Caderno F
MANAUS, DOMINGO, 13 DE JULHO DE 2014
DIVULGAÇÃO
Saúde
e bem-estar
saudeebemestar@emtempo.com.br
(92) 3090-1017
As piores dietas do mundo Saúde e bem-estar F4
Adote o pilates em sua vida, o corpo agradece Cada vez mais procurado nas academias, por homens e mulheres, o método tem se revelado de grande valia para manter a saúde em geral VERA LIMA Equipe EM TEMPO
A
corrida pela saúde e bemestar da mente e do corpo está cada dia mais acelerada. Talvez para acompanhar todo o estresse moderno com a competitividade no trabalho, os horários cada vez mais curtos e as exigências de uma vida cada dia mais atribulada com mil e uma funções a realizar. Não é de estranhar que o número de pessoas estressadas cresça de uma forma assustadora. Para contrabalançar tudo isso é preciso estar vigilante e nadar contra essa maré de tarefas múltiplas que sobrecarregam o corpo e atribulam a mente. Meditação, ioga, musculação, hidroginática, bike, corrida, caminhada, todas essas formas de aliviar as tensões são muito bemvindas. O que não pode é ficar parado. Quem para, enferruja. No ritmo da saúde, uma modalidade vem ganhando cada vez mais adeptos nas academias: o pilates, um método de condicionamento físico e mental criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) que proporciona alongamento e fortificação do corpo de forma integrada e individualizada. Mas os benefícios do pilates não param por aí, além de elevar a autoestima, a prática melhora a respiração, diminui o stress, desenvolve consciência e equilíbrio corporal, melhora a coordenação motora e a mobilidade articular e proporciona relaxamento. A professora de pilates da academia Personal Fitness Club, Adriane Monteiro, ressalta que o método, quando praticado corretamente, ajuda o aluno a se relacionar com o mundo e destaca que, entre as inúmeras vantagens, está o fato de poder ser praticado por pessoas das mais diferentes faixas etárias, inclusive quem sofre de problemas musculares ou dores crônicas que podem sentir uma acentuada melhora com os exercícios.
Não é à toa que quem faz pilates está satisfeito com os resultados. Para a publicitária Eliane Peccini, 59, praticante da atividade há um ano de dez meses, o pilates só tem trazido benefícios. “Comecei a fazer pilates porque achava a prática muito interessante embora desconhecesse a mecânica dos exercícios. Na época fazia academia e malhava três vezes por semana, mas sentia uma dor incômoda no joelho direito e já fazia determinados exercícios com dificuldade e com um tensor. Depois de apenas três meses no pilates a dor sumiu e hoje faço qualquer exercício que a professora mandar”, relata. Para Adriane Monteiro, o pilates é um método adequado para quem almeja saúde e não é muito habituado a “puxar ferro”. “Os exercícios oferecem todos os benefícios de uma atividade física comum com a vantagem de auxiliar na correção da postura, trabalhar o equilíbrio e aumentar a flexibilidade e elasticidade do corpo”, afirma, lembrando que a prática é um excelente instrumento para combater o estresse. Trabalhando o corpo Joseph Pilates pregava que com dez sessões você perceberá, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo. O pilates tem isso, disciplina e perseverança podem, de fato, transformar você e o seu corpo. De acordo com Adriana Monteiro, para obter bons resultados o ideal é praticar pelo menos três vezes por semana. “As modificações no corpo são perceptíveis, mas respeitando as diferenças de um indivíduo para outro”, assinala. Vantagens O pilates apresenta diferenças fundamentais em relação às outras modalidades, como a qualidade dos movimentos, a postura correta, respiração coordenada de acordo com os movimentos, pouco desgaste físico e pouca repetição dos movimentos, geralmente suaves e lentos.
Há diferentes maneiras de fazer pilates. Bolas, bandas, rolos, aparelhos ou solo são algumas formas de executar os movimentos. Por sua versatilidade e segurança, o pilates é benéfico para jovens, porque ajuda a evitar cifoses e escolioses; para gestantes e até para idosos, que ganham em qualidade de vida com a prevenção de doenças como osteoporose e dores nas articulações.
Vantagens do método 1. Melhora a postura 2. Alivia dores nas costas 3. Promove consciência corporal e equilíbrio 4. Reduz as dores durante o ciclo menstrual 5. Traz mais flexibilidade 6. Reduz a ansiedade; 7. Ensina controle do corpo 8. Combate o estresse 9. Melhora a respiração 10. Trabalha os músculos