Page 1

CURTA-METRAGEM

Ana Fernandes 12ยบAV1 Nยบ1


Análise da curta-metragem - “Father and 1

Daughter” Sinopse Esta curta-metragem mostra-nos a relação de pai e filha, que inicialmente parecia muito chegada com o passeio de bicicleta, mas depois mostra-nos a parte triste, e ficamos a perceber que é uma despedida entre pai e filha. Depois deste dia a menina, ia sempre ao mesmo local de despedida ao sítio onde viu o seu pai pela última vez. Dias, meses, anos se passaram e sempre esta menina ia ao mesmo sítio de bicicleta a procura do seu pai. Este pequeno filme, torna-se triste devido a alguns sons e aquilo que nos transmite, a uma criança que ficou sem pai, e que no fim acaba por encontra-lo depois de ela também morrer, rejuvenesce e tudo volta a ser o que era antes, mas noutra vida.

Planos principais:

Ao longo desta animação, vamo-nos apercebendo que ela só é completa, pela música, pela cor e pelos planos. Em todo este pequeno filme, sabemos que a música é a uma das falas que tem, em momentos mais calma a música torna-se calma, podemos identificar com a passagem dos anos e das estações dos ano, no outono e no inverno a música apresenta-se mais agitada como o vento e como a chuva. Também a música é agitada quando a menina tem dificuldades em subir o monte com a bicicleta ou quando vai a desce- lo com muito vento. A cor é outra das “falas” predominantes nesta curtametragem, tal e qual como a música é através da cor e das sombras que sabemos que o tempo vai passando e que a personagem vai crescendo, vemos também através da imagem juntamente com as sombras, tudo aquilo que esta menina passou. Nestas imagens podemos ver as diferentes estações de ano (4,5,6), representadas com diferentes cores, nas mais quentes com cores mais simples e depois nas mais frias, cores que nós fazem pensar nessas estações, no outono o alaranjado e no inverno os brancos.

2

3

4

5

6

7

8


Os vários planos têm a função de nós mostrar umas coisas de vários pontos de vista, movimentados ou até mesmo parados, só para focar um pormenor, que pode ou não dar mais magia a história. Esta história tem várias transições principalmente de idade, formadas pela música e pela cor como já referi anteriormente. No fim desta curta-metragem percebi que, não é uma história objetiva, mas sim simbólica, tudo o que nela acontece, é o simbolismo das saudades e de um suposto reencontro depois da morte. Quando se perde alguém que é muito importante mais cedo ou mais tarde voltamos a reencontra-la e o facto de a menina ir muitas vezes ao mesmo local, simbolizava as saudades que tinha e a vontade que tinha em reencontrar o pai.

9

10

11

Os vários planos utlizados são: 

  

Plano de pormenor: Onde é mostrado um pormenor para nos dar a sensação de movimento ou de algo mais importante, por exemplo inicialmente duas bicicletas (1) e mais tarde só uma bicicleta (9); Plano geral: mostra-nos toda a área onde a ação se desenrola (2,3,4,5,12); Plano de conjunto: o que predomina é o conjunto da imagem, seja ela com pessoas ou com a natureza (6,10); Ângulo – picado: a imagem é mostrada de cima para baixo (15, 16);

12

13

(em algumas imagens conseguimos ver a transição de umas para as outras (13), podemos ver a roda das bicicleta, de uma outra imagem que irá aparecer) 14

15

16

father and daughter  

analise curta-metragem