
3 minute read
Palavra do Presidente
A CELEBRAÇÃO DE UM MARCO: 40 ANOS DA ANFAMOTO
Orlando Cesar Leone - Presidente
A celebração dos 40 anos da ANFAMOTO vai muito além de uma data festiva. Estamos comemorando o crescimento de um setor que tanto lutou para chegar onde está. Formado por mais de 50 mil empresas e mais de 300 mil trabalhadores diretos e indiretos, o segmento de motopeças reflete a força do empresariado brasileiro. Apesar das muitas dificuldades enfrentadas, desde os anos 80 quando foi fundada a Associação, a união e o engajamento dos empresários, que já trabalhavam pelo setor, foram fundamentais para que conquistas importantes fossem alcançadas. Importantes degraus foram galgados e após 40 anos estamos mais fortalecidos, consolidados, mas ainda, com um grande desafio, o de dar continuidade ao trabalho dos nossos antecessores, com outras diretrizes, novas ações, buscando soluções ao bem comum do mercado, convergindo ideias, esforços e com muito trabalho, vamos valorizar o rico legado que nos foi deixado. Estou na quinta gestão como Presidente da entidade e como todos sabem estamos atravessando um cenário de adversidades políticas e econômicas, porém, nós da ANFAMOTO, vamos continuar nosso trabalho em prol do segmento e fazendo as cobranças necessárias a esse governo, apresentando propostas que impulsionem o nosso crescimento. A minha diretoria certamente está motivada e imbuída do mesmo ideal que é a união, crescimento e representatividade do setor de motopeças. Meu sincero reconhecimento a todos os diretores e conselheiros que estiveram comigo nos últimos anos e nesse mandato.
Mas nem tudo é festa, 2020 ainda nos traz muitas expectativas, uma delas é a de que nosso país volte a andar no rumo do crescimento e que não sejam tomadas somente medidas paliativas e sim efetivas a fim de que sejam combatidas as altas taxas de juros, que seja feita a reforma tributária e fiscal e a reforma administrativa, todas de forma justa. Esperamos também que que haja a diminuição do custo Brasil, a desburocratização, entre tantas outras necessidades que temos. Vivemos a era da Covid-19, uma crise sem precedentes que assolou tantos mercados, mas o setor de motopeças, se manteve aquecido principalmente pelo crescimento no número de entregadores por aplicativos, que se mantiveram firmes na linha de frente. Mas mesmo com alguns setores em franca expansão o PIB brasileiro despencou 9,7%. Isso por conta do distanciamento social que fez com que milhares de estabelecimentos fechassem, freando assim o consumo e por consequência represando a produção na indústria, bem como na contratação de serviços. De maneira geral a indústria total recuou em 12,3% e a indústria de transformação em 17,5%. De fato, o país entrou na recessão tão temida. Dessa forma é necessário que o governo observe de perto e respeite o teto de gastos para não agravar ainda mais a situação. Será necessário um esforço muito grande para terminar 2020 com um saldo positivo.
A ANFAMOTO vai continuar trabalhando na defesa dos nossos associados, tratando de assuntos importantes e de impacto para todas as empresas, não há interesse de um e sim de todos. Temos a honrosa obrigação de estarmos juntos, firmes e cada vez mais unidos para formarmos um elo colaborativo em prol do setor, para preservar e ampliar essas conquistas e fazermos do segmento de motopeças um capítulo precioso da nossa própria história e deste País.
Agradeço a todos que comigo têm lutado pelo segmento de motopeças, e que vêm acompanhando ou de alguma forma contribuem com as conquistas da ANFAMOTO. Conto com a colaboração de todos, com a participação efetiva dos nossos associados, pois a ANFAMOTO é de vocês e unidos poderemos lutar por um ideal comum que é o de colocar o segmento de motopeças num patamar mais representativo. Que Deus nos fortaleça nessa caminhada! Parabéns ANFAMOTO e a todos que fizeram e fazem parte dessa história.
Um forte abraço, Orlando Cesar Leone Presidente
