Issuu on Google+


“Algumas pessoas acreditam que futebol é questão de vida ou morte. Fico muito decepcionado com essa atitude. Eu posso assegurar que futebol é muito, muito mais importante.” Bill Shankly

André Macedo nasceu em 1962, em Pelotas, RS, Brasil. É cartunista, roteirista, animador e professor UAB/CEAD/Universidade Federal de Pelotas. Tem filmes em destaque como “O Jogo do Osso” e “Melancia e Coco Verde”.

Argumento, roteiro, desenhos e projeto gráfico: André Macedo Título Original: Carne Viva Revisão: Rossano Di Concilio Os personagens e as situações desta obra são inspirados em fatos reais. Os nomes foram trocados e algumas caracteríscas foram exageradas apenas para valorizar a narrativa. Todos os direitos desta edição reservados à Laços Estúdio de Animação Rua Félix da Cunha. 630 96010 000 - Pelotas - RS - Brasil (53) 3227 4907 www.andremacedo.com.br andremace@gmail.com


DIAS DE TENSÃO... Naquela época as raízes do ódio eram oficialmente justificadas pelas necessidades e em nome da guerra. O jogo do poder se vestia de nacionalismo e os interesses individualistas e segregadores ganhavam status de heroísmo. No Rio Grande do Sul a importância econômica dos teuto-brasileiros era traduzida pelo controle de 5oo curtumes dos 837 existentes e pela responsabilidade, em maior parte, do beneficiamento de arroz, farinhas e cereais. Em função das relações comerciais com a Alemanha, fortalecidas na década anterior, o comércio riograndense era mais importante com a Europa do que com o resto do Brasil. Diante deste quadro, a oligarquia local viu na guerra uma grande oportunidade de assumir o controle econômico da região, fazendo cumprir o apoio oficial às desapropiações e saques aos proprietários alemães, que por sua vez, matinhan-se como uma comunidade sectária e autosuficiente. As atitudes e o autoritarismo do poder instituído acabava aumentando a tensão dos grupos sociais gerando mobilização relativa como medida de sobrevivência; divisões generalizadas pela dificuldade de identificar quem era na realidade o verdadeiro inimigo e uma catarse compulsiva que convergia intensamente para o futebol.

Na sequência Duda reencontra velhos conhecidos. A cidade se divide entre os preparativos para o grande jogo e o medo da violência desencadeada pelos saques e desapropriações aos inimigos de guerra.


Carne Viva 04