
3 minute read
Matriz de Materialidade
Matriz de Materialidade
Em 2021, nos dedicamos à construção da Matriz de Materialidade trabalho que envolveu 64 stakeholders, incluindo gestores internos, investidores, representantes do Poder Público, clientes, fornecedores, membros da comunidade, organizações sociais, instituições financeiras, instituições públicas, movimentos sociais e universidades, todos diretamente relacionados à nossa área de atuação.
Advertisement
Identificamos os temas mais pertinentes aos nossos negócios a partir da análise de mais de 60 documentos internos e 14 externos. Na sequência, estabelecemos a priorização dos assuntos por meio de consultas, entrevistas e workshop com os stakeholders. Os resultados foram avaliados e validados por nossa área de Sustentabilidade, pela alta gestão e pelo Conselho de Administração. Foram definidos, como temas materiais:
Desenvolvimento local e relacionamento com comunidades
Contribuir com o desenvolvimento local, visando ao empoderamento econômico e social no território de atuação, por meio de projetos de educação, geração de renda e valorização cultural, construídos em parceria com comunidades e instituições.
Gestão da água e proteção de nascentes
Otimizar o consumo da água nos plantios e nas atividades industriais, preservando os mananciais e as nascentes por meio do respeito ao Código Florestal. Adotar práticas que contribuam para evitar a escassez hídrica e garantir o direito de acesso à água nas localidades em que estamos inseridos.
Preservação da biodiversidade e manejo florestal
Adotar práticas que visam ao sustento, ao reparo e à promoção do equilíbrio dos habitats, em decorrência das atividades operacionais. Manter a competividade do negócio aliada ao emprego de metodologias que possibilitem a utilização sustentável dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social das comunidades vizinhas.
Mudanças climáticas e gestão de emissões
Criar soluções para contribuir com a redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) e com alternativas que aumentem o sequestro de carbono, com o intuito de mitigar os riscos climáticos.
Desempenho econômico-financeiro e expansão dos negócios
Garantir resultados de curto, médio e longo prazos e gerar valor para o acionista, considerando na tomada de decisão que os impactos ambientais e sociais são tão relevantes quanto os resultados operacionais e financeiros.
Gestão de pessoas e contratação de mão de obra local
Adotar políticas e práticas para engajamento dos colaboradores, retenção dos talentos atuais e garantia do aprimoramento e desenvolvimento da equipe. Seguir políticas e práticas de inclusão e promoção da diversidade.
Gestão da cadeia de fornecedores
Atuar de forma justa, levando em consideração direitos, deveres, necessidades e expectativas. Adotar práticas de seleção, qualificação e avaliação de fornecedores, abarcando critérios e identificação de riscos socioambientais e de direitos humanos, auditorias e extensão das certificações ou dos padrões de certificação, como forma de gerar desenvolvimento dos fornecedores.
Promoção e proteção dos direitos humanos
Adotar políticas, procedimentos e ações de promoção e proteção dos direitos humanos, incluindo normas e mecanismos claros de prevenção e mitigação de qualquer violação. Inclui temas como assédio e discriminação, trabalho forçado ou análogo ao escravo, trabalho degradante e infantil, liberdade sindical, direito de comunidades de uso à terra e acesso a recursos naturais, como a água, entre outros.
MENSAGEM DA DIRETORIA
Preservando vidas, empregos e os negócios, superamos os obstáculos e obtivemos o melhor resultado financeiro da nossa história GRI 102-14
Os últimos dois anos marcaram um período de profundas transformações no mundo inteiro. Do dia para a noite, precisamos reinventar a maneira como nos comunicamos, deslocamos, gerenciamos e nos relacionamos. Os fundamentos da nossa sociedade e economia caíram por terra e novas estruturas assumiram protagonismo. Quando a Covid-19 começou a se espalhar pelo Brasil, a única certeza era a incerteza. Na Norflor não foi diferente.
Março de 2020 veio com muitas noites em claro, na busca por soluções para os imensos desafios que se apresentavam, mas as diretrizes do nosso Conselho foram nosso norte: 1 - preservar vidas; 2 - preservar empregos; 3 - preservar o nosso caixa. Nessa ordem. Com isso em mente e muito trabalho, nossa equipe se uniu de forma extraordinária para proteger as pessoas, as comunidades e o negócio.
Com muita agilidade, implantamos todos os protocolos de saúde e segurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, sem parar um dia sequer as operações, graças aos nossos colaboradores, que confiaram na nossa liderança. Honramos todos os compromissos firmados com nossos clientes e nos consolidamos como fornecedores confiáveis nos mercados nacional e internacional.