
5 minute read
Caderno Duas Rodas
from Revista 158
by Anfamoto
CADERNO DUAS RODAS DUCATI STREETFIGHTER V4 S
A Ducati Streetfighter V4 S desembarca no Brasil com a expectativa de se igualar ao sucesso da sua irmã carenada, a Panigale V4S – à venda no país desde agosto de 2019. A pré-venda nacional demonstrou que a novidade foi aprovada. Das 60 motocicletas disponíveis para pronta entrega no Brasil, o modelo Streetfighter V4 S já teve 100% das unidades comercializadas. A motocicleta ocupa lugar de destaque numa categoria bastante exclusiva. O motor Desmosedici Stradale, dotado de 208 cv de potência, 1103 cm3, tem o mesmo desenvolvimento da MotoGP, com comando de válvulas desmodrômico que permite ao motor alcançar altas rotações para alta performance. Com design agressivo e performance imbatível a nova Ducati Streetfighter V4 S, tem o maior e mais completo pacote eletrônico do mercado Naked. Que é baseado no uso de uma plataforma inercial de seis eixos, capaz de detectar instantaneamente o ângulo de rotação, guinada e inclinação da moto no espaço. Os comandos gerenciam todas as fases da direção, sendo que alguns são responsáveis pela partida, aceleração e frenagem, outros supervisionam a tração, outros ainda se relacionam com as fases de deslocamento e saída de curva. Seu espírito é perfeitamente representado pelo design minimalista do farol full-LED que lembra a frente da Panigale V4 e remete à expressão do Joker, o personagem Coringa das histórias em quadrinhos, fonte de inspiração para o designer da nova Naked. A Streetfighter V4 está disponível na cor Ducati Red.
NOVA HONDA HORNET 2022
Uma das principais atrações da Honda durante o EICMA – Salão de Milão, a nova geração da Hornet foi apresentada de forma conceitual. Exibida como um visual futurista, com linhas modernas e que remetem aos das novas nakeds streetfighter mais modernas feitas por concorrente. E os materiais mostrados pela Honda no EICMA foram suficientes para mexer com o imaginário dos fãs, que estão ansiosos por seu retorno. Mesmo com toda essa ansiedade, a Honda não revelou muitos detalhes a respeito da moto, mas espera-se que o lançamento ocorra ainda em 2022, já como integrante de sua gama 2023. Enquanto não surgem novas informações oficiais a respeito da nova Honda Hornet, ela já começa a ganhar algumas projeções digitais que foram produzidas pelo designer japonês Shinji Miyakubo e publicadas no site Autoby. Em termos visuais, a projeção de Miyakubo tem um jeitão de CB 500F misturada com CB 650R. Ela tem farol triangular com painel superior, garfos invertidos pintados em dourado, rabeta elevada com formato discreto e tanque de combustível com abas laterais. Tem um visual honesto, mas nada muito exótico como o conceito mostrado pela Honda em Milão. Mas, por enquanto teremos que esperar para ver o conceito materializado. Tomara que não demore!

YAMAHA YZF-R9 DEVE SER LANÇADA
A Yamaha aproveitou o grande inte- ATÉ O FINAL DO ANO resse pela recém lançada YZF-R7 na Europa, e está prestes a lança a YZF-R9, marca da R9 em diferentes partes do mundo, sugerindo que a primeira chance de até o final de 2022. A moto é alimentada conhecer o novo modelo ocorreria nos salões de outono do mesmo ano, porém por por um motor de três cilindros com um diversos atrasos, provavelmente causados pela pandemia, teriam comprometido o virabrequim de plano cruzado. Esta mofato. A nova Yamaha YZF-R9 20200 dever ser mais que apenas uma versão carenada torização deverá ser a mesma da mais da atual MT-09 e promete apresentar, entre outros itens, um garfo invertido, assim recente MT-09, uma moto com a qual a com um Quick-Shifter bidirecional, instrumentação com display TFT, plataforma IMU R9 deverá ainda partilhar muito da sua de 6 eixos e todos os sistemas de assistência à condução que se esperaria de uma arquitetura técnica, ou seja, vai atender máquina deste calibre. Só nos resta aguardar. o protocolo Euro-5, além de contar com 889 cm3, potência de 119 cv e torque máximo de 9,4 kgf.m a 7.000 rpm. Entretanto, pode ser que esses valores sejam ajustados para cima. Recentemente a Yamaha avançou com os pedidos de homologação também na Europa de dois novos modelos, que deverão ser uma nova do Niken e a nova R9, que provavelmente chegarão às concessionárias dentro de alguns meses. Em 2021, a Yamaha havia feito seus pedidos de registro de

BRABUS REVELA A 1300 R E CONCRETIZA
SUA ESTREIA NO MOTOCICLISMO
A alemã Brabus entrou definitivamente no segmento de motocicletas, produzindo modelos com uma pegada mais exclusiva. A sua primeira moto é a invocada 1300 R, que foi concebida sobe a base da KTM 1290 Super Duke R Evo, acrescentando a ela itens que lhe conferem um visual diferenciado, como o exclusivo farol redondo de LED e entradas de ar em fibra de carbono. O conjunto mecânico é movido por um motor de 1.301 cm3 que entrega potência máxima de 180 cv e 14,2 kgf.m de torque. O modelo contará com uma dianteira WP Apex com amortecimento eletrônico, um monoamortecedor WP ajustado eletronicamente e o motor V-twin de 180 cv de potência, um binário máximo que atinge os 140Nm e 1.301 cc do Super Duke. Esta edição especial terá entrada de ar montada no farol do Super Duke, substituída por duas entradas de ar de fibra de carbono, em ambos os lados do tanque de combustível. A fibra de carbono também estará presente nos faróis, dutos de refrigeração da pinça de freio e acabamento do tanque. Homenageando o estabelecimento da empresa em 1977, estima-se que apenas 77 unidades da Brabus 1300 R serão fabricadas e estarão disponíveis na opção de cor Magma Red e outras 77 unidades na opção de cor Signature Black. Serão no total 154 unidades da Brabus 1300 R para todo mundo. Apresentada em 11 de fevereiro a moto já teve os pedidos de pré-reserva esgotados em pouquíssimos minutos. Os pedidos foram disponibilizados em 14 de fevereiro em uma página específica do site da KTM, e segundo a marca, levou menos de dois minutos para que todas as unidades disponíveis fossem reservadas.
