4 minute read

Paris - André Gonçalves #01

paris

Advertisement

André Gonçalves é carioca, mineiro, piauiense. É também argentino, francês, italiano. E, aonde ele for, assumirá mais uma nacionalidade, mais uma identidade, mais uma cultura. É o que se denomina cidadão do mundo. Deve ser de outros tantos lugares por onde já passou ou viveu, ou apenas leu en passant, que lhe falaram ou que só ouviu dizer, sem nem ter botado os pés ou olhos e ouvidos por lá. É uma espécie de esponja multinacional do bem – quase uma boa invencionice publicitária, um produto, o qual ele certamente criaria. Ou não.

A capacidade de absorver as coisas que realmente importam surpreende, pois, nele, encontramos quase de um tudo na seara das artes e da vida mesmo, como poesia, literatura, filosofia, humor, música, cinema, compreensão, pintura, etc., etc. e etc.. E fotografia. Principalmente fotografia. E das boas. Das melhores. A esponja André tem 1001 habilidades, me parece.

A fotografia de André é urbana, carregada de um lirismo poético e estético único. Afirmo que é - ou prefiro que seja - na fotografia que ele expressa suas emoções imagéticas com aquela propriedade de quem reconhece como seus aqueles lugares onde se encontra no ato de seus cliques. Os símbolos que só ele vê e as formas que só ele enquadra estão lá, criando ironias visuais ora espertas, ora divertidas.

Sua série de Paris é um pouco iconoclasta, mas também reconstrói novas histórias e narrativas com os mesmos e velhos símbolos da Cidade Luz. E essas novas interpretações nos mostram uma Paris ainda mais antagônica dos cartões-postais, mais irreal, com uma mistura de seus ícones em escalas e perspectivas só pensadas pelo fotógrafo, que alia técnicas e desprendimentos no ato do fazer fotográfico. E aí André se transforma no monsieur que pinta com a luz e traz um novo significado para esta cidade e para o resto de nós, a tal liberté que, um dia, tanto sonhamos. Que comece a revolução. Ação.

Manoel Soares, fotógrafo

André Gonçalves, 51, é fotógrafo, artista visual e escritor. Vive e trabalha em Teresina, Piauí, Brasil, onde é também editor da revista cultural Revestrés há 8 anos. Realizou quatro exposições individuais e participou de coletivas no Brasil, Alemanha, Itália, China, Japão, Portugal, Espanha e França.

André Gonçalves, 51, is a photographer, visual artist and writer. He lives and works in Teresina, Piauí, Brazil, where he has also been editor of the cultural magazine Revestrés for 8 years. He has held four solo exhibitions and participated in collective exhibitions in Brazil, Germany, Italy, China, Japan, Portugal, Spain and France.

This article is from: