
4 minute read
Caderno Duas Rodas
from Revista 161
by Anfamoto
CADERNO DUAS RODAS HONDA REVELA TRÊS NOVIDADES QUE VÃO INTEGRAR SEU PORTFÓLIO
Antes de fecharmos 2022 a Honda já anunciou as três novidades que vão integrar seu portfólio em 2023. Uma delas é a nova CB 300F Twister, a nacionalização da CRF 1100L Africa Twin com transmissão DCT e a edição de 30 anos da CBR 1000RR-R Fireblade SP.
No caso da nova CB 300F Twister, ela vem para assumir o posto da CB 250F Twister que sempre figurou como uma das motos mais vendidas no Brasil. Além da evolução do motor, a moto vem com visual mais agressivo, com linhas modernas que seguem as tendências das novas nakeds e streetfighter. A capacidade do tanque de combustível será de 14,1 litros, e tem um design que permite uma melhor integração do corpo do piloto com a moto, além da nítida evolução em termos de design. Essa versão, até o momento, era oferecida apenas na Índia, onde foi lançada em agosto deste ano, ou seja, o Brasil será seu segundo mercado. O painel em LCD com tecnologia blackout e iluminação full-LED é outro ponto alto. Dados sobre o motor e especificações da moto ainda não foram revelados pela Honda, que em comunicado oficial à imprensa, informou que revelará quando estiver mais próxima de seu lançamento oficial no Brasil.
Já para a Honda CRF 1100L Africa Twin a grande novidade ficará por conta da versão DCT, que deixará de ser importada do Japão e passará a ser produzida em Manaus, que será o primeiro mercado a produzir esta variante da Africa Twin. Virá com os grafismos renovados na linha 2023, com cores inéditas e características para cada uma de suas versões. A moto continuará sendo oferecida nas variantes Standard e ES, sendo que a primeira comporta 18,8 litros de combustível e a segunda comporta 24,8 litros. Ambas poderão ser encomendadas com transmissão mecânica convencional de seis velocidades ou automatizada do tipo DCT.
Por fim a Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, que foi idealizada sob o conceito Total Control, a Fireblade completou 30 anos em linha sem perder a origem. A versão 2023 recebeu pequenas melhorias, mas que foram fundamentais para elevar a sua competitividade. Uma delas foi no motor, que recebeu aperfeiçoamentos no sistema de admissão e escape que resultaram em aumento da capacidade de aceleração nas saídas de curvas. E ainda um novo desenho interno na caixa do filtro de ar permite maior sensibilidade do piloto ao acionar o acelerador. Já quanto ao estilo, serão duas opções disponíveis, a “Grand Prix Red”, com esquema de cor e grafismos que remete às Fireblade usadas no Mundial de Superbike pela equipe HRC e a “30th Anniversatu Edition”, inspirada na primeira Fireblade de 1992, versão esta numerada e com selo comemorativo aplicado no tanque, chave, painel e escapamento.
NOVA SUZUKI V-STROM 800 DE CHEGA AO BRASIL EM 2023
Foi apresentada no EICMA 2022 a V-Strom 800 DE, a big trail compartilha o motor com a Naked GSX-8S. A aventureira da Suzuki teve seu desenho atualizado com o design da marca, conta com um farol de LED duplo empilhado e novas carenagens, para-brisa alto com três ajustes de altura e o tanque com capacidade para 20 litros. A marca vai disponibilizar uma linha completa de acessórios compostos por: alforje, top box, bolsa de tanque, manoplas aquecidas, luzes auxiliares, protetores de carenagem e motor entre outros acessórios. O novo motor de 800cc, tem 4 válvulas por cilindro e refrigeração a água. O câmbio de 6 velocidades vem com quickshifter bidirecional.
Com vocação off-road, ganhou eletrônica exclusiva do modelo V-Strom 1050 DE, e o controle exclusivo para terrenos off-road, permitindo mais giro, mas sem deslizamento excessivo. Há também duas configurações de ABS e a opção de desligar o ABS traseiro para a modalidade off-road. Todas as configurações eletrônicas da moto podem ser acessadas pelo botão no punho esquerdo do guidão e selecionadas no painel de instrumentos multifuncional TFT LCD colorido de cinco polegadas.
A nova V-Strom 800DE vêm em três cores: Champion Yellow 2, Glass Matte Mechanical Grey e Glass Sparkle Black. Todas as opções apresentam um acabamento em dois tons que é visível na carenagem, tanque de combustível, painel traseiro e para-lama dianteiro. A chegada da motocicleta no Brasil foi confirmada para o segundo semestre de 2023.

YAMAHA MT-125 A PEQUENA ESPORTIVA
A Yamaha MT-125, modelo de entrada da gama Master Of Torque no exterior, recebeu melhorias na eletrônica. Ganhou um novo painel em TFT de 5 polegadas capaz de se conectar com smartphones via aplicativo MyRide, permitindo que o piloto gerencie chamadas e monitore informações sobre a moto, entre outros recursos. Outra melhoria, foi o controle de tração, que veio para ajudar a evitar o travamento da roda traseira em condições de pouca aderência. A pequena Yamaha MT-125, segundo a marca, consegue rodar 100 km consumindo 2,1 litros de combustível, o que dá um consumo médio de 47,6 km/l, o tanque comporta 11 litros de combustível.
A moto tem quadro Deltabox, suspensão dianteira com garfo invertido de 41 mm e 130 mm de curso e traseira e braço oscilante na traseira. O conjunto ótico é idêntico ao da MT-03 que já é vendida no Brasil, com iluminação full_LED. A linha 2023 da Yamaha MT-125 chega às lojas europeias em março do ano que vem, nas cores Cyan Storm – cinza com detalhes e azul claro e vermelho, Icon Blue – combinação com predomínio do azul e alguns detalhes em preto e a Tech Black toda em preto. Não há previsão de chegada desse modelo no Brasil.
