Strada Truck #188

Scroll for more

Page 1

KRONE NEW GENERATION

STRADA 188

Krone

Nº 188 - Ano 18 - Setembro 2020 • Distribuição gratuita • Periodicidade mensal • ISSN 1647–7022 www.jornalstrada.com

TRUCK


321416


288092


EVENTS

3

STRADA 188

Krone

NEW

GENER

4

Setembro 2020


Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

| Ana Bela Nogueira ana.bela.nogueira@jornalstrada.com

Com o cancelamento da IAA — o maior salão de exposição de veículos comerciais do mundo, que tinha que ter lugar como de costume em Hannover, na Alemanha —, e outros grandes eventos, não foi possível para muitos fabricantes de veículos apresentarem ao mercado, as novidades que estavam previstas. Tendo em conta as circunstâncias actuais de pandemia em todo o mundo, o mercado e as empresas enfrentam grandes desafios, tentando reinventar soluções e formas de continuar a manter activa a sua actividade e divulgar os seus produtos.

RATION

STRADA 188

3

5

Setembro 2020


STRADA 188

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

EVENTS

3 Contudo, a Krone não quis deixar de dar a conhecer as suas inovações aos jornalistas de imprensa especializada internacional, num evento de dois dias, nas suas instalações no Krone Trailer Forum em Werlte, na Alemanha, no qual o Jornal Strada foi convidado a estar presente. A realização deste evento internacional, mostrou que a KRONE Commecial Vehicle Group é um bom exemplo de dinamismo, coragem e perseverança. Foram dois dias de apresentações e demonstrações no Krone Trailer Forum, onde todas as regras de segurança e higiene foram cumpridas, onde os participantes apenas tinham acesso depois de testados à COVID-19.

Em entrevista exclusiva ao Jornal STRADA, Frank Alberts, director geral de marketing e vendas falou-nos um pouco sobre os produtos expostos e o mercado português. Admitindo que a realização deste evento em tempo de pandemia, representou um grande desafio, acredita que as expectativas para o futuro, são bastante boas, a empresa continua a apostar na qualidade e redução de custos para os clientes, não esquecendo o caminho a percorrer para a digitalização.

6

Setembro 2020


Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

STRADA 188

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

Falando sobre o mercado português, Frank Alberts referiu que apesar de ser pequeno, continua a ser um bom e importante mercado para a Krone, realçando o óptimo desempenho e trabalho desenvolvido pelo excelente parceiro Keytrailer e todo o seu staff, frisando ainda que: «Por parte dos clientes, uma clara demostração de confiança nos produtos e na empresa.»

7 3

Setembro 2020


EVENTS

3 Shippeo ETA (Estimated Time of Arrival), a previsão de chegada ao destino em tempo real é cada vez mais uma exigência no mundo do supply chain e da logística. Em ocasião desta apresentação, a Krone anunciou em ante prima a nova colaboração a nível global com a plataforma Shippeo, leader europeu em soluções de monitorização dos transportes em tempo real. Actualmente, Shippeo é uma ferramenta indispensável para empresas produtoras, distribuidoras, transportadoras e operadores logísticos.

8

Setembro 2020

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

STRADA 188

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

KRONE Website Também foi desenvolvido um site especialmente dedicado à apresentação destes produtos, onde estão disponíveis todas as informações sobre os produtos e novidades.


Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

Finalmente, assistimos às apresentações dos vários produtos expostos, em destaque o novo Box Liner eLTU 40 Light Traction, o Cool Liner 2020, o Cool Liner THT, o Mega Liner para transporte excepcional, o Profi Liner e o novo Swap Line. 3

STRADA 188

Extensão de garantia A Krone oferece uma extensão de garantia para veículos novos que inclui pacotes individuais de garantia de quatro anos adicionais. Atendendo às necessidades das empresas de transporte que pretendem optimizar os seus recursos e custos, com o mínimo de paralisação do veículo, sem grandes preocupações, os operadores podem agora recorrer à extensão de garantia para veículos novos. A Krone oferece uma garantia de 12 meses para cada novo veículo que fornece. Se o cliente desejar estender esta garantia, pode fazê-lo no momento da compra ou até três meses após o recebimento do veículo.

9

Setembro 2020


Box Liner A revolucionar o mercado de chassis, a Krone apresentou o novo Box Liner eLTU 40 Light Traction, uma alternativa única, um chassis extensível de fácil manobrabilidade e baixo peso, direccionado para o transporte de contentores. Entre outras particularidades o novo Box Liner, oferece uma nova posição para contentores de 20 pés nivelados na parte traseira, com um aumento significativo para a carga da quinta roda, proporcionando uma melhor tracção e maior segurança.

STRADA 188

Krone

Krone

EVENTS

3

10 Setembro 2020


STRADA 188

Krone

Krone

A nova linha Box Liner eLTU 40 Light Traction é a mais leve desta classe e com uma maior capacidade de carga útil. Com o seu design leve, este veículo permite uma economia de combustível de aproximadamente 0,5 litros/100 km quando comparado com o chassis tradicional de 5 t. Para o novo Box Liner eLTU 50 Traction e eLTU 70 para contentores tanque, a Krone teve em conta a eficiência energética e baixas emissões, bem como a expansão de soluções digitais inteligentes.

11 3

Setembro 2020


STRADA 188

12 Setembro 2020

Krone

Cool Liner 2020 A Krone reformulou a série Cool Liner de reboques refrigerados e aperfeiçoou ainda alguns detalhes do veículo. A capacidade de iluminação, com luz LED, no interior da área de carga, foi consideravelmente aumentada, melhorando as condições de trabalho e a segurança nas fases de carga e descarga. Opcionalmente, a Krone fornece também um sistema de iluminação externa independente, para a parte posterior do veículo, especialmente útil em caso de utilização de plataforma elevatória. As portas traseiras serão equipadas com uma junta vedante mais eficaz e a posição dos fechos foi rebaixada para facilitar a abertura. Para facilitar a limpeza no interior do Cool Liner 2020, foram utilizados novos materiais. O equipamento multi-temperaturas é ainda mais flexível, a parede separadora ISOWALL pode ser deslocada e posicionada ao longo de todo o veículo, Krone

Krone

EVENTS

3


STRADA 188

Krone

graças à sua inovadora tecnologia a balancé, que permite um melhor e mais fácil manuseamento nas operações de fecho e abertura. A robustez e protecção do Cool Liner 2020 foi também melhorada. A partir de agora, os clientes poderão escolher e optimizar o sistema de protecção da parte posterior com variados sistemas de absorção de golpes e para aumentar protecção e diminuir os danos, o Cool Liner 2020 pode ser equipado também com um sistema de monitorização, com sistema de travagem automática integrado. O equipamento telemático Krone KSC ProPlus Cool é agora standard em todos os Cool Liner 2020 da Krone. Graças à tecnologia do Krone DWC (Dynamic Wheel Base Control), a carga do terceiro eixo é reduzida, facilitando as manobras, diminuindo o arrastamento do eixo e, consequentemente, evitando um inútil desgaste dos pneumáticos do terceiro eixo do semitrailer. 3

13 Setembro 2020


STRADA 188

Krone

EVENTS

3 Cool Liner THT O empenho da Krone com ambiente e o transporte sustentável é muito importante e vem de longe. Em 2012, a Krone apresentava na IAA em Hannover o AERO Liner, uma solução aerodinâmica desenvolvida em cooperação com a MAN, a qual permitia uma redução até 25% no consumo de combustível e, consequentemente, uma substancial redução nas emissões de CO2 e de outros elementos poluentes. Sempre em 2012, com o programa REnergy, a Krone tornou-se pioneira na utilização de sistemas de recuperação de energia eléctrica em transportes com temperatura controlada, o que lhe proporcionou, em 2013, o devido reconhecimento com o prémio “European Transport Prize for Sustainability“. Nesta ocasião tinha equipado um Krone Cool Liner com dois eixos para a recuperação de energia eléctrica nas travagens, para alimentar o sistema de refrigeração. O programa REnergy marcou o futuro desta nova filosofia de alimentação. Em 2018, a Krone iniciou uma colaboração com os especialistas holandeses em sistemas eléctricos da THT New Cool.

14 Setembro 2020


Krone

STRADA 188

Krone

Actualmente, os Krone Cool Liner são operacionais de forma completamente eléctrica. Estes novos Cool Liner THT são equipados com um único eixo gerador (o central), um pack de baterias de terceira geração de apenas 320 Kg, um sistema de refrigeração completamente eléctrico, gerido por um sistema electrónico inteligente. O Krone Cool Liner THT tem o mesmo peso que um Krone Cool Liner convencional unidade de refrigeração a diesel. 3

15 Setembro 2020


STRADA 188

Krone

EVENTS

3 Celsineo Celsineo é uma novidade a nível mundial no universo das unidades de refrigeração, resultado de uma cooperação entre a Krone e a Liebherr, apresentada pela primeira vez em Março de 2019 por Bernard Krone e Philipp Liebherr. Após ter terminado e ultrapassado os testes efectuados durante o último ano e meio, o Celsino está finalmente pronto para entrar no mercado. A sua comercialização iniciará em Janeiro do próximo ano. O que torna o Celsineo único é o seu conceito de construção modular, com 3 módulos de refrigeração totalmente independentes, característica que permite garantir disponibilidade, flexibilidade e eficiência. Mesmo com um dos módulos de refrigeração avariado, o Celsineo continua a disponibilizar uma suficiente capacidade de refrigeração, garantida pelos outros dois. A substituição de um módulo é muito fácil de efectuar, em qualquer um dos pontos de assistência da marca, em toda Europa, sem necessitar de ser efectuada por um especialista em tecnologia de refrigeração.

16 Setembro 2020


STRADA 188

Krone

O funcionamento com ligação eléctrica externa de 400 Volts é ainda mais eficiente que com o próprio gerador diesel, tornando-o o melhor equipamento do mercado entre os seus concorrentes. Os intervalos de manutenção foram aumentados de 2.000 para 3.000 horas de funcionamento. Um avançado software garante um rigoroso controlo e funcionamento do sistema de refrigeração. 3

17 Setembro 2020


243689


AMARRAÇÃO E FIXAÇÃO DEnormativa CARGAS europeia inscrições abertas

☛ 321471

t

FORMAÇÃO CONTÍNUA 234 197 770 5, 8, 16 horas 913 466 142


STRADA 188

Krone

20 Setembro 2020

Krone

Profi Liner A Krone redesenhou completamente o seu trailer Profi Liner tornando-o mais resistente, flexível e versátil, tendo dado especial atenção à parede frontal, superestrutura, piso, amarração e segurança da carga e traseira. Nos novos Profi Liner, a Krone optou para utilizar um novo conceito de chassis (em formato escada) com as longarinas que vão de ponta a ponta do veículo e com as travessas soldadas, pretendendo, assim, aumentar a estabilidade e a robustez. Para simplificar e modularizar a forma como é construído o plano de carga, a Krone optou para a utilização de placas mais pequenas em madeira estratificada. Esta técnica permite uma melhor distribuição das forças além de diminuir os custos em caso de reparação. Estas placas são coladas com adesivos sempre elásticos de elevado rendimento. O plano de carga do novo Profi Liner respeita a norma EN 283, podendo suportar o acesso de empilhadores com peso por eixo de 8 t (o standard é 7 t) Para o motorista, todas as operações de abertura e fecho das cortinas, deslocação dos postes, abertura e fecho do tecto, extensão da largura da traseira e levantamento do tecto, são fáceis de efectuar e isentas de esforço físico.

Krone

EVENTS

3


STRADA 188

A Krone tornou exemplar o nível de conforto na execução destas tarefas. O sistema de elevação hidráulica de toda a estrutura do tecto é muito fácil de operar. A abertura e fecho do tecto, agora com um novo tipo de cobertura, é extremamente fácil de efectuar graças ao excelente sistema Edscha Hybrid (da firma Edscha, actualmente, o melhor produtor no mercado), que a Krone escolheu e implementou para esta função. Igualmente fácil e leve, é também a abertura das cortinas, que utilizam um novo sistema de rolos, que aumentam a capacidade de deslizamento, de forma fluida e sem bloqueios. Especialmente interessante é o equipamento de conforto, com a “lona de conforto”, equipada com um sistema de reforço embutido na mesma, tornando desnecessária a utilização de postes e de réguas. A abertura completa de uma cortina é executável em menos de 30 segundos. O equipamento conforto, além de ser rápido na utilização é também mais leve, aumentando a capacidade de carga útil de cerca de 100 kg. Para garantir a máxima segurança durante o transporte, o sistema Multi Lock da Krone, com pontos de ancoragem a cada 100 mm, permite uma correcta, segura e efectiva amarração da carga. 3

21 Setembro 2020


Etscha

EVENTS 3

STRADA 188

22 Setembro 2020

Krone

Etscha

Krone

Mega Liner A linha Mega Liner é a solução perfeita para todos os transportes de grande volume. Também no Mega Liner, a Krone optou para utilizar o novo conceito de chassis implementado no Profi Liner. Nos Mega Liner, a Krone optou também para utilizar um novo conceito de chassis usado no Profi Liner. Com uma tara de apenas 6.400 kg é o mais leve entre os seus concorrentes. O mesmo que acontece no Profi Liner, para o motorista, todas as operações de abertura e fecho das cortinas, deslocação dos postes, abertura e fecho do tecto, extensão da largura da traseira e levanta-


STRADA 188

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

mento do tecto, são fáceis de efectuar e isentas de esforço físico. A traseira do Krone Mega Liner, oferece agora uma extensão na abertura de 1.000 mm (500 mm em cada lado), chegando a ter uma largura máxima de aproximadamente 3.480 mm. Isto torna possível carregar e descarregar de forma rápida e fácil o Mega Liner, com cargas superdimensionadas. Esta operação é efectuada com a utilização de um sistema hidráulico, cuja bomba é situada no lado direito, por de trás do terceiro eixo. O Krone Mega Liner utiliza a mesma tecnologia utilizada no Krone Profi Liner, relativamente ao sistema de elevação hidráulica de toda a estrutura do tecto, o mesmo sistema Edscha Hybrid para abertura e fecho do tecto, o mesmo sistema de abertura das cortinas com os novos rolos, o mesmo sistema Multi Lock da Krone e finalmente, pode também ser apetrechado com o “equipamento de conforto”. 3

23 Setembro 2020


STRADA 188

Krone

EVENTS

3 Swap Liner Com o lançamento do novo Swap Liner, a Krone traça o caminho para a utilização de semitrailer extensos, lançando no mercado uma alternativa inteligente para transportar 2 Swap Bodies de 7.450 mm cada e manter o peso máximo nos limites das 40 t. Comparativamente a uma combinação tradicional, camião com reboque, a utilização deste novo Swap Liner permite uma poupança de 1,5 litros de combustível cada 100km. Este chassis, com um pescoço de 85 mm, permite utilizar pneumáticos 315/80 R 22.5 no eixo de tracção, permitindo, em simultâneo, respeitar a altura máxima de 4.000 mm com a utilização de Swap Bodies com altura de 2.750 mm. 3

24 Setembro 2020


25

STRADA 188

Setembro 2020

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada


Krone

EVENTS

3 Smart Tyre Monitoring Para diminuir o risco de ficar parado na estrada com um pneumático danificado, a telemática da Krone entra em função, utilizando a nova ferramenta TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), um sistema de monitorização do estado da pressão e da temperatura dos pneumáticos do semitrailer. Dois sensores, colocados nas jantes perto da válvula, transmitem os dados recolhidos a uma unidade electrónica de controlo, que, por sua vez os envia ao portal de gestão e ao motorista através o display no interior da cabina. Desta forma é possível monitorar qualquer anomalia relativa, podendo actuar atempadamente e preventivamente.

STRADA 188

Eixos Krone Relativamente à utilização de eixos nos veículos da Krone, no biénio 2019/2020, 46% dos clientes escolheram o eixo da Krone, 42% escolheram BPW e 12% SAF Holland. 0

26 Setembro 2020


27

STRADA 188

Setembro 2020

Krone

Krone


4 EIXO

STRADA 188

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

Krone

NEWS

PROFI

| Ana Bela Nogueira ana.bela.nogueira@jornalstrada.com

28 Setembro 2020

O primeiro semi-reboque Profi Liner da Krone com 4 eixos já está a circular nas estradas da Dinamarca e já recebeu a aprovação das autoridades dinamarquesas. A Krone tem agora um novo veículo que foi especialmente

adaptado às necessidades das empresas de transporte dinamarquesas. Isto porque, na Dinamarca, um camião com sete eixos pode ter um peso total de 56 toneladas. O Profi Liner com 4 eixos pode ter um peso total de 30 toneladas, sendo que ca-


LINER

S

Account da Krone na Escandinávia, nos últimos anos, tem recebido cada vez mais pedidos para veículos com 4 eixos e o Profi Liner é o produto certo. 0

STRADA 188

da eixo sustenta 7,5 toneladas. Com a possibilidade de uma maior carga útil, para o Profi Liner com 4 eixos oferece, existe atualmente uma grande procura deste produto por parte dos clientes na Dinamarca. Segundo Uffe Steffensen, Key

29 Setembro 2020


NEWS

bilidade do trailer, que pode ser usado como um verdadeiro talento versátil para uma ampla gama de aplicações. «Com isto, o veículo cumpre exatamente com as nossas necessidades, pois queremos sempre sa-

tisfazer os nossos clientes. Isto significa que fazemos o nosso melhor para processar e executar os pedidos da melhor forma possível e para vencer todos os desafios em termos de pressão de prazo e espaço de frete. É por isso que

Krone

Os irmãos Xavier e Patrick Berthod, da agência de fretes suíça Berthod Transport SA, adicionaram um Krone Profi Liner à sua frota. Os irmãos ficaram particularmente convencidos com a flexi-

STRADA 188

ESCOLHE

PROFI

30 Setembro 2020


decidimos comprar um Profi Liner com equipamento de tejadilho elevatório. Este reboque permitenos realizar um grande número das nossas tarefas de transporte de forma excelente», afirmam Xavier e Patrick Berthod.

Em nome da equipa da Krone, Leonard Zesiger, representante da Krone na Suíça, agradeceu à Berthod Transprt SA pela renovação do pedido. No total, a empresa da família Berthod, que encomendou o 1º veículo

Krone em 2016, usa agora 9 Krone Curtainsiders. 0 Strada/K

Setembro 2020

STRADA 188

LINER 31


AMARRAÇÃO E FIXAÇÃO DEnormativa CARGAS europeia inscrições abertas

☛ 321471

t

FORMAÇÃO CONTÍNUA 234 197 770 5, 8, 16 horas 913 466 142


321418


NEWS RETA

STRADA 188

NOVO SEM Para aumentar os meios disponíveis na sua frota de forma a melhorar a capacidade de resposta aos desafios que a pandemia obriga, a ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) adquiriu à RETA um semitrailer novo da marca Lecitrailer. A ANEPC foi fundada a 2 de Abril de 2019 e sucede à Autoridade Nacional de Proteção Civil, criada em 2007, que por sua vez veio substituir o Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil, o qual resultou da fusão do Serviço Nacional de Proteção Civil, Serviço Nacional de Bombeiros e Comissão Nacional de Especializada em Fogos Florestais. Esta Autoridade Nacional tem como missão planear, coordenar e executar as políticas de emergência e de proteção civil, designadamente na prevenção e resposta a acidentes graves e catástrofes, de proteção e socorro a populações, coordenação dos agentes de proteção civil, nos termos legalmente previstos, e assegurar o planeamento e coordenação das necessidades nacionais na área do planeamento civil de emergência, com vista a fazer face a situações de crise ou guerra. 0 Strada/R

34 Setembro 2020


STRADA 188

MITRAILER

35 Setembroi 2020


NEWS STRADA 188

GLS

MEDALHA E A Luís Simões, operador logístico de referência na Península Ibérica, recebeu a Medalha de Ouro da EcoVadis, plataforma de classificação do desempenho de sustentabilidade na cadeia de fornecimento global, pela sua gestão da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na área dos transportes durante o ano de 2019. Este é o 2º ano consecutivo em que o grupo obtém esta classificação, tendo estabelecido o objetivo de continuar a avançar nesta direcção, consolidando-se como uma empresa responsável.

36 Setembro 2020

O reconhecimento é fruto do esforço conjunto das diferentes áreas do operador para construir um modelo de distribuição que contribua para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas. Para a avaliação, a plataforma EcoVadis analisou as políticas da Luís Simões no que toca a Sustentabilidade, Ética, Práticas Laborais e Direitos Humanos e Compras Sustentáveis. No conjunto, o operador alcançou uma pontuação de 69/100, e uma

classificação superior à média do setor em cada um dos aspetos analisados. «Acreditamos num modelo de Transporte e Logística que seja sustentável e respeite o meio ambiente e as pessoas. Na Luís Simões temos um compromisso de melhoria contínua para nos posicionarmos como um operador logístico responsável, apoiandonos para isso em 3 pilares fundamentais: o progresso social, económico e ambiental», explica Cláudia Simões, Coordenadora da área de Desenvolvimento Sustentável da Luís Simões.


É precisamente neste último aspeto que a operadora está a conseguir grandes progressos. Durante o último ano, a empresa conseguiu reduzir as suas emissões de CO2 em 1.313 t, graças ao esforço coordenado das áreas de Transporte e Logística. No que diz respeito ao Transporte, o Grupo aposta na utilização de camiões frigoríficos com menores níveis de emissões de gases de efeito de estufa e na incorporação de sistemas ecoDriving, que permitem reduzir o consumo de gasóleo. A Luís Simões destaca ainda o

investimento na renovação da frota com sistemas de segurança que promovem uma condução mais eficiente, melhorando a segurança rodoviária e a eficiência energética. Para além disso, a Luís Simões foi também pioneira na introdução de gigaliners na Península Ibérica, e conta atualmente com 10 unidades em circulação. Estes veículos aumentam a capacidade de carga útil por viagem em 33%, encurtando a distância percorrida e conseguindo, assim, maior eficiência e um menor consumo de combustível.

Estas e outras ações permitiram que obtivesse uma vez mais a Medalha de Ouro da EcoVadis. A plataforma utiliza um sistema de avaliação baseado em exigentes padrões internacionais de RSC, como a Global Reporting Initiative, o Pacto Mundial das Nações Unidas ou o padrão ISO 26000. Atualmente, reporta os resultados de mais de 45.000 empresas em 150 países, com a missão de reduzir riscos, promover a inovação e aumentar a transparência e a confiança nas alianças empresariais. 0 Strada/GLS

STRADA 188

A DE OURO ECOVADIS

37 Setembro 2020


NEWS

A Spedition Kübler adquiriu o primeiro SCHEUERLE EuroCompact FL02. O EuroCompact FL02 é um semitrailer low-bed para transportes especiais. Com este equipamento, a Spedition Kübler poderá oferecer serviços para transportes até 30 t, especialmente para a deslocação de máquinas para construção. O novo SCHEUERLE EuroCom-

pact FL02 é um low-bed de 2 eixos extremamente eficiente. Tem a capacidade de transportar até 37.000 kg e isto é excepcional no seu segmento. O novo EuroCompact FL02 é 20% mais leve, comparativamente aos seus directos concorrentes. Com apenas 200 mm de espessura, a superfície do plano de carga é a somente 300 mm do chão.

A nova série EuroCompact FL da SCHEUERLE é extremamente versátil e oferece uma elevada manobrabilidade e uma fácil operabilidade. Mesmo com o braço telescópico completamente extenso o conjunto pode ser operado por um único motorista. O bogie com eixos a pêndulo, proporciona uma excelente brecagem e pode ser elevado de 650 mm, o que

STRADA 188

SCHEUERLE

EUROCOMP

38 Setembro 2020

PARA SPED


consente ao conjunto poder ultrapassar facilmente muitos obstáculos e dificuldades. O sistema de acoplagem do pescoço de ganso em combinação com o controlo remoto, proporcionam ao manobrador uma operação de separação e/ou conexão segura, precisa e fácil, mesmo em terrenos desnivelados. Factores que convenceram a

Köbler em adquirir este semitrailer EuroCompact FL02. A nova série de semitrailer low-bed EuroCompact FL da SCHEUERLE, é composta pelas vesões FL02 e FL03, correspondentes à versão com bogie de 2 e de 3 eixos a pêndulo. Dependendo da capacidade de carga sobre a quinta roda a velocidades de 80 km/h, o FL02 e o FL03 têm uma capa-

cidade técnica de carga até 37 t ou 48 t respectivamente. O EuroCompact FL02 e o EuroCompact FL03 oferecem, respectivamente, uma superfície de carga com o comprimento de 6.620 mm e 7.610 mm, com o braço telescópico recolhido e de 12.270 mm e 12.610 mm com o braço telescópico completamente extenso. 0 Giancarlo Terrassan

STRADA 188

PACT FL02

DITION KÜBLER 39 Setembro 2020


AMARRAÇÃO E FIXAÇÃO DEnormativa CARGAS europeia inscrições abertas

☛ 321471

t

FORMAÇÃO CONTÍNUA 234 197 770 5, 8, 16 horas 913 466 142


321413


NEWS STRADA 188

IVECO

GREEN GAS MOBILITY S

42 Setembro 2020

GA


| Giancarlo Terrassan giancarlo.terrassan@jornalstrada.com

IVECO participou no “Green Gas Mobility Summit”, a 8ª edição do congresso GASNAM (que teve lugar em Madrid nos dias 22, 23 e 24 de Setembro) o evento anual e ponto de encontro dos profissionais do sector e jornalistas para discutir sobre a situação do gás natural e renováveis em Espanha e em Europa. GASNAM é a associação que promove o gás natural e renováveis — biometano e hidrogénio. Thomas Hilse, brand presidente de IVECO, que participou a este evento, foi um dos principais palestrantes. Na sua intervenção com o título “Suporte para o cliente e escolha do caminho em direcção às emissões zero no mercado dos veículos pesados”, Hilse explicou que «O objectivo final do transporte a emissões zero, será atingido utilizando múltiplas tecnologias, em base às diferentes missões e aplicações do cliente. Não existe uma única solução global, que funciona e se adapta a todos.»

3

STRADA 188

SNAM

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

SUMMIT

43 Setembro 2020


STRADA 188

44

Setembro 2020

IVECO

NEWS


3

STRADA 188

Hilse salientou ainda que «A estra escolhida por IVECO em direcção à neutralidade em termo de emissões de carbono, inicia com o gás natural, passando pelo LNG e o Bio-LNG, a ponte em direcção ao hidrogénio… uma gama completa de soluções para uma mobilidade green.» Com mais de 35.000 unidades vendidas em todo o mundo, IVECO é indiscutivelmente o leader do mercado, no que concerne a tecnologia dos veículos comerciais alimentados a gás natural (gás metano) a nível global. IVECO é actualmente o único construtor a oferecer uma gama completa de veículos que utilizam esta tecnologia, com 3 séries de propulsores que vão desde os 136 CV até os 460 CV e veículos desde as 3,5 t até as 40 t, para o transporte de passageiros e de mercadoria. Nesta vasta oferta, o representante maior é o IVECO S-WAY NP 460, um camião de 460 CV com depósitos de LNG que garantem uma autonomia até 1.600 km. 0

45 Setembro 2020


NEWS STRADA 188

IVECO

ROLAN

1ยบ POSTO

46 CNG Setembro 2020

E LNG NA


Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

| Giancarlo Terrassan giancarlo.terrassan@jornalstrada.com

Com o seu típico aspecto futurístico que respeita a nova geração de estações de abastecimento, a Rolande B.V. abriu os seu primeiro posto de abastecimento CNG e LNG na Alemanha, mesmo em frente às instalações da IVECO Magirus AG em ULM Actualmente, a firma Rolande detém uma das maiores redes de postos de abastecimento CNG e LNG em território holandês. Este posto vem substituir o anterior posto móvel de abastecimento de LNG, que a IVECO utilizou para abastecer os inúmeros veículos de teste, com vários milhões de quilómetros percorridos, que serviram para afinar e melhorar as performances dos seus produtos. 3

STRADA 188

DE

47 A ALEMANHA Setembro 2020


STRADA 188

48

Setembro 2020

IVECO

NEWS


3

STRADA 188

Este novo posto de abastecimento rápido do tipo self-service, permite um considerável fluxo de veículos, é está aberto 24/7. Está equipado com 2 colunas para LNG e 2 colunas para CNG. Tem capacidade para abastecer até 150 veículos diários. As entradas e as saídas também foram tomados em consideração, oferecendo um excelente dimensionamento para o acesso e movimentação de veículos pesados. Para a obtenção de um cartão de abastecimento para LNG ou Bio-LNG, é suficiente entrar no site www.rolandelng.de e preencher o formulário online. Actualmente, na Alemanha existem 25 estações de serviço LNG, sendo previsto aumentar para 70 até o final de 2020. Em toda Europa, os postos de abastecimento LNG são cerca de 250, em progressivo aumento, para garantir a diminuição das emissões de CO2. 0

49 Setembro 2020


AMARRAÇÃO E FIXAÇÃO DEnormativa CARGAS europeia inscrições abertas

☛ 321471

t

FORMAÇÃO CONTÍNUA 234 197 770 5, 8, 16 horas 913 466 142


238277

protegendo a sua frota www.abnseguros.pt facebook.com/abn.seguros

+351 234 197 770 +351 913 466 142 abnseguros@netvisao.pt


NEWS

PREDICTIVE POWERTRAI

Daimler

O consumo de combustível dos camiões pesados da MercedesBenz é cada vez mais reduzido. O novo Actros, por exemplo, consome até 3% menos gasóleo nas principais estradas e autoestradas do que o seu antecessor, que já era extremamente frugal. Em estradas principais, a redução de combustível pode chegar a 5%. Uma das principais razões para esta economia é a otimização do cruise control, transmissão e controlo do motor graças ao aprimorado Predictive Powertrain Control (PPC). Como funciona este sistema inteligente, Uwe Baake, Chefe de Desenvolvimento de Produtos da Mercedes-Benz Trucks, explica quais são os seus efeitos e como é utilizado. 3

STRADA 188

10 PERGUNTA

52 Setembro 2020


STRADA 188

E IN CONTROL

53 AS E RESPOSTAS Setembro 2020


STRADA 188

Daimler

NEWS

3 Qual é o objetivo do PPC? O objetivo geral do PPC é que o camião economize o máximo possível de combustível e apoie o motorista da melhor maneira possível. O sistema leva em consideração automaticamente a topografia, o curso das estradas e os sinais de trânsito. Isto significa que travagens, acelerações e mudanças de marchas desnecessárias são evitadas e o combustível pode ser usado de forma otimizada. O estilo de condução do PPC costuma ser mais económico em combustível do que um motorista profissional — mesmo quando o motorista conhece muito bem a rota e o desempenho do camião. Quanto combustível pode ser economizado com o PPC? O inteligente cruise control e o sistema de controlo da transmissão economizam em média até 5% de combustível em comparação com veículos não equipados com PPC. O sistema foi melhorado mais uma vez com a introdução do novo Actros. Havia duas vantagens claras: primeiro, mesmo em rotas de estradas principais e fora da cidade, o PPC oferece vantagens de consumos, o que significa que o consumo é até 5% menor. Em segundo lugar, o desempenho do sistema foi melhorado ainda mais nas auto-estradas e estradas principais. Operar o novo PPC sozinho pode significar

54 Setembro 2020


uma redução adicional no consumo de 1,5% em comparação com a versão anterior.

STRADA 188

Daimler

De onde o PPC obtém as informações? O sistema "conhece" mais de 95% de todas as estradas principais da Europa. Liga informações GPS atuais sobre a localização precisa do camião com mapas rodoviários digitais 3D armazenados e, assim, calcula um tipo de "horizonte eletrónico" ao qual o estilo de condução do camião é automaticamente adaptado. Ao fazer isso, o PPC calcula a condução e a topografia da estrada para planear as mudanças de marcha e o seu tempo com antecedência e para ajustar a velocidade através do controlo da velocidade cruzeiro de forma segura. Ao mesmo tempo, o sistema usa constantemente as informações do Proximity Control Assist, para que o comportamento dos veículos à frente possa ser levado em consideração no controlo com otimização de combustível do eixo de tração. 3

55 Setembro 2020


STRADA 188

Daimler

NEWS

3 Como funciona o PPC em autoestradas e estradas principais? Através de uma série de medidas inteligentes, o PPC reduz o consumo de combustível nas auto-estradas e estradas principais: por exemplo, o sistema otimiza continuamente o modo EcoRoll da transmissão automática para usar o impulso do veículo da melhor maneira possível. O sistema dispensa a aceleração se o camião puder atingir em breve a velocidade definida pelo cruise control apenas por desaceleração. Além disso, o cruise control inteligente e o controlo da transmissão usam o impulso em trechos em descidas, adaptando automaticamente a velocidade. O sistema excede a velocidade definida (histerese superior) do cruise control até um máximo de 40 segundos para permitir que o camião aproveite o seu impulso na subida seguinte. Além disso, antes do trecho em descida, o PPC seleciona a marcha que garante o uso ideal do travão contínuo, facilitando o travão de serviço — uma vantagem especialmente para camiões pesados em descidas. Antes de uma subida, o sistema decide automaticamente se uma redução de marcha é necessária. No final da subida, a saída é adaptada mais uma vez, pois o PPC consegue detectar com antecedência antes de chegar ao topo, se o camião tiver velocidade suficiente. Se isto acon-

56 Setembro 2020


tecer, o sistema tolera uma desaceleração temporária para uma velocidade inferior à velocidade definida no cruise control.

STRADA 188

Daimler

Como o PPC e o Proximity Control Assist funcionam juntos? Graças à nova regulação de distância de segurança, o PPC otimiza o comportamento do veículo quando o cruise control inteligente autónomo está ativo. O sistema observa o veículo à frente e calcula as fases futuras de desaceleração. Isto significa que o PPC pode planear de forma otimizada as mudanças de marcha e a progressão da velocidade para usar o impulso do veículo da melhor maneira possível. O sistema garante, por exemplo, que o camião possa recuar mais cedo se um veículo à frente o obrigar a desacelerar. 3

57 Setembro 2020


Como o PPC funciona em estradas principais? Os engenhosos mecanismos do PPC em auto-estradas e estradas principais podem agora ser aplicados também em estradas fora da cidade, desde o lançamento do novo Actros. Além disso, o sistema não só leva em consideração subidas, topos de colinas e declives, mas também considera o raio das curvas, os limites de velocidade e as regras de prioridade nos cruzamentos. Até ao momento, não era aconselhável conduzir com piloto automático nas estradas principais, porque existiam demasiadas situações de trânsito diferentes que obrigavam a uma intervenção manual. Agora, no entanto, graças a ainda mais melhorias no PPC, os motoristas podem usar o cruise control aqui também — uma melhoria real no conforto de condução que

STRADA 188

Daimler

Daimler

NEWS

3

58 Setembro 2020


reduz o stress e também o consumo de combustível em até 5%. Graças aos mapas de alta precisão, o PPC "conhece" os limites de velocidade que se avizinham e os eventos de rota, como curvas, rotundas e cruzamentos, e leva em consideração os sinais de paragem e de cedência de passagem. Mesmo quando o próprio motorista ainda não consegue reconhecer estas coisas por si mesmo, o sistema deixa o veículo desacelerar a tempo de garantir o máximo uso de energia ou ajusta a velocidade e a seleção de marcha de forma segura para economizar combustível ao máximo.

Como o PPC é operado? O PPC começa a operar automaticamente quando o motoris-

STRADA 188

Como a operação do PPC é exibida ao motorista? Assim que o condutor tiver activado o Cruise Control ou o Adaptative Cruise Control através dos botões esquerdos do volante e o camião atingir a velocidade de 15 km/h, com o novo Actros ou o novo Arocs, o PPC é activado automaticamente. O símbolo PPC branco aparece na écran principal. Se o sistema assumir ativamente o controlo do eixo de tração, a cor do símbolo PPC muda para verde. Além disso, são exibidos gráficos que anunciam os eventos da rota à frente, como curvas, rotundas e cruzamentos, e também limites de velocidade.

59 3

Setembro 2020


ta ativa o Cruise Control ou o Adaptative Cruise Control. O motorista pode usar o menu "Sistemas" para definir a tolerância de velocidade superior para as fases de desaceleração na faixa de 2 a 15 km/h, dependendo do respetivo. A tolerância de velocidade inferior pode ser definida entre -1 e -10 km/h. Além disso, o motorista pode definir a velocidade a partir da qual o PPC deve começar a ajustar a velocidade para uma curva, no menu "Configurações do cruise control". A navegação em direção a eventos de rota, como sinais de paragem ou cedência de passagem, também pode ser definida aqui. As configurações do Proximity Control Assist também são importantes para PPC: ao ligar o motor, a distância de

STRADA 188

Daimler

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

NEWS

3

60 Setembro 2020


referência do meio é definida automaticamente. O motorista pode então definir a distância em cinco etapas para corresponder às suas necessidades, mas deve sempre certificar-se de que o camião mantém a distância mínima legalmente exigida para o veículo da frente.

Para quais veículos o PPC está disponível? O PPC está disponível para a maioria das configurações do novo Actros e do novo Arocs. Os últimos veículos a serem adicionados ao programa PPC foram camiões pesados de até 120 t, veículos com tração integral e veículos com transmissão hidráulica auxiliar ou embraiagem com turbo retarder. 0 Strada/D

STRADA 188

Como o motorista pode parar o funcionamento do PPC? O PPC torna-se ativo em segundo plano sem a confirmação do motorista assim que cruise control é ativado e um horizonte visível válido pode ser determinado. Se o motorista não concordar com a seleção de velocidade feita pelo PPC, pode cancelar o sistema a qualquer momento, por exemplo, travando ou acelerando. Além disso, o motorista tem a opção de desativar completamente o PPC no menu "Configurações do PPC" do écran secundário do cockpit multimedia.

61 Setembro 2020


NEWS STRADA 188

Daimler

MB ARO

BEM 62 Setembro 2020

DECOR


RADOS

STRADA 188

OCS

63 Setembro 2020


NEWS Daimler

O Mercedes-Benz Arocs chama a atenção por si só. No entanto, a frota de Tony Rees de Porthcawl no Reino Unido também está à segunda vista. Este orgulhoso cliente da Mercedes-Benz Trucks é um fã declarado da Fórmula 1. Isto é evidente na arte decorativa na traseira da cabina mostrando as estrelas do desporto, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, com seus carros de corrida. Fundada em 2004, a empresa é especializada no transporte de diversos tipos de materiais reutilizáveis e sucata — de carpetes e itens elétricos a metais e plásticos. Equipados com os sistemas Predictive Powertrain Control que economizam combustível e a última geração do Active Brake Assist, bem como com o cockpit multimedia intuitivo sensível ao toque, o novo Mercedes-Benz Arocs é particularmente adequado para essa tarefa. 0

STRADA 188

Strada/D

FICHA TÉCNICA Platinum Winner of the European Seal of e-Excellence 2011

64

Innovation and marketing in digital communication

Setembro 2020

Director: Giancarlo Terrassan e giancarlo.terrassan@jornalstrada.com Directora adjunta: Ana Bela Nogueira e ana.bela.nogueira@jornalstrada.com Redacção: e editor@jornalstrada.com Reportagem fotográfica: e editor@jornalstrada.com - Giancarlo Terrassan, Carlos Jorge Mateus, Patrick Dreux, Nuno Almeida, Fernando Campanini Design, Layout e Paginação: Ameise Editora Directora Comercial: Marisa Nogueira de Sousa Marketing e Publicidade: t +351 234 197 770 e comercial@jornalstrada.com Fundado: Dezembro de 2003 Depósito Legal: 2037 ISSN: 1647–7022 Propriedade e edição: Ameise Editora, Lda. - Rua da Cabreira, 83 R/C Dto - S. Bernardo - 3810-071 Aveiro - Portugal Contactos: t +351 234 197 770 Cons. Reg. Com Toda a reprodução, seja por fotocópia ou por qualquer outro processo, sem prévia autorização do editor, é ilícita e passível de processo judicial. - Todos os textos en produto de propriedade da Ameise Editora, Lda., são de inteira responsabilidade dos mesmos; a Ameise Editora, Lda. declina qualquer responsabilidade em caso de acç


Em 2003 foi lançado o número “Zero” do Strada.pt. 1. Strada.pt é um órgão de comunicação social “alternativo”, imparcial, independente e apartidário, respeitador das normas éticas e deontológicas do jornalismo. — 2. Strada.pt é um projecto jornalístico de informação especializada e de referência, especificamente dirigido para os sectores dos transportes de mercadoria e de passageiros, da logística, para todos os utentes da estrada profissionais e de lazer. — 3. Os temas abordados pelo Strada.pt estão directamente ligados à mobilidade, ao sector do transporte no seu geral, à logística, ao turismo, aos veículos comerciais ligeiros e pesados, à energia, à formação, à segurança rodoviária, e a todos os eventos nacionais e internacionais, entre outros. — 4. Strada.pt é também promotor e organizador de eventos, colóquios, acções de formação e outras actividades de interesse público. — 5. Todas as notícias e publicações do “Strada.pt” estão disponíveis no sito internet https://www.jornalstrada.com.

Member of: European Journalist Association

STRADA 188

Colaboradores: Tavares Ribeiro, José Peixe, Nuno Almeida, Fernando Campanini a, Lda. Web Resources: Bruno Píncaro URL: www.jornalstrada.com 64/03 Registo N° 124492 ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social m. de Aveiro N° 5940/040317 NIF: 506 821 315 Cap. Social: E 50.000,00 nviados pelos leitores e publicados no Strada.pt ou em qualquer outro ção judicial.

ESTATUTO EDITORIAL

65

European Mobility & Transport

3

Setembro 2020


NEWS STRADA 188

Scania

GAMA EL

66 Setembro 2020


LÉCTRICA

STRADA 188

A Scania lançou recentemente a sua gama de camiões elétricos, um marco no seu objetivo de liderar a transição para um sistema de transporte sustentável. Os camiões híbridos Plug-in e totalmente elétricos de alto desempenho destinam-se, inicialmente, a aplicações urbanas, incluindo a distribuição a revendedores. Com o histórico comprovado da Scania no fornecimento de camiões Premium a diesel e com combustíveis renováveis, este lançamento marca um passo significativo no desenvolvimento da empresa. Nos próximos anos, a Scania continuará a desenvolver a sua gama de veículos eletrificados para todas as aplicações, incluindo longa distância e construção. 3

67 Setembro 2020


«É com muito orgulho que anunciamos o início do compromisso de eletrificação a longo prazo da Scania», afirmou Henrik Henriksson, presidente e CEO da Scania. «Nos próximos anos, lançaremos anualmente veículos elétricos para toda a gama de produtos e estamos atualmente a reorganizar a nossa produção para esse fim. É particularmente relevante o facto de que, nalguns anos, iremos

STRADA 188

Scania

NEWS

3

68 Setembro 2020

também apresentar camiões elétricos de longa distância adaptados para carregamento rápido durante os períodos de descanso obrigatórios de 45 minutos dos motoristas». A eletrificação da frota de camiões comerciais pesados é decisiva para atingir a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global para menos de 1,5 °C. A Scania está comprometida

com esse objetivo e está orientada em conseguir um sistema de transportes livre de combustíveis fósseis. O estudo Pathways iniciado pela marca determinou que o objetivo é alcançável e envolve investimentos e benefícios para a saúde. Uma conclusão ficou clara: é necessária ação imediata. Para a Scania não existe uma única solução para o transporte livre de combustíveis fósseis, de-


mentará camiões híbridos e totalmente elétricos em colaboração com clientes com visão de futuro. Sebastián Figueroa, diretor Geral da Scania Ibérica, comenta como será a introdução destes veículos: «Trabalharemos junto com cada cliente interessado na gama elétrica da Scania. Estas operações requerem um estudo personalizado para que possa-

mos oferecer-lhes a melhor alternativa, com opções customizadas que possam contribuir com a rentabilidade de seus negócios e com o meio ambiente». O camião totalmente elétrico da Scania – disponível com as cabinas das séries L e P – está equipado com uma bateria de 165 – 300 kWh para o motor elétrico de 230 kW, equivalente a aproximadamente 310 CV. 3

STRADA 188

vido à grande variação das infraestruturas locais e dos recursos energéticos. Por isso a eletrificação é somente uma parte da estratégia de sustentabilidade da Scania que também está centrada nos combustíveis renováveis. Os veículos elétricos serão, cada vez mais, uma opção atrativa para os clientes com este compromisso. Nas etapas iniciais, a Scania desenvolverá e imple-

69 Setembro 2020


Os clientes podem selecionar 5 ou 9 baterias, sendo que esta última permite uma autonomia de 250 km com uma única carga. O camião híbrido Plug-in da Scania, também disponível para cabinas das séries L e P, oferece a oportunidade de percorrer longas distâncias com o motor de combustão e, subsequentemente, conduzir até 60 km em modo elétrico, quando necessário. Combinado com o combustível renovável, os operadores podem reduzir significativamente o seu impacto climático. Ambas as tecnologias são baseadas no sistema mo-

STRADA 188

Scania

NEWS

3

70 Setembro 2020

dular da Scania com componentes expe-rimentados e testados em toda a gama de camiões da Scania, conhecidos pela sua durabilidade e fiabilidade. «Embora os veículos eletrificados, em certos aspetos, representem uma nova tecnologia, tomámos todas as medidas possíveis para garantir que aplicamos os mesmos critérios e exigências de disponibilidade em relação aos nossos outros camiões», afirma Anders Lampinen, Diretor de Novas Tecnologias. «A Scania significa qualidade Premium e é evidente que isso também caracteriza os nos-

sos camiões elétricos». Além da carga geral e dos transportes com temperatura controlada, os camiões elétricos podem ser implementados, de forma lucrativa, com outras carroçarias, como os Hooklift, basculantes, betoneiras e coletores de lixo, bem como para os serviços de incêndio e resgate. «Estamos convencidos de que os clientes mais orientados para o futuro estarão ansiosos por liderar o caminho para a eletrificação, dando os primeiros passos para preparar as suas frotas para o futuro», explica Lampinen. «Em grandes empresas de


serviços de transporte podem ser estendidos até mais tarde, durante a noite e de madrugada, evitando congestionamentos e dificuldades de estacionamento. Os estudos mostram que as entregas fora do horário de pico podem ser 30% mais rápidas do que nas rotas de transporte diurnas equivalentes, graças ao estacionamento mais simples nos pontos de entrega, à ausência de filas, a velocidades mais altas e maior frequência de semáforos verdes nos cruzamentos. O camião totalmente elétrico dispõe da opção de 5 baterias, para um total de 165 kWh, ou de 9

baterias, para 300 kWh de capacidade instalada. Com o motor de combustão removido, uma bateria é colocada no antigo túnel do motor com as 4 ou 8 baterias restantes colocadas ao longo da lateral do chassis. As baterias podem ser convenientemente recarregadas através de 130 kW CC utilizando um conector CCS. O tempo de recarga para o conjunto de 5 baterias é de menos de 55 minutos e para o conjunto de 9 baterias é de menos de 100 minutos. Entretanto as baterias são continuamente recarregadas em movimento através do sistema de travões regenerativos. 3

STRADA 188

transporte com grandes frotas, a implementação dá-lhes uma oportunidade antecipada de ganhar experiência nesta área. Enquanto isso, sabemos que os grandes compradores de sistemas de transporte estão interessados em reduzir a sua pegada de carbono». Tanto o camião Plug-in, como o camião totalmente elétrico, serão essenciais para circular no número crescente de áreas urbanas a nível mundial, com zonas urbanas centrais de baixa emissão. Estes camiões permitem também aumentar a utilização dos veículos. Com entregas silenciosas, os

71 Setembro 2020


Scania

NEWS

3 Uma vez que o camião híbrido Plug-in está também equipado com um motor de combustão, o espaço disponível para baterias é menor. Está equipado com 3 baterias, para uma capacidade instalada de 90 kWh para o motor elétrico de 115 kW. O tempo de carregamento de 0 a 80% é de aproximadamente 35 minutos e, além do carregamento através da regeneração da energia de travagem, a carga da bateria pode ser recarregada durante as operações de carga e descarga. A cadeia cinemática elétrica é combinada com um motor de combustão de 280 – 360 CV. A autonomia no modo puramente elétrico é de 60 km. Com o modo silencioso de ambos os camiões e a notável aceleração do camião totalmente elétrico com um binário de 2.200 Nm, oferecem uma experiência de condução bastante diferente e emocionante. «Sabemos que existem muitos motoristas jovens e experientes que serão atraídos, não apenas por poderem contribuir de forma tangível para um sistema de transportes sustentável, como também pela oportunidade de estarem entre os primeiros na estrada com esses camiões do futuro». 0

STRADA 188

Strada/S

72 Setembro 2020


STRADA 188

73 Setembro 2020


NEWS STRADA 188

Scania

POUPANÇA

COM A SCANIA 74 Setembro 2020


A NA D-LOG Os veículos Scania incorporam o dispositivo C-300 que permite obter toda a informação dos dados funcionais do veículo. Esses dados ajudam a aumentar a segurança, eficiência e tempo. Uma ajuda que permitiu à empresa D-Log alcançar uma poupança de combustível de 4 l. Os diferentes pacotes de serviços conectados da Scania para gestão de frota, inclui relatórios de monitorização e controlo de acesso a dados, permitindo ainda personalizar ferramentas e obter informações detalhadas sobre todos os veículos da frota. Com 20 viaturas Scania numa frota de um total de 40, David Alves, o gerente da empresa DLog, trabalha com a marca há 4 anos. Fundada em 2010 na cidade da Guarda, possui mais de 50 colaboradores e dedicase aos transportes internacionais, principalmente para a Alemanha. Afirma que optaram pelo serviço de gestão de frotas da Scania porque é o mais atraente

STRADA 188

3

A TELEMATICS 75 Setembro 2020


STRADA 188

Scania

NEWS

3 e porque «presta um bom serviço, as funcionalidades que nos colocam à disposição, tal como a descarga remota dos tacógrafos nos nossos carros. Sinceramente, funcionam muito bem e também porque nos dão as informações todas, sobre os motoristas». Planeamento e otimização O relatório de monitorização oferece dados individualizados para cada veículo da frota e permite analisar o conjunto de dados obtidos para aperfeiçoar o desempenho e focar as melhorias nos pontos menos eficazes. O Portal de Gestão de Frotas da Scania FMS fornece dados em tempo real sobre estilos de condução, produtividade e poupança de cada unidade, permitindo otimizar o planeamento e o gestão de condutores e veículos. A recolha de dados sobre o uso da caixa de velocidades, a travagem e o controlo da velocidade cruzeiro, permitem melhorar o estilo de condução, redução do desgaste do veículo e maior poupança de combustível e segurança. «Principalmente uma poupança generalizada, quer para a empresa, quer para os motoristas. Uma relação win win. Aqui todos podemos ganhar. Cerca de 4/5 l. Quando falamos em 4 l, podemos pensar que é pouco, mas ao final do ano, multiplicando pelos milha-

76 Setembro 2020

res de quilómetros efectuados... Imagine». Manutenção mais eficiente Esta poupança é também obtida pela redução dos custos de manutenção do veículo e desgaste dos componentes. Além disso, motiva os motoristas a melhorar as suas competências «à medida que eles vão tirando partido destas novas ferramentas, sentem-se mais motivados e até gera uma concorrência saudável entre eles. Só lhes faz bem». Através dos serviços conectados, é possível aumentar a disponibilidade e a produtividade dos veículos através da leitura imediata do tacógrafo pela empresa, diagnóstico remoto e orientação geográfica do motorista. Também contribui para reduzir os custos operacionais e o tempo de inatividade do veículo antecipando problemas e corrigindo falhas antes que elas se tornem um problema. O portal de Gestão de Frotas Scania FMS «ajuda bastante a planear as revisões e a minimizar o tempo de paragem do veículo na oficina», diz o David. Com a monitorização e a formação do motorista, obtém-se «um melhor aproveitamento de todas estas ferramentas, para os ajudar a poupar e aproveitar as melhores rotas, e assim chegarem ao destino». 0 Strada/S


STRADA 188

77 Setembro 2020


NEWS

ACORDO P

STRADA 188

GETLINKGROUP

A ANTRAM — Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias e mais 32 associações empresariais europeias, sob a égide da IRU — World Road Transport Organisation, apelam aos negociadores da União Europeia (EU) e do Reino Unido (UK) para que cheguem a um acordo pós período de transição do Brexit, para o bem de todos os operadores económicos e da economia. Numa carta aberta dirigida a Michel Barnier e a David Frost coordenada pela IRU, os signatários da carta — sendo um deles a ANTRAM — apelaram a ambas as partes para chegarem a um acordo que proteja a circulação de veículos pesados de mercadorias entre a UE e o UK, de forma a garantir que o trânsito entre e nos seus respetivos territórios aconteça sem introdução de autorizações especiais de circulação e o recurso a sistemas de cotas. Um acordo de comércio livre entre as duas partes protegeria a cadeia de abastecimento e apoiaria as economias

3

78 CARTA ABERTA Setembro 2020


STRADA 188

ÓS BREXIT

79 A DA ANTRAM Setembro 2020


STRADA 188

GETLINKGROUP

NEWS

3 em toda a UE, estimando-se que anualmente mais de 2,3 milhões de camiões viajam de e para o UK e a UE. O transporte rodoviário de mercadorias sofreu um forte impacto durante a pandemia por COVID-19, com uma perda anual de receita para as empresas do setor de âmbito internacional na ordem dos 64 biliões de Euros. Caso não seja possível alcançar um acordo entre o UK e a UE no final do ano, prejuízos adicionais, com uma dimensão gravíssima, serão esperados para as empresas, o que deveria ser evitado a todo o custo. Sem um acordo de livre comércio, os operadores europeus e do UK irão deparar-se com regimes nacionais diversos e fragmentados o que levará consequentemente, a um aumento de custos, tempos de viagem mais morosos e possíveis interrupções na cadeia de abastecimento. A ANTRAM considera essencial que seja celebrado um acordo, que acautele os interesses de todas as partes envolvidas e que o mesmo seja norteado pela máxima transparência quanto aos termos da sua futura operacionalidade, de maneira a que as empresas do setor tenham tempo suficiente para se adaptarem à nova realidade, minimizando os potenciais efeitos adversos que qualquer mudança possa implicar. 0 Strada/ANTRAM

80 Setembro 2020


STRADA 188

81 Setembro 2020


266120

www.eumove.org