1 minute read

coração

centro de aprendizado primário, 2022 concurso kurandza - a learning center in Mozambique desenvolvido com: Larissa Nunes, Mariane Azeredo e Vinícius Coelho telha termoacústica sistema séptico painéis solares / sistema de captação de água de chuva sistema estrutural em madeira paredes em taipa de pilão

Advertisement

O projeto surge do desejo da sensação de liberdade e proteção. Um ambiente seguro onde as crianças possam começar a planejar seus futuros. O conceito começa a se materializar a partir do pátio principal assumindo o papel de coração da escola. A forma fragmentada da edificação permite a sensação de fluidez e dinamismo. Todas as salas de aula têm comunicação direta com o pátio, o que proporciona novas formas de relações e apropriações dos espaços.

O centro de aprendizagem ideal possibilita e estimula o desenvolvimento e experiência de viver, coexistir, pensar e agir de forma positiva. Deve ser um processo de via de mão dupla: educar as crianças através do espaço e por meio da educação este se revela. Dessa forma, Centro de Aprendizado Coração vem da premissa de se tornar um lugar de abrigo e cuidado para todos os estudantes. Os materiais e técnicas de construção escolhidos estão alinhados às características culturais e econômicas locais, por meio do uso da taipa de pilão nas paredes e madeira natural nas esquadrias e todo sistema construtivo.

1. secretaria

2. depósito

3. computação

4. sala de artes

5. horta comunitária

6. banheiros

7. refeitório

8. cozinha

9. entrada

10. pátio principal

11. pátio coberto

12. ágora

13. creche

14. pátio descoberto

15. sala polivalente

16. sala de aula

Ru Na 559

restaurante, 2021 projeto de arquitetura VI - restauro orientação: Dinah Tereza Papi desenvolvido com: Larissa Nunes e Vinícius Coelho

Para o Projeto de Restauro da Ruína 559, foi proposto um restaurante como foco e um bar como anexo, explorando a versatilidade do local. Assim, para a acomodação do restaurante, foi executado um reforço estrutural por toda a ruína, trabalhado por meio de um esqueleto metálico aparente, composto por vigas e pilares. Nesse contexto, para reforçar a contraposição gerada entre o contemporâneo e o antigo, tirou-se partido da estrutura metálica, contribuindo para um diálogo com os materiais e elementos já existentes na construção. De maneira a trabalhar a multifuncionalidade do espaço, foi idealizado no Casarão, o restaurante principal, o qual possui dois pavimentos em sua composição, amarrados através de uma escada em corpo metálico que trabalha como elemento funcional e estético. Além disso, um bar anexo do restaurante nos fundos do terreno foi projetado com intuito de trazer um ambiente despretensioso e de acesso mais fácil a quem prefira ter uma experiência mais descontraída.

This article is from: