
5 minute read
Caderno Duas Rodas
from Revista 157
by Anfamoto
CADERNO DUAS RODAS HONDA CBR 650R COM NOVA ROUPAGEM
Vem aí as novas CB 650R. Esse modelo se consolidou com a aposta da marca para a entrada no universo das esportivas. Estes motores são sinônimo de paixão desde o seu lançamento tanto para os pilotos novatos até os mais experientes. Chegou ao Brasil em 1969 e atingiu o ápice em 1986. As novas CB 650 continuam com a mesma pegada de um motor forte, tendo a leveza como um de seus principais atributos e com um acabamento impecável. Apesar da semelhança com a CBR 1000RR, a CBR 650R tem suas características particulares tal como o assento em peça única. A motocicleta que é produzida em Manaus, está disponível nas cores vermelha ou cinza metálica. A Honda oferece aos novos proprietários três anos de garantia e o Honda Assistence 24 horas, serviço gratuito em caso de acidente, furto, roubo ou pane, que tem cobertura no Brasil e em alguns outros países como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
YAMAHA XSR900 VERSÃO 2022
Quando a linha MT-09 da Yamaha foi lançada, já era sabido que surgiriam as derivações do modelo. Foi o que aconteceu com a Yamaha XSR900 2022, que é o maior modelo da família Faster Sons. A XRS900 foi lançada há cinco anos, o modelo 2022 usa peças da MT-09, compartilhando com a Naked da família Master of Torque itens como o motor e o chassi, que foram repaginados para atender a proposta do modelo com visual clássico. O assento no estilo Café Racer traz uma posição de pilotagem mais recuada em relação ao centro da motocicleta, gerando maior flexibilidade nos quadris e joelhos. O painel de instrumentos é de LCD com 3,5 polegadas e oferece mais informações, como os quatro modos de pilotagem disponíveis. As duas combinações de cores para a XSR900 2022 são a Legend Blue e a Midnight Black, e por enquanto estará disponível apenas na Europa em fevereiro de 2022. Não há previsão de desembarque no Brasil.

NOVA TRIUMP TRIDENT 660 É MOSTRADA NO SITE DA MONTADORA
A nova Triumph Trident 660 foi revelada ao mundo no final de 2020, e chegou ao mercado europeu no início de 2021. O modelo deve ser lançado no Brasil em breve. A Trident 660 é a aposta da Triumph para concorrer no segmento Naked de média cilindrada. Com design composto por linhas dinâmicas e bem definidas que resultam em um visual minimalista e esportivo. Para o Brasil a moto estará disponível nas cores Crystal White (branco), Matt Jet Black & Matt Silver Ice (preto com detalhes em cinza) e Silver Ice & Diablo Red (cinza com detalhem em vermelho). A Trident 660 é direcionada para pilotos jovens e até mesmo iniciantes em motos esportivas, por isso ela tem uma baixa altura do banco. A motocicleta deve desembarcar no Brasil em meados de novembro, e a unidades que compõem pequeno lote que vai chegar no pais, já estão praticamente vendidas. Oficialmente a data de lançamento do modelo não foi divulgada.

SUZUKI MOSTRA A GSX-S950 2022, SUA NOVA STREETFIGHTER
A Suzuki apresentou recentemente sua nova GSX-S950 2022. A aposta da montadora é a potência da moto, com seu motor de 999 cm³ que alcança um total de 95 cv a 7.800 rpm e torque máximo de 92 kgf.m a 6.500 rpm. A GSX-S950 20200 foi projetada para o Reino Unido, e é idêntica a nova GSX-S1000, para atender portadores de habilitação na região. O motor já foi projetado dentro dos padrões da Euro-5. A fabricante vai permitir que os fãs da marca testem a motocicleta durante a realização do Salão de Milão, o EICMA Show, em uma área externa que será montada próxima ao evento. Um dos diferenciais da GSX-S1000 é a ergonomia, a moto oferece uma posição de pilotagem mais ereta, o que aumenta o conforto e o controle da moto. O painel é totalmente digital e em LCD, vem equipada com freios ABS, controle de tração, alarme de baixa tensão, temperatura do líquido de arrefecimento e pressão do óleo. A GSX-S1000, estará disponível nas cores Miami Blue e a Dubai Black, que combina superfícies em preto brilhante e preto mate. Não Sabemos ainda quando á versão estará disponível no Brasil.

Notícias
UBER LANÇA VIAGENS COM MOTO EM MAIS 17 CIDADES DO PAÍS
O serviço já existia no país desde novembro de 2020, e agora está disponível desde o fim de outubro de 2021 em mais 17 cidades brasileiras, incluindo 6 capitais. Os motociclistas que quiserem prestar serviço nessa modalidade UBER X, precisam ter CNH com a observação de atividade remunerada (EAR). Os entregadores que usam a motocicleta e já estão cadastrados no Uber Eats podem optar também por fazer viagens de Uber Moto. Em termos de segurança, o serviço terá as mesmas medidas dos serviços de carro, como checagem de antecedentes dos motoristas e localização em tempo real no mapa da viagem, além de seguro para acidentes tanto para os usuários, quanto para os condutores.
Confira as cidades que ganharam Uber Moto desde o fim de outubro de 2021:
Em São Paulo: Santos, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema e Guarulhos.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), aprovou em 16/11, projeto que permite reduzir a zero a alíquota de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motocicletas de até 150 cilindradas. O autor da proposta PRS3/2019, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), destaca que o texto beneficia sobretudo as classes C, D e E, os maiores consumidores desse tipo de veículo O Relator na CAE, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), votou pela aprovação do projeto que agora segue para aprovação no Plenário. Até o fechamento dessa edição a matéria não tinha sido votada.
Minas Gerais: Belo Horizonte, Betim, Ribeirão das Neves e Uberaba.
Santa Catarina: Florianópolis e Itajaí.
Paraná: Curitiba e Maringá.
Espírito Santo: Vitória.
Tocantins: Palmas.
Rio de Janeiro: Belford Roxo.

COMISSÃO DO SENADO APROVA IPVA ZERO PARA MOTOS DE ATÉ 150 CILINDRADAS
PROJETO DE LEI LIBERA TRANSPORTE DE ÁGUA E GÁS DE COZINHA COM MOTOCICLETAS
O Projeto de Lei 2467/21, de autoria do deputado federal Franco Cartafina (PP-MG), permite o transporte de até dois botijões de gás de cozinha com 13 Kg ou de galões com 20 litros de água mineral por meio de motocicleta ou motoneta sem o auxílio de sidecar, desde que os produtos sejam instalados em dispositivos específicos para este tipo de transporte. A proposta que está em análise da Câmara dos Deputados altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Atualmente, é permitido o transporte desses produtos apenas com o auxílio do sidecar que é um dispositivo de única roda acoplado ao lado da moto, conforme regulamentação o Conselho Nacional de Trânsito.
O Projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas Comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.