465-1453/3465-3290
Email: chapam@terra.com.br
Site: www.chapam.com.br
Fabricante de alças, antenas, bagageiros, cavaletes, guidões, pedai de freio, protetores, suportes diversos, etc.
J3 METALURGICA E SERVIÇOS LTDA –AURORENSE
R. Abel Ribeiro, 507 – Parangaba
CEP: 60721-055 – Fortaleza/CE
Tel.: (85) 3484.6533
https://aurorense.com.br/
Maggion Ind. de Pneus Máquinas Ltda
R. José Campanella, 467
07112-100 – Guarulhos – SP
Tel.: 11-2229-9200
Site: www.maggion.com.br
Marelli Cofap do Brasil
Av. Manoel da Nóbrega, 196 09380-120 - Mauá - SP - tel: 0800 019 4054 www.mmcofap.com.br
Melc Ind. e Com. Ltda.
Av. Armando Giassetti, 501 Torres S. José 13214-525 Jundiaí – SP
Tel.: (11) 4815-9200/9202
Site: www.melc.com.br
Fabricante de peças plásticas em geral.
Mercúrio Indústria e Com. de Motopeças Ltda.
Av. Dr. José de Paula Eduardo, 590 15910-000 – Monte Alto - SP - Tel (16) 2242-0090
Site: www.mercuriomotopecas.com.br
Fabricante de artefatos de borracha e material plástico de motopeças.5
Metalúrgica Fortuna Ltda.
Rodovia Marechal Rondon, KM 517 (600 mts) 16204-104 - Birigüi - SP
Tel (18) 3642-3846 / Fax (18) 3641-1052
E-mail: vendas@fortunaescapamentos.com.br Fabricante de escapamentos p/ motocicletas.
MGO Molas Ind. De Motopeças
Estrada Vovó Carolina, 2931 08473-370 – São Paulo – SP
Tel: (11) 2731-5608 / (11) 2731-5724 contato@mgomolas.com.br
MEGA MOTO BRASIL IND. E COM. DE PEÇAS E ACESS. LTDA
R. Ester Bielenki, 33 – Poá/SP – CEP 08561-120 Tel: (11) 4342-2252
E-mail: contato@megamotobrasil.com.br Site: http://www.megamotobrasil.com.br/
MT ACESSÓRIOS
R. Conego Agostinho, 1856 62900-000 – Russas – Ce Tel.: (88) 3411-2305
E-mail: mt.acessorios@hotmail.com Site: www.mtacessorios.com.br
Musashi do Brasil Ltda.
Av. Antonio Vicente Novelino, 111 53.630-667 – Pancó – Igarassu/PE
Tel.: (81) 3543-6000/ 3543-6195
E-mail: daniel.oliveirajr@musashi.com.br
Nachi Brasil Ltda
Av. João XXIII, 2330
08830-000 Mogi das Cruzes – SP
Tel.: (11) 3284-9844 Fax (11) 3284-1751
Site: www.nachi.com.br
Fab. de: Rolamento de rodas, transmissão e virabrequim p/ motocicletas e p/ aplicações auto-elétrico e industrial.
Nakata Automotiva
Av. Fukuichi Nakata – Pavilhão C, 451/539 09950-400 - Diadema - SP 11 3602 8015
Site: www.nakata.com.br
NEXTPART MOTO COMPONENTES LTDA
R. MATEUS JOSÉ, 1233
CEP: 02166-000 – SÃO PAULO/SP contato@nexpart.com.br http://nexpart.com.br/
Niterra do Brasil
Estrada Mogi - Salesopolis, Km 9 - Cocuera 08701-970 – Mogi das Cruzes - SP
Tel (11) 4793-8000
Site: www.ngkntk.com.br
Fabricante de Velas de ignição, cabos de ignição, terminais supressivos e sensores de oxigênio.
Pantaneiro Ind. E Com. De Capas Eireli
R. Visconde de São Leopoldo, 795 93025-400 – São Leopoldo – RS
Tel.: (51) 3590-4217
Site: www.pantaneirocapas.com.br
Plasmoto Ind. Com. e Repres. Ltda.-ME
R. Sete de Setembro, 71B 11013-350 Santos – SP
Tel/Fax (13) 3234-1211
E-mail: plasmoto@uol.com.br
Fabricante de peças de plásticos em geral.
Piracapas Capas e Bancos p/ Motoc. Ltda.
R. Augusto de Lello, 1.000 13414-132 - Piracicaba - SP
Tel (19) 3421-7800/Fax (19) 3421-6455 Site: www.piracapas.com.br
E-mail: piracapa@terra.com.br
Fabricante de capas para bancos.
Polivisor - Ind. e Com. de Viseiras Ltda-EPP
Av. Dr. Comendador Santoro Mirone, 970 13347-300 - Indaiatuba - SP
Tel (19) 3935-7352 Fax (19) 3935-1327
Site: www.polivisor.com.br
e-mail: polivisor@polivisor.com.br
Fabricante de viseiras e acessórios para capacetes.
Polimet Ind. Met. Ltda
Av Industrial, 797 - Campo de Boituva 18550-000 Boituva - SP - Tel.: (15) 3363-8633
e-mail: polimet@polimet.com.br
Fabricante de barras estabilizadoras, bagageiro, escapamento, guidão, protetor, estribo pedais de freio e alças.
Protercapas Ltda
Av. Pref. Nicolau Fauchetto, 16 – Loja 1 Bananeiras 29375-000 Venda Nova do Imigrantes - ES Tel (28) 3546-6276 SAC 0800-285-3050
Site: www.protercapas.com.br
E-mail: protercapas@protercapas.com.br
Fabricante de capas e acessórios
Pro-Tork Ind. Com. Equip. P/ Motoc. R. Odilon Leite Rodrigues, 1479 Sala 1 Parque Industrial III 84940-000 - Siqueira de Campos - PR Tel.: (43) 3571-8500
E-mail: marketing@protork.com
Site: www.protork.com
Fabricante de escapamentos, bagageiros, guidãos, protetores, tanques de combustível, espelhos.
Rinaldi S/A Ind. de Pneumáticos
R. Luiz Alegretti, 193 - Licorsul 95700-000 - Bento Gonçalves - RS Tel (54) 3455-7500 / Fax (54) 3455-7575
E-mail: rinaldi@rinaldi.com.br
Site: www.rinaldi.com.br
Fabricante de Pneus e câmaras de ar.
ROBUST INDÚSTRIA E COM. DE PNEUS LTDA
R. Eugênio Lange, 287 - Bloco 2 85818-577 - Cascavel - PR Tel.: (45) 3040-3320
E-mail: faturamento@robustpneus.com.br Site: www.robustpneus.com.br
Roncar Ind. e Com. Ltda
R. Amparo, 1250 - V. Mariana
CEP 14075-120 - Ribeirão Preto-SP
Tel (16) 2101-0021
Site: www.roncar.com.br
Fabricante de escapamentos, alças de selim, protetores e guidões.
RTO - Ind. e Com. de Artefatos de Borracha Ltda.
Av. Itaberaba, 1286
02734-000 - São Paulo - SP
Tel (11) 3975-4437
E-mail:rtoretentores@ig.com.br
Fabricante de artefatos de borracha, retentores e diafragmas.
Soretto Fáb. de Cabos Automotivos Ltda
R. Arthur Rodrigues de Castro, 352 135570-410 São Carlos – SP
Tel.: (16) 3411-6688
E-mail: Waldemar@dewan.com.br
Site: www.dewan.com.br
Slyck Ind e Com. de Retrovisores Ltda
R. José Del Roio, 316 12908-844 - Bragança Paulista - SP
Tel /Fax (11) 4603-1331
E-mail: slyckretrovisores@terra.com.br
Fabricante retrovisores.
Sportive Ind. E Com. de Peças p/ Motoc. Eireli Estrada Geraldo Costa Camargo, 472 galpões 63 e 97/98/99 - CEP 13187-115 – Hortolândia – SP Tel.: 19-3965-8864
Email: Sportive.plasticos@terra.com.br Fabricante de plásticos para motocicletas.
Stoned do Brasil Ltda.
Rua dos Sorocabanos, 623 04202-001 - Ipiranga – São Paulo/SP Tel (11)2915-8805
e-mail: ferrazimports9.com
Starplast Indústria e Comércio Ltda. Av. Benedito Franco de Campos, 100 13.498-242 - Distrito Industrial – Iracemapolis/SP Tel (19) 3456-9000
e-mail: contabilidade@starplast.com.br site: http://starplast.com.br
Taurus Helmets
AV. Taurus, 10 83.800-000 - Mandirituba – PR tel. (41)3626-8005 www.taurushelmets.com
Technic do Brasil Ltda
R. Vereador José Nanci, 335 09290-415 Santo André – SP F. (11) 4977-8838 Fax: (11) 4977-8877
E-mail: marketing@pneustechnic.com.br Site: www.pneustechnic.com.br Fabricante de Pneus para motocicleta.
TMD Friction do Brasil S/A (Cobreq)
Rua das Nações Unidas, 2687 - Olaria 13329-350 - Salto/SP - Tel.: 0800 011 1992 Site: www.cobreq.com.br Fabricante de pastilhas e lonas de freios.
TOP Light
Av. Armando Giassetti, 501 Torre S.José 13214-525 Jundiaí- SP - Tel.: (11) 4815-9202 e-mail: comercial@toplight.ind.br site: www.toplight.ind.br Fabricante de lentes e lanternas traseiras completas.
Torbal |Ind. e Com. de Escapamentos LTDA
R. Niterói, 499 - 08573-270 – Itaquaquecetuba – SP 11-4640-1853 www.torbal .com.br compras@torbal.com.br
Valflex Juntas e Filtros Ind. Com. Ltda.
R. Artur Pereira, 11/13 - JD Iguatemi 08381-580 - São Paulo - SP
Tel/Fax (11) 2317-3388 FAX (11) 2917-2595
Site: www.valflex.com.br
E-mail: valflex@valflex.com.br
Fabricante de Juntas p/ Motos e peças em geral.
Valplas Ind. e Com. Motopeças Ltda
R. José Del Roio, 501 - JD. São Lourenço 12908-844 Bragança Paulista - SP
Tel.: (11) 4603-1331
e-mail: valplas@valplas.com.br site: www.valplas.com.br
Fabricante de: Piscas, lentes e lanternas.
Vedamotors Ind. e Com. de Juntas Ltda
Rod. BR-470, 2795, KM 129 - Bairro Salto Pilão CEP: 89182-000 Lontras (SC) Brasil
Tel.: (47) 3411-0500
E-mail: vedamotors@vedamotors.com.br
Site: www.vedamotors.com.br
Fabricante de juntas e jogo de juntas, anéis de escape, peças em borrachas, coxim, buchas, filtros de ar, óleo e combustível, biela, kit cilindro, kit pistão, válvula, disco de embreagem, vareta válvula, guarnições, reparo do carburador e injeção, componentes eletroeletrônicos.
Volt do Brasil LTDA
R. Estrada Geral Retiro - Lote 08 - Área Industrial CEP 88715-000 - SC
Tel.: (48) 3624-2484
E-mail: administrativa@bateriasvolt.com.br
Site: www.bateriasvolt.com.br
Wabtec Brasil Fab. e Man. de Equipamentos Ltda
R. 19 de novembro, 305 - São Cristovão 15910-000 - Monte Alto - SP
Tel (16) 3244-5000 / Fax (16) 3243-2046
E-mail: comercial@diafrag.com.br
Site: www.diafrag.com.br
Fabricante de coletores, patins, pastilhas de freio, mesas, cubos, flange e mesas.
Wester Ind. e Com Ltda
R. Gustavo Zimmermann, 8463 - Bloco A Itoupava Central - CEP 89063-002 Blumenau - SC
Tel.: /FAX: (47) 3337-5054
Site: www.wester.com.br
E-mail: wester@wester.com.br
Fabricante de peças e acessórios para moto.
WGK Indústria Mecânica LTDA
R. Mario Junqueira da Silva, 1530 Jd. Eulina - Campinas - SP CEP 13063-000 - Tel.: (19) 3241-9343
E-mail: felipe@wgkindustria.com.br Site: www.wgkindustria.com.br
Alfa Motos
Av. Diogo Naves, 251 – Qd. 8 – Lote 9 74370-695 – Goiânia – GO E-mail: alfamotos.adm@gmail.com
Black Morgan Moto Peças Eireli (Stallion Moto Peças)
R. Prof. Sebastiana Silva Minhoto, 232 Tatuapé - São Paulo/SP - CEP 03316-030 TEL.: (11) 2936-3663/2936-1110 SITE: www.stallionmoto.com.br
BR Motorsport Com. Import. E Export Ltda
Alameda Tocantins, 764 – Alphaville Industrial –Barueri/SP – CEP 06455-020 11-2666-2999 - www.brms.com.br
CDG Componentes Automotivos Ltda Rod. BR 116 Contorno Leste, 17101 Barracão A4 83.020-712 Braga - São José dos Pinhais/PR Tel.: (41) 3552 6080 e-mail: financeiro@cdglogistica.com.br
Ciclo Cairu Ltda.
R. Cairu, 601 Setor Industrial 76970-000 Pimenta Bueno – RO Tel.: (69) 3451-0500 Fax: (69) 3451-2367 e-mail: vendas@ciclocairu.com.br Site: www.ciclocairu.com.br
Com. de Motos Matsuo Ltda.
R. Guaycurus, 532 05033-001 - São Paulo - SP
Tel (11) 3864-2711 Site:www.motomatsuo.com.br
Comercial Automotiva Ltda. - DPK
R. Edmundo Navarro Andrade, 1700 Pq. Indl. 13031-695 Campinas – SP
Tel.: (19) 3772-8649 Fax.: (19) 3772-8655 Site: www.dpk.com.br
Comercial Motociclo S/A.
R. Francisco Souza dos Santos, 731 1º andar - Jd Limoeiro 29164-153 - Serra - ES
DISQUE-PEÇAS: 0800-979 1055
Site: www.motociclo.com.br
Companhia Brasileira de Distribuição Automotiva S.A.
R. Ernesto de Castro, 37 - 3º andar/sala 302 - Brás 03042-010 - São Paulo - SP (11) 3155-7571 / (11) 2155-7118
Site: www.motociclo.com.br
GRAMOTOS COMÉRCIO DE MOTOPEÇAS LTDA
BR 364, Lote 12J Gleba D Jaru-000 76916-000 - Presidente Médici - RO
Tel.: (69) 3471-2909
E-mail: recepcaogra@gmail.com / suportegramotos@gmail.com
Site: www.gramotos.com.br
GV1 IMP. E EXP. LTDA
Av. Nove de Julho, 3229, Sala 503 Jardim Paulista - São Paulo - SP
01407-000
Imotopeças Digital de Varejo de Motopeças, Acessórios e Duas Rodas Ltda
Av. Nove de Julho, 3229 sls. 506 à 509 01407-000 – São Paulo – SP
Tel.: 11-3539-6811
Email: imotopecas@imotopecas.com.br Site: www.imotopecas.com.br
INTERNACIONAL FORTUNE BUSINESS
R. Urbano Santos, 547. 07182-320 – Guarulhos - SP 11- 2087-7755
www.ifbimport.com.br comercial@ifbimport.com.br
Iron Distribuidora Ltda.
Av. João Lima da Silveira, 2084 B
CEP: 49.200-000 - Centro - Estância/SE
Tel.: (79) 3522-1531
e-mail: eraldo@mcmotociclo.com
L.M. Moto
Av. Brasil, 2420 35590-000 - Lagoa da Prata - MG Tel.:(31) 3328 - 8600
Site: www.lmmoto.com.br
E-mail: contato@lmmoto.com.br
Lagoa Motoparts
R. José Américo de Almeida, 14
30520-230 - Belo Horizonte - MG
Tel/Fax (31) 2121-0005
Site: www.lmp.com.br
Láquila Peças Ltda.
R. Riciere Bernardi, 283 Campo Fundo 83430-000 Campina Grande do Sul – PR
Tel (41) 3012-6333
Site: www.laquila.com.br
Leone Motoparts Solutions
R. General Osório, 691 01213-003 - Santa Ifigênia - SP wleoneoriginalparts@gmail.com
Montanna Distribuidora de Motopeças Ltda. R. Ásea, 97 - Vl. Monteiro Lobato 07190-020 - Guarulhos - SP Pabx (11) 2475-7000
Site: www.montanna.com.br
Melo Distribuidora de Peças Ltda
R. Tefé, 487 – praça 14 - 69020-090 Manaus – AM
Tel.: (92) 2121-4000
Site: www.melopecas.com.br
Mundopeças do Brasil Ltda.
R. Edgar Linhares, 499 - Nova Esperança 88336-210 - Balneário Camboriú - SC Tel.: (47) 3366-1728 / (47) 3366-0449
e-mail: mundopecas@mundopecas.com.br Site: www.vmg-far.com.ar / www.amortiguadoresfar.com.ar
Motospirit
R. Urbano Santos, 151. 07182-320 – Guarulhos - SP Tel.: 11- 2087-7750
Nacar Comercial Importadora e Exportadora LTDA
R. Guaipá, 925 – São Paulo/SP CEP 05089-001 www.nacar.com.br
Orleon Motopeças
R. General Osório, 521 Santa Efigênia 01213-001– São Paulo – SP. Tel.: (11) 3225-2233
e-mail: orleonmotos@terra.com.br
PERIMETRAL COMERCIO DE ACESSORIOS PARA MOTOCICLETAS LTDA (GP TECH)
Praça Dr. Adhemar de Barros, 68 - Santo André/SP – CEP 09020-020 Tel: (11) 4432-1430 comercial@gptech.com.br https://www.gptech.com.br/
Quality e Winner Motors Importacao e Exportacao Eireli
R. Bahia, 383 cep. 06465-110 - Barueri - SP Tel.: 11 2134 3400 site: winner-motors.com.br
R1 Motoparts Com.de Peças e Acessórios para Motocicletas
Alameda Bom Pastor, 91 Bloco Módulo 5 CEP 83.015-140 - São José dos Pinhais/ PR Tel.: (41) 3134 2800
E-mail: nfe@r1motoparts.com.br
RCL Peças Ltda
Rodovia RN 117, nº 450 Dr. Sebastião Maltez 59780-000 Caraubas – RN
Tel.: (84) 99138-6334 / Fax.:(84) 3337-2924
E-mail: contato@rclpecas.com.br site: www.rclpecas.com.br
RIFFEL MOTO PEÇAS LTDA
R. 7 de setembro, 1760 - 4º andar – Blumenau/SC CEP 89010-204 - Tel: (47) 3231-0500
E-mail: sac@riffel.com.br
Site: https://www.riffel.com.br/
R. Damásio o (Ceará) Imp. de Peças e Aces. Ltda
R. Felix Pacheco, 866 Centro 64001-160 Teresina – PI
Tel.: (86) 3131-8300 - Fax: (86) 3131-8444 rdamasio@rdamasio.com.br
RPR Motopeças – CAR Central
R. Ernesto de Castro, 37 – Mooca
Cep: 03042-900 – São Paulo – SP
Tel.: 11-2168-6000 - Fax: 11-2168-6006 Site: www.rpr.com.br
Samar Comércio de Peças e Acessórios para Motos LTDA
Av. Melchert, 748 - Chácara 6 de Outubro - SP CEP 03508-000
Tel.: (11) 99412-4898
E-mail: danilomonteiro@sammaracessorios.com.br
SBS Com. de Veículos Ltda. R. Visconde do Rio Branco, 320 14015-000 Ribeirão Preto – SP Tel (16) 3977-2777
E-mail: sbs@convex.com.br
Sportsco Comércio de Artigos Esportivos S.A. Av. Francisco Rodrigues Filho, 4740 08810-100 Mogi das Cruzes – SP
Tel.: (11) 4736-7700
e-mail:persio@sportsco.com.br
Site: www.sportsco.com.br
STYLU IND. E COM. DE AR. PLÁSTICOS LTDA
Av. Eldorado, 1010 – Itaquaquecetuba/SP
CEP 08577-020
Tel: (11) 2785-0022/2723-2340
Tmac Comércio de Autopeças Ltda
Rua Emilia Marengo , 682 - Tatuapé
03336-000 – São Paulo – SP - Tel.: (11) 3542-1738
E-mail: alex@tmacimport.com.br
T - Red Com. de Motopeças Ltda
Rua Vergueiro , 3153 - sala 123 - Vila Mariana
04101-300 – São Paulo – SP
Tel.: (11) 4193-1955
E-mail: marisa.reddragon@terra.com.br
UNIFORT LTDA
Av. Amazonas, 4333 - 32602-505 – Betim – MG (31) 2191-5500 www.unifort.com.br
Victor Moto Peças
Av. Jabaquara, 402 / 406 04046-000 - São Paulo - SP
Tel (11) 2275-8478/Fax (11) 2275-9804
Site: www.victormotopecas.com.br comercial@victormotopecas.com.br
Wing Com. Moto Peças Ltda
R. General Osório, 495 - 01213-000
São Paulo - SP - Tel: 0800 772 22 02 - (11) 3223-1107
Fax: (11) 3223-6613
vendaswing@wingmotos.com.br www.wingmotos.com.br
Zouil Comércio de Peças para Máquinas Ltda.
Rua Francisco Derosso, 2986
CEP: 81.720-000 - Xaxim - Curitiba/PR
Tel: (41) 3091 6500
E-mail: marli@zouil.com.br / aline@zouil.com.br www.zouil.com.br
Casa do Capacete Eireli
R. Melo Alves, 66 01417-010 - São Paulo - SP www.casadocapacete.com.br
Promotos Com. de Peças e Motos Ltda
Av. XV de Novembro, 300 Centro 86300-000 Cornélio Procópio – PR
Tel.: (43) 3524-2040
Fax: (43) 3523-2002
Site: www.promotos.com.br E-mail:falecom@promotos.com.br
ACD Com. e Repres. Ltda
Av. Santos Dumont, 2828 S/1001 60150-161 – Fortaleza – CE
Tel.: (85) 3133-1013 - Fax: (85) 3133-1021
Site: www.acdgroup.com.br
E-mail: taurusce@acdgroup.com.br
A.V.Lopes Representações Ltda
Rua Mario Agostinelli, 50 - Bloco 2 - Apto 212 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - 22775-0462
Tel.: (21) 96461-9166
e-mail: avlopesrep@gmail.com
Cabral e Araujo Representações Ltda
Av. Maria Lacerda Montenegro, 3490
Sl. 101/102 - CEP 59152-600 - Parnamiriam – RN
Tel.: (84) 4009-9250
e-mail: comercial@cabralearaujo.com
site: www.cabralearaujo.com
Curaçao do Brasil Ltda
R. Felix de Sousa, 247 Vila Congonhas 04612-080 São Paulo- SP
Tel (11) 2145-4700 Fax(11) 2145-4747
Site: www.curacaodobrasil.com.br
E-mail: info@curacaodobrasil.com.br
Deatik Com. e Representações Ltda
R. Marcos Macedo, 1333 s/ 2212 Aldeota 60150-190 Fortaleza - CE
Tel.: (85) 3264-6000
Fax: (85) 3261-3322
E-mail: deatik@deatik.com.br
Site: www.deatik.com.br
Jaime Zapellini Representações Ltda
R. Lorival Zocatelli, 41 Vila Lenzi 89252-540 Jaraguá do Sul - SC
Tel/Fax (47) 3275-1921
E-mail: zape@netuno.com.br
Martins Representações Ltda
Rua Alves Martins 21 A - Bairro Calafate 30411-510 - Belo Horizonte – MG
Tel.: (31) 3377-9452
e-mail:martinsrep@martinsrep.com.br
Mateus Moreno Representações Coms. – EPP Av. Santos Dumont, 371 – Sl. 23
Tel: (11) 4453-3530
E-mail: mateus@motoemarcas.com.br
Site: www.motoemarcas.com.br
Mutual Intern. Representações Ltda. Av. Santos Dumont, 2828 Sl-1704/1705 AldeotaCep 60150-161 Fortaleza - CE
Tel.: (85) 3133-1002/1004 Fax: (85) 3133-1010
Site: www.acdgroup.com.br
Noa Comércio e Representações Ltda
Av. Conselheiro Carrão, 889 03403-000 São Paulo – SP
Tel.: (11) 98368-9873 / 2653-2886
E-mail: noa@noarepresentante.com.br
Site: www.noarepresentante.com.br
PARA MÃO DE OBRA NO ESTADO DE SÃO PAULO - 2022/2023 (VALORES EM REAIS R$)