__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

153568

Nº 89 - Ano 8 - 31 Outubro 2011 • Distribuição gratuita • Periodicidade: Mensal • ISSN 1647–7022

Daily Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

new

www.jornalstrada.com


Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

NEWS

super

Outubro 2011

New Ive


eco Daily

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

NEWS

herói | Ana Bela Nogueira ana.bela.nogueira@jornalstrada.com

As expectativas eram altas: o mundo do transporte ansiava a chegada do novo herdeiro da Iveco. Foi em Turim, numa apresentação à imprensa internacional que todos nós pudemos, finalmente, conhecer o super herói da casa italiana: o novo Daily.

3

Outubro 2011


NEWS Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

3 Poderoso, ecológico e seguro, o Iveco Daily é um veículo comercial leve e versátil que atende as necessidades de profissionais da estrada. Associado à imagem de marca do Super-Homem, com um azul metalizado inebriante, apresenta um design deveras encantador. As suas linhas ergonómicas e aerodinâmicas proporcionam um estilo inteligente e vistoso.

3

Outubro 2011


151460


NEWS

INDEX New Iveco Daily: super herói ...............................2 Iveco e Fórmula ATA..........................................24 Nova linha de comerciais: Mercedes-Benz na Fenatran ...............................26

IVECO

DAF entra no mercado brasileiro de camiões ......42 Krone: crescimento record..................................50 ZF: O melhor fornecedor da MAN Latin America ..54 Elisabete Jacinto esteve em Jarama .....................56 Elisabete Jacinto no pódio .................................60

3 É o primeiro veículo da sua classe a oferecer um volume de carga até 17,2 m³ e um peso máximo autorizado até 7 toneladas: um recorde absoluto no segmento dos veículos comerciais ligeiros, garantindo uma força, versatilidade e duração excepcionais.

3

FICHA TÉCNICA

Director: Giancarlo Terrassan e giancarlo.terrassan@jornalstrada.net - Directora adjunta: Ana Bela Nogueira e ana.bela.nogueira@jornalstrada.net - Redação: e editor@jornalstrada.net - Colaboradores: Marle Editora, Lda. - Paginação: e editor@jornalstrada.net - Ameise Editora, Lda. - Directora Comercial: Marisa Nogueira de Sousa - Marketing e Publicidade: t +351 234 197 770 - f +351 234 197 770 m +351 Propriedade e edição: Ameise Editora, Lda. - Rua da Cabreira, 83 R/C Dto - S. Bernardo - 3810-071 Aveiro - Portugal - Contactos: t +351 234 197 770 - f +351 234 197 770 m +351 916 834 742 - m +35 Cons. Reg. Com. de Aveiro N° 5940/040317 - NIF: 506 821 315 - Cap. Social: E 5.000,00 - Fundado: Dezembro de 2003 - Periodicidade: Mensal - Divulgação: Distribuição gratuita Depósito Legal: 203764/ Toda a reprodução, seja por fotocópia ou por qualquer outro processo, sem prévia autorização do editor, é ilícita e passível de processo judicial. - Todos os textos enviados pelos leitores e publicados no Strada ou em

Outubro 2011


NEWS

ene Mesquita da Silva, Vanda Lopes, Tavares Ribeiro, João Cerqueira, Nuno Almeida - Reportagem fotográfica: e editor@jornalstrada.net - Giancarlo Terrassan, Patrick Dreux, Nuno Almeida - Design e Layout: Ameise 968 708 537 - e comercial@jornalstrada.net 1 913 466 142 - m +351 968 708 537 - e ameise.editora@netvisao.pt - e giancarlo.terrassan@jornalstrada.net URL: www.jornalstrada.com /03 - Registo N° 124492 ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social - ISSN: 1647–7022. m qualquer outro produto de propriedade da Ameise Editora, Lda., são de inteira responsabilidade dos mesmos; a Ameise Editora, Lda. declina qualquer responsabilidade em caso de acção judicial.

Outubro 2011


NEWS IVECO

Outubro 2011


Criado para trabalhar em todas as condições e em qualquer lugar do mundo, o novo Daily foi especialmente concebido para se adaptar a qualquer tarefa, uma vez que trabalha de uma maneira natural. As grandes novidades no novo Daily passam, sobretudo, pelos dois espantosos motores da FPT Industrial, as caixas de 5 e 6 velocidades e a caixa automatizada AGile ™, de 6 velocidades, os sistemas Start&Stop e GSI (Gear Shift Indicator), que permite ao motorista optimizar a condução. A casa italiana assegura que a combinação deste conjunto de soluções permite diminuir os consumos e as emissões de CO2 até 10%. Este novo veículo está homologado com a norma Euro 5 e EEV (Environmentally-friendly Enhanced Vehicles) nas versões de 3 litros Heavy Duty.

3

Outubro 2011

NEWS

3


NEWS IVECO

Outubro 2011


NEWS

3 O novo Iveco Daily apresenta um design totalmente novo: mais vincado e aerodinâmico, com um visual bastante mais elegante e sumptuoso. Os grandes destaques vão para a nova grelha, os faróis que são notavelmente maiores e mais recortados, o grande cromado da marca na dianteira, dando uma nova identidade visual ao comercial. O pára-choques também é novo, mais encorpado e aerodinâmico.

3

Outubro 2011


Outubro 2011

IVECO

NEWS

IVECO


O interior do novo Daily melhorou a olhos vistos, quer ao nível do conforto, quer ao nível da funcionalidade, graças à nova possibilidade para ajustar o assento, o encosto e o volante. A posição ergonómica do banco controla a fadiga e aumenta a concentração do motorista. Neste sentido, a qualidade de vida a bordo do veículo também aumentou graças ao meticuloso trabalho de optimização acústica conseguida no novo Daily. No que concerne a alavanca de mudanças, esta apresenta uma melhoria significativa na acção de manobrar e apresenta um tamanho reduzido para possibilitar um acesso mais fácil para o outro lado no cockpit.

IVECO

3

Outubro 2011

NEWS

IVECO

3


IVECO

NEWS IVECO

3 O Daily da Iveco comporta-se como um carro. A geometria da suspensão dianteira permite amplos ângulos de movimento e um excelente eixo de manobra em espaços reduzidos. Em caso de manobras improvisadas, a resposta dinâmica do veículo é rápida e segura, mesmo quando o veículo está totalmente carregado – graças ao ESP de nova geração. Oferece também uma gama completa de soluções infotelemáticas, tal como o sistema Blue & Me ™, a plataforma telemática (realizada em colaboração com a Microsoft ™) mais utilizada do mundo permite fazer e receber chamada, receber SMS, gerir a agenda e ouvir música.

3

Outubro 2011


NEWS Outubro 2011


NEWS IVECO

Outubro 2011


O Iveco Daily é também pioneiro a nível do motor, uma vez que oferece a gama de propulsores mais ampla e inovadora no mundo do transporte comercial. Com motores mais potentes e eficientes, o destaque é o novo 3.0 turbo diesel, capaz de desenvolver 205 cv. Este motor é produzido pela FTP e permitirá ao Daily servir aplicações exigentes, com maior capacidade de carga. A verdade é que os motores de 2,3 e 3 litros proporcionam uma elasticidade única e garante excelentes prestações em qualquer tipo de desempenho no trabalho. As versões menores devem contar com o novo motor 2.3 Multijet II, ao passo que os novos propulsores do Daily cumprem a norma Euro5.

3

Outubro 2011

NEWS

3


NEWS

3

IVECO

Paralelamente, a adopção de conteúdo tecnológico, como o sistema MultiJet II, Start&Stop e o iGear Shift Indicator (indicar de mudança de velocidade), fazem com que seja um comercial imbatível em termos de potência, binário, eficiência e respeito pelo ambiente.

3

Outubro 2011


nd ence e t t to a Confer E FREibition & Exh

CONTAINERS IN MOTION CONTAINER TRANSPORT ACROSS ROAD, RAIL AND SEA

After the most successful show in its history Intermodal Europe returns with another unmissable line up. Make sure you don’t miss out on the event that brings the intermodal industry together.

Intermodal Europe’s largest ever event programme: t Over 120 leading global exhibitors t 50 FREE conference sessions t The Container Park featuring the latest container and reefer innovations t NEW The Tiger Project - EU approved Conference t NEW Industry recognised accreditation for all delegates t NEW Baltic Transport Journal Conference t Networking Bar and Internet Lounge

Register for FREE

153973

Register now for free www.intermodal-events.com/strada

Host Port:

Supported by:

Organised by:

Join us on:


NEWS IVECO

3 O novo Iveco compreende ainda os sistemas ABS (Anti-lock braking system), EBD (Electronic brakeforce distribution), ASR (Anti-slip Regulation), MSR (Engine over-run Manager), Hill Holder, LAC (Active Load Control), HRB (Hydraulic Rear Wheel Boost), o RMI (Roll Movement Intervention), o TSM (selective braking enhancing vehicle and trailer dynamic stability), ROM (Roll Over Mitigation) e ainda o HFC (Hydraulic brake fade control).

3

Outubro 2011


NEWS Outubro 2011


NEWS IVECO

Outubro 2011


NEWS

3 A fiabilidade do veículo e o fácil acesso aos pontos de inspecção para controlos de rotina permitem, reduzir os tempos de inactividade e os custos operacionais. Com 33 anos, o Daily já vai na sua oitava geração, tendo vendido cerca de 2,5 milhões de unidades durante estas três décadas. A casa italiana conseguiu conceber um comercial absolutamente exemplar e económico, o seu novo descendente veio reforçar o estatuto da gama mais completa da sua categoria. 0

Outubro 2011


NEWS Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

Iveco e Fó A Iveco recebeu a sétima edição da Fórmula Elétrica e Híbrida que teve lugar recentemente na pista de testes da Iveco, paredes meias com a Fiat Industrial Village, o primeiro espaço multifunções de vendas e serviços da Fiat Industrial e que foi recentemente inaugurado. Organizado pela Associazione Tecnica dell’Automobile (ATA), este evento técnico-desportivo é dedicado a estudantes universitários e pretende estimular e recompensar o entusiasmo, criatividade, nível e espírito de equipa dos jovens engenheiros, através da apresentação de ideias e novas soluções tecnológicas que visem reduzir o impacto ambiental dos veículos, com recurso a energias alternativas. Na competição, destinada a monolugares de rodas descobertas de propulsão elétrica e híbrida, participaram 13 universidades, envolvendo um total 300 estudantes, oriundos de todo o mundo. Sempre atenta à temática da

Outubro 2011


Não foi por acaso que ali esteve presente o novo Daily, a mais recente variante do comercial ligeiro da Iveco, uma semana depois do lançamento mundial que teve lugar no Fiat Industrial Village. Renovado esteticamente e em termos de conteúdos, o novo Daily vai ao encontro do mercado, oferecendo boas performances associadas a uma redução do consumo de combustível e de emissões de CO2 em cerca de 10%, comparado com o modelo anterior. 0 Iveco

IVECO

proteção ambiental, a Iveco procurou sempre promover no mercado produtos ricos em inovações, em linha com os objetivos de mobilidade sustentada da marca, mas também dentro de um quadro realista e pragmático. Uma vocação que é a base do trabalho de pesquisa da Iveco no domínio de alimentação e tração alternativas, evidenciada por uma série de veículos híbridos, elétricos e movidos a gás natural, que complementam todas as propostas equipadas com motores Diesel, já todos dentro dos padrões EEV.

Outubro 2011

NEWS

órmula ATA


NEWS Flickr

Nova lin de come A nova linha de camiões Mercedes-Benz para 2012 foi a grande atracção da marca na 18ª Fenatran – Salão Internacional do Transporte. A maior feira do sector no Brasil e na América Latina foi realizada entre os dias 24 a 28 de Outubro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A fim de apresentar as principais novidades das suas famílias de camiões, a MercedesBenz expôs 12 modelos da linha 2012. Entre eles estiveram os novos Accelo, Atego, Axor e Actros, bem como o inédito Atron.

3

Outubro 2011

Mercedes-Benz


NEWS

nha rciais

z na Fenatran

Outubro 2011


NEWS Flickr

3 Os visitantes puderam conhecer também um furgão e uma van da nova geração Sprinter, que chega ao mercado no ano que vem. Com um design ainda mais moderno e atractivo, o Sprinter oferece padrões ainda mais elevados de qualidade, conforto, segurança e capacidade de transporte. A Mercedes-Benz reservou três modelos na Fenatran Experience, para test-drive realizado no Sambódromo do Anhembi, entre 25 e 28 de Outubro. Assim, estiveram disponíveis o novo Accelo 815, o novo Atego 2426 6x2 e o novo Actros 2546, para que os motoristas presentes pudessem experimentar o desempenho dos novos camiões com motor que cumpram a PROCONVE P-7. Tecnologia BlueTec 5: tema central do stand Além da exposição de modelos da linha 2012, a MercedesBenz destacou na Fenatran a sua avançada tecnologia BlueTec 5, solução da marca para camiões e também autocarros que cumpram a PROCONVE P-7, norma ambiental que entrará em vigor no Brasil a partir de Janeiro do próximo ano. A tecnologia pura da MercedesBenz, o BlueTec 5, é um sistema de alta fiabilidade e que proporciona menor consumo de

3

Outubro 2011


Rápido de A para B. Lento de cheio para vazio. O novo Actros. A nova dimensão da rentabilidade.

154504

Uma marca da Daimler

Até menos 6 % de consumo de combustível com Euro V e até menos 3 % com Euro VI. Chegou o novo Actros e com ele as maiores inovações técnicas, que vão desde os sublimes pormenores de conforto aos melhores níveis de segurança e desempenho. Agora com o sistema FleetBoard instalado de série, que, gota a gota, permite reduzir os consumos até 10 %, aumentando a rentabilidade do seu negócio. É assim que a Mercedes-Benz valoriza o seu trabalho. Venha descobrir como a eficiência ganha outra dimensão num concessionário Mercedes-Benz e em www.mercedes-benz.pt/onovoactros

* * Camiões de confiança


NEWS

3

Flickr

combustível e maiores intervalos de troca de óleo do motor. Uma árvore azul gigante no centro do stand, com diversos monitores, demonstrou, de forma criativa e dinâmica, os diversos aspectos da tecnologia BlueTec 5 e seus benefícios em termos de desempenho, economia e compatibilidade ambiental. À volta dessa árvore, estiveram posicionados em círculo os 12 camiões e os dois Sprinter. Ao lado dos veículos, monitores touch screen permitiram que os visitantes, de maneira interactiva, tivessem obtido informações técnicas e até tenham feito registo para relacionamento com a Mercedes-Benz. O stand trouxe mais inovações, como as performances realizadas pelas recepcionistas e a interactividade com o público. O objectivo foi reforçar o conceito da nova era da empresa, que está cada vez mais moderna e ágil. Tecnologias eficazes e fiáveis para cumprir a PROCONVE P-7 A tecnologia BlueTec 5 para camiões e autocarros foi ampla-

mente testada pela MercedesBenz do Brasil durante mais de 3 anos. Foram mais de 52.000 horas de testes em bancos de ensaio e cerca de 10.500.000 quilómetros de testes de durabilidade em veículos, dos quais 6.500.000 quilómetros com camiões. O BlueTec 5 comprovou ser uma tecnologia eficaz, fiável, económica, amiga do meio ambiente e com excelente desempenho, além de ser utilizada com sucesso na Europa desde 2005, tendo hoje mais de 300.000 camiões e mais de 25.000 autocarros com BlueTec 5 circulando por ruas e estradas de todo o mundo. Na Fenatran, a Mercedes-Benz apresentou também a exclusiva tecnologia BlueEFFICIENCY para os veículos da linha Sprinter, que utiliza o sistema EGR. Como o Sprinter utiliza um motor diesel de alta rotação, no qual o trabalho em plena carga não é constante, esta solução mostrou-se robusta e eficaz, cumprindo a legislação PROCONVE P-7. Além do ganho ambiental, a tecnologia BlueEFFICIENCY con-

141568

3

8327950 2 433 8 84 26 1 46

Outubro 2011

26535897 9 3 23 159 8 14

9643339732 17 693 1 7 97

Consultoria, Contabilidade e Gestão 3.

0

& PI, LD M A C

Rua Cónego Maio, 115 R/c C São Bernardo 3810-089 Aveiro Tel/Fax: +351 234 343 530

carlos@cmarques.org


NEWS Outubro 2011


NEWS Flickr

3 templa um pacote de eficiência que optimiza o funcionamento do motor, proporcionando economia no consumo de combustível e, consequentemente, mais rentabilidade para o cliente. Lubrificante Mercedes-Benz apresentado na Fenatran No stand da Mercedes-Benz, diversas outras atracções foram reservadas aos visitantes. Em termos de produtos e serviços de pós-venda, a Empresa mostrou que está totalmente preparada para apoiar os clientes no que se refere às novas linhas de produtos e às novas tecnologias. Isso já envolve stock de peças dos veículos da linha 2012, formação de empresas de transporte e concessionários e preparação da Central de Atendimento ao Cliente. Durante o evento, a MercedesBenz apresentou uma grande novidade da sua linha de produtos de pós-venda. A Empresa irá lançar no Brasil uma linha de lubrificantes da sua própria marca, que estará disponível para veículos comerciais no ano que vem, com um padrão de qualidade típico que destaca os seus produtos no mercado. Os produtos e serviços de pósvenda chegam aos clientes por meio da Rede de Concessionários Mercedes-Benz, a maior e a mais especializada em veí-

Outubro 2011


Acções ambientais em evidência O compromisso da MercedesBenz do Brasil com a sustentabilidade também ganhou evidência na Fenatran. No seu stand, a Empresa apresentou algumas das suas acções e práticas ambientais, demonstrando que está preparada para fazer face aos pedidos por tecnologias cada vez mais amigas do meio ambiente, seja para uso a curto prazo, como a longo prazo. A própria participação na Fenatran revela o compromisso da Empresa com o respeito pelo meio ambiente. A MercedesBenz recebeu o selo "Carbon Free". Como resultado, as emissões de CO2 geradas pela participação no evento foram compensadas através da plantação

3

Outubro 2011

NEWS

culos comerciais do Brasil, que conta com mais de 200 pontos de atendimento distribuídos estrategicamente por todo o País, alcançando a maior abrangência territorial. No stand da Mercedes-Benz também foram destacados outros serviços, como aqueles oferecidos pelo Banco MercedesBenz e o sistema de gestão de frota FleetBoard, disponível para camiões extra-pesados Actros e para os pesados da linha Axor.


NEWS Flickr

3 de árvores nativas na Mata Atlântica. Dessa forma, a Empresa contribui para a redução do aquecimento global e para a recuperação e conservação desse património natural do Brasil. Outra medida ambiental inédita da Mercedes-Benz decorrente da Fenatran é que todos os materiais utilizados no seu stand do Sambódromo do Anhembi e, que podem ser reaproveitados, foram doados ao Projecto Arrastão, organização social sem fins lucrativos. Esta instituição reutilizará os materiais na confecção de diversos produtos para venda, cujas receitas serão revertidas em acções de inclusão social para moradores de comunidades da zona sul de São Paulo. Novidades dos camiões Mais modernos, robustos, económicos e com maior capacidade de carga, os novos camiões ligeiros Mercedes-Benz estiveram expostos na Fenatran. O Accelo 815 é o novo “Mercedinho”, modelo de 8 toneladas de PBT que dá sequência a uma trajectória de 40 anos de sucesso dos camiões ligeiros da marca no Brasil. Já o Accelo 1016 ressalta a estreia da marca na faixa das 10 toneladas de PBT, oferecendo a maior capacidade de carga do

3

Outubro 2011


NEWS Outubro 2011


NEWS Flickr

3 segmento. A nova linha de camiões médios e semi-pesados esteve representada no evento pela exposição do Atego 1419 (4x2) e do Atego 2426 (6x2). A família Atego 2012 assegura mais resistência, modernidade, eficiência e produtividade na estrada e na cidade. Destacase ainda pelas amplas possibilidades na configuração de modelos, com múltiplas opções de escolha para os clientes. A inédita família Atron moderniza camiões campeões na preferência dos clientes. Com um design arrojado, a nova cabina traz muito mais modernidade, associada à reconhecida robustez dos camiões da marca. Essa nova linha esteve representada na Fenatran pelo camião médio Atron 1319 (4x2), pelo semi-pesado Atron 2324 (6x2), o sucessor do campeão de vendas L 1620 e pelo pesado Atron 1635 (4x2), o cavalomecânico. No stand da Mercedes-Benz, 3 cavalos-mecânicos representam a família Axor de camiões pesados: os modelos de longo curso Axor 1933 (4x2) e Axor 2644 (6x4) e o off-road Axor 3344 (6x4). A linha 2012 traz novidades que aumentam o conforto, economia e desempenho, como caixa totalmente au-

Outubro 2011


3

Outubro 2011

NEWS

tomatizada PowerShift, de série, para modelos de médio e longo curso, com motorizações acima de 330 cv. Além disso, a linha Axor disponibiliza o eixo traseiro sem redução nos cubos para os modelos 4x2 acima de 330 cv. Tudo isto confirma o Axor como um dos camiões mais completos do País. No stand da marca, estiveram expostos os camiões extra-pesados Actros 2646 (6x4) com cabina Megaspace para aplicações de longo curso e o Actros 4844 (8x4) basculante para operações off-road. O camião extra-pesado mais vendido no mundo, gigante em segurança e conforto, o Actros trouxe novidades ao nível da propulsão, como a caixa PowerShift da segunda geração, acentuando o seu excelente desempenho e produtividade no transporte de cargas. Além disso, o rádio CD e MP3 com tecnologia Bluetooth proporciona mais segurança e conforto. No Actros off-road, a grande novidade também foi a chegada da transmissão PowerShift da segunda geração, totalmente automatizada, a mesma que equipa as versões de longo curso e que elimina o pedal da embraiagem, proporcionando muito mais conforto e inteligência na condução do camião.


NEWS Flickr

Outubro 2011


Sprinter destaca-se pelo estilo moderno e arrojado no novo design Com a exposição de um furgão para transporte de carga e de uma van para transporte de passageiros, a nova geração do Sprinter, mostrou na Fenatran o estilo moderno e arrojado do inédito design externo e interno, o que lhe confere uma aparência ainda mais atractiva, além de muito mais conforto. A nova geração dos veículos comerciais ligeiros Sprinter oferece aos clientes padrões ainda mais elevados de qualidade. Destaque para os motores de tecnologia “limpa”, económicos e potentes e, mais do que nunca, para os sistemas de segurança de eficiência exemplar, como o Adaptiv ESP®, exclusividade da marca no mercado. O novo Sprinter oferece ainda maior capacidade de carga, devido à novas distâncias entre eixos (3.250 / 3.665 / 4.325 mm) e às novas opções de PBT (3,88 e 5,0 toneladas), além da versão Street, com PBT de 3,5 toneladas. Com as inovações e novidades da nova linha, o Sprinter está credenciado a continuar uma história de grande sucesso, com cerca de 200 mil unidades produzidas na América Latina e aproximadamente 85 mil unidades vendidas no Brasil. 0 Mercedes-Benz

Outubro 2011

NEWS

3


154248

Flickr


NEWS Outubro 2011


NEWS DAF

DAF entra n brasileiro d

Outubro 2011


Outubro 2011

NEWS

no mercado e cami천es


NEWS DAF

Outubro 2011


Toda a gama em exibição No seu stand no Fenatran, a

DAF exibiu toda a sua gama de veículos, LF, CF e XF. O DAF LF destina-se aos serviços de distribuição urbana e regional, enquanto a versátil Série CF, bem adequada para uma vasta gama de serviços, está disponível como tractor ou rígido, em configurações de 2, 3 e 4 eixos, com eixo motor simples ou tandem. «O topo de gama XF105 será um modelo fundamental para aplicações de transporte pesado e de longa distância no mercado brasileiro», acrescentou Michael Kuester, Director Comercial da DAF Caminhões Brasil. «O XF105 constitui um padrão na eficiência e conforto para o condutor». O XF105 estará disponível como tractor 6x2 com eixo motriz Meritor e eixo de apoio Suspensys e como o tractor 6x4 com eixos tandem de redução simples Meritor. Ambos os modelos serão equipados com travões de tambor na frente e retaguarda, actuados por sistema pneumático, com ABS opcional. Todos os XF105 serão equipados com o moderno motor PACCAR MX de 12.9 litros em especificação Euro 5, com potências de 410 a 510 cv, acoplado de série a uma caixa manual ZF de 16 velocidades, ou, opcionalmente, a uma caixa automatizada ZF AS-Tronic. No stand da DAF no Fenatran

3

Outubro 2011

NEWS

A DAF Trucks, empresa do grupo PACCAR, exibiu a sua linha premium de camiões e motores no Salão Fenatran em São Paulo, nos passados dias 24 a 28 de Outubro, actualmente o salão mais importante para o sector dos camiões em toda a América do Sul. «O Salão Fenatran constitui uma excelente oportunidade para apresentar a nossa linha de veículos comerciais aos clientes da América do Sul», declarou Marco Antonio Davila, Presidente da DAF Caminhões Brasil. «Os veículos DAF desenvolvidos para o Brasil serão produzidos nas novas e modernas instalações da DAF já em construção em Ponta Grossa, cuja conclusão se prevê para 2013.» Na União Europeia, a quota de mercado da DAF no segmento mais pesado (mais de 15 t) subiu para 15,3% no 1ºsemestre deste ano, a caminho dos 20% de quota de Mercado que constituem o objectivo da DAF, que já é líder do mercado na Holanda, Bélgica, Reino Unido, Portugal, Polónia e Europa Central, e líder entre as marcas importadas na Alemanha, França e Itália. A DAF também está presente na Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Taiwan, África do Sul e Turquia.


NEWS Outubro 2011


esteve em destaque a tecnologia de motores PACCAR, com toda a gama de motores em exibição, desde os 4 cilindros de 4.5 litros aos 6 cilindros de 12.9 litros e potências de 140 a 510 cv, todos cumprindo as normas de emissões Euro 5 e desenvolvidos com a máxima fiabilidade, durabilidade, baixos consumos e elevado desempenho. Produzidos no Brasil A DAF irá disponibilizar aos seus clientes brasileiros uma gama completa de modelos, na qual

poderão encontrar o veículo adequado para qualquer aplicação. «Os veículos que a DAF vai comercializar no Brasil serão fabricados no Brasil, comentou Marco Antonio Davila. «Quando a linha de montagem da DAF em Ponta Grossa estiver operacional em 2013, a produção irá arrancar com os XF105, seguido de imediato pelos CF, e um pouco mais tarde pela série LF para a distribuição». Serviços líderes da indústria A DAF conhece bem a impor-

tância dos serviços de apoio aos produtos para total apoio aos clientes nos seus negócios do dia-a-dia, como o serviço de assistência em Estrada 24/7, que será lançado no Brasil quando forem entregues aos clientes os primeiros veículos DAF. Os serviços DAF de assistência em estrada no Brasil serão baseados nos reputados DAF International Truck Service na Europa e PACCAR Customer Center na América do Norte. Para garantir a distribuição eficiente de peças, a PACCAR Parts, divisão de peças pós-

154244

3

NEWS

3


NEWS DAF

Outubro 2011


venda da PACCAR, vai instalar um centro de distribuição de peças exclusivo para apoiar os concessionários DAF e clientes brasileiros. Rede de Concessionários A rede global de concessionários DAF é composta presentemente por mais de 1.000 parceiros DAF dedicados, todos empresários independentes. Nos próximos anos, a DAF Caminhões Brasil vai constituir a sua própria rede no Brasil, com, pelo menos, 25 parceiros cobrindo 100 pontos de rede. «A DAF é um dos mais bemsucedidos fabricantes europeus de camiões e está em excelente posição para obter uma quota de mercado significativa no Brasil», comentou Marco Antonio Davila. «Isto constitui o arranque da comercialização da nossa gama de modernos camiões, reconhecidos em todo o mundo pela sua fiabilidade, eficiência e elevados padrões de conforto para o condutor. Além disso, estamos já em campo para a constituição de uma rede concessionários profissionais. No fim de contas, a chave do sucesso futuro está nos serviços de apoio ao produto». 0 DAF

Outubro 2011

NEWS

3


NEWS Krone

Com base nos resultados das operações do ano fiscal de 2010 /2011 (1 Ago - 31 Jul), a Krone conseguiu obter um crescimento substancial nas vendas. «Não obstante o facto de alguns dados enviados pelas sucursais estrangeiras não serem os dados finais, os valores de que dispomos, neste momento, confirmam que as nossas vendas atingiram cerca de 1.200 milhões de Euros de receitas. Isto representa, comparativamente ao ano fiscal anterior, um aumento de cerca de 77%.» declarou, o Presidente, Bernard Krone. Na área de produção de máquinas agrícolas (Maschinenfabrik Krone), a Krone prevê um aumento de 24% no volume das vendas, o correspondente a 405 milhões de Euros. Pela primeira vez, na história da Krone, a área comercial (incluindo os serviços) ultrapassava a barreira dos 100 milhões de Euros, o que representa um aumento de 22%. O maior negócio do grupo, todavia, foi gerado pela divisão dos veículos comerciais (Fahrzeugwerk Krone, Werlte), com uma receita de cerca de 775 milhões de Euros. Depois da drástica quebra, provocada pela crise global que afectou todo o sector dos veículos comerciais, a companhia registou um aumento das receitas de quase

3

Outubro 2011

crescime


NEWS

ento record Outubro 2011


153559


150%. Relativamente a este impressionante aumento nas vendas, Bernard Krone, mesmo que satisfeito, relativizou os resultados, explicando que: «À primeira vista, este impressionante aumento deve ser olhado com objectividade, de facto, estes valores de crescimento correspondem aos de 2006/2007. Analisando a situação de modo global, graças aos seus inovativos produtos, estabilidade financeira e fidelidade dos clientes, é fácil de perceber como a Krone conseguiu atingir tão bons resultados de negócio, durante o período fiscal 2010 /2011.» 0 Krone

NEWS

Krone

3

Quente cá fora, muito fresco lá dentro!

139909

Poder de refrigeração surpreendente: série Cool Liner Duoplex.

Keytrailer, Lda. t Tel.: +351 244 482619 tgeral@keytrailer.pt

www.krone-trailer.com


NEWS Secco

O melhor fo MAN Latin A A ZF Transmissões foi eleita a melhor entre os melhores fornecedores da MAN Latin America e recebeu o Prémio Supply Awards no passado dia 20 de Outubro. Num evento realizado no Espaço Daslu, em São Paulo, com a presença de mais de 500 fornecedores e de toda a direcção da MAN, a ZF também foi a vencedora na categoria Logística. Os prémios foram entregues a Wilson Bricio, Presidente da ZF América do Sul, por Roberto Cortes, CEO e Presidente da MAN Latin America. O Supply Awards, na sua oitava edição, distinguiu outros 12 fornecedores, em seis categorias e nove subcategorias. Para Wilson Bricio, é extremamente importante para a ZF conquistar o prémio de melhor entre os melhores, o que representa o reconhecimento de um extenso trabalho e parceria realizados ao longo de vários anos, que permitiram à ZF ser

Outubro 2011

ZF Transmissões ganha


apta a fornecer os mais avançados sistemas de transmissão para os diferentes modelos produzidos pela MAN para o mercado brasileiro e o mercado de exportação. «Sentimos muito orgulho em ter contribuído para a MAN Latina America ter conquistado a posição de líder do mercado brasileiro, com 31% de participação do mercado de caminhões; de 30% do segmento de ônibus e de 28,1% nas exportações de caminhões e ônibus produzidos no Brasil», salientou Bricio. O Presidente da ZF América do Sul destacou também a parceria da empresa mantida com a MAN nas competições da Fórmula Truck, por intermédio da participação de técnicos e engenheiros que se baseiam nos rigores das competições para o permanente aperfeiçoamento dos produtos. 0 Secco Consultoria de Comunicação

o prémio Supply Awards

Outubro 2011

NEWS

rnecedor da America


SPORT MAN Truck & Bus

Elisabete J esteve em A piloto Elisabete Jacinto fez parte dos muitos milhares de espectadores que acompanharam, no circuito madrileno de Jarama, mais uma edição do GP Camião de Espanha. A convite da filial portuguesa do construtor germânico MAN, a piloto do Team Oleoban/MAN Portugal, acompanhou a par e passo um programa muito completo de corridas e animação que teve o momento mais alto nas duas mangas pontuáveis para o Campeonato da Europa da disciplina.

3

Outubro 2011


SPORT

Jacinto Jarama

Outubro 2011


Outubro 2011

MAN Truck & Bus

SPORT


Nas quatro corridas realizadas, Elisabete Jacinto assistiu a duelos empolgantes onde se destacaram o actual campeão da Europa António Albacete e Jochen Hahn, líder da competição em 2011, ambos em MAN. Para gáudio do público espanhol, o seu ídolo saiu vitorioso e reduziu a diferença para o piloto alemão, ficando a discussão pelo título adiada para a derradeira jornada a disputar no circuito francês de Le Mans. Elisabete Jacinto, que se preparava para participar no Rali de Marrocos, ficou «impressionada com os milhares de espectadores e com a grande animação que estas corridas envolvem. Gostei naturalmente de ver os MAN ganharem e tive a oportunidade de felicitar os seus pilotos. Pela minha parte espero também continuar a contribuir com bons resultados, como felizmente tem acontecido». Para Luís Pereira, da MAN Portugal, «a presença de Elisabete Jacinto permitiu juntar pilotos que se destacam aos comandos de um MAN, em vários tipos de corridas, o que prova que os nossos camiões são 100% fiáveis e passam com distinção nos testes mais duros». 0 MAN Truck & Bus

Outubro 2011

SPORT

3


SPORT AIFA

Elisabete Jacinto terminou a sua participação no Rallye Oilibya du Maroc 2011 onde alcançou um brilhante lugar no pódio da competição destinada aos camiões. Aos comandos do seu MAN TGS, a piloto do Team Oleoban/MAN Portugal, acompanhada de Charly Gotlib e Marco Cochinho, terminou imediatamente atrás de dois nomes grandes da modalidade: o excampeão do mundo de ralis, Miki Biasion e o jovem Gerard De Rooy, digno sucessor de uma figura mítica do Dakar. Com este resultado e em conjunto com a vitória anteriormente alcançada no Rali da Tunísia, a piloto conquistou ainda o NPO Desert Trophy 2011. «Este terceiro lugar sabe quase tão bem como uma vitória. Já há muito tempo que não disputava uma corrida com tantos camiões, com adversários tão conceituados e com máquinas tão boas, como neste Rali de Marrocos. Sabia que, em condições normais, seria impossível bater os dois camiões da equipa De Rooy, mas ter conseguido andar perto deles, em especial nas etapas de pista, foi a melhor indicação que podia ter para aferir a evolução que, tanto a equipa como eu, temos vindo a fazer», salientou Elisabete Jacinto após terminar a prova. «Nesta etapa final tive a sorte de um concorrente, que

3

Outubro 2011

Elisabete Jaci


into no p贸dio

SPORT Outubro 2011


partiu à nossa frente, ter parado pouco depois da partida e consegui fazer quase todo o percurso sem pó o que me permitiu dar o máximo que podia e sabia, sem limitações. E foram poucos os carros que nesta etapa fizeram melhor tempo. Estou mesmo muito satisfeita». De facto Elisabete Jacinto não só terminou a corrida em terceiro lugar, entre os nove camiões presentes, como apenas onze automóveis, na sua maioria Buggys e os super competitivos protótipos da Overdrive, BMW e Mitsubishi ficaram à sua frente na classificação conjunta auto/camião. Depois desta corrida, Elisabete Jacinto e a sua equipa regressam a Portugal para a preparação do África Eco Race, competição que se inicia a 27 de Dezembro, terminando a 8 de Janeiro em Dakar. 0 A2 Comunicação

AIFA

SPORT AIFA

3

Outubro 2011


/#06TWEM$WUs7OCGORTGUCFQ)TWRQ/#0         

YYYOCPVTWEMCPFDWURV

%CORG¿Q'WTQRGWFC2QWRCPÃC   





1VQWTp%QPUKUVGPVN['HǣEKGPVqÅCRTQXC VQWTp%QPUKUVGPVN['HǣEKGPVqÅCRTQXC 1 16):'HǣEKGPV.KPGRQWRCOCKUFGGOEQODWUVÉXGN 6):'HǣEKGPV.KPGRQWRCOCKUFGGOEQODWUVÉXGN 1 1 1ECORG¿QGWTQRGWFCRQWRCPÃCÅQ6):'HǣEKGPV.KPG0QVQWTp%QP ECORG¿QGWTQRGWFCRQWRCPÃCÅQ6):'HǣEKGPV.KPG0QVQWTp%QP

O OGUOCRQVÆPEKC1TGUWNVCFQXCNKFCFQRGNQUGPIGPJGKTQUFCGORTGUC GUOC RQVÆPEKC 1 TGUWNVCFQ XCNKFCFQ RGNQU GPIGPJGKTQU FC GORTGUC

UUKUVGPVN['HǣEKGPVqQVTCEVQT6):'HǣEKGPV.KPGFG%8RGTEQTTGW KUVGPVN['HǣEKGPVqQVTCEVQT6):'HǣEKGPV.KPGFG%8RGTEQTTGW

# #NGO¿6¸85ØFEQORTQXCOPQEQO6):'HǣEKGPV.KPGQUUGWUEWUVQU NGO¿6¸85ØFEQORTQXCOPQEQO6):'HǣEKGPV.KPGQUUGWUEWUVQU

O OCKUFGMOCVTCXÅUFGRCÉUGUFC'WTQRCRQWRCPFQOCKUFG CKUFGMOCVTCXÅUFGRCÉUGUFC'WTQRCRQWRCPFQOCKUFG

P¿QCWOGPVCOOCKUFGXKFQCQEQPUWOQFGEQODWUVÉXGN P¿QCWOGPVCOOCKUFGXKFQCQEQPUWOQFGEQODWUVÉXGN

154239

 FGEQODWUVÉXGNGOEQORCTCÿQEQOWO/#06):FGUGTKGEQOC FGEQODWUVÉXGNGOEQORCTCÿQEQOWO/#06):FGUGTKGEQOC



/ /#06TWEM$WU #06TWEM$WU


Nº151009 82 - Ano 8 - 31 Março 2011 • Distribuição gratuita • Periodicidade: Mensal • ISSN 1647–7022

WINNER of the platinum seal of e-excellence 2011

e e g n m i a t o chhas arrived t e r u t h e fu t

www.jornalstrada.com

MAN Truck & Bus

www.jornalstrada.com

Profile for Ameise Editora

Strada Truck #089  

Strada Truck #089 2011-10-31

Strada Truck #089  

Strada Truck #089 2011-10-31

Profile for ameise
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded