6 minute read

Breves

Next Article
Informações

Informações

Aumento do número de pedidos de ajuda à AMI

No terceiro trimestre de 2020, o número de pessoas (726) que pediram ajuda à AMI pela primeira vez, é superior ao total de novos casos registados nos primeiros seis meses do ano (692), tendo a média de novos casos do terceiro trimestre (242) mais do que duplicado em relação à média mensal do primeiro semestre (116). Assim, nos primeiros nove meses de 2020, a AMI apoiou através dos seus equipamentos sociais em Portugal, mais de 7.000 pessoas em situação de pobreza e exclusão social.

Advertisement

6ª Edição do Fundo Universitário AMI recebeu 60 candidaturas

Terminou a 31 de outubro, o prazo de candidaturas ao Fundo Universitário AMI para o ano letivo 2020/2021, que contou, mais uma vez com o apoio da Auchan. Esta iniciativa, que arrancou em 2015, tem como objetivo apoiar a formação académica de jovens que não disponham dos recursos económicos necessários para o prosseguimento de estudos no ensino superior. Este ano, o Fundo Universitário AMI recebeu um total de 60 candidaturas de jovens entre os 18 e os 35 anos. Um terço dos pedidos de atribuição de bolsas foram para mestrados e os restantes para licenciaturas nas áreas de Engenharia, Psicologia, Fisioterapia, Ciências Políticas e Relações Internacionais, entre diversas outras áreas de estudo. Os candidatos selecionados recebem uma bolsa no valor de €700 para o pagamento de propinas.

Ser Amigo da AMI

Mais do que qualquer outra fonte de financiamento, os Amigos da AMI permitem à instituição orçamentar as suas missões de forma programada e responder mais rapidamente a situações de emergência humanitária. Existem diversas vantagens em ser Amigo da AMI, nomeadamente a assinatura gratuita da revista trimestral AMI Notícias, convites para iniciativas realizadas pela AMI, 20% de desconto na primeira anuidade do Cartão de Saúde AMI, entre outras regalias que poderão ser consultadas no site da organização.

A AMI nas Escolas também em versão online

Face ao contexto de pandemia e consequentes limitações, e de forma a não deixar de marcar presença nas escolas, a AMI passou a disponibilizar a possibilidade de realizar sessões online às unidades de ensino que o solicitarem. Desde 1995 que a AMI realiza sessões de cidadania e desenvolvimento, acreditando que os jovens são o grande motor de mudança das sociedades modernas. No site da AMI, existe agora uma página dedicada a esta temática.

Internacional_ Bangladesh_ A prevenção da pandemia é prioritária no Rio

Com 4,5 milhões de casos positivos e mais de 135 mil mortes, o Brasil é um dos países com maior índice de positivos à Covid-19. Atendendo às fragilidades inerentes ao atual contexto socioeconómico e também no setor da saúde pública, a AMI decidiu apoiar a parceria entre as Associações METAMORFOSE e “A Vida Azul”, sedeadas em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Estas duas organizações uniram-se para implementar um projeto que visa a prevenção da propagação da Covid-19, com recurso à confeção e distribuição de máscaras faciais de tecido em farmácias, supermercados e outros estabelecimentos de comércio local.

Zimbabué_ uiné-Bissau_ Tempo de recomeçar Chegou ao fim o projeto “Melhoria dos meios de subsistência e das condições de vida de pessoas com deficiência do Zimbabué”, fruto da parceria entre a AMI e a organização Ruvarashe Trust, em Murehwa, Musami, Mutoko e Marondera, 4 localidades na região de Harare. A Ruvarashe Trust distingue-se pela sua vasta experiência na intervenção junto da população portadora de deficiência física e mental, grupo particularmente vulnerável e sujeito a diversas formas de exclusão social, abuso e negligência, e com dificuldade de integração no mercado de trabalho. Esta parceria teve como foco a redução da pobreza e o empoderamento dos beneficiários com vista a melhoria das suas condições de vida e das suas famílias, dotando-os de competências e recursos adequados para que sejam capazes de gerar rendimentos nas áreas da costura, reparação de calçado, agricultura e/ou pecuária. No total, 262 pessoas foram selecionadas para participar em projetos geradores de rendimento e foram desenvolvidas 595 sessões de aconselhamento psicológico.

Madagáscar_ Apelo: Reforço do serviço de Obstetrícia em Madagáscar

A pandemia tem reduzido o apoio aos serviços básicos de saúde. Em Madagáscar, assim como em outras partes do mundo, as intervenções ainda permanecem focadas na resposta à Covid-19, o que tem interrompido as cadeias de suprimentos médicos e pressionado os recursos financeiros e humanos. É neste contexto que a AMI continua a trabalhar em conjunto com a organização local Change Onlus, para o reforço do Serviço de Obstetrícia do Centro de Saúde St. Paul. Assim, a AMI está a selecionar um médico obstetra para partir em missão, que terá como objetivo geral a melhoria do desempenho deste serviço, através da sua intervenção direta e, sobretudo, através da formação in loco da equipa local. A missão terá uma duração de três meses, com data

de início prevista para janeiro de 2021.

Quadro de Honra_ Senegal_ uiné-Bissau_ Em memória de Badji

No Senegal, em Réo Mao, Badji, um dos mais antigos enfermeiros apoiados pela AMI no seu trabalho, faleceu no passado mês de setembro, após 25 anos de trabalho e dedicação à população de Réo Mao, marcando a história e o percurso da AMI no Senegal. Em 1996, Badji promoveu uma angariação de fundos, junto da comunidade local, para financiar a construção de um Centro de Saúde no distrito de Bambeye, no qual desempenhou, não só, funções de enfermeiro chefe, mas também se envolveu de forma significativa na gestão administrativa, disponibilizando medicamentos à população, assegurando o pagamento dos salários dos agentes de saúde comunitária, e representando o Centro de Saúde perante as autoridades de saúde departamentais e regionais, bem como nas reuniões de coordenação do distrito de saúde de Bambeye.

Mais um ano, mais uma aposta no sucesso escolar

A 12ª edição da campanha escolar solidária da AMI, em parceria com a Auchan, decorreu em setembro e permitiu angariar mais de 250.000 euros em material escolar, máscaras reutilizáveis e álcool gel graças à solidariedade da Auchan e dos seus clientes. Os bens angariados foram distribuídos por cerca de 3500 jovens dos 3 aos 18 anos, apoiados pelos Centros Porta Amiga da AMI. Para além de ter duplicado o valor angariado, a Auchan ofereceu ainda 45 portáteis à AMI para equipar os espaços interativos “#I am In”, que permitem o acesso dos jovens a computador e internet. “Fomos todos Dinis – Reflorestámos o Pinhal de Leiria” Nos dias 20 e 21 de novembro decorreu a ação de reflorestação do Pinhal de Leiria sob o mote “Vamos Todos ser Dinis”, no âmbito do projeto Ecoética. Graças ao apoio de vários parceiros, foi possível reflorestar 7 hectares de terreno deflagrado pelos incêndios. À data de fecho desta edição, os parceiros que contribuíram para esta ação e aos quais agradecemos foram: Millennium BCP, Aldi, MEO, Glovo, AOC, Acilis, Cefamol, Grace e Nerlei. Esta iniciativa, apadrinhada pelo ator e apresentador Rui Unas, já permitiu a reabilitação e reflorestação de mais de 200.000 m2 de terreno públicos desde 2011.

9 anos a fazer Sacos Solidários

Em parceria com a Kelly Services Portugal, foi criada em 2012 a Campanha Saco Solidário - “Sacos que enchem Corações”, uma iniciativa a nível nacional, que consiste na angariação de bens alimentares e de higiene entre os colaboradores, clientes e parceiros da empresa, no âmbito da Luta Contra a Pobreza em Portugal. A 9ª edição desta campanha, que decorre até ao final de dezembro, procura atender às exigências do panorama atual, pelo que adotou o formato digital, através de vales solidários. Já foram apoiadas mais de 40.000

pessoas no decorrer das 8 edições anteriores.

Pelas empresas para as famílias

Com o aumento dos pedidos de ajuda, em virtude dos efeitos colaterais da Covid-19, a Edenred associou-se à AMI para dar resposta às famílias mais vulneráveis. Assim, as empresas suas clientes poderão adquirir senhas Euroticket Refeição, que serão entregues à AMI e utilizadas para apoiar famílias sinalizadas pela instituição. Os clientes da Edenred poderão doar refeições garantindo que estas chegam a famílias que solicitam apoio alimentar, tendo sido este o serviço mais solicitado nos primeiros 9 meses do ano.

This article is from: