__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Solbus

Nº 30 - Ano 8 - Dezembro 2016 • Distribuição gratuita • ISSN 1647–7022

ZERO EMISSIONS

www.jornalstrada.com


23-26

ORGANISED BY

MAY

2017 MADRID / SPAIN

235297

MANUFACTURING MOBILITY

www.fiaa.ifema.es IFEMA - Feria de Madrid • Tel. (34) 91 722 30 00 • fiaa@ifema.es


The Royal League of Automotive

Finally clean and noise-reduced through the city 90 % less noise, 90 % efficiency and 0 % emissions.

ZAwheel – The gearless electric in wheel hub motor for buses in cities and airports, municipal commercial vehicles and underground mining. The electric motor serving people and the environment. With the highest drive efficiency of around 90 % from the battery to the wheel. Outstanding total operating costs, easy to service and low-maintenance. Installing the ZAwheel in new or current vehicles enables municipalities and operators to budget flexibly. automotive@ziehl-abegg.com Recipient of international environmental and innovation awards.

230668

The Royal League in ventilation, control and drive technology

Mo v e m e n t by Perfection


ANTROP

PROMOVE

Dezembro 2016

EFICIÊNCIA E

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

EVENTS


Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

| Ana Bela Nogueira ana.bela.nogueira@jornalstrada.com

A ANTROP (Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros) realizou no Auditório da FIL, no Parque das Nações, uma sessão de esclarecimentos destinado à promoção da “Eficiência Energética nos Transportes Colectivos de Passageiros”. Promovida pelo PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), é destinada aos potenciais beneficiários do Avisoconcurso e serviu para informar os interessados sobre os apoios que existem no programa “Portugal 2020” para a implementação de medidas de eficiência energética e racionalização dos consumos nos transportes públicos. 3

SESSÃO SOBRE

ENERGÉTICA

Dezembro 2016


Poderão apresentar candidaturas todas as empresas, entidades e concessionárias de transportes públicos colectivos de passageiros rodoviários que, no âmbito das suas actividades de serviço público, pretendam renovar a frota substituindo os autocarros mais antigos por veículos novos desde que utilizem gás natural ou outras fontes de combustíveis mais limpos e com melhor desempenho ambiental. O PO SEUR pretende contribuir especialmente na prioridade de crescimento sustentável, respondendo aos desafios de transição para uma economia de baixo carbono, assente numa utilização mais eficiente de recursos e na promoção de maior resiliência face aos riscos climáticos e às catástrofes.

3

Ziehl-Abegg

Ziehl-Abegg

EVENTS

3

VEJA O VÍDEO DESTE NOVO PRODUTO

Dezembro 2016


Dezembro 2016


Dezembro 2016

Spsmiler

EVENTS


3 Esta acção visa ainda incentivar uma maior utilização transporte público de passageiros, para a mobilidade eléctrica e para soluções de mobilidade com menores emissões de carbono e mais eficientes e para a instalação de novos postos de abastecimento de GNC, GNL, hidrogénio e energia eléctrica. Portugal apresenta condições e oportunidades no domínio da economia verde, que devem ser exploradas e aproveitadas para criar maior riqueza e emprego. O país está fortemente empenhado em incentivar a economia verde, através de diferentes mecanismos (fiscais, regulamentares, investimentos), estimulando os sectores público e privado, a intervirem cada vez mais neste domínio, sendo que os investimentos previstos nas áreas abrangidas pelo PO SEUR gerarão também oportunidades significativas para diversos sectores e actividades, em termos de rendimento e em3 prego.

Dezembro 2016


Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

EVENTS

3 O valor total do fundo de coesão é de 60 milhões de euros, podendo os interessados submeter as candidaturas no Balcão 2020 até dia 30 de janeiro de 2017. O apoio tem uma taxa de cofinanciamento de 85% para o montante máximo até 20 milhões de euros. O evento contou com a presença de diversos oradores, empresários de transportes nacionais, que falaram da sua experiência nesta área e representantes de várias marcas, que apresentaram as suas soluções comerciais na área dos combustíveis alternativos. Luís Cabaço Martins deu inicio à sessão referindo que esta é uma iniciativa da ANTROP e PO SEUR, duas organizações independentes e complementares, no sentido de informar sobre os incentivos existentes pela primeira vez e ao dispor do sector. 3

Dezembro 2016


Dezembro 2016


MAN Truck & Bus

EVENTS

3 António Martins Marques, da Carris falou sobre o autocarro eléctrico que está em circulação e o seu desempenho, enquanto que Gabriel Couto, da Auto Viação Feirense destacou o autocarro a gás, falando sobre as principais oportunidades, vantagens e desafios, completando com uma abordagem mais técnica sobre a diferença entre o CNG e o LNG, os postos de abastecimento, o funcionamento mecânico e as principais preocupações na manutenção mecânica. Susana Deus, dos Transportes Urbanos de Faro falou sobre a experiencia da empresa e o que pensam sobre o veículo eléctrico versus Biodiesel. Carlos Abreu destacou o gás veicular na SCTP e o tipo de autocarros que utilizam dando a conhecer os resultados em termos de consumo. Vindo do Reino Unido esteve presente um representante que falou sobre a sua experiência e fez uma apresentação de boas praticas por parte do UK Department for Transport. 0

Dezembro 2016


Dezembro 2016


MAN Truck & Bus

EVENTS

ULTRACAP - SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA Nestes elementos é armazenada a corrente eléctrica. A sua colocação na parte dianteira, favorece a distribuição dos pesos no veículo. - 12 módulos com 24 células cada, arrefecidos a ar; - 200 kW de capacidade máxima de carga/descarga; - 400-630 V – variação de tensão;

MAN Truck & Bus

MAN Truck & Bus

GESTOR ELECTRÓNICO DA POTÊNCIA INTELIGENTE O conceito de gestão inteligente da energia utilizada pelos vários sistemas auxiliários existentes no hybrid bus, inclusivamente o controlador que desliga automaticamente o motor diesel quando o veículo para, foi desenvolvido inteiramente pela MAN.

AR CONDICIONADO ELÉCTRICO O sistema de ar condicionado eléctrico, garante o maior conforto aos passageiros, mesmo quando o motor diesel não está a funcionar.

AIR SCOOPS Na parte superior frontal, foram adicionadas aberturas especiais para aumentar o fluxo de ar em direcção ao sistema de acumulação (ultracaps), optimizando a capacidade de arrefecimento.

Dezembro 2016

SISTEMA DE PROPULSÃO E 2 motores eléctricos com 7 cv) de potência, cada, a uma caixa desmultiplicador um binário de até 3.000 N


MAN Truck & Bus

ALTA VOLTAGEM O sistema de alta voltagem trabalha com tensões entre os 400 V e os 750 V. O hybrid bus cumpre todos os requisitos de segurança relativos à compatibilidade electromagnética.

MAN Truck & Bus

GERADOR DE ELECTRICIDADE O motor diesel não é ligado directamente ao sistema de tracção. Para garantir esta tarefa, é acoplado ao gerador de electricidade, que garante uma potência de 150 kW e, por sua vez, fornece a energia ao sistema de tracção, proporcionando um funcionamento muito mais suave e confortável.

MOTOR DIESEL EEV Motor diesel de 6 cilindros 250 cv/186 kW EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicle). O motor de pequena cilindrada utilizado neste veículo híbrido, garante menor consumo de combustível e níveis de emissões reduzidas.

MAN Truck & Bus

MAN Truck & Bus

ELÉCTRICA 75 kW (100 acoplados a ra, garantem ewton meter.

MODULO DE ARREFECIMENTO Um especial sistema de arrefecimento, garante o controlo da temperatura em todos os aparelhos electrónicos e no sistema de armazenamento de energia.

UNIDADE DE INVERSÃO PARA SISTEMAS AUXILIÁRIOS A electricidade acumulada pode ser também utilizada para fazer funcionar unidades auxiliárias (ex.: bomba da direcção).

Dezembro 2016


23-26

ORGANISED BY

MAY

2017 MADRID / SPAIN

235297

MANUFACTURING MOBILITY

www.fiaa.ifema.es IFEMA - Feria de Madrid • Tel. (34) 91 722 30 00 • fiaa@ifema.es


O futuro vai mover-se de forma verde. O Lion’s City Hybrid. Até 30% menos consumo de combustível e emissões de CO2.

235064

Agora a caixa de velocidades é amiga do ambiente. O Lion’s City Hybrid possui energia de travagem regenerativa e start-stop automático para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 até 30%. Além disso, a alimentação híbrida permite o arranque das paragens de forma puramente eléctrica – sem emissão de gases de escape nem ruído. A vida na cidade vale a pena. www.mantruckandbus.pt

MAN kann.


NEWS CaetanoBus

EMISSÕE

Dezembro 2016

EM


ES ZERO

LISBOA Dezembro 2016


Dezembro 2016

CaetanoBus

NEWS


No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, no setembro passado, a CARRIS e CAETANOBUS tinham assinado o protocolo “Autocarro Elétrico na cidade de Lisboa”. Com este acordo, a CAETANOBUS cedia por um período de três meses, até ao final do ano de 2016, um autocarro urbano eléctrico e.city Gold à CARRIS, com o objectivo de testar em condições reais de utilização em serviço público. Esta iniciativa visou promover uma mobilidade urbana mais sustentável em Lisboa e ser simultaneamente um incentivo à política de emissões zero. O e.city Gold, desenvolvido pela própria CAETANOBUS, é um autocarro urbano 100% eléctrico. Este protótipo tem uma autonomia de 80 quilómetros e um tempo de carregamento de 30 minutos, todavia, dependendo das necessidades do cliente, com a instalação de baterias adicionais, pode aumentar a autonomia até os 200 quilómetros. Faltam poucos dias para recolher os resultados deste teste, aguardamos por resultados positivos. 0 Giancarlo Terrassan

Dezembro 2016


Formação obrigatória para motoristas de veículos pesados de mercadorias e passageiros.

234 197 770 913 466 142

CAM

geral@jornalstrada.com

235300-A

35 140 horas


protegendo

229771-C

a sua frota www.abnseguros.pt facebook.com/abn.seguros

+351 234 197 770 +351 913 466 142 abnseguros@netvisao.pt


23-26

ORGANISED BY

MAY

2017 MADRID / SPAIN

235297

MANUFACTURING MOBILITY

www.fiaa.ifema.es IFEMA - Feria de Madrid • Tel. (34) 91 722 30 00 • fiaa@ifema.es


FIAA

MADRID 23 - 26

MAIO 2017

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

A Feira Internacional do Autocarro irá contar com mais uma edição, potenciando a sua dimensão internacional com o melhor posicionamento no circuito europeu de feiras de autocarros. A mobilidade do futuro terá, assim, lugar na FIAA 2017, com os últimos avanços tecnológicos em segurança e eficiência energética para veículos de passageiros de transporte urbano, regular, escolar e direcional. Não deixe escapar este evento que cresce em mais de 20% de expositores e também em ocupação, alcançando os 20.000 m2 de superfície nos pavilhões 7 e 9 da IFEMA. As datas programadas, em maio, distanciam e diferenciam a feira de outros eventos do sector, favorecendo a internacionalização da feira. Nesta mesma linha de iniciativas, a direção da FIAA colocou em marcha um ambicioso Programa de Media Partner's, que garantirá a presença na feira de importantes meios internacionais especializados. Além disso, organizar-se-á várias atividades que dinamizarão o certame, onde se destaca: - Exposição de Veículos de Época, urbanos e interurbanos. - FÓRUM FIAA, onde se abordará a atualidade sectorial com enfoque nos temas de avanço tecnológico; as novas normativas; o autocarro do futuro e o transporte sustentável. 0 Strada

Dezembro 2016


Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

EVENTS

i6s

Dezembro 2016

NA CURIA


Dezembro 2016


EVENTS Irizar

FICHA TÉCNICA Platinum Winner of the European Seal of e-Excellence 2011 Innovation and marketing in digital communication

Dezembro 2016

Director: Giancarlo Terrassan e giancarlo.terrassan@jornalstrada.com - Directora adjunta: Ana Bela Nogueira e ana.bela.no - Giancarlo Terrassan, Carlos Jorge Mateus, Patrick Dreux, Nuno Almeida - Design e Layout: Ameise Editora, Lda. - Paginação comercial@jornalstrada.com - Propriedade e edição: Ameise Editora, Lda. - Rua da Cabreira, 83 R/C Dto - S. Bernardo - 3810-0 nalstrada.com - URL: www.jornalstrada.com - Cons. Reg. Com. de Aveiro N° 5940/040317 - NIF: 506 821 315 - Cap. Social - ISSN: 1647–7022. - Toda a reprodução, seja por fotocópia ou por qualquer outro processo, sem prévia autorização do edito mesmos; a Ameise Editora, Lda. declina qualquer responsabilidade em caso de acção judicial.


O Hotel Palace da Curia foi palco, recentemente, da apresentação a clientes portugueses do novo Irizar i6S. Estiveram exposto dois modelos Irizar i6S, um de dois eixos e um de 3 eixos. O novo Irizar i6S continua a seguir a filosofia da Irizar, oferecendo a máxima disponibilidade para personalização. O Irizar i6S tem novos interiores e pode ser equipado com 3 tipos de WC, tem à disposição novos bancos com sistema de ajuste lateral opcional e sistemas de entretenimento. O cliente tem à disposição diferentes comprimentos: 3 versões de 2 eixos com 10,8 m, 12,2 m e 12,9 m, mais uma versão de 13,2 m para o autocarro integral; 3 versões de 3 eixos com13,22 m, 14 m w 15 m. Além dos comprimentos as alturas dos veículos, podem ser escolhidas entre duas versões, 3,5 m e 3,7 m. Ambas as versões apresentadas, eram equipadas com motorizações Paccar Euro VI, o de 2 eixos com um Paccar MX11 320 de 435 cv e o de 3 eixos com um Paccar MX13 375 de 510 cv. 0 Giancarlo Terrassan

ogueira@jornalstrada.com - Redação: e editor@jornalstrada.com - Colaboradores: Marlene Mesquita da Silva, Tavares Ribeiro, João Cerqueira, Nuno Almeida - Reportagem fotográfica: e editor@jornalstrada.com o: e editor@jornalstrada.com - Ameise Editora, Lda. - Directora Comercial: Marisa Nogueira de Sousa - Marketing e Publicidade: t +351 234 197 770 - f +351 234 197 770 m +351 968 708 537 - e 071 Aveiro - Portugal - Contactos: t +351 234 197 770 - f +351 234 197 770 m +351 916 834 742 - m +351 913 466 142 - m +351 968 708 537 - e ameise.editora@netvisao.pt - e giancarlo.terrassan@jorl: E 50.000,00 - Fundado: Dezembro de 2003 - Periodicidade: Mensal - Divulgação: Distribuição gratuita Depósito Legal: 203764/03 - Registo N° 124492 ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social or, é ilícita e passível de processo judicial. - Todos os textos enviados pelos leitores e publicados no Strada ou em qualquer outro produto de propriedade da Ameise Editora, Lda., são de inteira responsabilidade dos

Dezembro 2016


NEWS Maganetti Spedizioni - IVECO

Presidida por Pierre Lahutte, Presidente da IVECO, Matteo Lorenzo De Campo, CEO do Grupo Maganetti, e Stefano Agostini, CEO do Grupo Levissima-Sanpellegrino, a cerimónia de inauguração integrou a apresentação do projecto "LNG Valtellina Logistica Sostenibile", do Grupo Maganetti (empresa líder de logística que opera na província de Sondrio), desenvolvido em colaboração com o Grupo Levissima-Sanpellegrino e apoiado com modelos IVECO com motores a gás natural. A iniciativa foi concebida para promover um serviço de transporte rodoviário ambientalmente sustentável, baseado em soluções a LNG como alternativa ao diesel e à gasolina, recorrendo a veículos IVECO a LNG. Esta decisão foi motivada pela oportunidade de gerarem importantes benefícios ambientais e poupanças financeiras, permitidas pelo custo reduzido do LNG, combustível que possui a mesma eficiência energética dos tradicionais, permitindo compensar, assim, os custos de investimento necessários para adoptar a nova tecnologia LNG da IVECO. Os veículos pesados IVECO Stralis NP LNG da frota da Maganetti envolvidos no projecto demonstram, com a sua personalização, o forte empenho da empresa para com a região: cada camião foi baptizado com o nome de um local de sig-

Dezembro 2016

LNG& C

CONQUISTAM


NG

nificado natural, cultural ou de importância económica na região de Valtellina, procedendo-se à personalização das portas traseiras dos seus trailers com uma fotografia dessa área. O projecto irá beneficiar da nova estação de CNG/LNG construída pela Ham Italia, empresa ítalo-espanhola especializada na concepção, construção e manutenção de instalações e no transporte e comercialização de LNG. Os veículos Stralis NP e a nova estação de LNG vão desempenhar o seu papel no projecto "LNG Valtellina Logistica Sostenibile" através da difusão do uso de soluções logísticas financeiramente viáveis, amigas do ambiente e que apoiem o desenvolvimento sustentável da economia da região. Durante a cerimónia procedeu-se à entrega formal de um Minibus Daily Pop Iveco Bus a CNG ao Município de Gera Lario pela Renzo & Nuccia Maganetti Foundation, como símbolo do compromisso das duas empresas para uma indústria de logística e transportes. O minibus a CNG (do modelo 50C14) conta com uma configuração de 28+1+1 lugares e irá transportar, de um modo amigo do ambiente, os alunos desde Gera Lario, podendo reabastecer na sua própria estação de LNG/CNG. 3

M MERCADO

Dezembro 2016


Maganetti Spedizioni - IVECO

NEWS

3 No seu discurso, Matteo Lorenzo De Campo destacou a importância da inauguração desta nova de estação de self-service LNG, a primeira de seu género na região da Lombardia, com a particularidade de estar localizada fora das principais rotas de tráfego de carga. É igualmente prova de que esta tecnologia pode florescer numa área como Valtellina, sinónimo de natureza e de paisagens de montanha, estando presentemente cada vez mais disponível onde quer que as indústrias locais se mostrem motivadas na preservação do ambiente em que operam. No final do seu discurso, De Campo anunciou que fruto de vários incentivos do governo permitiu-se a aquisição de 13 unidades adicionais do Stralis NP a LNG, pelo que o Grupo Maganetti contará, a partir de agora, com 36 veículos a LNG, representando 20% de toda a sua frota. Pierre Lahutte, Presidente da IVECO, expressou a sua profunda satisfação para com o projecto e a visão empreendedora do Grupo Maganetti, eco dos mesmos objectivos da IVECO, o primeiro fabricante do mundo no sector de transporte comercial a entender o potencial do Gás Natural. Há muito que a IVECO é precursora da promoção deste combustível alternativo para camiões, furgões e autocarros. 3

Dezembro 2016


Dezembro 2016


Dezembro 2016

Maganetti Spedizioni - IVECO

Maganetti Spedizioni - IVECO

NEWS


3 O contínuo foco e pesquisa de novas tecnologias da IVECO permitiu que a marca se tornasse líder europeu no domínio dos combustíveis alternativos, desenvolvendo soluções de vanguarda que contribuem para uma redução do impacto ambiental do sector dos transportes, tornando a IVECO no parceiro ideal para o transporte sustentável, conforme expresso na assinatura da marca: “IVECO. O seu parceiro para o transporte sustentável”. Pelo 6º ano consecutivo, a CNH Industrial foi nomeada empresa líder industrial nos Índices Dow Jones de Sustentabilidade para a Europa e o Mundo, confirmando o papel essencial que a sustentabilidade desempenha na empresa, sublinhando o foco do Grupo sobre esta temática em todos os domínios do seu negócio. Acrescente-se que o Índice de Sustentabilidade Dow Jones atribuiu ao Grupo Nestlé, detentor da marca Sanpellegrino, a rótulo de empresa mais sustentável da indústria alimentar para 2016 a nível mundial. 0 Strada/IVC

3

Dezembro 2016


NEWS MAN Truck & Bus

100 SK

COM DESTINO RO

Dezembro 2016


YLINER

MA

A empresa de transportes Cotral Spa, sedeada em Roma e a MAN Truck & Bus Itália assinaram um acordo para a entrega de 100 autocarros de turismo NEOPLAN Skyliner ao longo dos próximos 4 anos. Os autocarros de dois pisos de classe II – aprovados para utilização em percursos intercidades – irão fortalecer a frota de transportes públicos em Roma, onde está sedeada a Cotral, Spa. O director geral da Cotral, Arrigo Giana, assinou o acordo para a aquisição de 100 autocarros de turismo NEOPLAN Skyliner em meados de Outubro na MAN Truck & Bus Itália. A entrega das primeiras unidades está agendada para o final deste ano. O contrato, que é o maior já assinado para este tipo de autocarros em Itália, confirma a entrega da versão de longocurso deste autocarro de dois pisos, com 90 lugares sentados, que inclui cabine de motorista protegida e CCTV. 3

Dezembro 2016


Dezembro 2016

MAN Truck & Bus

174950

NEWS


3 O excelente desempenho e baixas emissões são garantidas graças à cadeia cinemática, que consiste num motor de 6 cilindros MAN D26 com 500 CV (368 kW), em conjunto com uma caixa de velocidades automática de 12 mudanças MAN TipMatic. «Estamos muito satisfeitos com o resultado da negociação», afirmou o Director Geral da Cotral, Arrigo Giana, aquando da assinatura do contrato. «Acreditamos que esta parceria com a MAN será uma mais-valia para o nosso negócio e vai ajudar-nos a melhorar a qualidade do nosso serviço e assim criar mais benefícios para os nossos clientes Os passageiros valorizam o nível elevado de conforto que estes veículos garantem, semelhante ao encontrado no sector do turismo», garantiu Franco Pedrotti, Director de Vendas e de Produtos de Autocarros da MAN Truck & Bus Itália. O pacote de serviços representa ainda uma parte importante do contrato. Foi acordado um contrato de manutenção para todos os veículos, ao longo dos próximos 10 anos, pelo que a Cotral, Spa poderá tirar partido da rede de serviços em Roma e arredores, assegurando assim que a frota está sempre totalmente disponível. 0 Strada/MTB

Dezembro 2016


Dezembro 2016

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

NEWS


Dezembro 2016


Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

NEWS

| Giancarlo Terrassan

IVECO

giancarlo.terrassan@jornalstrada.com

Durante o mês de novembro, a IVECO voltou a ser parceira europeia dos All Blacks, colocando à disposição da selecção neozelandesa de rugby, 6 veículos IVECO – 2 Magelys e 4 Daily Minibus Hi-Matic – utilizados para as deslocações dos All Blacks e respectiva equipa de dirigentes, durante a digressão europeia de outono para jogos de preparação, estando no Stadio Olimpico de Roma o dia 12, no Aviva Stadium de Dublin o dia 19 e no Stade de France de Paris no dia 26. 3

IVECO & A

Dezembro 2016


ALL BLACKS

Dezembro 2016


Dezembro 2016

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

NEWS


3 A decoração e personalização de todos os veículos envolvidos nesta parceria, foi projectada e realizada pelo Team Design da CNH Industrial, o qual assimilou e respeitou as cores e grafias da equipa da selecção neozelandesa, de forma a assinalar a excelente parceria entre a IVECO e a selecção tri-campeã do mundo de rugby.

Nesta parceria, a IVECO e All Blacks se associaram, leiloando através da plataforma CharityStars, a mais importante para a angariação de fundos que se destinam a campanhas de solidariedade, 2 veículos únicos e originais, assinados por toda a equipa, um New Stralis XP All Blacks “Emotional Truck” e um Magelys utilizado durante esta digressão. Deste leilão, foram recolhidos 230.000 Euros que foram doados à UNICEF. 3

Dezembro 2016


NEWS JP Glatigny

3 O novo Stralis XP All Blacks “Emotional Truck” foi adjudicado a Patrick Galtier, CEO da Transports GALTIER, empresa francesa especializada em lo-

Dezembro 2016

gística e transporte de mercadoria a temperatura controlada. O Magelys All Blacks, por sua vez, foi adjudicado à Cialone Tour S.p.A., uma empresa ita-

liana fundada em 1895, com mais de 100 anos de experiência no sector do transporte de passageiros. Pierre Lahutte, presidente da


IVECO, referiu «A IVECO e os All Blacks estão de novo juntos para mais uma digressão europeia e, desta vez, também numa causa de solidariedade

em prol do trabalho desenvolvido pela UNICEF. É com imenso orgulho que vemos os nossos próprios campeões, o novo Stralis, Campeão de TCO2, e o

Magelys, “Coach of the Year 2016”, pintados com as cores da IVECO e dos All Blacks, como forma de apoio a uma causa tão generosa.» 0

Dezembro 2016


GSC

NEWS

CAETA

Dezembro 2016


ANO DD

Dezembro 2016


NEWS GSC

A CaetanoBus entregou 6 autocarros de 2 pisos à National Express. Boa Vista é o nome escolhido pela principal operadora de transportes do Reino Unido para este novo veículo de luxo desenvolvido pela empresa do Grupo Salvador Caetano e que foi recentemente apresentado numa cerimónia no Aeroporto de Luton (Inglaterra). Configurado para o serviço de turismo e transporte interurbano, o Boa Vista é o novo autocarro de 2 pisos da National Express, cujo nome foi escolhido pela operadora em bom português para evidenciar a excelente visibilidade e conforto que este modelo oferece aos passageiros. Com base no modelo INVICTUS, desenvolvido pela CaetanoBus para a Translink, que opera na Irlanda do Norte e para a qual a Empresa tinha já entregue 12 unidades no início de 2016, este novo autocarro foi concebido de acordo com as necessidades específicas de transporte da operadora britânica. Com uma lotação de 79 lugares, 16 lugares no piso inferior

Dezembro 2016


e 63 no piso superior, o Boa Vista possui um comprimento de 14,300 m e uma altura de 4,132 m. A carroçaria está montada sob chassis Scania K410 de 3 eixos com um motor de 410 CV de potência. Para além disso, o veículo possui 2 portas laterais, WC, tomadas USB em cada lugar e um sistema de carregamento para maior facilidade de transporte de malas pelo interior, em que a bagagem desliza através de rolos até ao interior da bagageira. A acessibilidade para o motorista e utilizadores de cadeiras de rodas através da inclusão de uma rampa inserida no veículo são também fatores diferenciadores do Boa Vista, que irá operar na rota Londres – Victoria Luton e no corredor entre o sul do País de Gales e Londres. No ano que comemora 70 anos de atividade em Portugal e no Mundo, a CaetanoBus reforça o seu know-how técnico, voltando assim a surpreender o mercado de carroçarias de 2 pisos, na qual a empresa acumula uma vasta experiência. 0 Strada/GSC

Dezembro 2016


NEWS Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

SISTEMA “TIC Com o apoio da CARRIS, a Outmind, uma empresa portuguesa, com origem na área de I&D Universitária, desenvolveu um projeto piloto de dissuasão da fraude através de um equipamento eletrónico, denominado TicketCheck. A Carris tem vindo a desenvolver esforços para reduzir a fraude, a bordo dos seus veículos. Neste sentido, aceitou o desafio proposto pela Outmind, uma empresa portuguesa, para testar um equipamento eletrónico inovador que procura agir como um sistema preventivo através de alerta sonoro e visual ao passageiro, quando não valida corretamente o título de transporte. A solução está a funcionar a título experimental, em 4 autocarros da carreira 711, entre o passado dia 15 de Novembro

Dezembro 2016


CKETCHECK” e o final do ano, período que servirá para avaliar o sucesso deste equipamento. A escolha da carreira 711 esteve relacionada com o tipo de percurso que a mesma realiza, o tipo de clientes que recebe e ainda com a quantidade de veículos com que opera diariamente, fatores que em conjunto a elegeram como a mais adequada para este projeto piloto. Durante os primeiros dias deste piloto, as carreiras irão funcionar com agentes de sensibilização, no sentido de apresentar e esclarecer os clientes sobre o funcionamento do equipamento. Face aos resultados que o sistema venha a demonstrar, se assim se justificar, será equacionada a possibilidade do seu alargamento a outros segmentos da nossa frota. 0 Strada/C

Dezembro 2016


Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

facebook.com/stradajornal t / f (+ 351) 234 197 770 m (+ 351) 913 466 142 e geral@jornalstrada.com

Profile for Ameise Editora

Strada Bus #030  

Strada Bus #030

Strada Bus #030  

Strada Bus #030

Profile for ameise
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded